As amoras não são populares entre todos os residentes de verão, mas são famosas pela despretensão e pelas qualidades benéficas das frutas. Se você escolher a variedade certa, ela produzirá uma colheita anual de frutas selecionadas. Ao comprar uma muda, você deve escolher espécimes que resistam facilmente à geada. Portanto, você deve estudar com antecedência quais variedades de amoras são as melhores para a região de Moscou.
- Classificação das melhores variedades para a região de Moscou
- Variedades precoces de amoras
- Meia temporada
- Variedades tardias de amora
- Resistente ao gelo
- Agawam
- Gasda
- Darrow
- Polar
- Variedades despretensiosas e produtivas
- Alto rendimento
- Reparadores
- Ruben
- Magia negra
- Primeira Arca-45
- Primeiro Jim
- Yang Primordial
- Liberdade do Arco Principal
- Amora silvestre
- rastejante
- Variedades sem espinhos
- Natchez
- Chester
- Kiova
- Estrela Klumbia
- Como plantar e cultivar amoras na região de Moscou
- Trabalho preparatório
- Composição necessária do solo
- Momento e plantio adequado no solo
- Pontos-chave do cuidado do mato
- Rega
- Afrouxando o solo
- Cobertura
- Poda de amora
- na primavera
- no outono
- Como amarrar amoras
- Abrigo de Blackberry para o inverno
Classificação das melhores variedades para a região de Moscou
Amoras são classificadas como arbustos. Possui rizomas e brotos perenes que vivem 2 anos. As plantas unidas por um nome geralmente diferem em aparência e características de cultivo.
Convencionalmente dividido em arbustos:
- Ereto. Eles crescem como framboesas. Eles também são chamados de amoreiras. A altura das plantações é de 2 metros. As hastes são retas, mas com o tempo caem em arco. Recomenda-se crescer com suporte. Os rebentos estão cobertos de grandes espinhos. Prefere regas abundantes. Com falta de umidade, produz baixo rendimento. Variedades recomendadas para cultivo: Ruben, Apache, Ouachita, Agawam.
- Rastejante. Eles pertencem aos subarbustos. Os brotos rastejando pelo solo chegam a 5 metros. Não há necessidade de instalar suporte para eles. A planta possui numerosos espinhos, mas pequenos. Esta espécie também é chamada de “amora”. As vantagens incluem excelente resistência à seca e requisitos pouco exigentes de solo. Requer abrigo de inverno, pois tolera moderadamente as geadas. Mesmo à sombra parcial proporciona uma excelente colheita. Variedades dignas de atenção: Lucretia, Oregon Thornless, Abundant.
- Transitório. Esta é uma planta de tamanho médio que primeiro cresce verticalmente e depois cai e atinge o solo. A cultura se propaga enraizando o ápice e as camadas de raiz. Tolera facilmente geadas moderadas, mas prefere o isolamento no inverno. Variedades populares: Loch Ness, Chachanskaya Bestrana, Valda.
As amoras também são divididas de acordo com o tempo de maturação.Cada um deve ser considerado separadamente.
Variedades precoces de amoras
Todas as variedades que produzem colheita no final de junho são classificadas como variedades precoces. Estas bagas têm um aroma fraco e um sabor amargo. As frutas são ideais para compotas. Os melhores exemplares:
- Medana Tayberry. Possui alto rendimento e é ideal para fins comerciais. Os rebentos são cobertos por numerosos espinhos. O híbrido precisa de abrigo para o inverno. Ela cresce como um arbusto extenso com longas vinhas.
- Gigante. É uma variedade de alto rendimento e resistente a doenças. Existem pequenos espinhos nos rebentos. O arbusto rasteiro apresenta alta robustez no inverno. O peso de uma fruta chega a 7 gramas.
- Monte Negro. Pequenos espinhos cobrem os brotos. Refere-se a novas variedades consideradas de alto rendimento. O arbusto rasteiro apresenta alta resistência a doenças e boa robustez invernal. Frutifica por 1,5 meses e resiste bem à seca. O peso máximo do feto chega a 23 gramas, o mínimo é de 12 gramas.
- El Dorado. A colheita amadurece cedo, mas durante um longo período de tempo. Dotado de alta resistência a doenças. Os rebentos estão cobertos de grandes espinhos. No inverno é necessário cobri-la, pois a variedade apresenta robustez média invernal. Refere-se aos eretos.
É importante lembrar que o rendimento não depende apenas da variedade escolhida, mas principalmente dos cuidados adequados.
Meia temporada
Quando as variedades precoces são colhidas, as de meia maturação começam a dar frutos. Sua peculiaridade é o amadurecimento amigável. Os frutos silvestres apresentam aroma, doçura e suculência incríveis. Melhores opções:
- Lawton. As pontas são grandes e de cor marrom. É altamente resistente a doenças. Possuindo boa produtividade, permite colher 10 quilos de frutos selecionados de uma planta. Refere-se aos eretos.O comprimento do galho chega a 2,5 metros. A cultura apresenta resistência média às geadas. Capaz de suportar até -21 °C. Portanto, é melhor cobrir a variedade para o inverno. O peso da baga é de 4 gramas.
- Tupi. Essa variedade costuma ser vista à venda nas lojas. Possui excelente transportabilidade, longo armazenamento e boa aparência. Ele praticamente não sofre de doenças comuns. Os espinhos nos brotos são pequenos. A resistência a invernos rigorosos é média, portanto será necessário abrigo. Refere-se aos eretos. O peso da baga é de 10 gramas.
Variedades tardias de amora
O sabor da colheita pode ser apreciado no início do outono. Os frutos silvestres são adequados para enlatar e preparar sucos aromáticos e saborosos. Melhores opções:
- Chokeberry. O rebento é coberto por muitos pequenos espinhos. O rendimento por arbusto chega a 5 quilos. Cerca de 17 bagas crescem em um galho. A videira frutífera atinge 1,5 metros de comprimento.
- Texas. Dá uma colheita média. O arbusto se espalha e não tem raízes. Tem resistência normal a doenças. Peso da baga 11 gramas. Os rebentos estão cobertos de grandes espinhos.
- Abundante. A safra tem rendimento médio. Os rebentos, cobertos por pequenos espinhos, atingem 3,5 metros de comprimento. A baixa robustez do inverno obriga a planta a ficar coberta durante o inverno. O peso da fruta é de 4 gramas.
Resistente ao gelo
Variedades resistentes ao inverno são mais adequadas para a região de Moscou. Estes incluem principalmente híbridos, mas também existem variedades espinhosas. Cada tipo deve ser considerado detalhadamente.
Agawam
Esta é a melhor opção para a região de Moscou. Características principais:
- capaz de resistir a geadas de -40 °C;
- não requer abrigo;
- cresce e se torna uma planta alta e poderosa;
- os brotos são espinhosos e despretensiosos;
- não há necessidade de se curvar ao chão durante o inverno;
- cresce bem e produz uma colheita abundante mesmo em áreas abandonadas;
- os frutos são aromáticos e agridoces;
- o mato produz 5 quilos de frutas selecionadas;
- O peso da baga é de 5 gramas, com alimentação regular o peso aumenta para 10 gramas.
Com os devidos cuidados, a produtividade aumenta.
Gasda
Características distintas:
- o arbusto é vigoroso, os espinhos são pequenos;
- começa a dar frutos no 2º ano;
- amadurece no início do outono;
- após a colheita, os brotos devem ser cortados;
- tem boa tolerância a doenças;
- peso da baga 7 gramas;
- A colheita é bem transportável e tem longa vida útil.
Darrow
Características:
- alta robustez invernal, resiste a geadas de -35 ° C;
- o tronco é poderoso e alto, tem espinhos espinhosos;
- variedade de alto rendimento;
- peso da baga 4 gramas;
- é classificado como ereto e atinge 3 metros de altura;
- bagas agridoces;
- a cada ano o rendimento aumenta;
- o rendimento médio é de 10 quilos.
Polar
Peculiaridades:
- os brotos de crescimento reto atingem 2,7 metros;
- sem espinhos;
- peso da fruta 11 gramas;
- o aroma é agradável e o sabor doce;
- dá frutos por muito tempo;
- resiste a pragas;
- resistente ao inverno.
Variedades despretensiosas e produtivas
Sadovaia Amoras Agawam o mais despretensioso e produtivo. Adapta-se instantaneamente a qualquer terreno. Um arbusto em uma área pode dar frutos por 10 anos. Em segundo lugar está a variedade Darrow.
Alto rendimento
As seguintes variedades trazem uma boa colheita na região de Moscou:
- Pedra;
- Agawam;
- Local de Ufa.
Reparadores
Os arbustos ficam compactos, mas durante o período de maturação dos frutos precisam ser amarrados. A peculiaridade dessa variedade é que ela é colhida duas vezes por safra. A primeira ocorre no início do verão, a partir de brotos velhos, e os arbustos novos produzem frutos no outono. Se os brotos forem cortados pela raiz no outono, as variedades darão frutos apenas uma vez no início do outono.
Ruben
Pertence à variedade mais famosa e popular. Cresce até 2 metros. Os frutos são grandes e pesados.Peso 14 gramas. Resistente a geadas e doenças. Não há necessidade de amarrar.
Magia negra
A variedade não é muito resistente ao frio, por isso pode ser dobrada ao solo ou totalmente cortada antes da geada. Amarrado a treliças. Dá uma boa colheita.
Primeira Arca-45
Cresce até 2 metros. Existem muitos espinhos nos brotos retos e fortes. Os frutos são alongados, doces e densos. Frutifica no início do verão e depois pela segunda vez - de agosto até a geada.
Primeiro Jim
Os rebentos são espinhosos, eretos e fortes. As frutas com sabor agridoce são alongadas e grandes.
Yang Primordial
Esta planta ereta atinge uma altura média. Os frutos doces são dotados de um agradável aroma a maçã. Refere-se à variedade mais antiga de todas as variedades remanescentes.
Liberdade do Arco Principal
Peculiaridades:
- cresce sem espinhos;
- a variedade é despretensiosa;
- tem bom gosto;
- os frutos são grandes e facilmente transportáveis;
- quando cobertos para o inverno, são capazes de dar frutos duas vezes na próxima temporada.
Amora silvestre
Devido à sua compactação, as amoras silvestres são as mais fáceis de cultivar. Os cílios precisam ser amarrados, mas têm crescimento limitado. As seguintes variedades são especialmente diferenciadas:
- Lawton;
- Agawam;
- Chokeberry.
rastejante
Bagas rastejantes têm rebentos longos. Flagelos têm a habilidade de se mover pelo chão. Ao mesmo tempo, os frutos começam a apodrecer e a sua colheita torna-se difícil. Os frutos são grandes. Melhores opções:
- Beleza Negra;
- Texas;
- Gigante.
Variedades sem espinhos
A melhor variedade sem espinhos é a Black Satin. A altura chega a 5 metros e é formada sobre um suporte. O peso dos frutos é de 8 gramas. Os frutos amadurecem gradativamente ao longo do verão. Graças à potência, 20 quilos de frutas são retirados do arbusto.
Natchez
Os frutos amadurecem cedo e são enormes.O sabor é forte, lembrando um pouco as cerejas. A variedade vem da América.
Chester
Boa variedade resistente ao gelo. Capaz de tolerar geadas de -26 °C. Refere-se a culturas de alto rendimento. Tem bom gosto.
Kiova
Famosa por seus grandes frutos e produtividade. Distingue-se pela frutificação prolongada, com duração de 6 semanas. O peso dos frutos individuais chega a 20 gramas. São colhidas 6 toneladas de frutas por hectare.
Estrela Klumbia
Bagas doces com leve acidez pesam 15 gramas. Possuindo alta produtividade, permite colher 16 toneladas de frutas em um hectare. Sem perda de sabor, as amoras podem ser armazenadas por 4 dias. Os brotos do arbusto rasteiro chegam a 5 metros. Após a conclusão da frutificação, eles morrem.
Como plantar e cultivar amoras na região de Moscou
As amoras são amantes da luz, mas mesmo nos locais escuros do campo podem agradar aos jardineiros com boas colheitas. Mas sem acesso ao sol, a colheita será mínima e os frutos ficarão pequenos. O cultivo não exige muito esforço e com o mínimo de cuidado a planta irá deliciar-se com uma boa colheita.
Trabalho preparatório
A cova para plantio de mudas deve ser preparada com pelo menos três semanas de antecedência. A melhor opção é preparar um local no outono e colocar esterco na cova.
A planta é adquirida com sistema radicular forte e sem danos.
Composição necessária do solo
Você precisará de solo fértil e solto feito de resíduos de plantas podres.
Momento e plantio adequado no solo
Qualquer veranista novato não sabe quando plantar uma planta corretamente, para que ela crie raízes e agrade com a colheita mais rápido. Por isso, antes de comprar, estude pontos importantes:
- Plante as mudas imediatamente após o degelo do solo.
- Se o arbusto tiver cílios longos, coloque a planta enfileirada a cada 2 metros. Para os eretos será necessária uma distância de 1 metro.
- Entre as linhas mantêm 2,5 metros.
O local foi escolhido para ser ensolarado e protegido do vento. O local ideal é à beira de um pomar de macieiras. A água subterrânea deve estar abaixo de 1,5 metros.
Pontos-chave do cuidado do mato
A tecnologia agrícola é uma condição importante para a obtenção de uma colheita abundante. Embora a planta seja despretensiosa, requer atenção especial. Amoras exigem inspeção constante. Se forem detectadas pragas, destrua os insetos mecanicamente ou quimicamente. Aos primeiros sinais de doença, trate com preparações especiais.
Rega
A cultura tolera facilmente a seca, mas prefere solo úmido. A rega regular ajudará a conseguir uma boa colheita.
Afrouxando o solo
Para que a planta se sinta melhor, o solo fica saturado de oxigênio ao se soltar. Em seguida, aplique cobertura morta no solo para reter a umidade. Isso aumenta a frutificação.
Cobertura
Se a planta desacelerou ou houve redução na produção, aplique 20 gramas de fertilizante nitrogenado em cada arbusto.
Poda de amora
A planta precisa de podas regulares. Realizado duas vezes por temporada.
na primavera
Os brotos que não sobreviveram ao inverno são removidos. Depois, para melhorar a frutificação, cortam-se as pontas dos ramos saudáveis.
no outono
Existem dois tipos:
- Na variedade remanescente, os brotos são removidos pela raiz. O objetivo é obter uma colheita tardia.
- Remova os brotos bienais frutíferos e o excesso de crescimento da variedade usual na raiz. Deixe apenas caules fortes e corte-os em um quarto.
Como amarrar amoras
As plantas verticais são amarradas com um pano na linha inferior da treliça e podem crescer horizontalmente.Isso tornará mais fácil cobrir os arbustos para o inverno no futuro.
Abrigo de Blackberry para o inverno
Para proteger a planta da geada, os arbustos são dobrados ao solo e cobertos com material de cobertura. Além disso, para proteger contra o frio, o solo é coberto com cobertura morta.