Além das árvores frutíferas, os moradores do verão plantam arbustos de frutas silvestres, colhendo os quais mimam a casa e estocam vitaminas para o inverno. A amora Agawam tem uma história de 150 anos. Durante este tempo, tornou-se difundido em toda a Rússia. Os residentes de verão apreciam-no pela sua despretensão e colheitas abundantes.
- História da seleção da variedade Agavam
- Prós e contras das amoras
- Características gerais da cultura
- Fruta
- Arbusto e folhagem
- Sistema radicular
- Descrição técnica
- Período de frutificação e indicadores de rendimento
- Saborear qualidades de frutas vermelhas e aplicação
- Resistência a geadas e doenças
- Regiões de crescimento ideais
- Métodos de reprodução
- As nuances do cultivo de amoras a partir de sementes
- Como coletar e preparar sementes
- Estratificação do material da semente antes do plantio
- Momento e técnica de semeadura
- na primavera
- no outono
- Cuidados com mudas
- Regar e afrouxar
- Fertilizante
- Controle sazonal de pragas e doenças
- Liga e corte
- Preparando-se para o inverno
- O que é necessário para obter uma boa colheita de amoras?
História da seleção da variedade Agavam
Ninguém sabe exatamente sobre a origem da espécie de amora-preta. O que se sabe é que foi criado nos EUA. As variedades parentais eram representantes silvestres da cultura. A primeira menção data de 1865. Naquela época, os frutos eram considerados grandes e saborosos.
Prós e contras das amoras
A planta Agavam possui muitas características positivas e negativas. Os veranistas estão divididos em dois “acampamentos”: alguns aconselham o cultivo, outros, ao contrário, dizem que é preciso retirá-lo do local. A decisão cabe ao jardineiro.
Prós:
- despretensão;
- alta produtividade;
- excelente sabor;
- resistente à umidade;
- versatilidade de aplicação;
- capaz de dar frutos por 15 anos, estando no mesmo local;
- preservação da apresentação durante o transporte de longo prazo.
Desvantagens:
- crescimento fortemente crescente;
- perda das características gustativas quando maduro demais;
- espinhos afiados em caules e folhas.
Plantar amoras Agave no terreno não causará dificuldades ao jardineiro, será difícil lidar com os rebentos em constante desenvolvimento, que não são impedidos por nenhum obstáculo.
Características gerais da cultura
A aparência e os traços característicos da planta são necessários para o veranista se familiarizar. Essas informações ajudam a distribuir corretamente os lugares no site e a alocar uma seção separada para amoras.
Fruta
Os bagos da variedade Agavam não são muito grandes. Seu peso chega a 5 g, formato oval. Praticamente não há espinhos no caule. O sabor, segundo os provadores, é de 3,5 pontos.É doce e azedo com um aroma padrão específico da cultura.
Arbusto e folhagem
Uma planta de amora-preta de tamanho médio produz poucos brotos laterais. Agave não se espalha, mas forma muitos brotos. A baga cresce em brotos de 2 anos. A variedade de amora Agavam é tolerante à sombra. O tronco e as folhas são cobertos por espinhos pontiagudos. A folhagem é verde e ligeiramente pubescente.
Sistema radicular
O sistema radicular altamente ramificado, tenaz e poderoso permite que as amoras Agave cresçam em qualquer condição, em qualquer tipo de solo.
Descrição técnica
Os dados dessa categoria de propriedades da planta ajudam o morador de verão a entender se a variedade é adequada para cultivo na região de residência.
Período de frutificação e indicadores de rendimento
Até 20 bagas são formadas em um broto e amadurecem separadamente. Portanto, a colheita é bastante ampliada. A produtividade depende das condições de cultivo.
O mínimo é 5 kg, o máximo é 15 kg por arbusto.
Saborear qualidades de frutas vermelhas e aplicação
Os frutos têm sabor medíocre e os provadores avaliam-no como muito baixo. Mas isso não impede que os jardineiros cultivem em suas roças. As frutas são utilizadas para:
- preparar compotas;
- conservas para cozinhar, compotas;
- geada;
- sucos
A imaginação das donas de casa não tem limites, por isso a gama de frutos silvestres é vasta.
Resistência a geadas e doenças
Agave tem resistência média a doenças comuns nas culturas. Não requer tratamentos especiais e frequentes contra pragas e doenças.
A robustez do inverno é alta. Às vezes, os arbustos entram no inverno cobertos de folhagem verde.
Regiões de crescimento ideais
A variedade é despretensiosa e não tem medo de fortes quedas de temperatura. Por estas razões, é cultivado em todas as regiões da Federação Russa.
Métodos de reprodução
Existem vários métodos de reprodução. Cada um pode escolher o que mais lhe convém: camadas, brotos e sementes. Ninguém propaga amoras Agave em camadas. A razão é que de cada 10 brotos enterrados, apenas 1 cria raízes. Os brotos de amora-preta produzem abundantemente e definitivamente não faltarão. A propagação por sementes é difícil e demorada.
As nuances do cultivo de amoras a partir de sementes
Apesar de esse processo ser demorado, os residentes de verão costumam utilizá-lo. Da semente cresce uma planta forte, poderosa e resistente a muitos fatores.
Como coletar e preparar sementes
Os frutos são colhidos apenas em arbustos saudáveis. As bagas devem estar maduras demais. As amoras são transformadas em polpa. Enxágue em água corrente até que o material de plantio esteja limpo. As sementes coletadas são secas.
Estratificação do material da semente antes do plantio
As sementes são mantidas em areia úmida por 2 a 3 meses. Guarde na geladeira. Temperatura ideal +2…+4 ⁰С. O material de plantio com mais de 1 ano é impróprio para o plantio, pois perde a capacidade germinativa. Alguns residentes de verão danificam a casca da semente com um objeto pontiagudo antes de plantar.
Momento e técnica de semeadura
Para evitar que o plantio seja malsucedido, é necessário seguir uma determinada tecnologia. Prepare os recipientes e encha-os com solo fértil. Encha o recipiente até 2/3 da sua capacidade para que à medida que as mudas cresçam, possa ser acrescentada terra, estimulando a formação de raízes adicionais. Em seguida, são feitos sulcos, aprofundando o material de plantio em 3 a 5 cm, que são apertados com polietileno. Regue a cada 2 semanas.
na primavera
Plantado em fevereiro em contêineres. Organize iluminação adicional. Após 2,5 meses são plantados em local permanente.Cultivar em casa permite dar mais atenção às mudas e obter arbustos saudáveis.
no outono
Quando as folhas caem, um canteiro é formado e plantado diretamente em local permanente. As sementes ficam durante todo o inverno, despertam na primavera e começam a crescer. As mudas assim obtidas são mais resistentes.
Cuidados com mudas
As amoras Agavam precisam de cuidados da mesma forma que as demais plantas do local. Os jardineiros recomendam seguir as práticas agrotécnicas padrão.
Regar e afrouxar
Regue enquanto a camada superior seca. Após cada rega, é recomendável soltar o solo para fornecer oxigênio ao sistema radicular.
Fertilizante
A fertilização com matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos ajudará a cultivar plantas poderosas e fortes. É aconselhável alternar os fertilizantes entre si.
Controle sazonal de pragas e doenças
As amoras Agavam são imunes a doenças, portanto, se as regras e cuidados de plantio forem seguidos, não deverão surgir problemas com as plantas. Se necessário, compre preparações especiais e pulverize os arbustos com elas. Durante a floração e a frutificação, interrompa o tratamento químico. Eles usam remédios populares.
Liga e corte
Para aumentar o rendimento do arbusto, é necessário podar ao solo os brotos que dão frutos durante a estação. Nos primeiros anos, as Agaves não precisam de poda, depois isso é feito sistematicamente na primavera ou no outono.
Preparando-se para o inverno
Para preservar os arbustos nas regiões do norte, as amoras Agawam são cobertas para o inverno. Utilize materiais especiais ou meios improvisados, resíduos vegetais secos e polietileno. Em seguida, adicione uma camada de solo.
O que é necessário para obter uma boa colheita de amoras?
Todo jardineiro sonha em conseguir a colheita declarada.Mas pode ser muito difícil crescer. Volumes de alto rendimento são obtidos somente com os devidos cuidados e plantio adequado.