A propagação de qualquer variedade de amoras não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Existem muitas maneiras de plantar arbustos de amora. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
- Por que vale a pena propagar amoras silvestres?
- Especificidades da propagação da amora-preta em diferentes épocas do ano
- Métodos de reprodução
- Tops
- Dividindo o mato
- Sugadores de raiz
- Em camadas
- Reprodução na água por botão dormente
- Estacas
- Estacas de caule
- Sementes
- Estacas verdes
- Como propagar amoras sem espinhos?
- Possíveis erros
Por que vale a pena propagar amoras silvestres?
O cultivo de amoras não requer conhecimentos especiais, como muitos residentes de verão podem pensar.Cultivar arbustos de amora não é mais difícil do que cultivar framboesas ou árvores frutíferas. Os arbustos de amora ainda raramente são encontrados em lotes domésticos, embora as amoras sejam plantas despretensiosas e muito fáceis de cuidar. A vantagem das amoras silvestres é a grande quantidade de vitaminas e microelementos nas frutas maduras. Os frutos silvestres são suculentos e doces, e também fazem geléias deliciosas.
Especificidades da propagação da amora-preta em diferentes épocas do ano
Cultivar amoras em condições naturais em casa não é tão difícil. O plantio em determinadas épocas do ano tem especificidades próprias. As plantas são plantadas principalmente na primavera e no outono. No verão, os arbustos são plantados como último recurso, quando não há outra opção. plantar arbustos de amora. No outono, recomenda-se plantar a planta nas regiões sul e centro.
A alta umidade promove um crescimento espetacular das raízes no inverno. Com o início da primavera, as mudas começam a crescer ativamente.
Quando as mudas são plantadas na primavera, elas não têm tempo de criar raízes antes do início do tempo quente. E quando esquenta, as mudas começam imediatamente a aumentar sua massa foliar, o que não tem um efeito muito bom no rendimento e na saúde das plantas. No outono, as mudas são plantadas um mês antes do início do frio. E na primavera você precisa plantar mudas até que a temperatura do ar suba para +15 graus.
Métodos de reprodução
Existem muitas maneiras de propagar amoras no jardim. Alguns deles são simples o suficiente para que até mesmo um iniciante em jardinagem possa lidar com a propagação de frutas silvestres. Apenas um residente de verão experiente pode lidar com outros métodos de cultivo. Cada método de cultivo de amoras também tem seus prós e contras.
Tops
A propagação por ápice é adequada para variedades trepadeiras e trepadeiras que produzem brotos longos e elásticos. Via de regra, é assim que a planta se reproduz na natureza. A propagação por copas é indicada para iniciantes em jardinagem e para aqueles veranistas que não querem perder muito tempo com isso. Estágios de propagação de plantas:
- No período que vai dos primeiros dez dias de julho aos primeiros dias de agosto, é necessário dobrar as pontas dos brotos ao solo.
- Os 15 cm superiores devem ser cobertos com terra ou amontoados.
- Após cerca de um mês, os topos criarão raízes e começarão a se desenvolver ativamente.
- Com o início do outono, as copas ficam cobertas com ramos de abeto ou palha.
- Na primavera, eles são cuidadosamente cortados da mata-mãe e transplantados para um novo local.
Este método de reprodução é considerado um dos mais simples, porém mais eficazes. É raro que os topos não produzam raízes.
Dividindo o mato
O cultivo dividindo um arbusto é mais comum entre os residentes de verão. Quase qualquer planta pode ser plantada desta forma. E as amoras não foram exceção. Qualquer variedade de frutas vermelhas pode ser diluída usando este método.
O cultivo de arbustos desta forma é adequado se não houver rebentos jovens nas bagas e outros métodos não forem adequados.
Estágios de cultivo de amoras-pretas dividindo o arbusto:
- Na primavera ou no outono, os arbustos de amora são desenterrados.
- Depois disso, o arbusto é dividido de modo que cada parte tenha 2-3 brotos saudáveis. Neste caso, deve haver pelo menos um botão nas raízes.
- Via de regra, um arbusto adulto produz de 6 a 7 arbustos.
- Depois disso, as mudas separadas são transplantadas para um local definitivo.
Este método é adequado se o arbusto cresceu muito e precisa ser replantado.
Sugadores de raiz
Com o início da primavera, cada planta começa a expelir brotos de raízes para posterior reprodução. Assim que os brotos das raízes atingirem 15 cm de comprimento, eles precisam ser cortados com podadores afiados e transplantados para um novo local. Para não esperar o outono, esse processo pode ser acelerado. No outono, um grande pedaço de terra permanece no rizoma. Assim a planta não sentirá nenhuma alteração, o que significa que não adoecerá na primavera.
Em camadas
É melhor propagar variedades trepadeiras de amoras-pretas usando camadas apicais. Um grande número de arbustos pode ser obtido se a planta-mãe tiver crescido o suficiente e os brotos que poderiam produzir uma colheita não forem particularmente necessários:
- Ao lado do kut é necessário cavar uma vala com uma profundidade de 20 cm.
- No final do verão é necessário prender o broto ao solo e enterrá-lo.
- Apenas as pontas devem permanecer na superfície do solo.
- Depois que o broto estiver completamente coberto de terra, ele é pinçado dos dois lados. Por um lado, na base. Por outro lado, no topo.
- Em seguida, o broto é coberto com cobertura morta e regado abundantemente.
- Após cerca de 2 meses aparecem as primeiras raízes, assim como novos rebentos.
Na primavera você pode começar a transplantar as mudas para um novo local.
Reprodução na água por botão dormente
Este método leva muito tempo, mas é muito eficaz. Estágios de propagação do Blackberry:
- No início de outubro, corte mudas jovens com cerca de 15 cm de comprimento, corte as folhas e coloque os próprios brotos na geladeira.
- Em fevereiro, retire as mudas e coloque-as em uma jarra com água de forma que apenas um botão fique na água.
- O pote com as mudas deve ser mantido ao sol e a água trocada periodicamente.
- Depois de algum tempo, surgirão raízes das estacas, após o que a parte inferior da estaca é cortada e plantada em um recipiente com terra.
- O segundo botão é mergulhado em água e também produzirá raízes.
Desta forma, você pode cultivar várias mudas de uma só vez. Na primavera, as mudas com raízes são plantadas em local permanente.
Estacas
Você pode plantar amoras usando mudas. Este método é adequado para qualquer tipo de fruta. A vantagem das mudas é que você pode obter o máximo de mudas com um custo mínimo.
Processo de corte:
- No outono, estacas de 40 cm de comprimento são cortadas de brotos jovens, mas já lignificados.
- Depois é necessário enterrá-los com terra até uma profundidade de 20 cm.
- Com o início da primavera, desenterre as mudas, corte-as dos dois lados em 5 cm e cubra-as novamente com terra.
- As mudas são regularmente capinadas e regadas.
- Quando aparece o primeiro par de folhas, as mudas são retiradas do solo e plantadas em vasos separados.
Após o aparecimento de novas folhas, as amoras são plantadas em local permanente.
Estacas de caule
O plantio com estacas caulinares utiliza a mesma tecnologia das estacas convencionais.
Sementes
O cultivo de amoras usando o método de sementes leva mais tempo. Do momento em que as sementes são plantadas até o aparecimento dos primeiros frutos, passam pelo menos 5 anos. Além disso, nem todos os residentes de verão novatos serão capazes de dar conta dessa tarefa. A taxa de germinação das sementes compradas em lojas é muito baixa e é de apenas 10%. A taxa de germinação das sementes coletadas manualmente chega a 80%. Para obter sementes, você precisa coletar frutos maduros demais e misturá-los. Como resultado, as sementes devem se separar. Lave a polpa da amora várias vezes em água e passe um pano de algodão para tirar as sementes.
Espalhe as sementes em gaze e seque. Depois disso, você precisa colocá-los em um quarto escuro por 2 a 3 meses. Por exemplo, na geladeira. Coloque as sementes em um recipiente e cubra com areia úmida.
Na primavera, as sementes são plantadas no solo. Recipientes com brotos futuros são colocados sob fitolampos. No outono, as sementes são plantadas em terreno aberto. Não tenha medo de que os brotos congelem. Essas condições são bastante naturais para as amoras. Na primavera, após o derretimento da neve, devem aparecer os primeiros brotos. Quando crescem, ficam sentados.
A vantagem do cultivo de sementes é a possibilidade de cuidar das mudas em casa. Além disso, os brotos na primavera podem ser plantados a qualquer momento após o fim das geadas noturnas e diurnas. Você também pode controlar a qualidade e a quantidade das mudas de amora-preta. A desvantagem é que os brotos terão que criar condições favoráveis para germinarem.
Estacas verdes
Outra forma simples de propagar amoras é por meio de mudas verdes. Para isso, no verão, quando as folhas dos arbustos estão totalmente formadas, vários brotos são cortados. Esses brotos são então cortados como estacas. Corte algumas folhas inferiores, deixando apenas a parte superior.
Cada muda é plantada em recipientes separados (podem ser usados copos de turfa). Os recipientes são colocados em uma sala escura e quente e cobertos com filme plástico para criar um efeito estufa. As mudas são ventiladas e regadas regularmente. Após 2 semanas, as raízes devem aparecer. Depois de mais uma semana, você pode plantar amoras em um local permanente e enraizá-las ali. Este método é bom porque com um tempo mínimo você pode cultivar um grande número de mudas de frutas silvestres.
Como propagar amoras sem espinhos?
Amoras sem espinhos se reproduzem por camadas apicais. Mas outros métodos também são adequados. Ao crescer, deve-se lembrar que no primeiro ano os brotos não dão frutos, e no segundo ano, embora se formem brotos laterais com frutos, eles morrem completamente.
Ao plantar variedades sem espinhos, deve-se prestar atenção à composição do solo. Antes de plantar mudas com raízes, o solo é misturado com areia úmida, turfa e fertilizantes minerais. A espessura do solo fértil é de cerca de 10 mm.
Possíveis erros
O principal erro no cultivo de amoras é seguir rigorosamente as datas de plantio recomendadas, mesmo que as condições climáticas sejam desfavoráveis. As estacas devem ser imediatamente enraizadas no solo em local de plantio permanente. Ao transplantar, você pode danificar as delicadas raízes. Outro erro é o não cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Muitos jardineiros não prestam atenção aos cuidados durante a propagação da amora-preta, o que também é um erro.