Os jardineiros raramente ocupam espaço no jardim plantando amoras remanescentes. E o comum ainda raramente é plantado. Mas a cultura se espalha rapidamente. A amora-preta, que produz uma colheita repetida de frutas silvestres, foi cultivada há apenas 10-15 anos. Mas ela já tem apoiadores que estão prontos para substituir os arbustos habituais por ela. Mas será que esta planta é realmente tão atraente?
- Em que é diferente das amoras normais?
- Prós e contras das variedades remanescentes
- Classificação de variedades
- De acordo com o tempo de maturação
- Cedo
- Meia temporada
- Tarde
- Resistente ao inverno
- De acordo com as características de crescimento
- Variedades de amora silvestre
- amora rasteira
- Por área de cultivo
- Para a região de Moscou
- Para a Rússia central
- Para os Urais
- De acordo com parâmetros externos
- Espinhoso
- Sem espinhos
- Por rendimento
- Como a amora-preta remanescente se propaga?
- Em camadas
- Estacas
- Sementes
- Botões de raiz
- Características de plantio e cuidado
- Requisitos do solo
- Datas e esquemas de desembarque
- Condições climáticas ideais
- Cobertura
- Aparar
- Doenças e pragas: formas de combatê-las
- Abrigo para o inverno
Em que é diferente das amoras normais?
A amora-preta remanescente difere da amora simples pela capacidade de voltar a dar frutos. Os primeiros frutos amadurecem nos rebentos do ano passado e os segundos nos rebentos do ano em curso, cultivados durante o verão. Se você cuidar da planta como uma amora comum, ela dará frutos uma vez. Mas o remanescente requer poda adequada para o inverno. Os rebentos (velhos e jovens) são encurtados em tocos a 20-25 cm da superfície do solo.
Em seguida, são realizadas a fertilização e a cobertura, para as quais se utiliza turfa, serragem ou material de cobertura. Os arbustos invernados produzirão sua primeira colheita em junho-julho. E os ramos crescidos irão deliciá-lo com frutificações repetidas em agosto-setembro.
Prós e contras das variedades remanescentes
Os jardineiros que têm essa planta em sua dacha observam as qualidades positivas do arbusto:
- A planta é fácil de preparar para o inverno. A poda e a cobertura evitam o congelamento da parte aérea da planta.
- A floração tardia induzida artificialmente protege as amoras das geadas recorrentes: os ovários não são danificados, a colheita é garantida.
- Ao plantar na primavera (abril - início de maio), os frutos amadurecem em agosto-setembro. Amoras comuns só produzirão colheita na próxima primavera.
- A poda baixa de inverno é uma medida preventiva contra pragas. Os ramos afetados são cortados em uma área saudável e queimados.
- Os arbustos são muito decorativos ao longo da estação: ou estão cobertos de flores perfumadas ou de frutos maduros.
- A planta é compacta.No momento do plantio não há necessidade de limitar o canteiro, pois não se espalhará pela área.
Mas também existem desvantagens:
- o peso total de duas colheitas não ultrapassa o peso de uma colheita de amoras comuns;
- maior necessidade de umedecimento da crista;
- arbustos sobrecarregados requerem um suporte forte.
A frutificação repetida permite ao jardineiro processar gradualmente uma colheita abundante.
Classificação de variedades
As amoras podem ser divididas em:
- amoreira (seus caules praticamente não dobram);
- sundew (tem caules finos e rastejantes de até 5 m de comprimento);
- variedades semi-rastejantes.
A maioria das cultivares cultivadas em jardins está relacionada às amoreiras.
De acordo com o tempo de maturação
As variedades de amora amadurecem em épocas diferentes. De acordo com o momento de amadurecimento, as plantas são convencionalmente divididas em:
- cedo;
- meio cedo;
- média;
- meio-tarde;
- tarde.
O sabor dos frutos silvestres difere em variedades de diferentes períodos de maturação.
Cedo
Os frutos desses arbustos amadurecem logo no início do verão: junho. Mas você não deve esperar deles açúcar e aroma: eles não existem. Mas a polpa é aquosa e suculenta. O valor da colheita é o seu aparecimento precoce.
Meia temporada
Os frutos amadurecem em meados de julho. São menos aguados e mais aromáticos. São óptimos para comer frescos ou fazer compotas.
Tarde
As variedades tardias encantam o jardineiro em agosto - início de setembro. Sua polpa é suculenta e aromática, o suco contém muitos açúcares. Essas frutas são consumidas frescas, preparadas ou secas.
Resistente ao inverno
Os jardineiros são atraídos por variedades de amoras-pretas remanescentes resistentes ao inverno. Esses arbustos hibernam sem abrigo: seus botões e brotos de frutas não congelam. Amoras resistentes ao inverno economizam o tempo do jardineiro preparando arbustos para o inverno.
De acordo com as características de crescimento
As amoras-pretas remanescentes têm arbustos com diferentes padrões de crescimento. Depende do tipo de brotos.
Variedades de amora silvestre
As amoras silvestres têm brotos duros e pouco flexíveis. Sua altura raramente excede 2 a 2,5 m. Geralmente há de 3 a 5 brotos em um arbusto. Isso é o suficiente para fazer uma colheita. O excesso de caules enfraquece a planta.
amora rasteira
Este tipo de amora tem rebentos finos que se dobram facilmente. Seu comprimento atinge de 5 a 6 m e os topos criam raízes facilmente por conta própria. Com o tempo, essas amoras transformam a área em matagais impenetráveis. Raramente encontrado em jardins rurais.
Por área de cultivo
Blackberry é um sulista. Mas devido ao sabor agradável dos frutos silvestres e à despretensão, tornou-se difundido em diferentes zonas climáticas.
Para a região de Moscou
Na região de Moscou, amoras-pretas remanescentes com brotos eretos se espalharam. São fáceis de cuidar, mas precisam ser amarrados a um suporte: a planta se sobrecarrega de frutos. As melhores variedades para a região: Ruben, Black Magic, Prime Jim, Prime Arc, Prime Yang. Eles produzem facilmente duas colheitas abundantes. Ao retirar completamente os brotos do ano passado, a colheita única aumenta.
Para a Rússia central
Para a Rússia central, as primeiras variedades de amoras-pretas remanescentes são preferidas. Eles terão tempo para produzir ambas as colheitas antes do início do frio. No outono quente, a planta agrada com frutos silvestres até meados de outubro.
As variedades Freedom e Giant provaram-se excelentes. Seus brotos são eretos, com até 2,5 m de altura e as plantas são resistentes ao inverno.
Para os Urais
O clima dos Urais é continental. É caracterizada por invernos frios e longos e verões quentes, mas curtos. Nessas condições, as amoras remanescentes não se sentem bem e frutificam mal.
Mas podemos recomendar algumas variedades que, com um bom abrigo de inverno, irão deliciar-se com uma colheita. Vale a pena prestar atenção em Ruben, Polar, Loch Tay.
De acordo com parâmetros externos
As amoras-pretas remanescentes diferem no habitus do arbusto.Mas o jardineiro está interessado em mais uma diferença: a presença ou ausência de espinhos.
Espinhoso
Tradicionalmente, os espinhos da planta são frequentes e pontiagudos. Você tem que usar luvas ao colher frutas. O que é inconveniente. E durante o corte e a liga é necessário usar roupas especiais para não agredir a pele.
Sem espinhos
Criadores criados variedades de amora sem espinhos. É muito mais fácil cuidar dessas plantas.
Por rendimento
Os jardineiros desejam ter a variedade mais produtiva de amoras remanescentes em suas dachas. Mas é importante lembrar: o rendimento declarado só é obtido se forem observadas todas as fertilizações, regas e ligas.
Entre as variedades com alto rendimento destacam-se:
- Ruben (até 7 kg por metro quadrado);
- Prime Ark (tem frutos grandes até 10 g);
- Gigante.
Estas variedades dão tradicionalmente duas boas colheitas.
Como a amora-preta remanescente se propaga?
As amoras-pretas remanescentes não produzem brotos de raízes como as tradicionais. Mas existem métodos para sua reprodução.
Em camadas
A reprodução por camadas é a maneira mais fácil. O topo do rebento é ligeiramente cortado, fixado ao solo e polvilhado com terra. A área é umedecida regularmente. Após 3-4 semanas, o novo arbusto está pronto para ser plantado em seu local permanente.
Estacas
Para este método de propagação, uma parte do caule com 3-4 botões é cortada. O corte superior é reto e tratado com cera. O inferior é cortado em um ângulo de 45 graus. Deixe 2-3 folhas, o resto é removido. O corte inferior é colocado em uma solução formadora de raiz. O vidro com alça é colocado longe da luz solar direta. Após 3 semanas, o broto cria raízes.
Sementes
Os jardineiros praticamente não utilizam esse método devido à sua intensidade de trabalho. Além disso, apenas variedades podem ser propagadas desta forma, os híbridos não transmitem qualidades parentais.
As sementes são espalhadas na superfície do solo umedecido e colocadas em estufa.O recipiente deve ser constantemente ventilado e o solo umedecido. Depois que as folhas verdadeiras aparecem, a amora é plantada em uma cela real, e no ano seguinte - em local permanente no jardim.
Botões de raiz
Uma forma ideal de rejuvenescer a cultura. A velha planta é desenterrada e o rizoma examinado. São identificadas áreas saudáveis com 2-3 botões. Corte a raiz em pedaços, polvilhe os cortes com carvão ativado. Em seguida, os pedaços de raízes são plantados em covas de plantio pré-preparadas. É importante umedecer regularmente o solo antes que os caules apareçam.
Características de plantio e cuidado
Para obter colheitas regulares, recomenda-se seguir as regras de plantio e cuidado das amoras.
Requisitos do solo
As amoras preferem solo ligeiramente acidificado e com nutrientes médios. Ela cresce bem em margas médias e arenosas. Margas pesadas devem ser lixadas. Recomenda-se acidificar solos arenosos com turfa.
Amoras adoram produtos orgânicos. Antes do plantio, deve-se adicionar composto maduro ou húmus ao solo. É importante evitar níveis elevados de água subterrânea em áreas onde estão localizados arbustos.
Datas e esquemas de desembarque
As amoras remanescentes são plantadas duas vezes por ano: na primavera (abril-maio) e no outono (setembro-outubro). O plantio na primavera tem a vantagem: a muda terá tempo para construir seu sistema radicular e hibernar com sucesso.
Ao plantar no outono, o jardineiro corre o risco de ficar com um arbusto congelado na primavera. No plantio posterior, a planta deve ser cuidadosamente coberta e o solo umedecido.
O arbusto adora a luz solar. Isso deve ser levado em consideração na hora de colocar arbustos. As plantas com hábito poderoso são colocadas a uma distância de 70-90 cm umas das outras. As plantas compactas permitem o plantio a cada 40-50 cm.
Condições climáticas ideais
A planta é nativa das regiões sul.Portanto, ela cresce e frutifica melhor em regiões com invernos amenos e verões longos e quentes. Ao mesmo tempo, a planta é sensível à quantidade de dias de sol. Mas os criadores criam variedades e híbridos resistentes à geada com um curto período de maturação. Se você seguir as regras de cuidado e selecionar o tipo corretamente, poderá obter duas colheitas abundantes mesmo em regiões problemáticas.
Cobertura
As amoras respondem à adição de matéria orgânica. No momento do plantio, é recomendável preencher a cova de plantio com composto ou húmus. Durante a temporada, recomenda-se polvilhar composto misturado com cobertura morta sob os arbustos 2 a 3 vezes. No outono são necessários fertilizantes de fósforo-potássio na quantidade de 20 g para cada planta.Após a aplicação, recomenda-se soltar o solo e cobri-lo com cobertura morta.
Após o derretimento da neve, é necessário alimentar os arbustos com fertilizantes nitrogenados (uréia). Devem ser adicionados 10-12 g a cada planta, depois recomenda-se varrer a cobertura velha e cobrir o espaço do tronco da árvore com uma nova. A camada deve ter 15-20 cm de espessura.
Aparar
Após a saída da planta do inverno, recomenda-se a realização de podas sanitárias. Todos os brotos quebrados e congelados devem ser removidos. Depois, no verão, são realizadas 2 a 3 pinças: os brotos frutíferos laterais são encurtados a uma altura do principal de 30 cm e 70 cm. No outono, todos os brotos (antigos e novos) são encurtados para o tamanho que o jardineiro pode cobrir. Se você planeja fazer uma colheita, os brotos velhos são cortados ao nível do solo.
Doenças e pragas: formas de combatê-las
Pela forma como são cultivadas, as amoras remanescentes praticamente não são afetadas pelo besouro da framboesa e pela mosca da framboesa. Mas nos verões secos a planta é ameaçada por ácaros. Para evitar danos às plantações, é recomendável monitorar a umidade do solo.
As plantações às vezes são afetadas pela antracnose. Para prevenir doenças, é recomendável fertilizar em tempo hábil.
Abrigo para o inverno
As amoras precisam de abrigo para o inverno. Os ramos de abeto coletados na floresta são adequados para isso. Ele protegerá as plantas contra danos causados por ratos. Os tocos são totalmente cobertos com ramos de abeto e por cima com palha (vai aquecer). Recomenda-se colar vários galhos perto das plantações do lado sul para garantir a retenção da neve no inverno.