A planta perene da família Rose é cultivada na Europa e cultivada em escala industrial nos EUA e no Canadá. Em um tempo relativamente curto, foram criadas dezenas de variedades de amora-preta - eretas e trepadeiras, com e sem espinhos. Os frutos do subarbusto são ricos em antioxidantes e vitaminas; possuem uma surpreendente combinação de acidez e doçura. Os cientistas conseguiram incorporar as melhores características técnicas e qualidades de sabor nas amoras Loch Tay. Frutifica nas latitudes meridionais, produz altos rendimentos em climas rigorosos e cresce em grandes áreas e em chalés de verão.
- História da criação de amoras-pretas Loch Tay
- Características varietais
- Vantagens e desvantagens da cultura
- Descrição externa do arbusto
- Saborear qualidades de frutas vermelhas
- Especificações
- Resistência à seca e geada
- Imunidade a doenças e insetos
- Regiões recomendadas para plantio
- Reprodução
- Rendimento da colheita
- Início da floração
- Período de amadurecimento da baga
- Tecnologia e recursos de pouso
- Escolhendo uma muda saudável e forte
- Escolhendo um local de pouso
- Preparando o solo e os buracos
- Esquema e técnica de plantio de plantas
- Cuidado de arbusto
- Rega
- Cobertura
- Podando e modelando o arbusto
- Suporte para formar um arbusto
- Abrigo para o inverno
História da criação de amoras-pretas Loch Tay
O híbrido, que não tem espinhos nos brotos, foi criado pela polinização de bagas e framboesas Logan nativas da Europa. Criadores da Escócia selecionaram cuidadosamente amoras para cruzamento; a variedade Loch Tay que eles criaram recebeu excelente sabor e aparência decorativa. O arbusto semi-rastejante foi trazido para a Rússia em 2011 e imediatamente atraiu a atenção dos residentes de verão não apenas das regiões sul, mas também dos jardineiros das regiões centrais.
Blackberry Elktey ou Lokhtey, como alguns chamam, é resistente a baixas temperaturas e os frutos amadurecem rapidamente. O arbusto tem raízes poderosas nas quais se acumulam substâncias que protegem a planta de vírus e fungos.
Características varietais
O híbrido obtido por polinização cruzada caracteriza-se pelo amadurecimento precoce e facilidade de cuidado. As amoras-pretas Loch Tay são imunes a doenças e pragas, toleram geadas severas, secas e calor acima de 40 anos, são adaptadas a diferentes condições climáticas e dão frutos tanto no sul quanto no norte.
Vantagens e desvantagens da cultura
Graças à cuidadosa seleção de variedades para cultivo, o híbrido Loch Tay recebeu muitas vantagens, uma das quais é o alto rendimento.
As vantagens das amoras ultraprecoces incluem:
- imunidade a doenças;
- adaptação a condições desfavoráveis;
- excelente sabor a frutos silvestres;
- armazenamento de longo prazo.
Não há espinhos nos brotos da planta, dificultando o cuidado. As frutas doces não perdem a apresentação quando transportadas por longas distâncias. Eles contêm muito ácido ascórbico e nicotínico, vitaminas B.
A variedade também apresenta algumas deficiências. Os brotos do perene Loch Tay crescem rapidamente e as amoras, espalhando-se por toda a área, abafam outras culturas.
Folhas e caules devem ser pulverizados com preparações à base de cobre, pois são suscetíveis à ferrugem. Os frutos amadurecem cedo, mas a frutificação termina em julho.
Descrição externa do arbusto
A amora-preta Loch Tay é uma planta com meia crista, o comprimento dos brotos ultrapassa os 4 metros, não há espinhos nos caules lisos e marrom-claros. Da parte central do arbusto, galhos cobertos por folhas esmeraldas com bordas serrilhadas começam a enrolar. No início do verão aparecem pequenas inflorescências brancas, formando-se até 10 delas em um pincel.
Saborear qualidades de frutas vermelhas
Os frutos oblongos das amoras Loch Tay tornam-se pretos e sedosos em junho. Pesam de 5 a 10 g, a massa dos exemplares individuais chega a 12 gramas. As bagas são diferentes:
- pele brilhante;
- polpa suculenta;
- aroma de floresta;
- gosto doce.
As amoras são ricas em açúcares e ácidos orgânicos, não estragam por muito tempo e mantêm um aroma delicado. Os frutos enchem-se de suco e amadurecem no sul na segunda década de junho, nas regiões norte o período de maturação varia em 2 semanas.
Especificações
Em termos de benefícios para o consumidor, o híbrido Loch Tay deixou para trás muitas variedades populares de amora-preta, pois herdou as melhores características de seus parentes.
Resistência à seca e geada
O híbrido da seleção escocesa pode suportar temperaturas de até +40, porém, quando o calor dura muito tempo e não chove há muito tempo, os bagos secam um pouco e amadurecem não tão suculentos como quando há umidade suficiente . As amoras toleram baixas temperaturas, mas congelam em invernos sem neve.
Imunidade a doenças e insetos
Graças ao seu poderoso sistema radicular, que absorve componentes úteis do solo, a variedade Loch Tay praticamente não é afetada por fungos, é resistente a vírus, mas sofre ferrugem. O tratamento com compostos de cobre ajuda a prevenir o problema.
Regiões recomendadas para plantio
A amora-preta Loch Tay cresce no sul do país e cria raízes e frutifica em latitudes médias. A variedade pode ser cultivada na região de Moscou, no norte do Cáucaso, na região de Leningrado e na Sibéria.
Reprodução
As amoras-pretas Loch Tay são cultivadas usando vários métodos. No final do verão, um dos cílios do arbusto é dobrado, despeja-se terra, mas a parte superior não é coberta. As mudas são separadas da planta e transplantadas para um novo local.
A variedade é propagada por estacas verdes, ramos de até 20 cm de comprimento são cortados dos brotos, plantados em estufa para que criem raízes. As amoras-pretas podem ser propagadas por alporquia, sementes, divisão do arbusto e transplante do botão apical.
Rendimento da colheita
De uma planta da variedade Loch Tay, são colhidos de 2 a 2,5 baldes de frutas silvestres, sendo que a maior parte dos frutos se firma no 5º ano. Com adubação moderna e cumprimento das regras da tecnologia agrícola, o rendimento aumenta mais 2 quilos.
Início da floração
Os botões das amoras abrem em junho, quando as geadas já diminuíram, o ovário não morre e muitos frutos se formam, pois há até 10 pequenas inflorescências brancas no cacho.Aparecem já no primeiro ano após o plantio na primavera, mas para que o arbusto fique mais forte é recomendável arrancar os botões.
Período de amadurecimento da baga
Apesar da floração tardia, as amoras Loch Tay começam a cantar nas regiões sul em meados de junho, na zona intermediária 10-14 dias depois. A frutificação continua até o final de julho. Em termos de rendimento, o híbrido deixou para trás até variedades populares como Thornfree e Loch Ness.
Tecnologia e recursos de pouso
Embora as amoras sejam consideradas uma planta despretensiosa, para que possam deliciar-se com os frutos silvestres é necessário seguir as práticas agrícolas, encontrar um terreno adequado para o canteiro e colocar as plantas nele corretamente.
Escolhendo uma muda saudável e forte
Para amoras, é melhor ir a um viveiro especial para comprar Loch Tay e não outra variedade. É necessário comprar um arbusto anual de no máximo 40 cm, seus brotos devem ter casca marrom clara e sem rachaduras.
Escolhendo um local de pouso
As amoras enraízam-se bem e frutificam em solos neutros e com baixa acidez, onde crescem camomila, camomila do campo e trepadeira. O local para o híbrido Loch Tay deve ser alocado no lado ensolarado.
Preparando o solo e os buracos
Escolhido um local para as amoras, 2 semanas antes do plantio é necessário cavar buracos com no máximo 40 cm de profundidade a cada 2 metros, despejar meio balde de húmus, misturar com cinzas e regar os buracos com água.
Esquema e técnica de plantio de plantas
Após 10-14 dias, as raízes da amora são esticadas e colocadas no solo. O botão de crescimento do arbusto é aprofundado no solo em 30 mm, o solo é compactado e coberto com turfa. Deve haver pelo menos 2,5 metros entre as camas.
Cuidado de arbusto
O híbrido Loch Tay agrada aos jardineiros que cuidam dele com uma colheita de frutas vermelhas. O cultivo de amoras, além de seguir técnicas agrícolas, envolve:
- Formação correta do arbusto.
- Hidratação.
- Alimentando.
Você terá que combater as ervas daninhas, afrouxar regularmente o solo e, em regiões onde há fortes geadas, também terá que cobri-lo para o inverno.
Rega
A variedade Loch Tay não tem medo do calor e resiste à seca prolongada. Para que os frutos fiquem suculentos, a planta precisa de umidade. A irrigação por gotejamento ajuda a fornecer o volume necessário de água.
Regue amoras mais de 2 vezes por semana e certifique-se de:
- quando a muda cresce até 15 cm;
- durante a floração;
- Final de Outono.
Em dias quentes, a água pode vazar nas ranhuras. Durante o período de maturação dos bagos, o excesso de humidade pode levar à deterioração do sabor dos frutos.
Cobertura
No plantio de amoras, adiciona-se húmus e cinza de madeira, e as plantas adultas são fertilizadas a cada 2 ou 3 anos com complexos minerais e matéria orgânica. Excrementos de galinha e esterco podre são usados para alimentação.
Podando e modelando o arbusto
A primeira vez que os brotos da amora-preta são encurtados é durante o plantio. Durante o período de desenvolvimento ativo da variedade Loch Tay, a gema apical é cortada quando a altura do caule atinge 35 e 90 cm. Os ramos velhos e não frutíferos são cortados ao nível do solo. Uma amora adulta deve ter 20 brotos, Se houver um grande número deles, é feito o desbaste. As áreas congeladas no inverno são removidas.
Suporte para formar um arbusto
A variedade Loch Tay produz muitos frutos silvestres no lugar das inflorescências. Para evitar que os galhos dobrem com o peso, instale uma treliça. Para isso, são cravadas estacas de metal ou madeira a uma distância de 5 m. A altura deles deve ser de pelo menos 2 metros. Um arame é esticado entre os postes aos quais os brotos são fixados.
Abrigo para o inverno
Loch Tay tolera baixas temperaturas, mas congela a -20.Quando cultivados na Sibéria, na região de Leningrado e até na região de Moscou, no final de setembro, os galhos são retirados do suporte e cobertos com agulhas de pinheiro, palha e folhas secas em uma camada de 15 cm; não há necessidade enterrar os arbustos em uma trincheira.