A aparência incomum e o excelente sabor da nova variedade de uva rosa Dubovsky rapidamente ganharam popularidade entre os viticultores. Isso aconteceu em grande parte devido ao fato dessa variedade ser despretensiosa e seu cultivo não exigir habilidades especiais. Até um jardineiro novato pode cultivá-lo. Atrai viticultores experientes pelo seu alto rendimento.
História da criação da variedade
Uma variedade híbrida de uva de mesa foi obtida por S.E. Gusev, amante de experimentos na área de melhoramento genético. da aldeia de Dubovka, região de Volgogrado.O novo híbrido, que recebeu o nome do nome da aldeia, foi o resultado do cruzamento de duas variedades muito conhecidas nestas localidades - Vostorg Krasny e Yubilei Novocherkassk.
Características da variedade
O tamanho do cacho de uvas rosa Dubovsky é gigantesco. Seu peso chega a 1,5 quilo. Os cachos têm formato cônico e aparência desgrenhada. O peso de uma baga é de cerca de 20 gramas. Seu formato lembra um cone com ponta curva. Os frutos maduros são rosa escuro.
A polpa, embora suculenta, ainda é crocante. Não há mais do que duas sementes por fruto. O fruto agarra-se firmemente ao cacho e mesmo depois de um longo transporte parece que acabou de ser separado da videira.
A descrição da casta não estaria completa sem referir o facto de o fruto, ao atingir um tamanho considerável, continuar verde durante muito tempo. No entanto, isso não deve preocupar o jardineiro. Quando chegar a hora certa, ele mudará rapidamente de cor de verde para rosa escuro. Isso acontece dentro de alguns dias.
Esta casta tolera secas prolongadas ou, pelo contrário, chuvas fortes. A planta pode suportar geadas de inverno de até -23 graus.
Vantagens e desvantagens da variedade
Esta variedade ainda não foi suficientemente estudada e as pequenas estatísticas sobre doenças e reações às anomalias climáticas continuam a ser reabastecidas com novos dados. Mas hoje podemos dizer com segurança que é diferente:
- excelente sabor;
- cachos e bagas de grande tamanho;
- despretensão;
- alta produtividade.
As únicas desvantagens desta variedade incluem a necessidade de racionar o rendimento.
Regras de pouso
O processo de plantio da uva Dubovsky praticamente não difere de outras variedades. É melhor plantar uvas na primavera.
O local ideal para plantar uvas seria o lado sul de uma casa ou uma cerca sólida. Se este local já estiver ocupado, pode-se colocar uma tela ou uma cerca densa no sentido leste-oeste.
Se plantado em cova recém-preparada, sua profundidade deve ser de 35 centímetros, levando em consideração a probabilidade de futuro afundamento do solo. Viticultores experientes preparam o solo para o plantio na primavera, no outono. Nesse momento, as covas de plantio são aprofundadas em 40 centímetros. A maneira mais fácil de medir a profundidade necessária é usar uma vareta comum com marca de 35 ou 40 centímetros.
Para variedades de uva de mesa, a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 1,5 metros. Entre linhas - 2,5 metros.
Recomenda-se o plantio da uva em morro especialmente preparado, com os botões das mudas colocados ao longo de um suporte vertical. Este método aliviará o jardineiro da necessidade de amarrar constantemente a videira.
Uma camada de solo fértil é adicionada ao redor da planta plantada e depois regada abundantemente. Para reter a umidade, o solo é coberto com cobertura morta.
Características de cuidado
Nos primeiros três anos a vinha requer atenção especial. Após fortes chuvas ou regas intensas, assim que o solo de cima secar, deve-se afrouxá-lo. Esta técnica agrícola desempenha três funções ao mesmo tempo:
- controle de ervas daninhas;
- aeração do solo;
- preservação da umidade.
A partir do quarto ano, a vinha já não necessita de regas frequentes, à medida que o sistema radicular se torna mais desenvolvido. A partir de agora não devemos esquecer a poda de outono. Previne o espessamento do arbusto e garante o bom desenvolvimento da videira. A poda, como último recurso, pode ser feita na primavera, mas deve ser feita antes do início do fluxo ativo de seiva.
Reprodução
A maneira mais fácil de cultivar é propagar uvas por meio de estacas. Além disso, este método é o menos dispendioso em comparação com outros.
As estacas são colhidas durante a poda de outono da vinha. Para tanto, utiliza-se a parte intermediária dos brotos de verão, dentre aqueles que já frutificaram. O método de propagação vegetativa (estacas) preserva todo o sabor do fruto.