Criadores de todo o mundo estão trabalhando para melhorar as variedades de uvas, e muitas vezes o resultado de seu trabalho torna-se conhecido e popular não apenas em sua terra natal, mas também muito além de suas fronteiras. Foi o que aconteceu com a casta Ática. Apesar da sua origem grega, hoje pode ser encontrada nas roças de jardineiros de toda a Europa e dos países da CEI. E tudo isso graças às suas características e facilidade de atendimento.
- História do desenvolvimento da variedade Attica
- Aparência e descrição botânica
- Bush e atira
- Folhas, inflorescências
- Cachos e frutas vermelhas
- Características qualitativas do híbrido
- Condições climáticas adequadas
- Início da frutificação e produção
- Resistência a doenças
- Resistência ao gelo
- Plantar e crescer
- Requisitos do solo
- Esquema de plantio
- Irrigação e fertilização
- Beliscar e aparar
- Processamento sazonal
- Abrigo para o inverno
- O período de amadurecimento dos frutos e a duração do armazenamento da colheita
- Doenças e pragas - formas de combatê-las
História do desenvolvimento da variedade Attica
O híbrido, que não tem sementes, é fruto do trabalho do criador grego Michos. O híbrido foi baseado em duas variedades: a Black Kishmish da Ásia Central e a francesa Alphonse Lavallee. Esta variedade de sultanas foi apresentada pela primeira vez aos viticultores em 1979 e recebeu imediatamente o seu reconhecimento. O híbrido combina com sucesso as melhores características das variedades parentais, mas as deficiências praticamente não são transferidas para a nova variedade.
Aparência e descrição botânica
Para ter uma compreensão completa da casta Attica, estudam a sua descrição e características e, a partir disso, concluem se o híbrido é adequado para cultivo numa determinada região ou não.
Bush e atira
Os arbustos de Ática são predominantemente de crescimento médio e vigoroso; os rebentos jovens são caracterizados por um bom amadurecimento durante a estação. Para uma frutificação abundante, é necessária poda, pinçamento e retirada de brotos. Para o cultivo, recomenda-se preparar suportes para que as uvas tenham um sabor rico e recebam luz solar suficiente.
Folhas, inflorescências
As folhas do híbrido Attica têm cinco ou três lóbulos e uma rica cor verde. A superfície da lâmina foliar é mate, ligeiramente dissecada, com ligeira pubescência por baixo. Devido ao fato de Attica produzir flores femininas e masculinas, variedades polinizadoras não são necessárias.
Já no primeiro ano após o plantio, o jardineiro poderá fazer a primeira colheita, que só aumentará a cada ano.
Cachos e frutas vermelhas
Com os devidos cuidados, os cachos cilíndricos das uvas Ática chegam a pesar 2 kg. A densidade dos cachos híbridos é elevada, mas isso não impede que os bagos amadureçam totalmente durante a estação. Os frutos silvestres da casta têm um sabor facilmente reconhecível, que combina a doçura da uva e o sabor da cereja. O peso de um chega a 6 gramas. A cor é azul escuro, no final do fruto apresenta uma covinha característica da casta.
Todos os frutos são cobertos por uma camada cerosa e, quando mordidos, a polpa fica crocante. A principal vantagem das bagas Attica é a ausência de sementes.
Características qualitativas do híbrido
Attica pertence à espécie de mesa, que os jardineiros cultivam tanto para necessidades pessoais como para posterior venda. A percentagem de açúcares é de até 18, a acidez é de 5 g/l.
Condições climáticas adequadas
Natural da quente Grécia, ele adora o clima das regiões do sul da Rússia e da Ucrânia e enraíza-se bem na Crimeia e na Moldávia. Mas nas regiões do norte, com invernos gelados, ele morrerá. Quando cultivado na zona intermediária, é necessário abrigo para o inverno.
Início da frutificação e produção
O híbrido Attica pertence a variedades com frutos de maturação precoce. Nas latitudes meridionais (por exemplo, em Espanha), os primeiros cachos atingem a maturação já no início de julho. Em climas mais frios, as uvas são colhidas no início de agosto. Em média, demora 110 a 120 dias antes da colheita. Outra vantagem inegável da Ática é o seu alto rendimento.
Com os devidos cuidados, são colhidas até 30 toneladas de frutas saborosas e saudáveis por hectare. No entanto, a variedade tem tendência a sobrecarregar-se de frutos silvestres, jardineiros experientes recomendam não deixar mais de 30 olhos para não danificar a videira.
Resistência a doenças
Uma desvantagem da Ática é considerada a baixa resistência a doenças fúngicas, especialmente em climas frios e úmidos.Mas as pragas de insetos raramente atacam a videira. O híbrido também possui alta imunidade à podridão cinzenta.
Resistência ao gelo
A resistência ao gelo do híbrido Attica é de -21 graus. Em temperaturas mais baixas, o arbusto pode congelar e morrer.
Plantar e crescer
A saúde do campo da Ática e a quantidade de colheita dependem do cumprimento da tecnologia agrícola de cultivo do híbrido. No cultivo, mesmo os viticultores novatos não têm dificuldades.
Requisitos do solo
Uma variedade despretensiosa cresce em quase qualquer tipo de solo. As únicas áreas não adequadas são as zonas húmidas e os pântanos salgados. Bons rendimentos são alcançados em solos franco-arenosos leves.
Esquema de plantio
O algoritmo de pouso é simples e consiste em várias etapas:
- Para começar, compre material de plantio de alta qualidade. É melhor fazer isso em viveiros especializados, para que haja maior chance de comprar uma muda dessa variedade específica, e não falsa.
- A muda jovem deve ter sistema radicular desenvolvido (até 3 raízes) sem sinais de danos mecânicos.
- É selecionado um local no local que é iluminado pelo sol de todos os lados. O híbrido Attica não deve ser plantado em correntes de ar, planícies e locais com lençóis freáticos próximos.
- O tamanho da cova de plantio depende do tamanho do sistema radicular da muda. Não se deve enterrar um arbusto jovem com mais de 50 cm.
- O solo selecionado da cova é cuidadosamente misturado com matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos.
- Faça drenagem no fundo do buraco com pedra britada ou tijolo vermelho quebrado.
- Encha o solo com fertilizantes e coloque a muda sobre ele.
- Os produtores de uvas aconselham mergulhar o sistema radicular das uvas em um purê de argila antes de plantar.
- Em seguida, polvilhe com o restante da terra e compacte bem.
- Regue abundantemente e aplique cobertura morta.
A distância entre as mudas jovens deve ser de pelo menos 2 metros.
Irrigação e fertilização
Para obter a colheita declarada pelo fabricante, é importante regar e fertilizar em tempo hábil. As uvas não toleram o alagamento, mas o solo seco não contribui para o pleno desenvolvimento da videira. A rega é especialmente importante ao despejar frutas vermelhas. No primeiro ano, a videira Ática recebe nutrição suficiente durante o plantio. Posteriormente, os arbustos são fertilizados três vezes por estação: na primavera (compostos contendo nitrogênio), no verão (potássio e fósforo) e no outono (orgânicos).
Beliscar e aparar
Jardineiros experientes recomendam arrancar os brotos verdes alguns dias antes da floração. Então as uvas direcionarão toda a sua energia para formar grandes cachos. Podas formativas e sanitárias também são necessárias.
Processamento sazonal
Durante a temporada, os pés de uva são tratados duas vezes com fungicidas para fins preventivos. Você também pode usar remédios populares para isso.
Abrigo para o inverno
O híbrido que gosta de calor precisa de proteção adicional durante a estação fria. É necessária cobertura morta com turfa e serragem, bem como uma estrutura tipo estufa.
O período de amadurecimento dos frutos e a duração do armazenamento da colheita
A maturação dos cachos da Ática ocorre principalmente em agosto; o momento específico depende das características climáticas da região. A vantagem dos bagos híbridos é considerada a boa qualidade de conservação e longa vida útil sem perda de apresentação e características gustativas.
Há também uma boa transportabilidade da cultura, o que permite o cultivo da Ática em escala industrial.
Doenças e pragas - formas de combatê-las
Pragas como pulgões, vermes e vespas raramente causam danos às plantações da Ática. Para fins preventivos, recomenda-se a instalação de armadilhas e a realização de pulverizações sazonais com fungicidas.
De todos os tipos de doenças fúngicas, a Ática tem imunidade apenas à podridão cinzenta. Outras doenças são prevenidas com o auxílio de tecnologia agrícola adequada e tratamentos periódicos com fungicidas. Se a planta ainda adoecer, são usados produtos químicos mais agressivos para salvar a videira da morte.