Alguns lugares do planeta são famosos não apenas por pessoas notáveis, mas também por animais que mereceram homenagem à humanidade. O porco preto ibérico deu ao mundo um tenro presunto seco - o jamon. Esta raça antiga não é muito diferente dos seus ancestrais selvagens. O porco ibérico tolera com tranquilidade tanto a manutenção em celeiro como os passeios mensais sob a copa de carvalhos centenários.
Aparência e características da raça
Quase toda a massa corporal do porco ibérico concentra-se no corpo alongado e arredondado. A pele preta ou cinza é coberta por cerdas curtas.O torso poderoso transita suavemente para uma cabeça oblonga com um focinho na extremidade. O “leitão” do porco é constituído por cartilagem forte, é muito móvel, desprovido de vegetação e destina-se à obtenção de alimento do solo. As orelhas trapezoidais são fixadas em ambos os lados da cabeça quase no topo e caem abaixo dos olhos, cobrindo-os parcialmente.
As pernas do porco ibérico são longas e magras. O 2º e 4º dedos externos quase não tocam o chão. Existem apenas 4. As pernas de porco terminam em cascos. É daí que vem o nome “artiodáctilos”. O rabo do porco é desproporcionalmente curto e enrolado em espiral. O aspecto geral é bastante atlético, sem dobras de gordura e pele, nem flacidez.
Prós e contras do porco ibérico
Não existe perfeição no mundo. O fofo porco ibérico tem suas desvantagens:
- muito guloso;
- propenso à obesidade;
- necessita de áreas de carvalhal suficientes para o seu apetite com diferentes períodos de maturação dos frutos;
- não fértil;
- tem uma disposição semi-selvagem, determinada pela mesma genética.
Uma vantagem principal suaviza e supera todas as falhas no caráter e na fisiologia de um animal semi-doméstico. A incomparável carne marmorizada e de sabor original tornou a Península Ibérica famosa em todo o mundo.
A segunda vantagem é que quando não há bolotas e carvalhos suficientes, o porco ibérico pode ser engordado com o que Deus mandou e comido, ao mesmo tempo que se desfaz da sua pele. Esta raça não é agressiva, nem dentro do rebanho nem com os humanos.
Especificações de manutenção, cuidado e alimentação
O sabor original da carne de porco ibérico é indissociável das suas condições de vida.Foram as condições naturais da província espanhola que primeiro revelaram às pessoas a forma de obter tal produto no contexto da domesticação de animais anteriormente selvagens. Os porcos escolhem locais ricos em alimentos (sementes, grãos, frutas), frescos e úmidos. Eles frequentemente migram em torno de corpos d'água. O banho esfria o corpo dos porcos no calor, pois sua pele fica desprovida de glândulas sudoríparas.
Se o animal ibérico tiver rédea solta, comerá tudo o que lhe for oferecido ou encontrar sozinho. Mas o fabricante não está interessado em banha pura. Para obter carne marmorizada, o porco precisa de espaço para se movimentar. É necessário um hectare de floresta para caminhar um indivíduo. 4 espécies de carvalho com diferentes períodos de maturação da bolota fornecem alimento à raça ibérica desde Setembro até quase Abril. É nesta altura que os agricultores libertam os seus animais de estimação na natureza.
As ervas silvestres e as raízes das plantas complementam a dieta dos porcos ibéricos, tornando-a equilibrada. Correr e cavar o solo queima muitas calorias e o peso da futura carne de porco aumenta muito lentamente. Mas só este modo de manutenção confere o sabor característico da carne. No final, os porcos ibéricos conseguem ganhar 160-190 kg de peso. Depois os açougueiros cuidam deles.
Regras de criação
Os porcos ibéricos atingem a maturidade sexual aos 6 meses. O atraso pode ser causado por má nutrição ou doença. Antes de acasalar os porcos, sua saúde é verificada e os melhores indivíduos de ambos os sexos são selecionados através da observação sistemática de cada animal, literalmente desde o nascimento.
Se houver machos na fazenda preparados para a procriação, não é difícil detectar o cio em uma fêmea.Ela começará a prestar atenção especial ao javali, podendo até mostrar agressividade com marrãs e porcas. Quando um macho se aproxima de uma fêmea que está no cio, ela fica parada e não foge nem resiste.
Se o acasalamento tiver que ser realizado com o varrasco de outra pessoa, a fêmea também pode ser verificada quanto à prontidão para isso antes mesmo de se encontrar com o criador. O porco apresenta os seguintes sinais de cio:
- Inchaço ou vermelhidão da vagina. Pode causar sangramento.
- Grunhidos incomuns.
- Quando pressionado nas costas, ele fica parado.
Em média, são esperados de 5 a 10 bebês por ninhada. Quando a gravidez de um porco é determinada, ele é imediatamente transferido para uma dieta melhorada e equilibrada. Durante o período de alimentação dos leitões com leite, a dieta da mãe também deve ser rica em calorias e com alto teor de proteínas.
Uma época conveniente para acasalar porcos é o inverno. Os leitões nascerão em 4 meses.
Doenças da raça
Os proprietários são muitas vezes os culpados pelas doenças dos porcos ibéricos, como outros animais. Alimentação inadequada ou envenenamento por desatenção causam distúrbios no funcionamento do sistema digestivo.
Doença | Sintomas | Causas |
Anemia em leitões recém-nascidos. | Fraqueza, diarréia. | Falta de ferro na dieta de uma porca gestante. |
Gastroenterite. | Diarréia em leitão, atraso no desenvolvimento. | Desnutrição, dieta desequilibrada. |
Dispepsia em leitões lactentes. | Inchaço, diarréia ou prisão de ventre, letargia, vômito. | Desnutrição da mãe, doenças dos órgãos internos. |
Envenenamento por sal de cozinha. | Sede, vômito, aumento da salivação, convulsões. | Adição excessiva de resíduos alimentares contendo sal à ração. |
Envenenamento por mofo. | Diarréia grave ou prisão de ventre. | Molde na alimentação. |
Vermes. | Ganho ou perda de peso lento, falta de apetite. Diarréia, regurgitação, vômito, tentativas de arrastar o ânus pelo chão. Espasmos e convulsões. Parasitas nas fezes. | Condições insalubres, enfraquecimento dos animais devido à má nutrição. |
É fácil para os animais pegarem helmintos, mas a limpeza regular do esterco retarda a propagação de parasitas. É necessário administrar periodicamente medicamentos anti-helmínticos aos animais.
Os porcos ibéricos também são suscetíveis a infecções virais e bacterianas. Tais doenças costumam acompanhar animais afetados por parasitas, penetrando em feridas causadas por helmintos. Uma mudança no comportamento do porco em direção à letargia e ao desânimo indica que é hora de chamar um veterinário e isolar o animal o mais rápido possível.
O valor dos produtos cárneos
Os presuntos de porco ibérico são utilizados para produzir vários tipos de jamón, o mais famoso produto importado espanhol. Eles diferem no método de engorda do animal do qual a carne é feita e na qualidade de cada carcaça. Os tipos mais famosos:
- Ibérico de Beyota, para quem a engorda do porco termina com uma dieta à base de bolota;
- O Ibérico Cebo de Campo é elaborado a partir de carne criada com grão e bolota.
O presunto é carne seca de porco ibérico com estrias de gordura no músculo. Demora vários meses para se preparar. Corte em fatias transparentes.