Descrição dos pinheiros-navais, sua altura e variedades, aplicação

O pinheiro naval é uma espécie de conífera interessante que anteriormente era usada ativamente na construção naval. Essas plantas diferem de outros pinheiros na aparência, estrutura e grau de resistência da madeira. A cultura costuma crescer em climas adversos, o que afeta diretamente suas características de qualidade. Ao mesmo tempo, vários tipos de pinheiros podem ser utilizados na construção naval.


Descrição da aparência

Os pinheiros que possuem características únicas são chamados de pinheiros-navios. Aos 80-100 anos crescem até 40 metros e têm tronco reto. Seu diâmetro é de 50 centímetros.Ao mesmo tempo, a ausência de nós é considerada um diferencial da cultura. As propriedades únicas das plantas não param por aí.

Propriedades

Os pinheiros-navios são caracterizados por agulhas macias que se formam em cachos. Cada um deles forma 2 a 5 agulhas. As sementes em forma de nozes amadurecem nos cones. O comprimento do fruto chega a 12 centímetros.

As seguintes características são características dos pinheiros-navais:

  1. Madeira forte que possui certas propriedades físicas e mecânicas.
  2. A altura é de pelo menos 40 metros. Os pinheiros atingem esse tamanho aos 100 anos.
  3. Tronco liso e uniforme com diâmetro superior a 50 centímetros. Não há nós em sua estrutura.
  4. O conteúdo de resina está acima da média.
  5. Madeira clara.
  6. Padrão original na estrutura de madeira. As próprias fibras podem ter uma tonalidade amarela ou vermelha intensa.

Pinho de navio

Essas culturas geralmente não crescem isoladamente, mas em condições climáticas favoráveis ​​formam bosques inteiros. Desenvolvem-se melhor em solos arenosos, pantanosos ou turfosos, que não contêm húmus natural.

De onde vem esse nome?

O pinheiro naval é frequentemente chamado de pinheiro mastro. Isso significa que a árvore possui características naturais únicas. Isso o torna um excelente material para a construção de navios. Além das pranchas, os mastros dos veleiros são feitos de grãos de madeira. O fato é que o núcleo é considerado a parte mais forte da cultura. As partes mais resistentes da madeira são utilizadas para fazer molduras e revestimentos.

Especialista:
Em termos de densidade, a madeira de pinho naval excede significativamente os parâmetros dos análogos. A resina das árvores também é considerada muito valiosa. É utilizado para processar cordas, impregnar velas e peças individuais. Essas coníferas não perdem suas qualidades durante o rafting nos rios.

Graças ao alto teor de resina, é possível evitar processos de apodrecimento e prevenir ataques de pragas. Devido ao seu baixo peso é possível facilitar o processo de transporte. A ausência de nós permite cortar o tronco em tábuas compridas de diversos tamanhos.

Pinho de navio

Onde eles são usados?

Antes do advento do metal, a madeira servia como principal material na construção naval. Neste caso, os construtores navais utilizaram diferentes fragmentos de troncos. Os navios eram frequentemente construídos de acordo com vários sinais. Elementos importantes foram feitos a partir de um fragmento de um tronco voltado para o norte. Isso possibilitou a obtenção de elementos estruturais de alta resistência. Acreditava-se que do lado norte a árvore recebia uma quantidade mínima de sol e calor. Como resultado, essa madeira tem granulação fina e alto grau de densidade.

Especialista:
Não foi à toa que os pinheiros-navios foram chamados de pinheiros-mastro. Eram ideais para fazer mastros para veleiros. Para tanto, foram utilizadas árvores altas e esguias, com diâmetro de 50 centímetros. A madeira deles era especialmente forte na parte central - perto do núcleo.

A madeira mais resistente também foi utilizada para fazer o corpo. As variedades vermelhas eram especialmente adequadas para este propósito. Atualmente, são utilizados para revestimento de decks internos e externos. Este material também é excelente para revestimento. É uma moldura que serve para fixar o piso e cobrir áreas.

O pinheiro, que não possui ramos inferiores, possui as fibras de madeira mais lisas. Graças à altura da árvore e aos troncos lisos e sem defeitos, é possível obter quilhas e tábuas compridas a partir de toras.

Foto de pinheiro de navio

Antigamente, os construtores navais usavam não apenas madeira de pinho, mas também resina.Eles usaram essa substância para impregnar velas e cordas, além de vedar ranhuras. Como resultado, foi possível obter navios duráveis ​​​​e com equipamentos duráveis. Muitos navios da frota do Império Russo eram feitos de pinheiros altos e delgados.

Variedades

Para a fabricação de navios, são utilizados 3 tipos de pinheiros de mastro - amarelo, vermelho ou minério e branco ou myand. As variedades amarelas atingem uma altura de 50-70 metros e possuem madeira leve e durável. É bastante forte e elástico. Os elementos da longarina são feitos deste material.

O pinho vermelho, frequentemente encontrado no norte da Rússia, é usado para fazer revestimentos de madeira. Também é utilizado para decorar o interior de embarcações marítimas e construir pisos de convés. O material é utilizado como estofamento na parte interna das laterais, painéis da cabine e compartimentos de esgoto.

Os pinheiros brancos preferem áreas pantanosas e inundadas. Eles são usados ​​para trabalho temporário. Este material deve ser utilizado nos casos em que não são necessárias alta resistência e durabilidade. Este tipo de madeira é indicado para montagem de andaimes provisórios, cavaletes, gabaritos e outras peças.

Pinheiro de navio

Por que essas árvores são protegidas?

Os pinheiros dos navios são protegidos por lei. Esta prática remonta à época de Pedro I. Em seguida, adotaram decretos que proibiam o desmatamento de florestas de pinheiros. As colheitas reservadas incluíam todas as árvores com 12 vershoks de altura. Houve multas significativas por infringir a lei.

O fato é que são necessários muitos anos para restaurar a população dessas culturas, portanto, para manter os recursos florestais é necessária a criação de áreas protegidas. O corte não autorizado de mastros é punível com multa elevada.Às vezes, a prisão por até 5 anos é até possível.

Para preservar a população de pinheiros-navais, foram criadas reservas especiais. Em particular, tais formações existem na fronteira entre a República Komi e a região de Arkhangelsk. Lá, os pesquisadores puderam descobrir bosques com árvores com mais de 300 anos. Na região de Voronezh existe um monumento natural chamado “Mast Forest”. Foi inaugurado em 1998.

Os pinheiros-navais são plantas bastante interessantes e com características únicas. Graças a isso, esse tipo de árvore pode ser utilizado na indústria naval. Porém, hoje o uso dessa madeira é limitado. No entanto, o pinho era anteriormente um importante material de construção.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim