O pinheiro silvestre é considerado uma das árvores mais populares encontradas na Rússia. Esta cultura monóica perene cresce em muitas regiões asiáticas e europeias. As árvores desta espécie são de interesse de botânicos e paisagistas. Essas coníferas são frequentemente usadas para decorar parques, praças e chalés de verão.
Que tipo de árvore é essa
O pinheiro silvestre é uma cultura comum caracterizada por certas características.
Descrição externa
Este tipo de árvore conífera pertence ao gênero Pinus. O pinheiro silvestre tem um aroma específico e uma série de outras características:
- A altura da conífera perene é de 10 a 30 metros.
- A coroa tem diâmetro de até 10 metros. É elevado e tem formato de cone. À medida que a árvore se desenvolve, a copa se expande. Além disso, é caracterizado por ramos em forma de cone.
- O tronco é delgado e reto. Seu diâmetro é de 1,5 metros. A raiz tem uma estrutura bastante espessa e é coberta por sulcos. Perto da base é marrom e próximo ao topo do tronco torna-se mais claro.
- Inicialmente, os rebentos caracterizam-se pela cor esverdeada, mas depois de algum tempo tornam-se brilhantes e ocres. Às vezes, há uma leve camada cerosa nos galhos. Os ramos jovens tornam-se castanho-acinzentados no 2º ano.
- Os brotos são caracterizados por um arranjo espiralado. Usando esse recurso, é possível determinar facilmente a idade das árvores jovens.
- A planta distingue-se pelas agulhas finas, densas e rígidas. Distingue-se por uma cor verde-azulada e é ligeiramente curvado. O comprimento das agulhas é determinado pelo local de crescimento e pode chegar a 15 centímetros. As agulhas crescem em cachos e permanecem nas árvores por 2 a 3 anos. Às vezes, as agulhas estão presentes nos pinheiros por até 5 anos. No outono, a cor das agulhas não muda.
- As flores masculinas são amarelas ou vermelhas. Assemelham-se a espiguetas ovóides, localizadas em cachos próximos à base dos novos brotos. Os cones femininos são pequenos e de cor vermelha ou verde. A polinização é realizada pelo vento. Os pinheiros florescem do final da primavera ao início do verão.
- Os frutos alongados e ovóides apresentam textura fosca e tonalidade marrom-acastanhada.Na maioria das vezes, são únicos ou formam grupos de 2 a 3 peças.
- O pinheiro silvestre é caracterizado por sementes ovóides alongadas de cor preta ou cinza. Seu comprimento chega a 4 centímetros. As sementes têm asas transparentes que são várias vezes maiores que o seu tamanho. O amadurecimento ocorre 2 anos após a polinização.
- A árvore dá frutos aos 10-15 anos. Em plantações densas, isso pode acontecer após 30 a 40 anos. Uma safra centenária pode produzir até 1.000 cones.
Quanto tempo vive uma árvore?
O pinheiro silvestre vive de 100 a 600 anos. É caracterizado pelo seguinte ciclo de vida:
- As sementes caem no solo, ficam saturadas de umidade e germinam.
- O germe do sistema radicular é direcionado para a estrutura do solo.
- Os cotilédones elevam-se acima da superfície da terra.
- O fornecimento de nutrientes é utilizado ativamente para o desenvolvimento posterior.
- Um novo rebento vertical é formado com pequenas agulhas, dispostas em espiral.
- Aos 2 anos aparecem pequenas escamas transparentes nos brotos. Existem pequenas agulhas em seus seios da face.
- Ao final do ciclo, o pinheiro se transforma em árvore adulta e o padrão se repete novamente.
Área
Esta cultura está crescendo enormemente na Rússia. Pode ser visto em muitos países e ilhas continentais. Um grande número de pinheiros silvestres é encontrado no Reino Unido, nos sistemas ecológicos da Europa Oriental e nas costas da Espanha. Na Mongólia existe uma subespécie especial, confirmada pelos botânicos.
O pinheiro silvestre prefere ar fresco. Freqüentemente forma plantações frequentes com árvores decíduas - carvalhos e bétulas. Esta cultura não exige muito da composição do solo. Pode até crescer em pântanos e areias.
Como plantar corretamente
Para ter sucesso no cultivo do pinheiro, é importante compreender quais as condições que lhe devem ser proporcionadas.Os trabalhos de plantio devem ser realizados do final de abril ao início de maio. Também é permitido plantar a safra do final de setembro ao início de outubro. Ao plantar uma planta no final do outono, ela não terá tempo para se adaptar rapidamente às novas condições. Nesse caso, existe o risco de morte das mudas. Plantas grandes também podem ser plantadas no inverno, quando estão dormentes.
O pinheiro silvestre é considerado uma cultura que adora luz. Ela cresce bem em áreas ensolaradas. No entanto, a árvore também pode ser cultivada em sombra parcial. Em um local com sombra, a árvore ficará unilateral ou deformada.
Para plantar uma planta, é necessário preparar uma cova. Deve ter o dobro do tamanho do pedaço de terra. Você pode preencher a cova de plantio com uma composição à base de solo fértil, grama, argila e areia de rio. Você também pode adicionar 40 gramas de nitroammophoska à composição.
Primeiro é preciso colocar a mistura de terra na cova, depois retirar com cuidado a muda do recipiente, tomando cuidado para não destruir o torrão de terra, colocar a árvore na cova e preencher o espaço com a composição do solo. Precisa ser adicionado gradualmente e compactado levemente imediatamente.
O colo da raiz da planta deve ser colocado na superfície. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de desenvolvimento de processos de apodrecimento, que levarão à morte da colheita. Após o plantio, a muda precisa ser regada.
Instruções de cuidados
Os pinheiros maduros são altamente resistentes à seca. Mesmo em clima quente você não precisa regá-los. A exceção são as plantas plantadas recentemente, principalmente as grandes.Algumas variedades compactas com raízes superficiais também requerem rega. Neste caso, é necessário colocar água embaixo do barril.
Os pinheiros são considerados pouco exigentes na nutrição do solo. Isso significa que não é necessário aplicar fertilizantes nessas plantas. Pelo contrário, o estrume fresco ou uma preparação mineral com elevado teor de azoto pode ser prejudicial para a cultura. Isto é especialmente verdadeiro quando se utiliza a substância no final do verão.
Às vezes falta um elemento importante ou vários ao solo no solo. Neste caso, o pinheiro precisa ser alimentado uma vez por temporada. Para isso, recomenda-se aplicar um preparado complexo para coníferas ou utilizar um produto que contenha o elemento desejado.
Controle de pragas
As pragas comuns que causam danos aos pinheiros incluem os seguintes parasitas:
- Cochonilhas - identificá-las não é difícil. Em sua estrutura, lembram formações arredondadas ou verrugas convexas em uma árvore. Para destruir esses parasitas, é necessário usar produtos químicos como Actellik e Aktara.
- Ácaros-aranha - atacam árvores em climas quentes e secos. Ao mesmo tempo, uma fina teia branca aparece nas plantas. Para enfrentar as pragas, é necessário borrifar a copa. Se os procedimentos regulares com água não produzirem efeito, você pode usar meios especiais - acaricidas. Você também pode pulverizar as plantações com preparações universais que ajudam a lidar com muitas pragas. Estes incluem, em particular, “Aktellik” e “Fitoverm”.
- Mosca do pinheiro - neste caso, as lagartas cobrem as agulhas e as absorvem ativamente. A coleta manual ou a derrubada com pressão da água ajudarão a lidar com os parasitas. Entre os agentes químicos, é permitido o uso de “Aliot”, “Aktar”, “Pinotsid”.No outono é necessário afrouxar o círculo do tronco da árvore. É importante fazer isso com cuidado para não danificar o sistema radicular.
Métodos de reprodução
O pinheiro silvestre pode ser propagado de diferentes maneiras. A maneira mais fácil de fazer isso é com sementes. Para começar, os grãos precisam ser removidos. Para isso, recomenda-se utilizar cones formados que estão apenas começando a abrir. Eles devem ser colhidos no outono - em setembro ou outubro.
Os cones devem ser dispostos em 1 a 2 camadas e mantidos vários dias em local seco e quente. Depois de alguns dias, as sementes cairão sozinhas. Devem ser semeados imediatamente - antes do inverno. Isso proporcionará estratificação natural e ajudará a obter brotos amigáveis. Ao plantar sementes de pinheiro, elas são aprofundadas em 2 a 3 centímetros. Recomenda-se fazer isso em fileiras, mantendo um intervalo de 15 centímetros. Você pode plantar sementes ainda mais grossas, mas neste caso as plantações terão que ser desbastadas.
Após 1-2 anos, as mudas de pinheiro podem ser movidas para um local permanente ou plantadas com menos frequência para cultivo subsequente. As plantas devem ser replantadas na primavera ou no início do outono. Ao mesmo tempo, a utilização do método de propagação por sementes não permite preservar as características varietais da cultura. No entanto, é frequentemente utilizado para obter novas formas decorativas.
Outra opção comum para propagação de pinheiro são as estacas. É importante considerar que este método é bastante complexo e demorado, por isso raramente é utilizado. As estacas são realizadas na primavera - antes do início do desenvolvimento ativo de novos brotos. Para fazer isso, você precisa preparar estacas de 10 a 15 centímetros de tamanho a partir de brotos direcionados verticalmente. É importante que um pedaço de madeira do ano retrasado permaneça na parte inferior do galho cortado.
Aplicativo
O pinheiro silvestre é frequentemente usado para fins decorativos. Além disso, possui propriedades medicinais e é utilizado na construção civil.
Em paisagismo
Os pinheiros ajudam a fortalecer o solo, por isso são frequentemente plantados em encostas. A árvore serve como excelente decoração para as planícies. Muitas vezes é plantado no território de instituições médicas. Ao mesmo tempo, os pinheiros raramente são cultivados em áreas urbanas.
Na medicina popular e na agricultura
As raízes do pinheiro silvestre são usadas para preparar tinturas medicinais. Óleo e emplastros são frequentemente feitos de resina de pinho. Os botões são considerados um supressor de tosse eficaz e possuem propriedades desinfetantes. As agulhas de pinheiro são usadas para fazer óleo que ajuda a tratar doenças renais e pulmonares.
A madeira de pinho é frequentemente usada para fazer fermento alimentar e álcool vínico. Este material também é frequentemente utilizado na construção.
O pinheiro silvestre é uma cultura muito comum, frequentemente utilizada para decorar áreas. Também possui propriedades medicinais e é frequentemente utilizado na construção.