O pinheiro da Crimeia é uma planta bastante popular que possui excelentes propriedades decorativas. A cultura recebeu o nome do acadêmico inglês Peter Pallas. Foi ele quem trouxe as sementes da planta para a Inglaterra na década de setenta do século passado e recebeu a forma cultivada. A cultura está listada no Livro Vermelho, portanto não pode ser cortada.
Que tipo de variedade é essa
Segundo a descrição botânica, esta árvore pertence ao gênero Pine.O nome da espécie é Pinus nigra e sua subespécie é Crimeia ou Pallas.
Aparência
O pinheiro da Crimeia é uma conífera alta que atinge uma altura de 30 a 40 metros. Neste caso, o valor máximo é de 45 metros. As árvores jovens são caracterizadas por uma copa piramidal bastante larga. Nas plantas mais antigas tem formato de guarda-chuva.
O pinheiro da Criméia da variedade Fiolent e outras variedades são caracterizados por um arranjo horizontal de ramos. Ao mesmo tempo, eles se curvam um pouco para cima. O tronco é coberto por casca escura. Pode ser marrom ou quase preto. O topo do tronco é coberto por fissuras ou sulcos profundos e apresenta coloração avermelhada. Ao mesmo tempo, os ramos jovens apresentam uma superfície castanho-amarelada brilhante.
A planta tem longas agulhas verde-escuras. As agulhas são densas e espinhosas. Eles têm uma forma ligeiramente curva. O comprimento das agulhas é de 8 a 12 centímetros e a largura não excede 2 milímetros. Os botões são bastante grandes e cobertos por escamas retas.
Os cones estão localizados horizontalmente. Eles são colocados em galhos individualmente ou imediatamente após vários pedaços. Os cones são caracterizados pela cor marrom e brilho. Eles diferem na forma ovóide ou cônica. O comprimento da fruta é de 5 a 10 centímetros e o diâmetro é de 5 a 6. Os escudos jovens têm uma tonalidade azul-violeta, enquanto os maduros têm uma tonalidade amarelo-acastanhada.
Área de crescimento
Em condições naturais, o pinheiro Pallas cresce na Crimeia e no Cáucaso. A cultura é capaz de se desenvolver em solo calcário.Cresce bem em condições de falta de umidade e resiste a ventos fortes. A planta pode suportar temperaturas de até -25 graus.
Em climas temperados, as árvores jovens muitas vezes morrem congeladas. Portanto, no cultivo, o pinheiro da Crimeia é geralmente cultivado apenas nas regiões do sul da parte europeia da Rússia. Também pode ser plantada na região de Moscou e na zona Central.
Instruções de pouso
O pinheiro da Criméia, assim como o pinheiro caucasiano, exige o cumprimento de certas instruções de plantio.
Seleção de mudas
Para cultivar pinheiro em hortas e parques, deve-se dar preferência a mudas jovens. Para que uma árvore se adapte melhor, ela não deve ter mais de 5 anos. Para que a planta resista ao clima rigoroso da zona intermediária, vale a pena escolher mudas com pelo menos três anos.
Você pode comprar a planta em qualquer viveiro da Crimeia. Mudas de alta qualidade são vendidas em recipientes com sistema radicular fechado. Os rebentos de uma planta jovem devem ser bastante flexíveis. Eles devem estar livres de mofo, manchas ou outros sinais de doenças.
Preparação do solo
Para plantar plantas no país, deve-se dar preferência a locais com lençóis freáticos profundos. É melhor plantar a planta em solo arenoso e franco-arenoso. Caso contrário, deve ser feita uma camada de drenagem com 20 centímetros de espessura na reentrância de plantio. Pode consistir em argila expandida ou areia de rio. Solo leve deve ser usado para aterro. Para reduzir a acidez do solo, deve-se adicionar giz ou farinha de dolomita.
A cultura é considerada muito amante da luz. É caracterizada por um crescimento lento e dificilmente resiste ao transplante na idade adulta. Isso deve ser levado em consideração na escolha do local de plantio e da área da planta.
Guia passo a passo
Para realizar o trabalho de plantio, é necessário fazer o seguinte:
- Escolha um local bem iluminado e protegido de ventos fortes.
- Cave um buraco para plantar até 1 metro de tamanho. É importante garantir que o colo da raiz da muda esteja nivelado com a superfície do solo.
- Para evitar a estagnação da umidade, é recomendável fornecer drenagem. Pode consistir em areia e pequenas pedras.
- Ao plantar vários pinheiros, é necessário deixar espaço entre eles. É melhor manter uma distância de pelo menos 1,5-2 metros.
Cuidado de árvore
Para que uma árvore se desenvolva normalmente, uma série de regras de cuidado devem ser seguidas. A planta deve ser alimentada, umedecida e podada na hora certa. A preparação para a geada é importante.
Regar e fertilizar
A cultura é considerada bastante resistente à seca. No entanto, isto só se aplica a árvores maduras. Os pinheiros jovens precisam de rega moderada e regular. Com umidade suficiente, as mudas criam raízes rapidamente e ficam verdes.
A umedecimento é realizada à medida que o solo seca. Neste caso, é necessário levar em consideração a precipitação sazonal. As coníferas jovens definitivamente precisam ser regadas no outono. Recomenda-se fazer isso 1 mês antes do início da primeira geada. Graças à irrigação com recarga de umidade, é possível aumentar a resistência ao gelo.
Todas as coníferas perenes requerem menos fertilização do que as culturas decíduas. Isso se deve ao fato de não perderem folhas e não formarem frutos.
Em condições naturais, os pinheiros da Crimeia crescem em solos esgotados. Portanto, eles se distinguem por um crescimento bastante lento.A fertilização estimula o desenvolvimento das plantas. Para fazer isso, adicione nitrogênio, fósforo e potássio. Sempre há escassez deles na natureza. A utilização de um complexo mineral ajuda a estimular o crescimento das culturas jovens e a melhorar as suas propriedades protetoras.
Ao adicionar nutrientes, é importante seguir as dosagens:
- O nitrogênio é adicionado apenas no plantio de plantas jovens. Mudas adultas não precisam ser alimentadas com essa substância. Para 1 metro quadrado vale a pena usar 20 gramas da substância.
- Fósforo - este elemento é adicionado às plantas jovens três vezes durante a temporada. Ao mesmo tempo, devem ser utilizados 20 gramas do produto por 1 metro quadrado. As colheitas maduras são fertilizadas duas vezes - na primavera e no verão. Neste caso, são adicionados 50 gramas do produto por 1 metro quadrado. A última vez que a substância é utilizada é o mais tardar em agosto.
- Potássio – as mudas jovens precisam ser alimentadas 3 vezes durante a temporada. Neste caso, são aplicados 20 gramas do produto por 1 metro quadrado. As plantas adultas precisam de 50 gramas por 1 metro quadrado. Eles são alimentados duas vezes. O produto deve ser utilizado na primavera e no verão. Deve ser apresentado até agosto.
- Magnésio – na primavera as mudas podem ser alimentadas com farinha de dolomita. Nesse caso, 1 metro quadrado custa 70 gramas da substância.
Cobertura morta
Para aumentar a permeabilidade do solo ao ar e à umidade, a área ao redor do tronco da árvore é afrouxada de vez em quando. Isso deve ser feito após a rega. Definitivamente, você também deve se livrar das ervas daninhas.
Depois de soltar o solo deve ser coberto com cobertura morta. Graças a isso, é possível evitar o ressecamento do sistema radicular e o congelamento do solo no inverno. No verão, este procedimento evita o risco de desenvolvimento de ervas daninhas. É permitido usar serragem, folhas caídas e turfa como cobertura morta. Casca de conífera também é uma boa opção.
Aparar
Uma planta conífera desta espécie não requer poda modeladora. Ao mesmo tempo, o pinheiro da Crimeia necessita de poda sanitária. Este procedimento deve ser realizado na primavera, após o inverno. Neste caso, é necessário remover galhos quebrados e queimados. Se necessário, a manipulação também é realizada na primavera. Neste caso, é necessário retirar os brotos doentes. Para estimular o crescimento das árvores, você pode beliscar os brotos. Para isso, vale retirar no máximo um quarto do seu comprimento.
Preparando-se para o tempo frio
Uma árvore adulta pode suportar facilmente invernos rigorosos e não requer isolamento. Mudas jovens geralmente sofrem com geadas. Portanto, antes da chegada do frio, eles precisam ser isolados com serragem, folhas caídas ou cascas de coníferas. Recomenda-se cobrir a parte aérea com material de cobertura ou ramos de abeto.
Métodos de reprodução
O pinheiro da Crimeia pode ser propagado por sementes. Eles são pequenos e têm asas de até 2,5 centímetros de comprimento e 2 milímetros de largura. Graças a isso, as sementes que caem das pinhas voam para longe da árvore e colonizam novos territórios. É importante considerar que tentativas de propagação por alporquia, estaquia ou enxertia de árvore não produzem resultados.
Possíveis doenças
Se as regras da tecnologia agrícola forem violadas, aumenta a probabilidade de o pinheiro da Crimeia ser afetado por doenças. Na maioria das vezes ela sofre das seguintes patologias:
- Câncer;
- ferrugem;
- podridão do caule e da raiz.
Para evitar o desenvolvimento de doenças, é importante cuidar adequadamente da muda e tratá-la com produtos biológicos fungicidas.
O pinheiro da Crimeia também pode sofrer ataques de insetos. Para as plantas jovens, o bechafer é considerado muito perigoso, pois pode danificar as raízes da árvore. Portanto, antes de plantar, você deve inspecionar cuidadosamente o solo.Quando são detectadas larvas de insetos, o solo deve ser tratado com produtos químicos.
Os insetos costumam causar danos às agulhas. Por exemplo, as lagartas do bicho-da-seda do pinheiro são capazes de comer até 700 agulhas durante seu desenvolvimento. Meios como “Aktara”, “Karate”, “Enzhio” ajudam a enfrentá-los. As plantações precisam ser tratadas na primavera e no outono.
Aplicativo
O pinho da Crimeia distingue-se pela sua madeira durável e pesada, resistente a fissuras. O material é altamente resistente à umidade. É caracterizado pela resistência a infecções fúngicas e é muito durável. A madeira pode ser utilizada como matéria-prima para a produção de terebintina e breu. É utilizado na produção e construção de móveis. Porém, o material não tem ampla aplicação na indústria, pois está listado no Livro Vermelho.
Árvores vivas são usadas para decorar ruas e fortalecer encostas. Eles são frequentemente usados para criar belas composições paisagísticas em chalés de verão.
Agulhas e pinhas jovens de pinheiro da Crimeia são ativamente usadas na medicina popular. Eles fazem decocções que ajudam a eliminar patologias das articulações e órgãos do aparelho respiratório.
O pólen de pinheiro é considerado um excelente bioestimulante natural. Ele contém muitas vitaminas B, ácido ascórbico e antioxidantes. O produto é utilizado para o tratamento e prevenção das seguintes condições:
- anemia, esgotamento físico e nervoso;
- enfraquecimento do sistema imunológico;
- infecções;
- desordens digestivas;
- patologias do coração e dos vasos sanguíneos;
- alterações na pressão arterial;
- aumento dos níveis de colesterol no sangue;
- diabetes;
- Câncer;
- patologias dos rins e do fígado.
O pinheiro da Crimeia é uma cultura decorativa atraente que se adapta perfeitamente a uma variedade de composições paisagísticas. Além disso, possui propriedades medicinais pronunciadas. Para que o cultivo do pinheiro seja bem-sucedido, é necessário seguir rigorosamente as instruções e cuidar bem da cultura.