Criação passo a passo de um bonsai de pinheiro em casa com suas próprias mãos

Bonsai é uma arte oriental de paisagismo, cuja versão padrão é o cultivo de um pequeno pinheiro. As floriculturas costumam vender árvores já formadas em vasos. No entanto, cultivar bonsai de pinheiro com as próprias mãos é considerado uma atividade interessante. Para ter sucesso neste assunto, é importante seguir uma série de regras.


Quais variedades são adequadas

Árvores em estilo bonsai em miniatura são reproduções de plantas que ocorrem naturalmente.No Japão, esta técnica é considerada uma verdadeira visão de mundo que combina o lado físico e o espiritual. Na Rússia, essas árvores começaram a ser cultivadas não faz muito tempo. Na maioria das vezes, os pinheiros são usados ​​para esse fim. Eles são ótimos para criar formas incomuns.

Fazer um bonsai requer paciência e o conhecimento necessário. A árvore é formada de acordo com regras especiais:

  • o tronco precisa ser forte e imponente - a presença de um suporte compactado e de um rizoma saliente do solo é de grande importância;
  • Os pinheiros costumam ter poucos galhos – mas é importante que eles se harmonizem e dêem à árvore uma aparência única;
  • para dar uma forma de pinho, geralmente é escolhida uma das 15 amostras padrão.

O contorno do bonsai deve ser semelhante ao da cultura que cresce em condições naturais. Ao cultivar uma árvore, é importante desacelerar o seu crescimento. Para obter um bonsai, normalmente são utilizados 4 tipos principais de pinheiros.

Pinheiro preto japonês

Na maioria das vezes, os bonsai são feitos de pinheiro negro japonês. Sujeita às regras da tecnologia agrícola, esta cultura tem uma casca bonita e tolera facilmente até as condições mais difíceis. Seu cultivo não requer composição específica de solo nem alto teor de nutrientes.

No Japão, muitos fãs da arte do bonsai cultivam plantas neste estilo a partir do pinheiro negro. Eles chamam isso de uma homenagem às origens da arte antiga. Ao mesmo tempo, o cultivo de pinheiro negro japonês no estilo bonsai está associado a alguns problemas:

  • a árvore pode ter agulhas muito compridas - o motivo pode ser a escolha errada do local de plantio, violação das regras de rega ou fertilização;
  • a planta se desenvolve lentamente - esta é considerada sua característica biológica.

Os pinheiros negros são considerados plantas pouco exigentes. Eles podem resistir até mesmo a condições adversas e sobreviver em solo árido e rochoso. Esta variedade apresenta várias diferenças em relação ao pinheiro silvestre. É caracterizada por agulhas verde-acinzentadas escuras medindo 7 a 15 centímetros e casca cinza-púrpura. À medida que a árvore se desenvolve, ela fica coberta de rachaduras, o que faz com que a colheita pareça uma rocha.

pinheiro da montanha

Esta variedade de pinheiro distingue-se pelas suas propriedades únicas. Esta é uma árvore resistente que pode resistir a fatores climáticos adversos e flutuações de temperatura. Nesse caso, a planta não muda a cor das agulhas.

bonsai de pinheiro

O pinheiro da montanha pode resistir a fortes geadas e calor. Se seguirmos as regras da tecnologia agrícola, a planta produz agulhas densas e bonitas. É caracterizada por ramos densos que podem ser aparados e modelados em diversos estilos. A cultura jovem tem uma tonalidade arroxeada. Durante o período de floração, flores decorativas de cor roxa suave aparecem na planta.

Especialista:
O pinheiro da montanha cresce na Europa Central. Esta variedade inclui muitas subespécies e variedades. Em condições favoráveis, o pinheiro da montanha forma arbustos densos ou pequenas árvores. É caracterizada por agulhas emparelhadas medindo 2 a 5 centímetros. Têm uma cor verde escura e uma forma retorcida. Durante o período de floração, flores roxas aparecem nas árvores.

Pinheiro silvestre

Esta planta é considerada a variedade mais simples e flexível. Transformá-lo em um bonsai com suas próprias mãos não é difícil. A planta assume facilmente qualquer forma e mantém-na perfeitamente.

O pinheiro silvestre é nativo da Europa do Norte e Ocidental. É caracterizada por agulhas emparelhadas de cor azul esverdeada ou verde-amarelada. Seu comprimento chega a 5 a 7 centímetros.À medida que a árvore envelhece, a casca adquire uma estrutura escamosa e uma tonalidade marrom-avermelhada.

foto de bonsai de pinheiro

Pinheiro branco japonês

Esta cultura parece incomum e se distingue por agulhas brancas exclusivas. É por isso que é frequentemente cultivado em chalés de verão. Às vezes, essa planta é enxertada no tronco de um pinheiro preto. A variedade branca tem formato cônico ou colunar. Muitas vezes tem uma coroa extensa.

O pinho branco vem do Japão. Suas agulhas atingem um comprimento de 2 a 6 centímetros. Ao mesmo tempo, as agulhas são de cor verde escura. Por dentro tem uma tonalidade branco-azulada.

Instruções para formar uma árvore

O pinheiro é uma das árvores mais difíceis de cultivar no estilo bonsai. Isso se deve ao fato de que o princípio de sua poda difere da formação de outros tipos de plantas. Esta situação deve-se ao facto de a maioria das culturas se desenvolver ao longo da época. Ao mesmo tempo, formam novas folhas e brotos. O pinheiro, por outro lado, passa por um surto de crescimento, que ocorre na segunda metade da primavera.

Ao cultivar uma cultura em uma parcela, é importante considerar que ela possui zonas de crescimento próprias. Suas características afetam a intensidade da poda. Neste caso, a árvore é caracterizada pelas seguintes zonas:

  1. A Zona 1 é considerada a mais ativa. Seus brotos se desenvolvem de forma mais rápida e ativa do que outros.
  2. Zona 2 – caracterizada por resistência média.
  3. A Zona 3 é caracterizada pela menor atividade.

É importante considerar que a formação de um pinheiro bonsai é necessária desde muito cedo. O tronco de um velho pinheiro é quase impossível de dobrar. Isso fará com que ele simplesmente quebre.

foto de bonsai de pinheiro

Os pinheiros respondem bem à poda, mas esta deve ser feita com cuidado. O procedimento é realizado no máximo uma vez por ano. É importante considerar que a poda não deve ser muito radical.Caso contrário, existe o risco de destruição da cultura.

Recomenda-se podar os pinheiros no outono. Isso ajudará a reduzir a perda de suco. Caso seja necessária a retirada total do galho, a manipulação deve ser realizada no início da primavera. Graças a isso, o dano será curado mais rapidamente. Recomenda-se tratar e selar todas as áreas lesionadas durante o procedimento.

A formação do pinheiro deve ser feita com arame. Porém, existem diferentes versões sobre o início dessa manipulação. Alguns jardineiros acreditam que o procedimento deve ser realizado no final do outono ou inverno, quando a árvore é menos ativa. Outros veranistas têm certeza de que é melhor fazer a formação no verão. Nesse caso, qualquer dano pode ser facilmente eliminado, já que a árvore está em fase de desenvolvimento.

Mas esta teoria tem certas deficiências. O fato é que durante o período de desenvolvimento ativo, os ramos do pinheiro podem engrossar rapidamente. Ao aplicar arame na primavera e no verão, existe o risco de danificar o tronco no outono. Se realizar o procedimento no outono, é permitido deixar a moldura na árvore até a próxima safra.

Você também precisa prestar atenção aos seguintes fragmentos culturais:

  1. Botões - na primavera, grupos de botões se formam nos brotos. Para atingir a direção correta de desenvolvimento da árvore, fragmentos desnecessários devem ser pinçados. É importante lembrar as zonas de crescimento. Recomenda-se deixar os botões mais desenvolvidos nos rebentos inferiores. Neste caso, os botões menos desenvolvidos deverão estar presentes abaixo.
  2. Velas - com a chegada da primavera, os botões abandonados são transformados em velas. Seu comprimento também deve ser ajustado levando em consideração as zonas de crescimento. Na parte superior a poda é feita de forma mais severa do que na parte inferior.Um pinheiro bonsai pode reagir mal a todas as velas podadas. Portanto, esse processo dura de 15 a 20 dias.
  3. Agulhas – no cultivo com esta técnica, é realizada a arrancada das agulhas. Isso torna mais fácil que a luz solar alcance os brotos internos. É permitido começar a desbastar as agulhas na segunda metade do verão. O procedimento é realizado antes do início do outono. Para esverdear uniformemente todos os galhos da árvore, é importante arrancar as agulhas dos brotos mais pubescentes de cima. Nesse caso, a planta direcionará energia para o crescimento das agulhas por baixo.

Algumas variedades de pinheiros requerem a poda das agulhas, o que ajudará a dar à árvore um aspecto decorativo. Nesse caso, você precisa permitir que a planta cresça totalmente as agulhas e cortá-las completamente em agosto. A planta certamente crescerá novas agulhas, mas serão muito mais curtas.

bonsai de pinheiro

Cuidados posteriores

A principal condição para o cultivo de pequenas plantas no jardim é iluminação suficiente. Em locais sombreados, as agulhas ficam muito compridas, o que prejudica a aparência do bonsai. A falta de luz pode causar a morte dos brotos. Além disso, esta cultura não resiste de forma alguma às correntes de ar.

Regar e fertilizar

A árvore precisa de umidade contida, mas sistemática. É importante levar em consideração as condições climáticas. No verão, os bonsai de pinheiro são regados principalmente uma vez por semana. No inverno, a cultura necessita de pouca umidade, o que ajuda a interromper seu desenvolvimento.

Recomenda-se alimentar a planta tanto com preparações minerais quanto com matéria orgânica. Para tanto, são utilizadas preparações de nitrogênio e fósforo. É permitido o uso de húmus ou composto de produtos orgânicos.

Transferir

Recomenda-se replantar pinheiros no início da primavera.Isso é feito até que os botões inchem. É importante deixar um pouco de terra nas raízes, pois contém muitos elementos úteis.

Métodos de reprodução

A cultura pode ser propagada por sementes ou estacas. No primeiro caso, as pinhas devem ser colhidas no final do outono e as sementes plantadas no início da primavera. As estacas são consideradas um método de propagação mais difícil, pois os brotos não enraízam bem.

O pinheiro bonsai é uma bela planta muito utilizada para decorar diversos espaços. Para que o cultivo seja bem-sucedido, é importante seguir uma série de regras.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim