O pinheiro da montanha Varella é uma variedade ornamental muito incomum, criada no viveiro Carstens Varel. A cultura foi obtida em 1996. Tem uma aparência muito impressionante e se adapta perfeitamente a uma variedade de composições paisagísticas. Para que uma árvore cresça e se desenvolva normalmente, é necessário realizar corretamente o trabalho de plantio e cuidar bem dela.
Que tipo de árvore é essa
O pinheiro da montanha Varella tem uma série de características.A árvore é caracterizada por uma copa bastante densa e compacta, de formato esférico. Uma árvore adulta pode atingir uma altura de 1 a 1,5 metros. Além disso, sua largura é de 1 a 1,2 metros. Em 1 ano a planta cresce 10 centímetros.
As agulhas são caracterizadas por uma cor verde escura e formato alongado. Ao mesmo tempo, existem pequenos arredondamentos nas pontas das agulhas. O tamanho das agulhas chega a 10 centímetros de comprimento. As agulhas estão bem dispostas. Ao mesmo tempo, as agulhas jovens são muito mais curtas que as adultas. Isso cria a sensação de um halo ao redor da coroa.
As plantas desta variedade são despretensiosas. Eles crescem bem em solo ligeiramente ácido. O pinheiro Varella é caracterizado por um crescimento lento e necessita de luz suficiente. Graças ao seu amplo sistema radicular, a cultura é capaz de resistir a fortes rajadas de vento e baixas temperaturas.
A planta é caracterizada pela alta resistência a doenças e pragas. Normalmente, a cultura desta variedade é utilizada para decorar jardins rochosos. A planta fica ótima em composições de grupo e pode ser cultivada como tênia.
Por que esse nome
A descrição botânica da cultura diz que o nome “Pinus” para pinheiro da montanha foi emprestado de Teofrasto e veio da palavra “pinos”. Este antigo cientista grego é considerado o pai da botânica. Em suas obras ele descreveu mais de 500 plantas, incluindo variedades de montanha.
O próprio pinheiro Varella recebeu este nome em homenagem ao local onde foi criado. Cientistas poloneses estiveram envolvidos na seleção da variedade. Eles realizaram suas pesquisas em uma creche chamada Carstens Varel.
Instruções de pouso
Para que o pinheiro Varella se desenvolva normalmente não é necessária muita atenção. Enquanto a árvore cresce, basta tirar o mato a tempo, fazer podas sanitárias e formar a copa. Para prevenir o desenvolvimento de patologias, os jardineiros experientes aconselham a tomada de medidas oportunas. Para fazer isso, é recomendável pulverizar a coroa com produtos químicos.
O pinheiro da montanha desta variedade é considerado uma cultura que adora luz. Portanto, é recomendável plantá-la em áreas bem iluminadas. Às vezes, a planta é cultivada com sucesso em sombra parcial. É importante levar em consideração que em plena sombra a cultura quase sempre morre.
Esta variedade é considerada pouco exigente em termos de composição do solo. O pinheiro pode ser plantado em solos arenosos, franco-arenosos, ácidos e até esgotados. No entanto, ao cultivar uma cultura em substrato infértil, é recomendado primeiro aplicar fertilizante. O melhor é dar preferência a formulações especializadas para coníferas.
O material de plantio adquirido deve ser mantido em solução com adição de agente de enraizamento por várias horas. Isso ajudará a muda a se adaptar ao novo local com muito mais rapidez.
Para plantar um pinheiro desta variedade, é necessário realizar os seguintes passos:
- Cave um buraco três vezes maior que o rizoma. Isso significa que o buraco deve ter aproximadamente 1 metro de profundidade. No plantio de diversas culturas, o intervalo entre elas deve ser de 1,5 metros. Ao combinar a variedade Varella com coníferas maiores, a distância entre os furos é de 4 metros.
- Coloque a drenagem na parte inferior do recesso. Primeiro você precisa usar 15 centímetros de argila expandida e depois 5 centímetros de areia. Isso ajudará a proteger as raízes do alagamento.
- Deite 5 litros de água na reentrância e espere até que seja absorvida.
- Coloque uma camada de solo nutritivo com 20 cm de espessura no buraco. Para preparar o substrato, é necessário misturar grama, composto e areia em partes iguais. Recomenda-se também adicionar 20% de cinza de madeira à composição.
- Coloque a muda no centro do buraco e distribua cuidadosamente as raízes em todo o perímetro. Neste caso, é importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície da terra.
- Preencha o buraco com terra e compacte levemente o círculo do tronco da árvore com as mãos.
- Despeje 10 litros de água embaixo da planta.
- Depois que o líquido for completamente absorvido, cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Recomenda-se usar turfa para isso. Você pode adicionar 30 gramas de superfosfato. Ao aplicar cobertura morta em um pinheiro, não cubra o colo da raiz.
Cuidado adequado
Para que o pinheiro Varella cresça e se desenvolva normalmente é necessário um cuidado completo e de qualidade. Nesse caso, é recomendável regar a plantação na hora certa, alimentá-la e podá-la. A proteção contra patologias e pragas também é importante.
Rega
Esta planta é resistente à seca. Portanto, não necessita de regas frequentes. Imediatamente após o plantio, são necessários 5 litros de água para cada árvore. Isso é feito uma vez por semana. Basta regar as plantas adultas uma vez por mês. Neste caso, devem ser utilizados 10 litros de líquido em 1 árvore.
Afrouxamento e cobertura morta
O solo precisa ser solto após a precipitação e regado. Neste caso, você não pode ir mais fundo do que 5 centímetros. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de danos às raízes localizadas superficialmente.Imediatamente após o plantio é de grande importância a retirada das ervas daninhas, que podem levar à morte de uma planta frágil.
As agulhas que caem não devem ser removidas. Eles atuarão como cobertura morta natural e manterão os parâmetros ideais de umidade. Depois de algum tempo, as agulhas começarão a apodrecer. Ao misturar agulhas com húmus e composto, será possível obter uma microflora especial, que melhorará o desenvolvimento da cultura.
Poda e formação de copa
A poda adequada ajuda a formar uma coroa de qualquer formato - esférica, cúbica e outros tipos. Na poda de um pinheiro, é permitido retirar no máximo um terço dos brotos. Você precisa começar com galhos secos, nus ou danificados. Recomenda-se podar a planta a partir dos 2 anos. Isso precisa ser feito na primavera - início de maio.
Para realizar o procedimento é importante utilizar uma tesoura de poda afiada. Após a poda, é imprescindível desinfetar as ferramentas. Fragmentos de madeira danificados devem ser polvilhados com cinza de madeira e tratados com verniz de jardim. Isso ajudará a evitar que a infecção chegue lá.
Controle de pragas
O pinheiro Varella possui um sistema imunológico forte, por isso raramente encontra patologias ou ataques de pragas. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, recomenda-se adicionar cinzas de madeira à água para irrigação. Em condições de alta umidade, você pode polvilhar o solo ao redor da árvore com cinzas e polvilhar os galhos com elas.
Se as regras agrotécnicas forem violadas, o pinheiro pode sofrer ataques de cochonilhas e ácaros. Existe também o risco de ataques de parasitas do solo que afectam o sistema radicular da cultura. As pragas mais perigosas nesta categoria incluem a mariposa e a lagarta.
Para evitar o ataque de insetos perigosos, no início da safra é necessário pulverizar o solo e os brotos com Fitoverm. Ao preparar uma solução de trabalho, é importante seguir rigorosamente as instruções. As cinzas de madeira também ajudam a prevenir ataques de pragas.
Se os parasitas já se instalaram na árvore, é importante realizar imediatamente a poda sanitária. Este procedimento requer a remoção imediata de todos os fragmentos afetados. Depois disso, recomenda-se tratar o pinheiro com Sunmite ou Aktara. As soluções de trabalho devem ser preparadas estritamente de acordo com as instruções. Em casos avançados vale a pena realizar 2 tratamentos. Isso é feito com intervalo de 10 dias.
Aplicação de madeira
O pinheiro Varella da montanha é frequentemente usado em projetos paisagísticos. A grande difusão da cultura se deve ao fato da árvore ser capaz de manter qualquer formato, inclusive artificial. A planta tem uma aparência atraente e por isso é muito apreciada pelos jardineiros.
A cultura é de tamanho compacto. Portanto, pode ser usado como paciência ou para criar composições em grupo. No segundo caso, a cultura é combinada com outras plantas. Com a aplicação regular de pequenas quantidades de fertilizante, será possível estimular os processos de crescimento do pinheiro.
O pinheiro Varella da montanha é uma planta muito popular, frequentemente usada para decorar jardins. Para garantir o sucesso do cultivo da cultura, é melhor adquirir mudas em viveiros especializados.Ao mesmo tempo, não é recomendável desenterrar árvores na floresta, pois elas se enraízam muito mal em um novo local. Com o plantio adequado e os devidos cuidados, você poderá obter uma linda planta ornamental que irá decorar sua casa de verão por muitos anos.