O pinheiro Vatereri é uma variedade ornamental da variedade comum. Esta cultura é popular há mais de cem anos. Vem da Grã-Bretanha e é considerado muito popular entre os jardineiros europeus. A planta é frequentemente usada em projetos paisagísticos em chalés de verão e parques. Uma vantagem importante da cultura é o seu lento desenvolvimento. Graças a isso, complementa perfeitamente até mesmo espaços pequenos.
- Características da madeira
- Aparência
- Área de distribuição
- Como plantar um pinheiro corretamente
- Seleção de mudas
- Preparação do solo
- Instruções passo a passo
- Cuidado de árvore
- Regar e fertilizar
- Afrouxamento e cobertura morta
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Como propagar por árvore
- Com o que uma árvore pode ser infectada?
- Pragas e seu controle
- Aplicativo
Características da madeira
De acordo com a descrição botânica, o pinheiro silvestre é uma variedade anã. Esta cultura foi descoberta pelo cientista britânico Anthony Waterer, em cuja homenagem recebeu o seu nome.
Aparência
Esta variedade é um arbusto grande e denso, de copa arredondada e pertencente à família dos Pinheiros. A cultura é caracterizada por uma bela cor azul e alto grau de resistência ao gelo. É encontrada principalmente em áreas montanhosas.
Esta cultura é caracterizada pelas seguintes características:
- As plantas jovens possuem copa colunar. Com a idade, adquire formato arredondado e fica solto.
- A altura média da planta é de 4 a 5 metros. Aos 30 anos, a colheita chega a atingir 15 metros.
- A circunferência de um pinheiro pode ser de 8 a 12 metros.
- As agulhas são de cor azul. São bastante espinhosos e formam cachos de 2 a 3 pedaços.
- Esta cultura tem uma taxa média de crescimento. Em 1 ano, o pinheiro cresce de 10 a 11 centímetros.
- A planta se distingue por cones em forma de cone. A cor dos frutos masculinos varia do rosa claro ao amarelo. Seus tamanhos são de 0,8 a 1,2 centímetros. Os cones femininos são marrons e têm de 3 a 5 centímetros de comprimento.
- O amadurecimento dos frutos ocorre no final de novembro ou início de dezembro. No final do inverno abrem totalmente e em abril caem.
Área de distribuição
O pinheiro silvestre Watereri caracteriza-se pelos seus baixos requisitos de manutenção e por um elevado grau de resistência a geadas severas e prolongadas. A planta pode ser cultivada nas regiões sul e na zona intermediária. Ela cresce bem na Sibéria e nos Urais. A Ephedra é comum na Espanha e na Inglaterra.Também é encontrado na China e na Mongólia.
Como plantar um pinheiro corretamente
Para que o pinheiro Watereri se desenvolva bem, é importante fazer o plantio corretamente. Nesse caso, é preciso estar atento à seleção das mudas e ao preparo do local.
Seleção de mudas
Recomenda-se adquirir a cultura em viveiro especializado. Neste caso, deve-se dar preferência a uma planta com raízes fechadas. Sua idade deve exceder 2 anos. Essas mudas são consideradas as mais resistentes. Eles criam raízes rapidamente após o plantio no local.
Ao adquirir uma cultura com sistema radicular aberto, ela deve ser plantada imediatamente no solo. Caso contrário, vai secar. Ao escolher uma planta, é importante examinar cuidadosamente a copa. Deve estar vivo e ter o tronco intacto. Não deve haver ferimentos, rachaduras, manchas ou protuberâncias nos brotos.
Preparação do solo
Para plantar a planta, deve-se escolher um local ensolarado e com sombra durante o dia, pois as plantações jovens podem se queimar. O local deve ser protegido do vento. Também vale a pena prestar atenção à ocorrência de águas subterrâneas - devem ser profundas o suficiente.
O pinheiro Watereri prefere solos arenosos ou argilosos com parâmetros de acidez neutros e alto teor de nutrientes. Adicionar areia e turfa ajudará a tornar o solo pesado mais leve. Para 1 metro quadrado vale a pena usar 20 quilos de cada substância. Você também pode melhorar a estrutura do solo usando 2 baldes de argila.
Para diminuir a acidez do solo, deve-se usar farinha de dolomita.Calcita ou cal apagada também são adequadas para esse fim. Para 1 metro quadrado vale a pena usar 350 gramas desses componentes. Em seguida, a cama precisa ser desenterrada, nivelada e regada.
Instruções passo a passo
Recomenda-se que os trabalhos de plantio sejam realizados do final de abril ao início de maio. Durante o verão, as mudas poderão criar raízes, formar um novo sistema radicular e parte aérea e também se preparar para o inverno. Na região Sul, é permitido realizar trabalhos de plantio no outono. No entanto, isso deve ser feito o mais tardar na primeira quinzena de setembro.
Para plantar uma safra, é recomendável fazer o seguinte:
- Regue bem a colheita 2 horas antes do plantio
- Cave um buraco um pouco maior que o sistema radicular da planta.
- Coloque uma camada de drenagem no fundo. Para isso, é permitido o uso de seixos, tijolos triturados ou brita. Um substrato fértil precisa ser colocado por cima. Para fazer isso, recomenda-se misturar a terra da cova com grama, areia e turfa. Isso é feito na proporção de 3:2:1:2. Você também precisa adicionar 100 gramas de sulfato de potássio e superfosfato à composição.
- Coloque a muda na cova, acrescente terra e compacte o substrato ao redor do tronco.
- Regue generosamente a planta. Para 1 pinheiro é necessário usar 2 baldes de água. Depois de absorver a umidade, recomenda-se cobrir o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Para isso, é permitido o uso de turfa ou serragem de pinho.
Ao plantar uma cultura, é importante controlar que o colo da raiz permaneça nivelado com a superfície do solo. Caso contrário, existe o risco de apodrecimento e morte da colheita. Ao plantar várias árvores, vale manter um intervalo de 3 a 3,5 metros entre elas.
Cuidado de árvore
Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados. Neste caso, uma série de regras devem ser observadas.
Regar e fertilizar
Durante os primeiros meses, as plantas jovens necessitam de rega frequente. Graças a isso, a vegetação e o sistema radicular crescerão rapidamente. Recomenda-se umedecer o solo em intervalos de 3-4 dias. Para 1 muda vale a pena usar 10-15 litros de água.
Pinheiros maduros com mais de 3 anos requerem menos água. Neste caso, bastam 4 regas por temporada. Recomenda-se usar 50 litros de água para 1 árvore.
Polvilhar a coroa é considerado um procedimento bastante útil. Tem um efeito benéfico no desenvolvimento do crescimento jovem e ajuda a proteger a cultura contra danos causados por parasitas. A pulverização deve ser feita à noite - após o pôr do sol. Recomenda-se fazer isso em intervalos de 3-4 dias.
A fertilização ajuda a fortalecer a imunidade da planta, aumenta a resistência ao frio e ajuda a melhorar as suas propriedades decorativas. Pela primeira vez vale a pena aplicar nitrophoska ou amophoska debaixo do pinheiro. Para preparar a solução de trabalho, recomenda-se o uso de 30-40 gramas do medicamento para cada 10 litros de água. Este fertilizante é usado no ano seguinte após o plantio. É melhor aplicá-lo no início da primavera - antes do início da estação de cultivo.
Na segunda vez, o pinheiro é alimentado com uma combinação de superfosfato e sulfato de potássio. Para preparar a solução de trabalho, recomenda-se levar 15 gramas de cada produto para cada balde de água. Recomenda-se usar esta composição no outono - antes do início do frio. A fertilização deve ser combinada com a rega. Isso ajudará a melhorar a absorção dos componentes ativos.
Além disso, vale a pena irrigar a copa. Para tanto, são utilizados agentes na forma de quelatos. As composições adequadas incluem “Epin”, “Heteroauxin”, “Quadris”. São aplicados 3 vezes durante a temporada.
Afrouxamento e cobertura morta
O solo no círculo do tronco da árvore precisa ser afrouxado periodicamente.Isso ajudará a encher o solo com oxigênio. O arbusto anão desenvolve-se bem em substrato leve e respirável. Durante o afrouxamento, é imperativo eliminar as ervas daninhas. A cobertura morta do solo não é de pouca importância. Para isso, vale a pena usar turfa ou casca triturada.
Aparar
Em maio, os botões que foram lançados no ano passado começam a crescer ativamente na árvore. Portanto, nesse período é necessário aparar a copa. Este é um procedimento simples que visa aparar rebentos jovens. Isso permite que você dê à copa da árvore quase qualquer formato.
Preparando-se para o inverno
As plantas maduras apresentam um alto grau de resistência à geada. Até os 4 anos de idade, os pinheiros Watereri necessitam de isolamento. No outono, devem ser isolados com ramos de abeto e, na primavera, o abrigo deve ser retirado. No entanto, é proibido o uso de materiais que criem efeito estufa. O arbusto precisa de acesso ao ar. Uma vantagem adicional do uso de ramos de abeto é a proteção contra queimaduras solares.
Como propagar por árvore
O pinheiro Watereri reproduz-se bem por meio de estacas. Para realizar este procedimento, é necessário cortar brotos de até 20 centímetros do topo da cultura. Para garantir que enraízam bem, é recomendável preparar o galho com um pedaço de casca velha. Em seguida, os brotos precisam ser retirados do fundo das agulhas e imersos por 30 minutos na solução de Epin.
Recomenda-se plantar as mudas em recipiente grande com furos de drenagem. Deve ser preenchido com uma composição à base de areia e turfa. Vale a pena aprofundar as estacas no máximo 4 centímetros. Neste caso, o ângulo de inclinação deve ser de 45 graus. Recomenda-se regar as plantações, cobri-las com filme e colocá-las em local bem iluminado.Recomenda-se mantê-los a uma temperatura de +20-22 graus.
Com o que uma árvore pode ser infectada?
Ao cultivar o pinheiro Watereri, a casca e as agulhas devem ser inspecionadas sistematicamente. Neste caso, atenção especial deve ser dada à cor e ao estado geral da árvore. Graças a isso, será possível detectar doenças em tempo hábil.
Na maioria das vezes, a cultura sofre das seguintes patologias:
- Ferrugem - os sinais da doença incluem inchaço e manchas alaranjadas que aparecem primeiro nos brotos e depois afetam toda a árvore. A mistura bordalesa ajuda a enfrentar esta patologia. No entanto, os fragmentos gravemente afetados devem ser removidos e queimados.
- Schutte vulgaris - esta doença está associada à infecção por um fungo. Neste caso, a planta fica coberta por pequenas manchas marrons. Depois aumentam de tamanho, adquirem uma cor amarela e ficam marrons. As agulhas afetadas caem e os micélios se formam sob as árvores infectadas. Para eliminar a doença, recomenda-se o uso de enxofre coloidal ou calda bordalesa.
Pragas e seu controle
Dos parasitas, o hermes do abeto representa o maior perigo para a planta. Suas colônias que vivem na árvore lembram algodão branco. A atividade de pragas provoca amarelecimento das agulhas. Para enfrentar os parasitas, vale a pena tratar a cultura com inseticidas.
Outras pragas que representam uma ameaça ao pinheiro Watereri incluem:
- Besouro de casca. Esses insetos atacam a madeira. As pragas fazem passagens nele e põem ovos ali. Neste caso, recomenda-se a aplicação de inseticidas nos buracos. Também vale a pena tratar a superfície da colheita com esses preparados.
- Mosca-serra de abeto. Nesse caso, observa-se uma mudança na cor das agulhas. Assume uma tonalidade avermelhada. Para proteger a cultura, recomenda-se o uso de preparações inseticidas.
Aplicativo
O pinheiro Watereri é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Cabe perfeitamente em diferentes composições. Além disso, os designers costumam decorar pinheiros no estilo bonsai.
Além disso, a planta possui as seguintes propriedades:
- absorve ruído e poeira;
- libera grande quantidade de fitoncidas;
- cria um microclima especial no local.
O pinheiro Watereri é uma cultura bastante popular, frequentemente usada para paisagismo. Para preservar as propriedades decorativas da planta, ela requer cuidados adequados.