O pinheiro da montanha Mugus é um arbusto ornamental originário dos Balcãs e dos Alpes Orientais. Na botânica, a cultura é chamada Pinus Mugo Mughus. Esta cultura é muito popular entre os proprietários de chalés de verão. Isto se deve às suas altas propriedades decorativas e baixos requisitos de manutenção. A árvore é frequentemente usada em projetos paisagísticos como tênia ou em combinação com outras plantas.
Qual é a aparência de uma árvore?
O pinheiro Mugus é um arbusto conífero perene de tamanho compacto e, portanto, classificado como cultura anã. Esta planta atinge no máximo 2 a 3 metros de altura. No entanto, às vezes são encontradas culturas maiores que crescem até 10 metros. O diâmetro da coroa é de 3-4 metros.
O pinheiro Mugus é caracterizado por um desenvolvimento lento. Ao longo de um ano, a planta cresce 10 centímetros de altura e 12 centímetros de largura. O arbusto é caracterizado por uma copa extensa. Seus brotos se espalham pelo solo e depois sobem. Devido a isso, é possível obter uma planta esférica.
A variedade Mugus distingue-se pelas agulhas grossas e resistentes. As agulhas são ligeiramente torcidas e formam feixes de 2 peças. São caracterizados por uma cor verde escura e atingem um comprimento de 3 a 4 centímetros. Sua vida útil é de 3 a 5 anos.
Área de crescimento
A cultura Pinus Mugo Mughus foi desenvolvida em 1779. Hoje o arbusto se espalhou pelas montanhas do sul da Europa. É encontrada na maioria dos casos na França e na Grécia. Ao mesmo tempo, o pinheiro Mugus cresce principalmente em áreas de alta montanha.
Na Rússia, a cultura é cultivada em diferentes regiões - na zona central, no norte e no sul. A planta se desenvolve normalmente na Sibéria e nos Urais. A vida média de uma cultura é de 1000 anos.
Ajuste correto
O pinheiro Pinus Mugo Mugus exige o cumprimento das regras de plantio. É melhor fazer isso na primavera.Graças a isso, a cultura poderá criar raízes e criar novas raízes antes do início do frio. Se possível, evite plantar em climas quentes.
Mugus cresce bem em solo argiloso, arenoso e argiloso. O pinheiro pode ser plantado em solos ácidos e alcalinos. É importante que o solo esteja bem drenado. A maioria das raízes do pinheiro está localizada perto da superfície do solo.
Embora a planta possa tolerar sombra parcial, é melhor plantá-la em áreas bem iluminadas. Quando cultivada no sul, a sombra parcial é mais adequada para o cultivo.
Para plantar um pinheiro, é necessário cavar um buraco grande. Deve ter o dobro do tamanho da raiz. Se necessário, o solo escavado deve ser misturado com areia ou cascalho fino. Também é permitido usar turfa para esse fim.
Para plantar um pinheiro, recomenda-se retirar a muda do recipiente, soltar com cuidado o sistema radicular e colocar o arbusto na cova. Depois disso, pode ser polvilhado com o substrato preparado e compactado. Então a planta deve ser bem regada. Como o arbusto tem um sistema radicular raso, o círculo do tronco da árvore precisa ser coberto com cobertura morta.
Condições para germinação e cuidado
De acordo com a descrição, imediatamente após o plantio da cultura é necessário regá-la sistematicamente. Isto irá acelerar a sua adaptação às novas condições. Durante os primeiros 3 meses, o solo deve ser umedecido todas as semanas. Posteriormente, isso pode ser feito em intervalos de 15 dias. Arbustos com mais de 1 ano requerem rega apenas quando o solo seca a uma profundidade de 50-60 milímetros.
No verão, a cultura responde bem à aspersão. Graças a este procedimento, o pinheiro da montanha ficará mais atraente. Além disso, este procedimento ajudará a evitar danos à cultura por parasitas.
No cultivo do pinheiro Mugus é importante ter em consideração que este se caracteriza por uma localização superficial das raízes. Para evitar danos, o círculo do tronco da árvore precisa ser afrouxado em no máximo 50 milímetros. Após a conclusão do procedimento, o arbusto deve ser amontoado e polvilhado com palha de serragem.
O pinheiro só precisa ser alimentado depois de atingir os três anos de idade. Como fertilizantes, vale a pena usar substâncias que fortaleçam a imunidade do arbusto. Na primavera é recomendado o uso de produtos nitrogenados. No verão e no outono, o pinheiro precisa mais de fertilizantes fosfatados. Para aumentar a eficácia do fertilizante, o arbusto deve ser regado após a sua aplicação.
Além disso, o pinheiro Mugus aceita perfeitamente a alimentação foliar. Devem ser realizados várias vezes durante a temporada. Para tanto, recomenda-se a utilização da solução Epin-Extra.
No início da primavera, recomenda-se a realização de podas sanitárias. Isso requer a remoção de todos os ramos afetados por geadas ou doenças. Também é necessário eliminar os caules secos que ficam direcionados para dentro da copa e fazem com que ela engrosse.
Para que uma planta jovem sobreviva normalmente ao inverno, ela precisa ser isolada. Antes do início da geada, o círculo do tronco da árvore deve ser polvilhado com uma camada de cobertura morta ou turfa. Depois disso, os galhos precisam ser dobrados para o centro e o arbusto bem embrulhado em estopa. Para evitar danos ao tronco por roedores, recomenda-se embrulhá-lo em filme. As plantas mais velhas conseguem passar o inverno normalmente sob uma camada de neve.
Controle de pragas
O pinheiro Mugus da montanha freqüentemente sofre ataques de pulgões, cochonilhas e ácaros. Para matar insetos, recomenda-se o uso de meios especializados. As substâncias mais eficazes incluem Decis, Fundazol, Actellik.
Se as regras de cuidado não forem seguidas, o pinheiro pode sofrer patologias perigosas. À medida que a ferrugem se desenvolve, as agulhas ficam cobertas por esporos amarelo-alaranjados. Se as medidas não forem tomadas a tempo, existe o risco de destruição das colheitas. Os medicamentos fungicidas ajudam a lidar com a patologia.
Também no verão, a cultura pode sofrer de schutte marrom. Neste caso, existe o risco de amarelecimento das agulhas. Com a chegada do outono, as agulhas ficam cobertas de pontos pretos. Para eliminar a patologia, é necessário remover os brotos afetados e borrifar a árvore com uma solução de vitríolo.
Como propagar uma árvore
É permitido propagar uma cultura de diferentes maneiras. Mas os jardineiros costumam fazer isso usando sementes ou mudas. Para obter o resultado desejado da vacinação, o procedimento deve ser realizado por um especialista. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de morte dos rebentos. É por isso que os residentes de verão raramente usam esse método.
O cultivo de pinheiro por semente é usado com muito mais frequência. Antes do plantio, a semente deve ser estratificada. Para isso, coloque-o na prateleira de baixo da geladeira e guarde por 30 dias. Após esse período, recomenda-se colocar as sementes em solução de permanganato de potássio, após o qual pode-se iniciar o plantio.
Para realizar estacas na primavera é necessária a realização de podas sanitárias do pinheiro. Durante este procedimento, cortes podem ser retirados. O material de plantio pronto deve ser plantado em uma mistura de turfa e areia.Depois disso, o solo precisa ser regado e por cima colocado material de cobertura. Depois é preciso regar as plantas, ventilar e tirar o mato. É permitido plantar mudas em solo aberto após 1,5-2 anos.
Propriedades úteis da madeira
O pinheiro Mountain Mugus é caracterizado por raízes ramificadas e bem desenvolvidas. Graças a isso, pode resistir facilmente ao vento e às correntes de ar. Isso permite que o arbusto seja usado para proteger o solo da erosão. Além disso, esta cultura é frequentemente plantada em encostas de aterros.
Aplicação em paisagismo
O pinho desta variedade caracteriza-se por elevadas qualidades decorativas. Portanto, os arbustos são frequentemente usados em projetos paisagísticos. Recomenda-se utilizá-lo para criar composições de grupo. O pinheiro Mugus pode ser uma excelente base para uma sebe. Esta cultura também é frequentemente colocada ao longo de becos e fronteiras.
No entanto, a planta raramente é usada como tênia. Na maioria das vezes, os paisagistas combinam esta cultura com outras coníferas. O pinheiro Mugus fica bem com abetos e zimbros. Uma composição de árvores de diferentes tamanhos complementará perfeitamente qualquer canteiro de jardim.
O pinheiro Mugus combina bem com outras plantas ornamentais. Pode ser colocado perto de rosas, hortênsias e cereais perenes. Esta cultura serrana é utilizada até para decorar pequenos espaços. Parece muito impressionante perto da entrada principal da casa.
O pinheiro Mugus da montanha é uma planta ornamental bastante comum que se adapta bem a uma variedade de composições paisagísticas. Para que o arbusto permaneça sempre atraente, ele precisa de cuidados adequados. Para isso, recomenda-se umedecer regularmente o solo, soltá-lo e realizar podas sanitárias.O controle oportuno de pragas não é de pouca importância.