Como plantar corretamente um pinheiro no local e cuidados posteriores, que tipo de solo ele gosta

O pinheiro é uma árvore perene que costuma ser cultivada em chalés de verão. Esta planta é utilizada para decorar jardins, integrando composições paisagísticas. Os pinheiros purificam perfeitamente o ar, enchendo-o de substâncias biológicas valiosas para as pessoas. No entanto, nem todo jardineiro novato sabe plantar um pinheiro. Para que a planta se adapte às novas condições, é importante seguir uma série de regras.


Qual variedade escolher

Atualmente, os viveiros oferecem aos jardineiros diversos tipos de pinheiros para plantio. As plantas diferem na cor das agulhas, no comprimento das agulhas e na altura da árvore. Eles podem ter uma rica cor verde ou dourada. O formato da coroa também varia.

Existem vários tipos de pinheiros adequados para cultivo no jardim. As variedades mais populares incluem:

  1. Pinheiro silvestre - adequado para plantio na zona intermediária. A árvore pode atingir 50 metros de altura. Esta espécie é resistente às geadas e não exige muito da composição do solo. É caracterizada por pequenos cones e agulhas longas.
  2. O pinheiro Weymouth é uma planta bastante grande, cuja altura ultrapassa os 30 metros. A cultura pode ser plantada no sul. Pode suportar temperaturas de até -20 graus. A planta se desenvolve normalmente em solo pobre, mas é melhor plantá-la em substrato suficientemente úmido e drenado. As árvores jovens precisam ser umedecidas sistematicamente.
  3. Pinheiro cedro siberiano - esta árvore cresce até 35-45 metros. Sua vida útil excede 500 anos. A planta é caracterizada por uma copa bastante densa com muitos picos. Esta variedade distingue-se pelas agulhas curtas e grandes cones ovóides. Em condições naturais, a cultura é encontrada em grandes áreas - dos Urais à Sibéria. A variedade é resistente às geadas e perfeitamente adaptada às duras condições climáticas.
  4. O pinheiro rumeliano é uma cultura conífera perene, que se distingue por uma copa em forma de cone. A árvore é comum nas regiões montanhosas da Europa. Muitas vezes é usado para decorar áreas de parques. Esta variedade requer um clima bastante quente.
  5. Pinheiro anão - tem um tamanho compacto que permite que a árvore seja usada ativamente em projetos paisagísticos. Na aparência, a planta lembra um arbusto denso, de formato esférico. Esta variedade é caracterizada por agulhas verdes escuras e cones únicos.

A hora certa para plantar

Recomenda-se plantar coníferas no início da primavera ou no outono. Eles se dão melhor nessas épocas do ano. Se você colocar uma muda no solo antes da geada, ela não terá tempo de se adaptar às novas condições, o que levará à morte da árvore com o início do frio. Às vezes, as mudas são movidas para o solo durante o período de dormência, que ocorre no inverno. Porém, neste caso é necessário utilizar equipamentos especiais.

Instruções de pouso

A maioria dos pinheiros são plantas muito resistentes à geada. Desenvolvem-se em condições de baixa umidade e caracterizam-se pela resistência a todo tipo de poluição. Para o correto plantio das lavouras, é importante dar preferência a um local sem estagnação da água da chuva.

Especialista:
Ao contrário de outras coníferas, o pinheiro adora áreas bem iluminadas. Ao plantar uma árvore à sombra, ela ficará torta ou unilateral.

Como escolher uma muda

Primeiro você precisa escolher o material de plantio certo. As mudas de pinheiro são comercializadas em viveiros especializados. Para obter uma cultura de qualidade, é importante considerar uma série de regras.

O material de plantio deve ter raízes fechadas. Essas plantas são vendidas em contêineres. A vantagem de tais mudas é considerada raízes bem desenvolvidas e uma bola sólida de terra. Além disso, os rizomas dessas plantas contêm microrganismos valiosos que são úteis para o desenvolvimento subsequente da árvore.

Plantar pinheiros no solo

Não é recomendável comprar mudas com raízes embrulhadas em filme.Este material não contém bactérias benéficas, pois morrem ao ar livre em 20 minutos. Pelo mesmo motivo, é importante transferir rapidamente a muda do recipiente para o solo. Pinheiros com sistema radicular aberto também podem ser plantados no solo. No entanto, eles criam raízes muito piores.

Na hora de adquirir material de plantio, não é necessário optar por mudas muito grandes. Eles são muito caros, mas têm problemas de sobrevivência. É melhor comprar plantas com 4 a 5 anos.

Podem ser usadas sementes?

Para cultivar pinheiros em sua casa de campo, você pode usar sementes. Isso requer a coleta de cones verdes maduros. Depois disso, recomenda-se secá-los próximo a uma fonte de calor.

Depois de coletar os cones, é necessário retirar as sementes deles. Nos viveiros, esse processo é realizado em separadores especiais. Em casa, basta espalhar os cones em local seco e quente e cobrir com papel. Depois de algum tempo, as sementes começarão a cair.

Para obter brotos mais uniformes, é realizado um procedimento de estratificação. Para isso, é necessário manter as sementes por vários meses em substrato úmido a uma temperatura de +5 graus. Tais condições são observadas no período outono-inverno.

As sementes devem ser plantadas quando saírem sozinhas dos cones. As nozes frescas têm boa germinação. Na coleta de pinhas no inverno, elas podem ser semeadas imediatamente em vasos ou deixadas em local seco e quente. No segundo caso, o material de plantio deve ser plantado em solo aberto na primavera.

Plantando mudas de pinheiro

Ao armazenar as sementes em local seco, elas permanecem viáveis ​​​​por 2 a 3 anos. Em condições desfavoráveis, as nozes germinam lentamente e de forma hostil.

Preparando o local de pouso

Para que a cultura enraíze melhor, ela deve ser tratada com um estimulador de formação de raízes antes do plantio.Então você precisa começar a preparar o local para o plantio.

Depois de escolher um local, você pode começar a cavar um buraco. É importante que tenha o dobro do tamanho do recipiente com a muda. Uma opção adequada seria o formato de um cone truncado. Graças a isso, será possível adicionar substrato nutritivo ao fundo ou às paredes da reentrância ou aí colocar uma camada de drenagem.

Para plantar um pinheiro, é necessário fazer a drenagem no fundo do buraco. A espessura desta camada deve ser de 6 centímetros. Para tanto, é permitido o uso de tijolo triturado ou argila expandida. Por cima é necessário colocar solo misturado com grama e areia. Adicione também 1 colher pequena de nitroammophoska ao solo.

Recomenda-se adicionar 200 gramas adicionais de cal apagada ao solo ácido. Uma parte do substrato deve ser despejada na reentrância e a segunda deve ser deixada na superfície. Na hora do transplante da cultura, os vazios restantes devem ser preenchidos com esta mistura.

Foto de plantação de pinheiro

Guia passo a passo

Para que o plantio de mudas de pinheiro seja bem-sucedido, é necessário seguir uma série de regras e recomendações. Primeiramente, deve-se escolher um local para o plantio e determinar o tipo de solo do local. Recomenda-se preparar a cavidade várias semanas antes do procedimento. Depois disso você pode começar a plantar.

Para isso, é necessário colocar a muda em um buraco e espalhar com cuidado o sistema radicular sobre a superfície do torrão de terra. As raízes secas e podres devem ser removidas. Após o plantio da árvore, a reentrância deve ser polvilhada com o restante do substrato. É importante garantir que o colo da raiz esteja localizado acima da superfície da terra. Depois a muda precisa ser regada com água morna. Depois de algum tempo, o solo irá assentar. Devido a isso, a árvore será nivelada.

Especialista:
Para que a muda se adapte rapidamente às novas condições, é importante regá-la abundantemente nas primeiras 24 horas após o transplante. Ao mesmo tempo, são necessários pelo menos 2-3 baldes de água para 1 planta. Na próxima etapa, o solo precisa ser coberto com cobertura morta e a muda sombreada.

Sombrear a cultura é especialmente importante durante o plantio na primavera. Se isso não for feito, existe o risco de queimaduras graves. Ao plantar um pinheiro no outono, ele precisa ser amarrado. Este procedimento é muito importante no cultivo em áreas com clima frio.

Ao plantar vários pinheiros, é importante monitorar a distância entre eles. Recomenda-se que grandes colheitas estejam localizadas a pelo menos 4 metros uma da outra. Variedades de baixo crescimento são colocadas em intervalos de 1,5 metros.

Cuidando de uma árvore em crescimento

Cuidar dos pinheiros é bastante fácil. As árvores jovens requerem poda e alimentação sistemáticas. Se falamos de rega, muitas variedades não precisam disso. A cama de pinheiro ajuda a reter a umidade. A única exceção é a variedade Rumeliana. Esta árvore é considerada muito amante da umidade. Portanto, precisa ser regado 2 a 3 vezes por temporada. Neste caso, recomenda-se utilizar 15-20 litros de água por planta.

Plantando um pinheiro

As árvores jovens precisam ser umedecidas no outono. O solo úmido praticamente não congela. Além disso, esse procedimento ajuda a evitar o desgaste das agulhas na primavera. Os pinheiros respondem bem à aspersão da copa. Recomenda-se que este procedimento seja realizado todos os dias. É melhor fazer isso após o pôr do sol.

Nos primeiros anos após o plantio, o pinheiro precisa ser alimentado. Para melhorar o desenvolvimento da planta, recomenda-se adicionar preparações minerais ao tronco da árvore. Após 3 anos, o pinheiro terá fertilizantes orgânicos suficientes que se acumulam na serapilheira.As variedades anãs não requerem fertilização alguma.

No primeiro ano após o plantio, a cultura deve ser isolada. Para isso, recomenda-se fazer uma moldura e esticar o tecido por cima. As árvores com copa extensa precisam ser amarradas a estacas. Graças a isso, seus brotos não quebrarão com o peso da neve.

Para reter a umidade no solo e manter sua temperatura normal, é necessária cobertura morta. Para isso, recomenda-se o uso de húmus. A espessura da camada de cobertura morta deve ser de 10 centímetros. Nas regiões do norte, é necessário colocar ramos de abeto no topo da cobertura morta. Graças a isso, o vento não soprará a camada superior.

Um ano após o plantio, é necessária a poda formativa das mudas de pinheiro. Neste caso, recomenda-se encurtar ou cortar completamente os rebentos jovens. Isso ajuda a manter o tamanho compacto da planta. A poda sanitária deve ser realizada na primavera. Isso é feito se necessário.

Proteger o pinheiro de pragas não é de pouca importância. As agulhas da planta podem ser danificadas por percevejos, bichos-da-seda do pinheiro, moscas-serras do pinheiro vermelho e outros parasitas. Quando atacado por insetos nocivos, existe o risco de deterioração do aspecto das agulhas e do estado da árvore. Se as agulhas ficarem amareladas, enroladas ou encurtadas, é necessário tratar as plantações com inseticidas.

Plantar pinheiro tem certas características. Para obter bons resultados no cultivo desta cultura, é importante escolher a muda certa e seguir as recomendações de jardineiros experientes.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim