O pinho preto lembra a variedade tradicional comum na aparência. A única diferença são as agulhas mais escuras. A árvore é caracterizada por propriedades decorativas e é frequentemente usada para decorar chalés de verão. Para que a cultura mantenha sempre sua atratividade, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar dela com qualidade.
Descrição botânica
O pinheiro preto ou austríaco é botanicamente chamado de Pinus Nigra. A altura da colheita chega a 20-35 metros.A árvore atinge seu tamanho máximo aos 30 anos. A planta pode atingir 200-600 anos de idade. No entanto, também existem centenários com mais de 800 anos.
Nos primeiros anos, a cultura apresenta copa piramidal. Porém, à medida que a árvore cresce, ela assume a forma de um guarda-chuva. Nesse caso, o diâmetro da colheita chega a 3 metros. O pinheiro tem tronco reto e casca preta coberta de estrias brilhantes. A planta é frequentemente usada para fins decorativos.
Apesar de sua alta resistência à geada, a árvore se desenvolve lentamente na zona intermediária e frequentemente congela. Ao mesmo tempo, a cultura é altamente resistente à seca. A árvore é caracterizada por um sistema radicular desenvolvido, que penetra profundamente no solo. Devido a isso, a árvore se apoia facilmente nas encostas das montanhas.
O pinheiro preto é caracterizado por rebentos cinzentos. As agulhas de uma planta jovem são de cor verde brilhante. À medida que cresce, escurece e adquire tonalidades acastanhadas. As agulhas chegam a 15 centímetros e são bem finas. Eles são combinados em pacotes de 2 peças. Os frutos apresentam-se em forma de cones amarelo-acastanhados contendo sementes com aproximadamente 6 milímetros de tamanho. Eles abrem após 3 anos.
Variedades populares
A planta possui muitas variedades que diferem em aparência e tamanho. Isso permite que você escolha uma cultura de acordo com suas necessidades e utilize-a para decorar seu terreno. As variedades mais populares de pinheiros negros incluem o seguinte:
- Nana - atinge 3 metros de altura. Ao mesmo tempo, a árvore cresce 5 centímetros por ano. É caracterizada por uma coroa esférica decorativa, de cor quase preta. Os rebentos são caracterizados pelo crescimento vertical. Outra característica da cultura é o sistema radicular.Esta variedade adora bastante a luz. Não cresce bem à sombra e não tolera a seca.
- Pyramidalis - esta planta possui uma coroa piramidal estreita. Em 1 ano, o rendimento aumenta 20 centímetros. Ao mesmo tempo, a altura máxima da árvore chega a 8 metros e o diâmetro é 3. A cultura possui agulhas verde-escuras, que crescem em cachos constituídos por 2 agulhas. A planta desenvolve-se normalmente em qualquer solo, mas prefere mais um substrato calcário. As características da cultura incluem resistência à geada e ao ar poluído.
- Fastigiata – este tipo de árvore distingue-se por uma copa estreita e cónica. Forma rebentos bastante poderosos e caracteriza-se por um crescimento lento. Ao longo de 15 anos, a planta aumenta 2 metros de altura e 50 centímetros de largura. A árvore é caracterizada por agulhas brilhantes que formam panículas. Também possui cones marrons em forma de cone. A planta não exige muito da composição do solo e da iluminação. Desenvolve-se normalmente em plantios únicos e combina-se com outras árvores e arbustos.
- Japonês - o tamanho médio dessa cultura chega a 25 metros. Ela cresce principalmente em jardins japoneses. Em solo adequado, a planta cresce até 40 metros de altura. Em tenra idade, a coroa tem formato cônico, mas com o tempo torna-se piramidal. À medida que a árvore se desenvolve, a casca fica mais escura e rachada. Graças às suas raízes poderosas, a árvore pode ser usada para fortalecer as plantações. As agulhas formam cachos e ficam localizadas próximas às bordas dos galhos. Eles se distinguem pela cor verde escura.
- Helga é uma variedade anã de formato cônico. Distingue-se por longas agulhas de cor verde brilhante. A planta não cresce muito rapidamente.Ao longo de 10 anos, aumenta 1 metro. Neste caso, o diâmetro da copa não ultrapassa 1,5 metros. A éfedra é caracterizada pela resistência ao vento, mas a luz solar intensa pode causar queimaduras. A argila é considerada a mais adequada para a planta. No entanto, a árvore também pode crescer em solo rochoso.
- Nigra é uma cultura ornamental bastante atraente, com agulhas verde-escuras e pouco exigente para as condições de cultivo. A planta também possui características decorativas pronunciadas. Complementa perfeitamente os parques e é adequado para cultivo em chalés de verão.
Área de crescimento
O pinheiro negro Nigra ou outras variedades de árvores desta espécie crescem normalmente em locais ensolarados e sombreados. Ao mesmo tempo, a cultura cresce mal em locais onde o magma rochoso se acumula. Um sistema radicular bem desenvolvido ajuda a cultura a lidar bem com a seca. A presença de solo adequado e luz suficiente leva à formação de florestas.
Na maioria das vezes, os pinheiros negros são encontrados nas montanhas da Europa. É por isso que a cultura é frequentemente chamada de cultura da montanha. Em condições naturais, a cultura cresce na Argélia e nos países mediterrâneos.
Pousar
Mudas de pequena altura são frequentemente vendidas em recipientes. Portanto, podem ser plantadas em diferentes épocas - de meados de abril a meados de outubro. Não há necessidade de cavar um buraco grande para isso. Deve ser um pouco maior que as dimensões do recipiente. Ao plantar uma safra, você não deve aprofundá-la. É importante garantir que o colo da raiz da árvore esteja nivelado com a superfície do solo.
Cuidados posteriores
O pinheiro Pinus Nigra é considerado muito despretensioso. Para cultivá-lo, é importante seguir as regras agrotécnicas padrão. No primeiro mês, a lavoura precisa ser regada uma vez por semana.Posteriormente, a cultura é umedecida apenas durante longos períodos de seca. Isso deve ser feito nos primeiros 2 anos após o plantio.
Algumas espécies ornamentais têm seus próprios requisitos de cuidado exclusivos. Para ter sucesso no cultivo, é importante estudar as instruções na compra de mudas.
O Pine não apresenta requisitos específicos para a aplicação de fertilizantes. No início da primavera, a árvore deve ser alimentada com um produto mineral combinado. Isso ajudará a acelerar o crescimento da massa verde.
As árvores jovens precisam estar preparadas para o inverno. Para fazer isso, o círculo do tronco da árvore precisa ser abundantemente umedecido e coberto com uma camada de cobertura morta. Sua espessura deve ser de 15 a 20 centímetros. As árvores devem ser tratadas com inseticidas antes do início do frio. Os galhos em espiral devem ser amarrados com corda. Isso ajudará a evitar que quebrem sob o peso da neve ou do vento.
Métodos de reprodução
Recomenda-se propagar a árvore por meio de sementes. As estacas de pinheiro preto praticamente não criam raízes. Você também pode propagar a cultura por enxerto. No entanto, apenas profissionais podem fazer isso.
Para propagar a cultura por sementes, é necessário coletar os cones no outono e secá-los para extrair as sementes. No outono podem ser plantadas diretamente no solo. Ao plantar em recipientes na primavera, as sementes precisam ser colocadas na geladeira por 2 a 3 meses. Graças à estratificação, será possível melhorar a sua taxa de sobrevivência.
Recomenda-se plantar sementes em solo nutriente em intervalos de 5 centímetros. É importante que garantam uma temperatura estável de +20 graus e rega moderada. Depois de um ano, as mudas podem ser plantadas em solo aberto.
Possíveis doenças e pragas
A planta é resistente a doenças. No entanto, às vezes sofre das seguintes patologias:
- O spinner de pinheiro é considerado um dos mais perigosos. Com o desenvolvimento desta patologia, as agulhas tornam-se castanhas brilhantes. Em 1-2 anos a árvore pode morrer completamente. Portanto, o tratamento deve começar imediatamente. Para isso, trate com calda bordalesa na concentração de 1%. A primeira vez que isso é feito é no início de maio. Em seguida, são necessárias mais 2-3 pulverizações com intervalo de 5 dias.
- Brown Schutte - desenvolve-se mais frequentemente no inverno. Nesse caso, as agulhas ficam marrons e cobertas por uma camada branca. Para tratar a patologia, vale a pena usar os medicamentos “Rakurs” ou “Hom”.
- Atire no câncer - esta doença afeta primeiro as agulhas. Eles caem em forma de guarda-chuva e ficam verde-amarelados. Depois que a neve derrete, as agulhas adquirem uma tonalidade marrom-avermelhada. Se não for tratada, aparecem pontos mortos na casca. Para combater a patologia, utiliza-se Fundazol.
O pinheiro negro raramente sofre ataques de pragas. No entanto, às vezes é atacado por cochonilhas. Esses pequenos parasitas vivem na parte inferior das agulhas. Como resultado, as agulhas ficam marrons e caem. Para se livrar das pragas, as árvores devem ser pulverizadas com Actellik em julho.
Benefícios da madeira
Esta cultura possui muitas variedades que permitem criar composições atraentes. O seu valor reside na capacidade de purificar e desinfetar o ar.
Aplicação em paisagismo
A planta é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Combina bem com outras coníferas. Também é permitido combinar pinheiro preto com arbustos e flores decíduas. Isso ajuda a criar um design exclusivo.
As plantas anãs são frequentemente usadas para paisagismo de becos, colinas alpinas, canteiros de flores e canteiros de flores. Esses pinheiros ficam ótimos com plantações de urze, cereais e composições de pedra. Para tais conjuntos, são utilizadas árvores de até 4 metros de altura. Particularmente bem-sucedidas serão as variedades que não se desenvolvem muito rapidamente.
Árvores altas podem ser usadas como tênias ou combinadas com outras culturas. Essas árvores são frequentemente usadas para delimitar zonas e projetar sebes. Muitas espécies não exigem condições e se desenvolvem normalmente em qualquer tipo de solo.
As árvores ficam ótimas com culturas decíduas e arbustos de cobertura do solo. No entanto, não é recomendado combiná-los com lilás, bétula e cereja de pássaro.
O pinheiro negro é uma excelente cultura ornamental que se adapta perfeitamente a uma variedade de composições. Para que a planta se desenvolva normalmente, é importante realizar corretamente o trabalho de plantio e prestar-lhe um cuidado completo e de qualidade.