O pinheiro da variedade Fastigiata é considerado uma excelente planta ornamental que se enquadra perfeitamente no projeto paisagístico de diversas áreas. Pode ser plantada nas regiões norte da Rússia e na zona intermediária. A cultura tem uma cor azul-azulada e combina bem com cinquefoil, plantas de grama e flores perenes brilhantes. Esta planta perene cresce rapidamente e torna a aparência da área do parque mais holística.
Aparência e recursos
De acordo com a descrição botânica, o pinheiro Fastigiata é uma cultura de tamanho médio e crescimento lento. Possui vários recursos e diferenças específicas.
O pinheiro Fastigiata é uma árvore bastante espetacular e de tamanho médio. Aos 30 anos, a cultura atinge de 6 a 7 metros de altura. Além disso, seu diâmetro é de 1,2 a 1,5 metros. No entanto, estes não são valores finais. O tamanho máximo da planta pode ser de 13 a 15 metros. Nos estágios iniciais, o crescimento anual é de 20 a 30 centímetros. Após 30 anos, esse número não ultrapassa 10 centímetros.
O pinheiro desta variedade é caracterizado por uma copa colunar estreita e rebentos direcionados para cima. Os galhos e o tronco são cobertos por uma casca vermelho-alaranjada no topo. Nas plantas jovens é liso, mas com a idade adquire textura áspera e descasca em placas finas. A planta é caracterizada por agulhas grossas e duras, que formam cachos de 2 peças. As agulhas vivem no máximo 2 anos, após os quais ficam amarelas e caem.
A floração do pinheiro vai de maio a junho. Depois disso, espiguetas masculinas retorcidas, amarelo-avermelhadas, aparecem nas árvores. Eles estão localizados perto da base dos rebentos jovens. As espiguetas femininas apresentam inicialmente uma cor avermelhada com tonalidade esverdeada e localizam-se uma de cada vez no topo dos ramos. Depois disso, eles ficam marrom-acinzentados e às vezes pretos. A frutificação é sempre mantida em alto nível.
O sistema radicular penetra nas camadas profundas do solo. No entanto, isso se aplica apenas a substratos bem drenados e soltos. Além disso, em solos pesados e densos, o rizoma distingue-se pela sua localização superficial.
Características
As principais características da planta incluem o seguinte:
- alta robustez no inverno - pinheiros maduros podem suportar geadas de até -40 graus;
- amor pela luz;
- relativa facilidade de atendimento;
- resistência à seca e ao vento;
- fraqueza dos brotos - em tempo de neve eles podem quebrar sob a massa de neve aderente;
- baixa resistência à salinidade do solo, fumaça e poluição ambiental.
Recomendações para plantio
O local de plantio do pinheiro silvestre Fastigiata deve ser selecionado de acordo com o plano de projeto paisagístico. No entanto, é importante levar em consideração os requisitos de solo e iluminação. Não é aconselhável plantar árvores altas de outras espécies nas proximidades, pois criarão sombra e esconderão a atratividade do pinheiro.
Áreas secas e elevadas com solo argiloso ou arenoso sem áreas fortemente compactadas são ideais para o plantio. Em solo solto, a planta é caracterizada por raízes principais. Em substratos densos, argilosos ou rochosos, o sistema radicular torna-se superficial.
Para formar solo para uma planta, você precisa fazer o seguinte:
- grama e areia na proporção de 2:1;
- drenagem de brita e brita fina;
- 200-300 gramas de limão.
O intervalo entre os plantios é de 1,5 a 4 metros - isso é determinado pelo tamanho da colheita futura. Na área selecionada, é necessário cavar um buraco de acordo com o tamanho da bola de solo ou as dimensões das raízes. No fundo do buraco deve-se colocar uma drenagem de pelo menos 20-30 centímetros de tamanho - isso depende do nível do lençol freático. Depois é preciso colocar uma camada de substrato preparado, instalar a planta e cobrir com terra.
Cultivo adicional
O pinheiro Fastigiata requer rega, fertilização, afrouxamento e cobertura morta em tempo hábil.Outro procedimento importante é podar a lavoura e evitar danos à árvore por patologias e pragas.
Esta cultura é considerada resistente à seca. Portanto, são principalmente as mudas jovens que precisam ser regadas. Durante os primeiros 2 a 3 anos após o plantio, vale a pena umedecer as plantações 1 a 2 vezes por semana. No entanto, é importante levar em consideração os fatores climáticos. Posteriormente, o procedimento é realizado uma vez por mês. Neste caso, vale a pena borrifar periodicamente a coroa.
Para alimentar a planta, recomenda-se a utilização de uma composição combinada universal para coníferas. Deve ser aplicado no início da primavera - após o derretimento da última neve. É melhor não usar produtos orgânicos, exceto para a cobertura morta do círculo do tronco da árvore com composto podre no outono.
O afrouxamento e a cobertura morta do solo não são de pouca importância. Quando uma camada dura aparece no círculo do tronco da árvore, o fornecimento de oxigênio ao sistema radicular diminui. O afrouxamento ajuda a lidar com esse problema.
Recomenda-se realizar este procedimento após cada rega. Porém, é permitido soltar o solo em no máximo 10 centímetros. Depois disso, o círculo do tronco da árvore deve ser coberto com uma camada de serragem ou casca de pinheiro. No entanto, sua espessura não deve exceder 5 a 10 centímetros.
Ameaças à árvore
O pinho decorativo pode sofrer de uma série de patologias características de todas as coníferas. As doenças mais perigosas incluem:
- ferrugem fúngica;
- câncer de resina;
- ferrugem em forma de bolha;
- fusarium;
- Schutte;
- fiandeiro de pinheiro;
- bacteriose vascular.
Entre as pragas, a planta pode sofrer hermes, cochonilhas e insetos-caule. Fungicidas e preparações inseticidas ajudam a lidar com doenças e parasitas.
Aplicação da variedade
Fastigiata é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Pode ser plantada como tênia ou usada como parte de uma composição de grupo em jardins de pedras e no plantio ao longo de cercas.
A cor cinza-azulada das agulhas e as flores pretas combinam bem com outras culturas. No entanto, esta planta fica melhor em combinação com grama, urze e raiz de sangue. Essas combinações complementam bem jardins pequenos e grandes.
O pinheiro Fastigiata é uma cultura muito popular que se adapta bem a uma variedade de composições. Para que a planta se desenvolva normalmente, é importante seguir as regras da tecnologia agrícola.