As plantas coníferas são consideradas para todas as estações e, portanto, são frequentemente usadas para decorar jardins. Porém, para escolher a cultura certa, é importante levar em consideração muitas nuances. Um deles é a taxa de crescimento da planta. Para obter resultados rápidos, você precisa entender exatamente o que cresce mais rápido - abeto ou pinheiro. Existem também muitas outras coníferas que podem decorar rapidamente uma área.
Tipos de coníferas de rápido crescimento
As coníferas são frequentemente usadas em projetos paisagísticos.Isso se deve à coroa perene, à resistência às geadas e às oscilações de temperatura e à facilidade de cuidado. Além disso, existem muitas variedades que podem proporcionar um bom crescimento no primeiro ano de vida.
Árvores e arbustos de crescimento rápido são aqueles que aumentam ativamente sua massa nos primeiros anos de vida, após os quais seu desenvolvimento desacelera. Em outras plantas, o estágio de crescimento ativo começa na meia-idade. As mudas de muitas árvores decíduas crescem no máximo alguns centímetros por ano. Além disso, seu crescimento ativo começa somente após 4-5 anos.
Se houver necessidade de criar rapidamente uma cerca viva ou decorar um jardim, você deve prestar atenção às plantas coníferas de rápido crescimento. Eles fornecem proteção à área contra poeira, ruído e vento. Além disso, as agulhas produzem fitoncidas, que têm um bom efeito no sistema imunológico e benéfico no sistema respiratório.
Abeto
O abeto balsâmico é considerado um representante proeminente das coníferas de rápido crescimento. Com os devidos cuidados, o crescimento anual da cultura é de 20 a 30 centímetros. A árvore tem uma copa verde-escura exuberante e pode permanecer decorativa durante toda a sua vida. A cultura se caracteriza pela resistência às geadas, resiste facilmente à sombra e se adapta a qualquer tipo de solo.
Uma variedade pouco conhecida é Douglas Menzies ou Douglas Fir. Pertence ao gênero Pseudotsuga. A árvore pode atingir 100 metros de altura. É caracterizada por uma coroa em forma de cone e brotos localizados horizontalmente. Ao longo de um ano, a planta cresce 30-40 centímetros. A cultura é considerada pouco exigente para cuidar. A única desvantagem da planta é considerada a baixa resistência à geada.
Cedro
O cedro do Himalaia tem o crescimento mais rápido no jardim. Em condições naturais, esta cultura cresce principalmente em zonas montanhosas, pelo que se adapta facilmente a diferentes tipos de solo. O cedro resiste facilmente às geadas e não exige cuidados. Possui agulhas mais longas que outras espécies. As agulhas são de cor verde claro com tonalidade azulada. Em 1 ano, a árvore cresce 30 centímetros. Uma árvore madura pode atingir 50 metros. Pode ser usado para decorar grandes áreas e parques.
Zimbro
Este é um representante brilhante de coníferas de rápido crescimento. O arbusto não só possui características decorativas distintas, mas também excelentes propriedades medicinais. Essa cultura ajuda a purificar o ar ao seu redor. Ao mesmo tempo, suas agulhas podem ser utilizadas para preparar banhos medicinais e decocções. A árvore exige pouca manutenção e pode suportar bem baixas temperaturas e vento.
Para tornar o seu jardim mais verde rapidamente, os especialistas aconselham o uso de zimbro horizontal. O arbusto atinge 30 centímetros de altura e 3 metros de largura. Isso deve ser levado em consideração ao projetar uma composição ou jardim ornamental. Ao longo de um ano, a planta cresce de 15 a 20 centímetros.
Outra planta popular entre os jardineiros é o zimbro cossaco. O arbusto aumenta de altura em 60 centímetros. Além disso, sua largura ultrapassa 5 metros. A planta é caracterizada por um rápido crescimento. Porém, para isso é importante umedecer o solo ao redor da árvore em tempo hábil.
Em condições naturais, o arbusto é encontrado na costa do Mar Negro e em áreas florestais. Ao mesmo tempo, é capaz de formar matagais impenetráveis. Portanto, ao cultivar no jardim, é importante podar a planta na hora certa.
Cedro vermelho
Esta é uma das coníferas mais delgadas. Seus ramos são direcionados para cima. Uma árvore adulta pode atingir 5 metros de altura. No entanto, mesmo neste caso, permanece magro. Devido a isso, a planta torna-se um excelente complemento para uma pequena área. Este tipo de conífera é caracterizado por uma cor azul acinzentada.
Larício
A desvantagem desta planta é o seu tamanho. O lariço adulto distingue-se pelo seu tamanho gigantesco, podendo atingir 25 metros. Esta cultura está crescendo rapidamente. Aos 10 anos atinge a altura de 5 metros. A planta é melhor utilizada para decorar parques e grandes áreas. Em tenra idade, a cultura parece bastante esbelta e tem formato cônico. A planta se distingue por suas agulhas macias. Numa idade mais madura, o aspecto da árvore deteriora-se à medida que perde os ramos inferiores.
Metasequóia
Esta cultura tem uma história interessante. Até o século XX, era conhecido apenas pelos resultados das escavações. Em 1941, vários exemplares deste representante mais antigo do gênero foram descobertos no território de um dos templos chineses. A partir desse momento começou sua nova história.
A metasequoia é caracterizada por um rápido desenvolvimento. Aos 50 anos, a árvore chega a atingir 20 metros. No entanto, este não é o tamanho máximo.A copa da árvore lembra um cone estreito. Em tenra idade, a metasequoia pode tornar-se a decoração de um pequeno jardim. No entanto, é importante que os residentes de verão levem em consideração o tamanho total da árvore. Esta árvore é considerada caducifólia. Com a chegada do outono, suas agulhas adquirem uma coloração dourada.
Abeto
Ao projetar um site, vale lembrar de uma árvore de Natal comum. As coníferas de rápido crescimento incluem a variedade sérvia, que cresce 30-50 centímetros todos os anos. A árvore distingue-se por uma forma estreita e cónica, agulhas verde-escuras e rebentos perfurados. A parte inferior da coroa é complementada por listras brancas. Devido a isso, a árvore parece ser caracterizada por uma cor verde-azulada. Cones marrom-roxos adicionam decoratividade adicional à planta. Graças a isso é possível obter uma composição sofisticada e original.
Características de thujas de rápido crescimento
Assim como os pinheiros, as espécies de thuja de rápido crescimento são coníferas despretensiosas e altamente decorativas. É por isso que muitas vezes são escolhidos para decorar uma dacha. Essas plantas se distinguem por agulhas densas. Portanto, eles são frequentemente usados para criar sebes. Essas composições são caracterizadas por propriedades decorativas pronunciadas, mas também protegem a área contra vento, poeira e poluição do ar. Além disso, thujas de rápido crescimento são frequentemente usados para dividir um local em zonas.
Para decorar uma dacha é permitido usar a variedade Brabant. Esta planta é altamente decorativa. É caracterizado por uma ampla coroa colunar. A altura da árvore chega a 4-5 metros. Além disso, sua largura é de 1 a 1,5 metros. A planta cresce bem em áreas bem iluminadas e à sombra.
A vantagem deste tipo de thuja é que não exige muito da composição do solo.Além disso, a planta geralmente é despretensiosa no cuidado. A árvore pode suportar facilmente modelagem e poda. Porém, mesmo sem esses procedimentos, a planta fica muito decorativa.
Ao mesmo tempo, esta variedade de thuja também apresenta algumas desvantagens. Uma das desvantagens é a mudança na cor das agulhas durante a estação fria. Assume uma tonalidade marrom ou vermelho escuro. Além disso, esta árvore está frequentemente sujeita a queimaduras de primavera.
Outro representante comum de thujas de rápido crescimento é a variedade Smaragd. Esta planta tem as mesmas dimensões do Brabante. No entanto, é caracterizado por uma forma cônica. Além disso, as agulhas da cultura permanecem sempre verdes. Além disso, a variedade raramente apresenta queimaduras de primavera.
A variedade Thuja Smaragd é perfeita para criar sebes. Também pode ser utilizado para plantios individuais ou como base de uma grande composição. Smaragd é caracterizado por um crescimento mais lento que Brabant. Ao mesmo tempo, precisa ser aparado com menos frequência.
Se quiser plantar uma árvore mais alta, deve-se dar preferência à variedade Columna. Esta cultura distingue-se pela sua forma cilíndrica. A planta atinge uma altura de 6 a 7 metros e uma largura de 1 a 1,3. A tonalidade da coroa não depende da estação. Além disso, em 1 ano o rendimento aumenta em 15-20 centímetros.
Se quiser decorar a sua área com uma árvore mais compacta, a variedade Holmstrup é adequada. Sua altura chega a 2,5-3 metros.Uma característica distintiva desta cultura são as agulhas encaracoladas, que parecem onduladas. Além disso, a planta não exige cuidados e permanece verde durante todo o ano. O desenvolvimento da planta não é considerado muito intenso. Além disso, raramente precisa de poda - não mais do que uma vez durante a temporada.
Como cuidar de plantas coníferas
As sempre-vivas não requerem cuidados especiais. Mudas jovens podem sofrer queimaduras na primavera, enquanto as coníferas adultas apresentam maior viabilidade.
Para o pleno desenvolvimento de tais culturas, é necessário o seguinte:
- Solo sem umidade estagnada. Ao plantar coníferas, é importante cuidar de uma drenagem de qualidade. No entanto, as plantas não devem ser colocadas em áreas pantanosas. Eles resistirão mais facilmente à ausência de umidade do que ao seu excesso.
- Proteção de mudas jovens do sol ativo. É obrigatório de fevereiro a abril. Neste momento, é melhor usar materiais de cobertura especiais - em particular, lutrasil. Em abril pode ser removido gradativamente. Não é recomendado abrir completamente a planta. Leva tempo para ele se adaptar ao sol. Inicialmente, o material de cobertura é retirado à tarde, mas a duração dos procedimentos solares vai aumentando gradativamente.
- Proteção contra excesso de neve. As plantas coníferas costumam sofrer com isso. Portanto, após fortes nevascas, é aconselhável retirar a neve dos galhos. Se você não fizer isso, poderá quebrar uma árvore ou arbusto com seu peso. Para prevenção, você pode proteger a conífera da neve ou amarrá-la para dar à planta um tamanho mais compacto.
- A escolha certa do local. Muitas coníferas não toleram sombras fortes. Portanto, antes de escolher o local para o plantio, é importante estudar a descrição da variedade.
- Aplicação de fertilizantes.Para obter uma copa exuberante e saudável, é necessário aplicar fertilizantes. No entanto, é recomendado não fazer isso com muita frequência. A frequência ideal é 2 vezes durante a temporada. A primeira vez que você precisa fertilizar é na primavera - na fase de início do desenvolvimento ativo.
Para maximizar a atratividade das coníferas, é importante cuidar de sua combinação com outras culturas. Em grandes jardins você pode criar uma composição de diferentes pinheiros e abetos. É permitido usar cedro ou lariço como destaque. Recomenda-se colocar um conjunto de diferentes tipos de zimbros numa pequena área.
Árvores coníferas e arbustos são considerados muito populares. Eles são frequentemente usados em projetos paisagísticos. Ao mesmo tempo, para o plantio no local, é importante escolher o tipo certo de conífera e variedade. Para isso, é necessário levar em consideração a taxa de crescimento da cultura. Para esverdear sua área em pouco tempo, você deve dar preferência às variedades de rápido crescimento.