Muitas vezes, as pessoas se interessam pela descrição e pelas variedades dos frutos do teixo, bem como pelo cultivo, plantio e cuidado da planta. Esta é uma cultura relíquia de coníferas perenes que se adapta facilmente a qualquer condição. Ela apareceu na Terra há 65 milhões de anos. A planta é considerada despretensiosa e tem longa expectativa de vida. Caracteriza-se por uma copa densa e excelentes propriedades decorativas.
Descrição da planta
Representantes do gênero Yew são plantas dióicas. Eles se distinguem pela casca escamosa marrom-avermelhada. A coroa é caracterizada por uma forma cilíndrica ovóide e geralmente apresenta vários picos. Os ramos distinguem-se pela disposição espiralada.
O teixo é caracterizado por agulhas planas e macias, de cor verde escura. Localiza-se nos ramos laterais em 2 filas e nos caules - em espiral. As agulhas atingem um comprimento de 20 a 35 milímetros. Os frutos vermelhos se formam nas árvores femininas e permanecem nos galhos até o inverno. Variedades arbustivas de teixo quase nunca excedem 10 metros. Neste caso, a variedade arbórea pode ter mais de 20-30 metros. O tronco atinge um diâmetro de 4 metros.
A madeira da cultura possui propriedades antibacterianas. Isto é devido ao alto teor de fitoncidas. É utilizado para fazer móveis ou tetos em casa. Isso permite que você proteja sua casa contra infecções. Por causa de sua valiosa madeira, o teixo estava à beira da extinção e, portanto, foi listado no Livro Vermelho.
A vida útil de uma cultura pode chegar a 3.000 anos. Após a poda, a planta pode se recuperar rapidamente. Graças a isso, o jardineiro pode criar vários formatos a partir da copa. Além disso, a cultura é capaz de crescer tanto à sombra quanto ao sol. Quem decidir plantar teixo em seu sítio deve levar em consideração que todos os seus fragmentos contêm substâncias tóxicas.
Variedades populares
Existem aproximadamente 150 variedades de teixo. No entanto, podem ser selvagens ou cultivados em jardins botânicos e arboretos. Você também pode plantar a colheita em seu próprio terreno. É importante escolher a variedade certa.
Fastigiata robusta
Esta planta colunar distingue-se por uma copa densa e rebentos ramificados que se ajustam perfeitamente ao tronco.As agulhas são pequenas e de cor verde escura. Seu comprimento chega a 2-2,5 centímetros. Em 1 ano, o teixo cresce de 5 a 8 centímetros. Aos 10 anos, seu tamanho é de 10 a 20 metros. No entanto, na maioria dos casos a cultura permanece bastante baixa. A copa aceita bem a poda. Portanto, a madeira pode ser utilizada como base para esculturas verdes.
Dependência
Esta variedade rasteira tem crescimento lento e com o tempo forma uma copa extensa com folhagem verde escura. Sua altura chega a 50-60 centímetros. Esta variedade pode ser usada para formar uma sebe baixa. Eles também podem cobrir o aterro.
Davi
Esta variedade é caracterizada por belas folhas douradas e um hábito arbustivo. A planta pode ser plantada ao sol ou sombra parcial. Além disso, é caracterizado por alta resistência ao gelo. A planta pode suportar temperaturas de até -15 graus. A altura da colheita chega a 2 metros. Neste caso, a largura na idade adulta pode ser de 1 metro. As flores são caracterizadas por uma cor discreta. A planta possui folhas variegadas com tonalidade amarela.
Elegantíssima
Esta variedade distingue-se pela folhagem que vai diminuindo gradualmente até atingir uma ponta pontiaguda. Freqüentemente, eles se enrolam para dentro no terço superior da folha e se formam perto do topo dos galhos na forma de tufos semelhantes a cabelos.
A folhagem listrada é de cor amarelo pálido. Posteriormente torna-se esbranquiçado. A casca apresenta uma tonalidade amarelo claro. Esta variedade é caracterizada por ramos espalhados e firmemente pressionados ao tronco. Esta cultura é frequentemente encontrada nas montanhas do Mediterrâneo, a uma altitude de 2.000 a 2.500 metros.
Ouro de verão
Esta cultura tem agulhas douradas brilhantes. É exatamente a isso que o nome da planta está associado. A coroa tem formato de almofada. O próprio arbusto é caracterizado por um crescimento lento.Aos 10 anos chega a 80 centímetros. Uma das desvantagens da cultura é a grande necessidade de umidade. Ao mesmo tempo, a planta é resistente à geada. É permitido cultivá-lo na Rússia central. A cultura possui excelentes propriedades decorativas e se adapta perfeitamente a composições paisagísticas.
Semperaurea
Esta variedade arbustiva possui uma exuberante copa decorativa. Na estação quente, as agulhas apresentam uma cor dourada brilhante e no frio tornam-se alaranjadas. Esta planta cresce muito rapidamente. Atinge 3-4 metros de altura e 5 metros de diâmetro.
A cultura se presta bem à poda e modelagem. O arbusto é considerado tolerante à sombra. No entanto, não tolera a exposição direta à luz solar e é caracterizado pela sensibilidade a queimaduras na coroa.
Cooper Ouro
Esta variedade arbustiva distingue-se por uma exuberante coroa esférica e agulhas amarelo-claras. Uma planta adulta não ultrapassa 1 metro de altura. É resistente ao gelo e pode ser utilizado para formar sebes. Além disso, a cultura fica ótima em jardins de pedras.
Foguete verde
A árvore tem formato colunar. É caracterizada por brotos bem adjacentes ao tronco. A planta atinge uma altura de 4 a 5 metros e um diâmetro de 1. A cultura se distingue por agulhas verdes brilhantes em forma de agulha. A planta fica ótima em sebes. Também pode ser usado para criar composições paisagísticas complexas.
Regras e características de pouso
O teixo é considerado uma planta despretensiosa que cresce bem tanto no sol quanto na sombra. Porém, ao cultivar no sul, vale a pena evitar os raios escaldantes. Também não é recomendado plantar a cultura em solo encharcado ou muito seco.
O teixo é um excelente componente para estruturar um jardim em forma de coluna. Pode ser bem alto ou cortado em formato de topiaria. A planta fica ótima como uma cerca viva verde. Pode ser plantada ao longo de caminhos ou utilizada para delimitar diferentes áreas do jardim.
Ao escolher uma variedade, você deve se concentrar em como planeja usá-la:
- As variedades retas e colunares devem ser plantadas individualmente. Eles ficam ótimos na parte central do gramado.
- Variedades rasteiras são recomendadas para cobertura de aterros.
- Variedades com folhas douradas iluminam perfeitamente as áreas sombreadas do jardim.
- Culturas com folhagem verde escura destacam-se bem ao sol.
A planta pode receber uma forma estruturada incomum. Pode ser cultivada em forma de cubo, sebe ou pirâmide. A planta também pode ter o formato de uma nuvem, que complementará organicamente o jardim japonês. A cultura decora perfeitamente pequenas áreas. Neste caso, deve-se dar preferência às variedades pequenas.
Como o teixo cresce lentamente, demorará muito para formar uma bela sebe ou uma silhueta impressionante. Para obter rapidamente o resultado desejado, vale a pena comprar mudas bem grandes.
O trabalho de plantio pode ser realizado na primavera ou no outono. No primeiro caso, recomenda-se fazer isso em abril ou maio, e no segundo - em setembro-outubro.Não se deve plantar a safra no verão quente, pois a planta jovem sofrerá com a seca. Também não é recomendável realizar trabalhos de plantio no início da primavera. Neste caso, a colheita pode morrer de frio.
Para plantar teixo, é recomendado fazer o seguinte:
- Coloque o vaso com a muda em uma tigela com água. Isso ajudará a saturar a raiz com umidade e melhorar a restauração das raízes danificadas após o plantio.
- Cave um buraco grande. Deve ser três vezes maior que o pedaço de solo.
- Adicione uma pequena quantidade de composto podre, misturando-o com terra do jardim. Também é aceitável adicionar um pouco de fertilizante de liberação lenta à mistura.
- Retire a colheita do vaso e coloque-a no buraco ao nível do colo da raiz.
- Encha o buraco com terra e compacte levemente.
- Faça um buraco para reter a água perto da base da cultura e regue bem a planta.
Ao cultivar teixo para formar uma sebe, é recomendável levar em consideração algumas características. Para plantar uma planta neste caso, você precisa fazer o seguinte:
- Cave uma trincheira 2 a 3 vezes mais larga e profunda do que o sistema radicular da planta.
- Adicione uma pequena quantidade de composto na cova, misturando-o com terra do jardim.
- Coloque as mudas em uma vala a uma distância de 80 centímetros uma da outra.
- Polvilhe com terra e compacte um pouco a terra.
- Regue generosamente as plantas.
Como cuidar de uma árvore
Cultivar em seu jardim é bastante fácil. Esta planta requer rega sistemática e afrouxamento do tronco da árvore. Também é importante manter o tronco da árvore limpo. Os arbustos jovens devem ser cobertos durante o inverno e protegidos das queimaduras solares na primavera.
Portanto, o cuidado do teixo inclui os seguintes componentes:
- Rega - teixos com menos de 3 anos precisam de umidade sistemática do solo.Recomenda-se que este procedimento seja realizado em intervalos de 4 semanas. Ao mesmo tempo, vale a pena gastar de 10 a 15 litros de água em 1 arbusto. As culturas adultas raramente requerem rega. Eles geralmente têm chuva suficiente. Além disso, um poderoso sistema radicular permite que as plantas extraiam umidade das camadas profundas da terra. Mas durante um período de seca prolongada, a cultura precisa de rega sistemática e aspersão da copa.
- Afrouxamento - o solo úmido no círculo do tronco da árvore precisa ser processado a uma profundidade de 10 a 15 centímetros. Isto é especialmente verdadeiro durante os primeiros 3 anos após o plantio do teixo em terreno aberto. Caso contrário, poderá aparecer uma crosta no solo, o que impedirá que o oxigênio chegue às raízes. Durante o afrouxamento, é recomendável retirar as ervas daninhas, pois muitas vezes elas carregam parasitas.
- Cobertura morta - este procedimento ajuda a reduzir o número de capinas, regas e afrouxamentos. Para este efeito, é permitida a utilização de turfa, agulhas de pinheiro ou serradura. A espessura dessa camada deve ser de 8 a 10 centímetros.
- Alimentação - se forem usados fertilizantes no plantio, essa quantidade será suficiente para que o teixo dure um ano inteiro. Depois disso, recomenda-se alimentar o solo anualmente. Para isso, é permitido o uso da perua Kemira. São utilizados 100 gramas da substância por 1 metro quadrado. Também é permitido o uso de nitroammophoska. São utilizados 50-70 gramas do produto por 1 metro quadrado.
- Poda – o teixo é caracterizado por um crescimento lento. Portanto, nos primeiros anos não necessita de podas. As plantas maduras prestam-se bem à formação de copas. Além disso, mesmo a poda excessiva não os prejudicará. É necessário cortar os brotos em no máximo um terço do comprimento. É imperativo eliminar ramos secos ou doentes.A poda deve ser feita no início de abril. Isso é feito até que os botões inchem.
- Transplante – recomenda-se replantar a cultura na primavera. É importante garantir que o solo aqueça bem. Primeiro você precisa selecionar uma área e fazer um recesso do tamanho desejado. Depois disso, é necessário retirar a bucha e colocá-la na reentrância. É importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície do solo. Após a conclusão do transplante, recomenda-se regar generosamente a cultura e polvilhar o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta.
Propagação de árvores
O teixo é melhor propagado por estacas. O método da semente geralmente não é utilizado, pois pode levar 2 anos para o material de plantio germinar. Levará anos para conseguir uma planta do tamanho certo.
Para propagar o teixo por meio de estacas, o material de plantio deve ser preparado no final do verão ou início do outono. Isso é feito em setembro-outubro. Para obter uma nova cultura, recomenda-se fazer o seguinte:
- Corte um corte de 15 a 20 centímetros de tamanho. Deve ser retirado de um galho com um ano de idade. É melhor fugir do calcanhar. Isso ajudará a acelerar o aparecimento de raízes.
- Retire as folhas do fundo da estaca de 10 cm de comprimento.
- Prepare um vaso com terra. É melhor usar solo arenoso.
- Regue o solo.
- Mergulhe a base da estaca em um preparado que promova a formação de raízes. Uma excelente opção seria “Kornevin”.
- Coloque a muda na panela e aperte bem a terra.
Coloque o recipiente com a planta em local bem iluminado. É importante fornecer proteção contra a luz solar direta. Até que a planta crie raízes, é necessário manter umidade suficiente no substrato.Para conseguir o ambiente desejado, você pode colocar um saco sobre a panela ou usar uma garrafa plástica.
Possíveis doenças
Ao cultivar teixo você pode encontrar os seguintes problemas:
- Amarelecimento das agulhas - o motivo pode ser a morte natural de algumas agulhas. Além disso, as agulhas podem ficar amarelas nas plantas jovens se os arbustos forem jovens o suficiente. Para evitar isso, eles precisam ser sombreados na primavera.
- Fomoz é uma patologia fúngica que se manifesta na forma de necrose do córtex. A doença também é acompanhada de ressecamento e escurecimento das agulhas. Esta infecção é bastante persistente. Ela não morre no inverno. Os corpos frutíferos dos fungos rasgam gradualmente a casca e se assemelham a pequenos crescimentos pretos. Os brotos secos das árvores devem ser removidos. Para lidar com a patologia, deve ser pulverizado com uma solução de calda bordalesa a 1%. Recomenda-se que isso seja feito na primavera e no outono.
- Preto - é uma patologia fúngica, que é acompanhada pelo aparecimento de uma película preta semelhante a fuligem. Cobre os brotos e as agulhas da colheita. Normalmente o cravo é acompanhado pelo aparecimento de falsas cochonilhas na planta. Para lidar com a patologia, primeiro você precisa remover os parasitas. Você também pode transplantar a colheita jovem para uma área mais clara e realizar podas para melhorar a troca de ar. O uso de produtos à base de cobre tem um bom efeito.
Aplicação de teixo
O teixo é frequentemente usado em projetos paisagísticos. Pode ser usado para criar uma cerca viva. A cultura também fica ótima em combinação com lagos e caminhos de jardim. É usado ativamente para projetar jardins de pedras e jardins topiários. Essa variedade combina bem com esculturas. Em plantios em grupo, a planta proporciona boa sombra para bordaduras mistas.
O teixo é uma cultura muito popular que se adapta bem a uma variedade de composições. Ao mesmo tempo, a planta é despretensiosa e não requer cuidados específicos.