As variedades vermelhas de hortênsia parecem muito decorativas. Por causa disso, eles são frequentemente usados em projetos paisagísticos. Cultivar a planta é simples. Porém, para obter uma floração exuberante e espetacular, ainda é necessário seguir uma série de recomendações. Para que a cultura tenha uma aparência atrativa pelo maior tempo possível, é importante realizar corretamente o trabalho de plantio. A rega, a fertilização e a preparação oportunas para o tempo frio não são de pouca importância.
Descrição da planta
A hortênsia de folhas grandes, que se distingue pelas suas ricas flores vermelhas, é um arbusto perene com rebentos poderosos de espessura média. Pode atingir uma altura de 1,5-1,8 metros. Neste caso, os rebentos são recobertos por folhas grandes e densas, que se distinguem pelo formato oval e bordos recortados.
As flores geralmente aparecem nos brotos do ano anterior - de julho a setembro. Ao mesmo tempo, existem também variedades remanescentes, cuja floração é observada nos rebentos anuais. A hortênsia de folhas grandes é caracterizada por flores bastante grandes, que incluem pétalas de cores diferentes, incluindo vermelho brilhante. Isto depende principalmente dos parâmetros de acidez do solo em que a cultura é cultivada.
Variedades populares
A rica cor vermelha sempre parece muito impressionante. É por isso que hortênsias com essas pétalas são sempre populares entre os jardineiros. Ao mesmo tempo, hoje não são conhecidas muitas hortênsias com botões vermelhos. A maioria deles é considerada de folhas grandes.
Vermelho quente
Uma cultura adulta desta variedade atinge 1 metro de altura e diâmetro. A planta parece uma bola. Isso se deve às hastes centrais retas e aos brotos laterais arqueados. Ao mesmo tempo, a cultura é caracterizada por uma grande folhagem verde escura. As flores da planta aparecem nos brotos do ano passado.
As inflorescências vermelhas são de tamanho médio e formato esférico. Em circunferência podem atingir 15 centímetros. A hortênsia começa a florescer na segunda quinzena de junho. Este processo continua até o outono.
Barão Vermelho
Este híbrido se distingue pelos botões rosa escuro. À medida que florescem, inicialmente ficam vermelhos. Depois disso, adquirem uma interessante tonalidade vermelho-púrpura. Esta cultura é considerada bastante antiga.É de tamanho médio e possui caules fortes. Esta hortênsia é caracterizada por uma folhagem verde exuberante. Em algumas variedades, o núcleo muda de verde claro para branco.
A variedade Red Baron é considerada pouco exigente para cuidar. Sua característica distintiva é uma resistência bastante elevada ao gelo. A cultura pode suportar temperaturas de até -20 graus. Além disso, sua floração vai da primeira quinzena de julho até o final de setembro.
Anjo Vermelho
Esta cultura é considerada hortênsia de folhas grandes. Os rebentos do ano passado são lenhosos, enquanto os rebentos jovens são herbáceos. Esta variedade espetacular tem lindos tons rosa-avermelhados. Ao mesmo tempo, sua verdadeira decoração são as folhas verde-pretas.
Para que a cultura se desenvolva bem e mantenha suas propriedades decorativas, ela deve ser plantada em local bem iluminado. Além disso, a flor precisa de umidade suficiente. A variedade Red Angel cresce bem em solos férteis e bem drenados. No entanto, não tolera substrato calcário. A altura da hortênsia chega a 1 metro. As variedades de interior não ultrapassam 60 centímetros.
Alpengluhen
Esta variedade possui propriedades decorativas pronunciadas. O arbusto atinge uma altura de 1 a 1,2 metros e inclui brotos retos de espessura média. É caracterizada por um alto grau de folhagem. Ao mesmo tempo, a planta possui folhas simples, verdes e brilhantes, de tamanhos grandes.
Esta cultura começa a florescer no final de julho. Este processo termina no início do outono. Flores vermelhas aparecem nos brotos do ano passado. As inflorescências são grandes e formam gorros de até 25 centímetros de diâmetro. Esta cultura precisa de rega abundante. Além disso, certamente precisa ser isolado para o inverno.
Sensação Vermelha
Trata-se de uma cultura bastante grande, que em condições naturais pode atingir a altura de 4 metros. Quando cultivado em chalés de verão, raramente ultrapassa 1 metro. As inflorescências desta variedade de hortênsia são caracterizadas por diferentes tonalidades - branco, azul ou rosa. O diâmetro do botão, via de regra, não ultrapassa 20 centímetros.
A hortênsia pode ter botões simples, duplos ou semi-duplos. As pétalas são geralmente simples. No entanto, às vezes eles são irregulares ou ondulados. A floração da planta começa em julho e termina em agosto.
Plantando uma planta
Recomenda-se que variedades vermelhas de hortênsias sejam plantadas em áreas bem iluminadas. No entanto, devem ser protegidos da luz solar direta. Nas regiões sul, as flores podem ser plantadas em sombra parcial. Porém, nas regiões norte você deve escolher apenas áreas ensolaradas.
O arbusto não tolera bem os ventos frios do norte, por isso a área destinada a ele deve ser protegida. Na hora de escolher o solo, deve-se dar preferência a um substrato leve e respirável. Deve ter uma boa drenagem.
É importante considerar que a hortênsia necessita de muita umidade. Porém, o excesso de água pode levar à sua morte. A flor não deve ser plantada em locais com alto nível de lençol freático. Além disso, solos salinos e locais onde a água estagna após a precipitação ou o derretimento da neve não são adequados para isso.
Os parâmetros de acidez do solo não são de pouca importância. Para verificá-los, recomenda-se a utilização de papéis tornassol.A melhor opção para essas plantas é considerada uma reação fraca do solo.
Mudas de hortênsia vermelha geralmente são vendidas em recipientes. Eles podem ser plantados em solo aberto no início da primavera - antes do início da estação de crescimento. Isso também pode ser feito no outono. Primeiro você precisa preparar o solo. A cultura se adapta bem a solos úmidos e ácidos.
Ao plantar uma planta no solo, é recomendável seguir estas regras:
- O solo para hortênsias precisa ser alimentado. Para isso, vale a pena fazer um substrato à base de terra de jardim, turfa e húmus. Depois disso, recomenda-se misturar essas substâncias com 50 gramas de preparações minerais. A composição deve ser colocada na reentrância e deixada por pelo menos 2 semanas. Se o solo do local for suficientemente fértil, não será necessário fertilizante.
- Cave um buraco. Sua profundidade deve ser de 40 a 50 centímetros e sua largura de 40 centímetros. Se os brotos forem pequenos, o buraco pode ser menor.
- Ao plantar hortênsias, não é recomendável aprofundar muito o caule do arbusto. Recomenda-se colocá-lo na parte central da cova, polvilhar a raiz com terra e compactar levemente para evitar a formação de vazios.
- Por algum tempo após o plantio, a hortênsia precisa ser regada abundantemente. Para aumentar a sobrevivência da planta, recomenda-se polvilhar com turfa e serragem.
- Após o plantio, é recomendável proteger o arbusto da luz solar direta por vários dias. Graças a isso, ele criará raízes muito mais rápido.
A hortênsia pode ser plantada sozinha ou combinada com outras culturas. No segundo caso, é importante manter um intervalo entre as plantas de pelo menos 1 metro. Para que a cultura crie raízes rapidamente e comece a se desenvolver normalmente, ela precisa ser regada e alimentada regularmente.Com os cuidados adequados, inflorescências grandes e brilhantes aparecem rapidamente na planta.
Cuidados posteriores
Cuidar das variedades vermelhas de hortênsia é bastante fácil. Ao cultivar em solo aberto, é importante escolher o local de plantio correto. Além disso, a flor necessita de rega e fertilização sistemáticas. Uma pequena poda é importante. Se o arbusto for deixado em terreno aberto durante o inverno, ele deverá ser isolado. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de morte ou falta de floração.
Regar e fertilizar
Em latim, a hortênsia é chamada de "hortênsia". Esta palavra é traduzida como “recipiente de água”. Isto não é surpreendente, porque a cultura é considerada excepcionalmente amante da umidade. Porém, a rega excessiva só causa danos à planta.
Em condições de umidade natural insuficiente e falta de chuvas, recomenda-se regar a flor pelo menos uma vez por semana. Nesse caso, são necessários 10 litros de água para um arbusto adulto. Na fase de floração, esse valor deve ser duplicado. Recomenda-se regar a flor apenas com água da chuva. A água da torneira aumentou a dureza, o que afeta negativamente os parâmetros de acidez do solo.
A hortênsia também precisa de fertilização regular. Nesse caso, recomenda-se o uso de medicamentos especiais de efeito prolongado. Estes incluem produtos como “Pokon”, “Fertika” e outros. Essas substâncias podem ser adquiridas em lojas especializadas em jardinagem.
A hortênsia também pode ser alimentada com fertilizantes comuns - orgânicos e minerais. Recomenda-se fazer isso várias vezes durante a temporada. É importante seguir o seguinte cronograma:
- No início da primavera, a hortênsia precisa de uréia.Neste caso, é necessário preparar uma solução aquosa do produto. Por 1 metro quadrado vale a pena usar 30-35 gramas do medicamento.
- Na fase de brotação, a flor necessita de sal de potássio e superfosfato. Eles também precisam ser adicionados na forma de solução aquosa. Recomenda-se ingerir 20-30 gramas de cada substância por 1 metro quadrado. Após 15 e 30 dias, a aplicação desses fertilizantes deve ser repetida.
- Após o término do período de floração, a hortênsia pode ser alimentada com esterco podre ou húmus. Recomenda-se usar de 10 a 15 kg dessas substâncias por 1 arbusto.
Aparar
As variedades de hortênsias de folhas grandes não requerem podas frequentes. Este procedimento pode ser realizado como um procedimento sanitário para eliminar brotos secos ou quebrados. Além disso, um procedimento de rejuvenescimento deve ser realizado a cada 4 anos. Para fazer isso, é recomendável aparar todos os brotos a 35-40 centímetros da superfície da terra.
Se o arbusto for muito grosso, você poderá remover brotos antigos individuais. Eles precisam ser cortados pela raiz. Recomenda-se podar as hortênsias no início da primavera. Isso deve ser feito antes do início da estação de cultivo.
Preparando-se para o tempo frio
A hortênsia não é considerada uma planta muito resistente à geada. Precisa ser isolado para o inverno. Graças a isso, a cultura conseguirá resistir ao frio e ganhar forças para a próxima floração.
Antes da geada, a cultura deve ser isolada com os materiais disponíveis. Também é permitido o uso de folhas caídas para esse fim. Para proteger os botões, recomenda-se dobrar os caules até ao solo. Não se preocupe com a quebra de brotos flexíveis.
Controle de pragas
O aparecimento de parasitas em variedades de hortênsias de folhas grandes está associado a cuidados inadequados. Um dos tipos mais comuns de pragas encontradas nesses arbustos são os pulgões.Acumulações significativas desses insetos podem levar a um enfraquecimento perceptível da cultura. Em tal situação, recomenda-se tratar os arbustos com preparações inseticidas. Via de regra, os pulgões se escondem no verso das folhas. Se as colônias de insetos forem pequenas, elas podem simplesmente ser lavadas com água e sabão ou água pura.
A hortênsia também pode sofrer ataques de ácaros. Esses insetos microscópicos se alimentam da seiva dos brotos jovens. Essas pragas podem ser identificadas pela fina teia que envolve os fragmentos superiores dos brotos. Para lidar com esses parasitas, recomenda-se o uso de agentes especiais chamados acaricidas.
Reprodução
As variedades vermelhas de hortênsias podem ser propagadas usando vários métodos. Os mais eficazes deles incluem o seguinte:
- Estacas – as mudas verdes são mais adequadas para a propagação de hortênsias. Recomenda-se retirá-los das brotações anuais no meio do verão. Esses brotos devem ser colocados em água ou plantados em substrato especial. Após a formação das raízes, elas precisam ser movidas para recipientes individuais para cultivo. É importante notar que as mudas verdes enraízam muito bem.
- Dividindo o arbusto - no início da primavera ou após a floração, os arbustos adultos de hortênsias de folhas grandes podem ser divididos em partes. Para isso, é recomendável retirá-los do solo e cortá-los ou dividi-los em vários fragmentos. Ao mesmo tempo, devem estar presentes brotos com raízes em cada um deles. Após a divisão, os fragmentos do arbusto devem ser imediatamente enraizados em um novo local. É importante ressaltar que dividir o arbusto não só ajuda na propagação das hortênsias, mas também contribui para o rejuvenescimento do arbusto.
- Estratificação da colheita mãe - com a chegada da primavera, é necessário selecionar um dos brotos laterais mais flexíveis e dobrá-lo ao solo. Depois disso, precisa ser polvilhado com terra. Com umedecimento sistemático, a camada enterrada começará a formar seu próprio sistema radicular. Após o inverno, ele precisa ser cortado, cuidadosamente retirado do solo e transferido para uma nova área.
Também é possível propagar hortênsias por sementes. No entanto, este método leva muito tempo. Portanto, geralmente é usado para fins científicos. Ao mesmo tempo, os produtores de flores preferem métodos vegetativos mais rápidos e confiáveis.
Aplicativo
Variedades vermelhas de hortênsias são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos. Em chalés de verão ou em praças de cidades, a cultura pode ser plantada sozinha. A planta também é ótima para formar uma cerca viva. Com a participação dele, você poderá criar composições brilhantes e espetaculares.
Esses tipos de hortênsias combinam bem com zimbros e abetos azuis. A cultura pode ser plantada ao longo de caminhos ou em áreas sombreadas do jardim junto com plantas herbáceas perenes e bérberis.
A hortênsia vermelha é uma cultura bastante espetacular, frequentemente usada para decorar chalés de verão. Ao mesmo tempo, hoje são conhecidas algumas variedades dessas plantas. Para que a cultura tenha sempre um aspecto decorativo e não seja atacada por pragas, é importante atendê-la de forma completa e de qualidade. A flor precisa ser regada e alimentada em tempo hábil. A preparação adequada de variedades de hortênsias vermelhas para o inverno também é de grande importância.