A maioria dos tipos de hortênsia cresce em climas quentes e úmidos. Para os moradores de verão da zona intermediária, as variedades de hortênsias serrilhadas tornaram-se uma descoberta. Uma espécie resistente à geada, com floração brilhante e duradoura, irá decorar uma sebe, um pátio e criar uma composição com outros arbustos, sempre-vivas e plantas com folhagem decorativa. Flores em delicados tons de azul, rosa e branco são adequadas para buquês e permanecem frescas por muito tempo quando cortadas.
Que tipo de planta é essa
Hydrangea serrata é um arbusto de jardim de baixo crescimento. Na natureza, cresce nos vales montanhosos do Japão e da Coréia. Características da planta:
Sinal | Descrição |
Tipo | Decídua |
Forma | Redondo |
Altura e largura | 1,2 metros |
Folhas | alongado,
oval, recortado nas bordas, pontiagudo no final, 15 centímetros de comprimento, verde escuro. |
Galhos | Vertical |
Flores | A inflorescência é cercada por grandes flores |
Fruta | Vagens de sementes |
Hortênsia bebeuLachata floresce de junho a setembro. Pequenas flores de inflorescências participam da polinização. As flores grandes de quatro folhas ao longo das bordas são estéreis. As raízes ramificadas da planta penetram 40 centímetros de profundidade no solo. O arbusto é resistente a geadas de até -20 graus.
Variedades e variedades
O principal valor decorativo da hortênsia serrilhada são as flores inusitadas em tons delicados. Grandes inflorescências de até 8 centímetros de diâmetro conferem ao jardim um encantador brilho azul, rosa, branco, roxo ou variegado.
A cor das pétalas depende da variedade de hortênsia serrilhada. Existem mais de vinte deles no total. Algumas florescem com flores bicolores, mas não são resultado de seleção.
Todas as variedades exóticas são encontradas naturalmente nas ilhas japonesas, do norte de Hokkaido ao sul de Kyushu, bem como na ilha de Ulleungdo, na Coreia do Sul. Quatro variedades tornaram-se as mais populares e adaptadas ao clima russo.
Santiago
Os arbustos compactos crescem até apenas 80 centímetros de altura. As flores da hortênsia Santiago lembram renda rosa.
Vantagens da variedade:
- a floração começa em junho; e continua até setembro;
- decora canteiros de flores e caminhos;
- As folhas verdes no verão adquirem uma fantástica tonalidade vermelha no outono.
A variedade de hortênsia Santiago cresce bem em áreas levemente sombreadas. Suas desvantagens:
- você precisa monitorar cuidadosamente a umidade do solo, não gosta de umidade;
- os arbustos devem ser cobertos durante o inverno se a temperatura cair abaixo de -20 graus;
- A variedade é sensível à acidez do solo.
Se o pH do solo estiver alto, a hortênsia florescerá com flores azuis em vez das esperadas flores rosa.
pássaro azul
Um arbusto com ramos graciosos atinge um metro de altura e produz flores de tons frios: as inflorescências mudam do azul-violeta para o vermelho-lilás no final da floração, e as grandes laterais permanecem azuis.
Vantagens da variedade:
- floração abundante em qualquer idade;
- enche o jardim com um aroma doce de mel;
- universal para composições de jardim.
Hortênsias de tom azul-violeta vão decorar o espaço ao redor da casa, gazebos e sebes. Em japonês é chamado de "Ajisai" - "flor-sol roxo"
Contras da variedade Bluebird:
- o período de floração é mais curto, começando no final de julho;
- menos resistente ao gelo.
A variedade serrilhada sobreviverá ao inverno em temperaturas acima de -20 graus ao ar livre. Mas em regiões com clima mais rigoroso, os arbustos precisarão de abrigo.
Coreana
A variedade alta atinge 150 centímetros de altura e possui copa extensa. Os principais tons de cores são o branco e o rosa.
Vantagens da Coreana:
- de uma variedade você pode obter arbustos de cores diferentes, do branco ao azul;
- Resistente ao gelo até -25 graus.
A variedade Koreana é incomum porque a cor de suas pétalas pode ser ajustada ajustando a acidez do solo. Quanto mais ácido o solo, mais escuras ficam as pétalas.
Desvantagens da variedade:
- se experimentos com cores não faziam parte dos planos, corre-se o risco de não adivinhar a tonalidade do arbusto florido na hora de compor a composição;
- baixa resistência à seca.
O nome grego para hortênsia “hortênsia” significa “vaso de água”, e no Japão esta flor também é chamada de “anseio por água”. Koreana faz jus aos dois nomes e precisa de bastante água.
Preciosa
Uma variedade ainda mais alta é adequada para arranjar sebes. A altura da Preciosa chega a 2,5 metros. Os arbustos mudam de cor durante o período de floração: as folhas mudam do verde para o bordô, as flores passam do limão para o rosa e depois para o carmesim.
Prós da hortênsia alta:
- floração precoce, floresce em junho;
- variedade brilhante.
A cor das pétalas torna-se vermelha intensa se os arbustos forem plantados em solo com alta acidez.
Desvantagens da variedade:
- baixa resistência ao gelo;
- precisa de poda.
Se a temperatura cair abaixo de -20 graus, a coreana precisa ser embrulhada. Sem desbastar os galhos, os arbustos crescem e ficam desleixados.
Instruções de pouso
Hydrangea serrata pode ser plantada em campo aberto ou em vasos. A planta é adequada para solos nutritivos com acidez neutra, fraca ou alta. A hortênsia é sensível às condições do solo graças ao seu amplo sistema radicular ramificado, por isso muda rapidamente a cor das flores.
Uma época favorável para o plantio de variedades serrilhadas é o início da primavera. Nas regiões do sul com invernos amenos, a planta é plantada em setembro. Os espécimes jovens prontos para o plantio apresentam 3-5 brotos flexíveis desenvolvidos com folhas lisas e sem falhas.
Seleção e preparação de um site
Uma área aberta do jardim com sombra parcial é adequada para arbustos japoneses. Variedades que gostam de umidade podem ser plantadas próximas a árvores altas, mas tirarão a nutrição das plantas menores.
O solo adequado para hortênsias é argiloso úmido e levemente ácido.O arbusto é plantado em uma mistura: duas partes de húmus e composto, uma parte de areia e turfa. Além disso, o solo é fertilizado com uréia. Para diminuir a acidez, o local é escavado com farinha de dolomita, giz triturado e cinza de madeira. A cal não deve ser usada devido aos seus efeitos adversos na planta.
Como fazer buracos
Os arbustos serrilhados de hortênsias são plantados a uma distância de 1,5 metros um do outro. A profundidade da cova de plantio depende do volume do coma terrestre da muda, aproximadamente 35-60 centímetros.
Bem preparação:
- cavar um buraco medindo 50x50 centímetros em solo pré-fertilizado;
- misture o solo extraído com a mistura de nutrientes preparada;
- despeje uma camada de cascalho ou brita de 15 centímetros de espessura no fundo do buraco para drenagem;
- Coloque um terço da mistura nutritiva do solo por cima.
A mistura restante será necessária para preencher o buraco com a muda. É necessário estabelecer um canal estreito ao redor para irrigação, através do qual a umidade fluirá para as raízes ramificadas.
Processo de plantio
Antes do plantio, o sistema radicular das mudas de hortênsia serrata deve ser fechado. O coma terrestre retém a umidade e os nutrientes que a planta necessita inicialmente para se adaptar.
Como plantar arbusto japonês:
- sacuda cuidadosamente a panela junto com o pedaço de terra;
- instale verticalmente no buraco de forma que o colo da raiz fique 3-5 centímetros acima do nível do solo;
- preencha o buraco com mistura de solo.
O procedimento é finalizado com rega. Um balde de água é usado para uma muda. Para reter a umidade por mais tempo, o solo é coberto com serragem ou agulhas de pinheiro. A camada de cobertura morta tem 10 centímetros.
Cuidados posteriores
A principal dificuldade em cuidar da hortênsia serrata é a rega oportuna.Além disso, é importante garantir que a planta não fique exposta à luz solar direta por muito tempo. A saúde do exótico arbusto japonês depende do equilíbrio entre umidade e sol, bem como de inverno e poda adequados.
Rega
A hortênsia serrata precisa ser regada diariamente. Quanto mais sol houver na área onde o arbusto cresce, mais umidade ele necessita. Com umidade suficiente, a planta se sentirá bem no calor. O solo seco é prejudicial às raízes. Com o calor, as flores murcham e as folhas enrolam-se e ficam manchadas.
Modo de rega:
- em temperaturas de até +25 graus - de manhã e à noite;
- em temperaturas de +25-30 graus e acima - regue adicionalmente durante o dia, quando o sol atinge seu pico do meio-dia.
Um arbusto requer 2 a 3 baldes de água por vez. No primeiro ano após o plantio, um balde é suficiente para as mudas.
É melhor tirar água de uma nascente para irrigação ou purificar a água da torneira. Hydrangea serrata é sensível ao cloro.
Para reduzir o consumo de água, as plantas podem ser sombreadas artificialmente com a instalação de um toldo removível. A cobertura morta também ajuda a reter a umidade, mas o solo no círculo do tronco da árvore deve ser afrouxado periodicamente. Em dias de chuva, o arbusto não precisa ser regado.
Cobertura
A hortênsia serrata é adequada para fertilizantes orgânicos e minerais. A planta é alimentada na primavera após o despertar, no verão durante e no outono após a floração.
Como alimentar um arbusto:
- na primavera, adicionar uma solução aquosa de excrementos de pássaros preparada na proporção de 1:20 para estimular o despertar dos botões e a rápida formação das folhas;
- no período de surgimento dos botões, em junho ou julho, dependendo da variedade, é preparada uma solução de fósforo-potássio - diluem-se 30 gramas de superfosfato e sal de potássio em 10 litros de água;
- durante o período de floração, são adicionados 2 gramas de ácido bórico à solução mineral;
- Após o término da floração, em setembro, o fertilizante é aplicado ao solo - 50 gramas de sal de potássio e superfosfato em cada círculo do tronco.
Para desenvolver a folhagem, a hortênsia serrata é fertilizada com nitrogênio a partir de meados da primavera. Mas duas semanas antes do aparecimento dos botões, esse mineral deve ser gradualmente excluído da alimentação. O excesso de nitrogênio afeta negativamente o florescimento da planta.
Controle de pragas
Hydrangea serrata sofre de clorose e requeima. Ambas as doenças são infecciosas e transmitidas por insetos. Pragas de plantas:
- lesmas, caracóis;
- ácaro-aranha;
- cochonilha;
- gorgulho da uva;
- pulgão.
Para combater os insetos, são utilizados os inseticidas “Fufan”, “Tifos”, “Akarin”, “Apache”.
A hortênsia serrata é vulnerável a fungos: oídio, mofo cinzento, podridão radicular, fusarium. Para prevenir infecções fúngicas, recomenda-se tratar a planta com fungicidas, por exemplo, Alirin. O controle da umidade do solo e do crescimento da copa ajudará a preservar a saúde das hortênsias.
Preparando-se para o inverno
Insetos e mofo geralmente crescem em arbustos não aparados. Portanto, hortênsias serrilhadas, especialmente variedades altas, devem ser podadas.
A poda sanitária é realizada na primavera: são retirados os galhos quebrados e inviáveis. A forma do arbusto também é mantida e o crescimento é estimulado - os ramos que crescem no interior são cortados e o topo encurtado.
Mudas jovens e variedades de hortênsias serrilhadas menos resistentes à geada são cobertas para o inverno:
- colocam suportes em volta dos arbustos e os cobrem com agrofibra na parte superior e nas laterais;
- coberto com ramos de abeto;
- Disponha uma camada de cobertura morta com 25 centímetros de espessura.
Em regiões com invernos amenos, a cobertura morta será suficiente para plantas maduras.Recomenda-se amarrar ao tronco galhos de arbustos que crescem em áreas abertas com barbante para que não quebrem com a neve e o vento.