Plantar e cuidar de coreopsis perene, variedades TOP 25

Depois de ver uma coreopsis, você se apaixonará por ela para sempre. Os floricultores são atraídos por sua decoratividade e facilidade de cuidado. Basta semear no jardim e no próximo ano você terá um tapete em tons de amarelo, marrom e avermelhado. Uma flor da família Asteraceae pode crescer em qualquer canto do jardim, em todos os solos. Para uma floração abundante, basta regar regularmente. Em geral, plantar e cuidar da coreopsia perene não será um fardo.


Descrição

A família Coreopsis é representada por plantas perenes e anuais. Mas este facto não obriga a abandonar um em favor do outro. Ambas as flores são elegantes e vistosas, e as flores brilhantes, emolduradas pelo mais delicado verde, irradiam os raios do sol.

Planta herbácea, de até 1 metro de altura ou um pouco mais, com rebentos finos e bem espalhados, com abundância de folhas palmadas ou lanceoladas, que se localizam na base de cada rebento. Praticamente não há folhas nas pontas do broto, conferindo às flores um aspecto flutuante.

A Coreopsis é apreciada pelo seu longo período de floração, que vai de meados de julho até as primeiras geadas. A flor tem forma espessa e compacta, durante a floração fica totalmente recoberta por inflorescências de várias cores: terracota, amarelo brilhante, rosa, vermelho e em mistura de cores. As flores são unifilares ou duplas, com pétalas densamente compactadas ao longo da borda.

As flores não são grandes, têm apenas 3 a 6 centímetros de diâmetro, mas contra o fundo da folhagem em forma de agulha e quando colhidas parecem enormes, cada uma com um núcleo escuro. Após a floração aparece uma caixa com sementes.Devido ao formato dessa caixa, a planta recebeu o nome de “espécie de percevejo”.

As sementes são pequenas, para efeito de comparação: 1 grama contém cerca de 500 aquênios.

coreopsis perene

Peculiaridades

Externamente, a coreopsis é semelhante à camomila. É fácil cultivar uma flor em seu site. Se você planeja cultivar uma safra anual, basta semear em meados de maio em campo aberto ou em estufa em abril. A floração será exuberante e duradoura.

A cultura perene geralmente floresce no segundo ano, quando semeada em canteiro. Mas se a semeadura for feita por meio de mudas, a floração é observada já no primeiro ano de vida.

Tipos e variedades

Todos os tipos de coreopsis são convencionalmente divididos em perenes e anuais. Existem mais de 50 deles em sua diversidade. Abaixo apresentamos uma lista de espécies e variedades de coreopsis para facilitar a escolha para plantio no jardim.

parece uma camomila

Drumond

Um arbusto com flores anuais que atinge uma altura de 40-60 centímetros. A floração começa em julho e continua até o final do outono. As flores são amarelas brilhantes, com centro vermelho escuro, atingindo 3-6 centímetros de diâmetro. Possui caule altamente ramificado e folhas finamente divididas. Variedades de Drummond.

Coroa de ouro

Grande flor amarela. Suas pétalas são dispostas em 2 a 3 fileiras, fazendo com que a inflorescência pareça dupla. As bordas das pétalas são irregulares. O núcleo é amarelo escuro. O diâmetro das flores é de 6 a 8 centímetros.

Nascer do sol de Airlie

O arbusto baixo Airlie Sunrise vai servir perfeitamente como borda para canteiros com flores altas, já que sua altura é de 45 centímetros. As flores são ensolaradas, amarelas, semi-duplas, com bordas e pétalas recortadas. A floração é longa e abundante.

Nascer do sol de Airlie

Mistigar

As flores da Coreopsis Mistigri são semelhantes às da camomila comum, mas maiores em diâmetro. A cor das pétalas é amarelo pálido, com um centro brilhante localizado no centro.O formato das pétalas é oval com borda fortemente dissecada.

Tingimento

O “lenok” mais comum adquiriu o nome de “morrendo” por sua capacidade de amarelar a água quando as sementes são encharcadas. A planta é alta, até 1 metro. O caule é ereto com rebentos finos e multi-ramificados. As folhas emolduram a base do arbusto, mas também há folhagem nos brotos, mas muito menos.

As flores são cestos únicos, podendo atingir 5 centímetros de diâmetro. A cor principal é o amarelo, o centro é marrom-avermelhado. Plantas com flores tubulares, principalmente vermelhas. Este tipo de coreopsia é representado pelas seguintes variedades.

olhar tingido

Goldstrahl

A planta apresenta-se em forma de arbusto baixo, com aproximadamente 50 centímetros. As flores são pequenas - 30 milímetros de diâmetro. As pétalas externas são amarelas, as flores centrais são vermelhas brilhantes.

Bluetrot Zwerg

Coreopsis difere da variedade Goldstral pela altura - 25 centímetros e pela cor das inflorescências, que se apresentam em tons vermelhos. O centro é claramente definido contra o fundo de pétalas vermelhas, quase marrons.

Roleta

O centro das flores é vermelho, as pétalas externas são amarelas, com listras vermelhas e possuem borda dissecada ondulada. A planta é baixa, muito espalhada. As folhas são finamente emplumadas, lembrando uma árvore de Natal.

Amuleto

As flores, assim como o centro, são de um vermelho vivo, emolduradas por brotos finos e frágeis e folhas finas em forma de agulha. A altura da planta não ultrapassa 25 centímetros. O Amuleto Coreopsis pode ser uma decoração maravilhosa do jardim, em qualquer canto, em qualquer canteiro de flores, e não requer muito esforço no cuidado.

amuleto varietal

Tigre Vermelho

Um arbusto bastante pequeno e compacto, com 20 centímetros de altura. Alguns exemplares não ultrapassam 15 centímetros.Ao longo do contorno do núcleo marrom estão pétalas amarelas com manchas avermelhadas.

Folha Ferule

Se as espécies Drummond e Krasilny têm pouco arbusto compacto, então Feruleleaf coreopsis é um arbusto bastante poderoso, representado por variedades anuais e bienais. A planta tem rebentos grossos e folhagem densa.

A altura das espécies chega a 90 centímetros. A copa tem as mesmas dimensões de diâmetro, sobre a qual se espalham por toda parte inflorescências amarelas brilhantes, atingindo 4 centímetros de seção transversal. Esta espécie é representada pelas seguintes variedades, comuns entre os jardineiros.

Goldie

Esta variedade manteve todas as características inerentes à espécie, mas distingue-se pelas folhas ligeiramente largas e de cor verde pálido.

flor dourada

Deusas Douradas

As flores são um pouco maiores - 5 centímetros, tendo exatamente cinco pétalas de cor limão ensolarada, no centro - o meio da mesma cor. As pétalas são ovóides, com borda lisa.

Samsara

Esta variedade de coreopsis destina-se ao cultivo em cocovito suspenso (vasos de vime). A fábrica recebeu esta oportunidade devido ao seu tamanho especialmente pequeno e compacto. Em um vaso, basta cultivar uma planta para que ela se assemelhe a um buquê inteiro de flores amarelas brilhantes de cinco pétalas com um centro levemente escuro.

Flor grande

Por muito tempo, o criador Darrell Probst se dedicou à coreopsis. Ele adorou essas flores pela grande capacidade de resposta ao cruzamento e pelos resultados positivos em seu trabalho. Foi dada especial atenção à coreopsis de flores grandes.

garrafa de plástico

Hoje esta espécie é representada por plantas herbáceas arbustivas ou semi-arbustivas perenes, florescendo abundantemente durante todo o verão e outono. A flor possui as seguintes características:

  • sistema radicular fibroso;
  • caule ereto abundantemente ramificado;
  • a altura da coreopsia, dependendo da variedade, varia de 20 centímetros a 1 metro;
  • todo o caule e os brotos estão cobertos de vegetação;
  • as folhas são maiores na base;
  • formato de folha – em forma de dedo, pinada;
  • flores duplas, simples;
  • a seção transversal chega a 8 centímetros;
  • cores: limão, ensolarado, lilás, vermelho, marrom e misto.

As seguintes variedades são conhecidas.

Ouro de Baden

É cultivada próxima a outras coreopsis devido à sua floração precoce, que começa em junho. A altura da planta a partir da base é de 0,8-1 metro, na qual estão localizadas flores amarelas de 7 centímetros por toda parte, com o mesmo centro. A vegetação parece impressionante. As folhas são pinadas, com nervura central proeminente e de cor verde pálido.

Ouro de Baden

Gigante de Mayfield e Sunburst

Essas plantas são semelhantes entre si. A altura de ambos chega a 80 centímetros. As flores são amarelas brilhantes. Nas pétalas, mais perto do centro, há pontos quase marrons.

Bola dourada

Coreopsis perene de baixo crescimento, até 40 centímetros de altura, com flores amarelas, mais próximas do laranja.

Lanceolado

A espécie recebeu esse nome devido ao formato de sua folhagem. As folhas ligeiramente alongadas, concentradas na base, apresentam formato lírio-lanceolado. Cada flor está localizada em um broto separado que não possui folhagem. As inflorescências são pequenas - até 5 centímetros, principalmente amarelas e vermelhas.

Rainha Dourada

Variedade perene com inflorescências amarelas, quase limão e centro mais pronunciado. A altura da planta pode chegar a 60 centímetros. A floração é abundante, quase até ao início das primeiras geadas de outono.

Rainha Dourada

Pintinho Dourado

Uma variedade de coreopsis anã, com pétalas amarelas na base, com manchas vermelhas fundindo-se em uma faixa emoldurando o meio. O centro é amarelo escuro. Altura – 30 centímetros.

Rotkelchen

As flores medem 5 centímetros, têm centro vermelho e pétalas amarelas com bordas fortemente recortadas, como se estivessem rasgadas.

Enrolado

Perene, cuja idade pode chegar aos 6 anos. Arbustos muito extensos com grande número de rebentos finos vindos da base. A folhagem é fina, mais parecida com agulhas do que com folhas. Coreopsis atrai cores que podem ser vermelho, amarelo e seus tons. A variedade varietal é representada pelos seguintes representantes, os mais comuns entre os floricultores.

Zagrebe

A variedade Coreopsis Zagreb é pequena em altura - apenas 40 centímetros, quando outras variedades têm até 1 metro. As flores são amarelas e parecem douradas ao sol. As inflorescências são emolduradas pelas mais delicadas folhas em forma de agulha, de cor verde pálido.

folhas incomuns

Raio lunar

A altura da variedade não passa de 30 centímetros, com flores amarelas espalhadas abundantemente pelo arbusto.

A coreopsis espiralada também é representada por outras variedades, como: Ruby Red, Child of the Sun, Ruby Limerok.

Rosa

Perene, atingindo altura não superior a 40 centímetros. Popularmente, a coreopsis rosa é chamada de “cosmea”, por seu esplendor e ao mesmo tempo leveza, que é alcançada por folhas finas que lembram longas agulhas. As flores são grandes, apresentando tons de branco, vermelho, bordô e outros. As variedades mais pitorescas são.

Bons sonhos

Atrai por suas flores com centro amarelo brilhante, pétalas brancas com manchas vermelhas na base.

Portão do céu

O nome coreopsis significa “portão celestial”. As flores são brilhantes, rosadas, com centro mais rico, quase roxo.

flores cor de rosa

Sonho americano

As flores têm um centro amarelo felpudo que se destaca fortemente contra o fundo de pétalas lilases, com uma borda fortemente recortada.Esta variedade é tolerante à sombra, ao contrário de outras que adoram muita luz solar.

Auriculada

Perenes anãs, com não mais de 30 centímetros de altura. O caule é altamente ramificado e bastante forte. As folhas estão localizadas na base e apenas até metade dos pedúnculos estão localizados em frente. As flores são amarelas e laranja, com 4 centímetros de diâmetro. Popular pela floração precoce, que ocorre no final da primavera.

Naná

Uma característica distintiva da variedade é a atraente estrutura das pétalas, que lembram um acordeão, dobradas em três e depois esticadas. Nos locais onde há ondas, há um corte na borda. Cor amarela.

belas flores

Zamfir

Possuem folhagem arredondada e flores de cor laranja, com pétalas estriadas e borda dissecada.

Híbrido

Estas coreopsis são mais distinguidas pelos jardineiros pela sua beleza e elegância, bem como pela sua compatibilidade em qualquer canteiro de flores. Os híbridos incluem variedades:

  • Pintinho Dourado;
  • Rubi Geada;
  • Rainha Dourada;
  • Rothelkem.

A altura não ultrapassa 60 centímetros, o tamanho da flor chega a 6 centímetros.

Crescendo a partir de sementes

Existem três maneiras de semear: no outono e na primavera - em campo aberto, e na primavera - por meio de mudas.

plantando sementes

Semeando mudas

Este método é usado para cultivar variedades especialmente valiosas.

Prazos

A semeadura começa em março. A Coreopsis precisa de tempo para formar adequadamente a parte aérea e fortalecer as raízes bastante frágeis, por isso este período é preferível. A planta é tenra e frágil e qualquer incidente da natureza pode prejudicá-la.

Como plantar

As caixas para semeadura de mudas são pequenas e pouco profundas. Também são semeados em turfeiras (comprimidos), cassetes para semeadura de petúnias. O solo fica solto e arejado. É utilizado para encher recipientes para semeadura.

As sementes são dispostas na superfície, em reentrâncias ligeiramente profundas.Polvilhe uma camada de areia de 5 mm por cima. Normalmente, as plantas com sementes pequenas são cobertas com filme ou vidro durante o cultivo de mudas para garantir o efeito estufa.

cultivo de mudas

Ventilação

Esta técnica é importante para mudas de coreopsis. Os rebentos e as sementes no solo necessitam de oxigénio para germinar. Sob o abrigo é constantemente úmido e quente - isso, é claro, é bom para inchaço e bicadas de aquênios, mas mudas jovens podem queimar com altas temperaturas. Quando as mudas brotam as primeiras folhas, a cobertura é retirada.

Rega

Água conforme necessário. A primeira vez - após a semeadura e depois - quando o solo secar. A pulverização é realizada sempre após a ventilação. Regue com água morna.

Escolhendo

As mudas são plantadas em copos separados, que podem ser pequenos, quando se formam 2 a 3 folhas verdadeiras.

Plantar em terreno aberto

Antes de plantar no exterior, as mudas de coreopsis são endurecidas. Duas semanas antes do transplante planejado para o canteiro, o recipiente com as mudas é colocado à sombra de árvores e arbustos.

cama no chão

O tempo de permanência ao ar livre aumenta a cada dia, resultando em mudas adaptadas às condições climáticas (sol, vento, chuva). Somente no final de maio, início de junho, quando as baixas temperaturas noturnas já passaram, a coreopsis é plantada em um novo local.

Que horas plantar

Basicamente, todas as mudas são plantadas pela manhã e à noite. Se o plantio for feito pela manhã, os brotos jovens devem ser protegidos do sol escaldante. As mudas noturnas ficam muito melhor.

Regras para plantio de mudas no jardim

Na área destinada à coreopsia, o sol deve predominar, mas não direto, e não deve haver estagnação de umidade. O solo é preferencialmente fértil e solto. Livre a planta de compostos pesados ​​de argila.Caso não seja possível, acrescente húmus e areia, de preferência grossa.

As regras de pouso são as seguintes:

  1. Os furos devem ser feitos pequenos, estritamente de acordo com o tamanho do coma terrestre formado, ao redor do sistema radicular.
  2. Com cuidado, segurando a parte verde, transfira o conteúdo dos copos para o buraco para não danificar as raízes.
  3. Deve-se levar em consideração o tamanho de um arbusto adulto e fazer as distâncias corretas entre os vizinhos no canteiro. 25-30 centímetros serão suficientes.
  4. Polvilhe terra por cima e compacte levemente, depois despeje bem.

Em um canteiro de flores, uma planta pode crescer e se desenvolver com segurança por cerca de 4-5 anos, após os quais é replantada ou plantada.

Jardim de flores

Cuidado

A planta com flores não necessita de cuidados, é resistente à seca e tolera bem as geadas de inverno sem abrigo. Os cuidados básicos ainda são realizados e consistem nas seguintes técnicas agrotécnicas.

Rega

Regue a planta moderadamente, apenas quando o solo secar, e em tempo particularmente seco, generosamente para que as raízes fiquem saturadas de água e criem uma reserva para as folhas.

Capina e afrouxamento

As ervas daninhas são removidas primeiro, depois, quando a planta ganha força e adquire uma copa extensa, as próprias ervas daninhas não crescem sob a coreopsis. Durante o processo de capina, os canteiros devem ser completamente afrouxados para permitir o acesso de ar ao sistema radicular. Eles também se soltam após a chuva e a rega para evitar a estagnação da umidade, o que não é o favorito da flor.

afrouxando o canteiro de flores

Quebra de inflorescências murchas

Qualquer planta, especialmente a florida, adquire uma aparência pouco apresentável após a floração. Muitas vezes os brotos murchados que tinham flores são cortados, razão pela qual a coreopsis não perde sua atratividade. Além disso, este procedimento permite o crescimento de novos brotos.

Liga

Algumas coreopsis - arbustos altos e poderosos - podem quebrar sob a influência dos ventos.Para evitar isso, eles estão amarrados a um suporte. Para fazer isso, coloque uma estaca e amarre uma planta com flores com fios macios..

Transferir

É melhor replantar um arbusto coreopsis no outono, como outras plantas com flores abundantes. É desenterrado com cuidado, sem cortar as raízes, e transferido para um novo buraco, junto com um torrão de terra. Em seguida, a coreopsia é regada. Do outono até as primeiras geadas, a planta consegue criar raízes em um novo lugar e na primavera começa a crescer e florescer abundantemente.

planta com flores abundantes

Fertilizante

Coreopsis é amante da fertilidade, por isso é adicionado composto para melhorar o desenvolvimento e a floração. Isso é feito na primavera ou durante a floração. Este procedimento torna o arbusto exuberante e permite a formação de um grande número de novos brotos floridos. O composto pode ser substituído por qualquer fertilizante complexo para arbustos floridos e flores ornamentais.

Aparar

Apare os brotos desbotados para substituí-los por novos. No outono, o arbusto é podado completamente, deixando um toco de 10 centímetros de altura para facilitar o abrigo no inverno.

Preparando-se para o inverno

Quando se prevê um inverno gelado, os restos da coreopsis são polvilhados com folhagens e ramos de abeto. A planta não necessita de nenhum outro abrigo. Coreopsis tolera temperaturas abaixo de zero, até -20 graus, com facilidade e não requer abrigo.

corte de grama

Doenças e pragas

Embora as características varietais indiquem alta resistência a pragas e doenças, ninguém dá uma garantia total. E temos que enfrentar esses problemas.

Doenças fúngicas

Essas doenças incluem ferrugem das folhas e fusarium. Para combater, arrancam-se folhas doentes cobertas de manchas avermelhadas e todo o arbusto é tratado com fungicidas.Se os brotos torcerem, os botões secarem e se desintegrarem, há um vírus. Nesse caso, a coreopsia é completamente removida para evitar a propagação da infecção aos vizinhos.

Insetos

Os hóspedes mais frequentes nos arbustos são pulgões, lagartas e besouros que comem verduras macias e suculentas. Para controle, são utilizados agentes químicos para pulgões e outros insetos. Grandes espécimes são coletados manualmente.

lagarta em um galho

Reprodução

Coreopsis se reproduz por sementes, dividindo o arbusto e as estacas.

Estacas

As estacas começam em junho e julho. Os brotos são cortados em 10-15 centímetros. O corte deve ficar alguns centímetros abaixo do entrenó. As folhas inferiores são arrancadas e plantadas na areia. Os recipientes com mudas são mantidos à sombra e frequentemente regados para que o sistema radicular se desenvolva.

Dividindo o mato

O arbusto-mãe é dividido na primavera, depois que a neve derrete e a camada superior do solo descongela. Este método de propagação é muito mais simples e confiável do que estacas. A Coreopsis é cuidadosamente retirada do solo sem cortar as raízes, limpa e cortada com faca afiada de forma que cada parte tenha pelo menos três botões. Então cada parte é plantada em um novo local.

mãe arbusto

Projeto de canteiro de flores

Coreopsis é usada e apreciada por suas flores duradouras. É colocado em canteiros de plantas perenes de floração contínua, variando em tonalidades de cores. Por exemplo, flores vermelhas podem ser colocadas com girassóis amarelos elevando-se no fundo, delfínios azuis ou ao lado de uma profusão de cores de tremoços.

Os olhos amarelos da coreopsis combinam bem com lírios e lírios altos. Alguns jardineiros plantam coreopsis em um canteiro de arbustos coníferos, usando pedras e plantas de cobertura do solo.

Coreopsis cabe em qualquer plantio em grupo no jardim. Várias combinações são usadas aqui, tudo depende da sua imaginação.

Uso em paisagismo

Arbustos altos são plantados no fundo de vários canteiros de flores, enquanto arbustos de baixo crescimento decoram perfeitamente a calçada, o caminho e emolduram o primeiro plano de qualquer canteiro de flores, mixborder e canteiros de jardim. Alguns jardineiros cultivam coreopsis com sucesso na varanda, em floreiras.

projeto de canteiro de flores

Coreopsis é o sol no jardim. Decorará qualquer canto do jardim. E em um vaso agrada aos olhos por uma semana, florescendo até o último botão.

Avaliações

Olga Sergeevna, 43 anos, Omsk.

“Tendo um apartamento na cidade, passo meu tempo livre na dacha, que fica dentro da cidade. Tenho alergias e sou sensível a aromas florais. Por conta disso tive que abrir mão das flores: lírios, lilases, hortênsias, que têm cheiros fortes. Em vez disso, plantei coreopsis, que além de agradável à vista e fácil de cuidar, também não causa problemas, pois o aroma da planta não é audível.”

Tosya, 56 anos, Barnaul.

“Tosya é o apelido usado pelos vizinhos da dacha. Meu nome é Tamara Nikolaevna Shchukina. Vou falar sobre mim - sou um florista experiente e estou familiarizado com a coreopsia há muito tempo. Gosto especialmente por sua facilidade. Não requer abrigo durante o inverno, mesmo nas fortes geadas da Sibéria. Ele pode decorar qualquer buquê e sempre pode dar à neta um galho florido no dia 1º de setembro, enquanto muitas flores murcham antes da escola.”

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim