Cada tipo e variedade de snapdragon perene tem suas próprias características distintas. A flor é herbácea ou subarbustiva. Além da bela floração, a planta possui propriedades medicinais. É melhor crescer através de mudas. Para que a planta se desenvolva com sucesso, é necessário cuidar bem dela, que inclui rega e adubação adequada, poda e tratamento contra doenças.
- Descrição e recursos
- Tipos
- Gigantesco
- Alto
- Altura mediana
- curto
- Anão
- Ampelny
- Variedades populares
- Foguete
- Limão
- Orquídea
- Dourado
- Bronze
- Senhora Borboleta
- Dica Top Irma
- Alasca
- Vulcão
- Brilhante rosa
- Gigante de Veludo
- Cereja Melhorada
- A Rosa
- Príncipe Negro
- Coroa
- Rosa Selvagem
- Monarca Dourado
- Desafio
- Libesglut
- Chefe Vermelho
- Veludo Carmesim
- Scheelocke
- Coroa
- Tom-Tumb
- Floral
- Hobbit
- Rápido
- Gêmeo
- Como crescer através de mudas
- Preparação de sementes e recipiente
- Preparação do solo
- Como semear
- Temperatura, luz, umidade
- Rega
- Escolhendo
- Crescente
- Endurecimento
- Cobertura
- Plantar em terreno aberto
- Datas de semeadura
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Como plantar
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Liga para apoiar
- Aparar
- Cobertura
- Conservação no inverno
- Doenças e pragas
- Ferrugem
- Perna Preta
- Podridão da raiz
- Podridão cinzenta
- Septória
- Larvas de mosca
- Escudos
- Borboletas ovíparas
- Míldio
- Depois da floração
- Coleta e armazenamento de sementes
- Reprodução
- Sementes
- Estacas
- Propriedades medicinais e uso na medicina popular
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
Snapdragon também tem outro nome - antirrinum, que é traduzido do grego como nariz. A flor, dependendo da variedade, pertence a subarbustos ou plantas herbáceas. Distingue-se por um caule verde longo, fino, estriado e ramificado. A altura do caule chega a 1 metro.
As folhas da flor são grandes e oblongas. Sua cor pode ser verde clara ou escura. Veias vermelhas são observadas na lâmina foliar. Na parte inferior do caule, as folhas ficam opostas uma à outra, mais perto do topo crescem em posições alternadas.
A floração começa em junho e continua até a geada. As inflorescências são formadas em forma de espiga. Flores grandes exalam um aroma agradável e perfumado. As flores podem ser simples ou duplas, a cor depende da variedade. A planta precisa de polinização cruzada. Zangões e abelhas ajudam nisso.
No final da floração, os frutos em forma de caixa com sementes permanecem no lugar dos botões.Se você preparar a planta para o frio do inverno, o snapdragon será cultivado como uma planta perene.
Tipos
Todos os tipos de antirrinums diferem em suas características de crescimento, estrutura do caule e altura.
Gigantesco
Estas espécies de plantas distinguem-se pelo seu elevado crescimento. O caule chega a atingir 132 cm de altura e os arbustos se distinguem apenas pelos brotos de segunda ordem, bem menores que o caule central.
Alto
Variedades de arbustos altos chegam a 87 cm e o caule central é muito mais alto que os ramos laterais. Na maioria dos casos, eles são cultivados para corte.
Altura mediana
As variedades universais não ultrapassam os 58 cm de altura e são cultivadas tanto para decoração de canteiros como para corte. Este grupo de plantas distingue-se pela ramificação excessiva. O caule central tem quase a mesma altura dos ramos laterais.
curto
Variedades de snapdragon de baixo crescimento são diferenciadas por brotos de segunda e terceira ordem. Podem crescer até 38 cm de altura.
Anão
Os arbustos anões não ultrapassam os 22 cm de altura, decoram o terreno do jardim, mas também podem ser cultivados em vasos. Todas as variedades ramificam-se bem e não ocupam muito espaço.
Ampelny
As variedades de flores ampelosas diferem na altura de crescimento (pode ser de 25 a 98 cm), bem como no tamanho e na cor do botão. As variedades foram criadas especificamente para cultivo em vasos.
Variedades populares
Existe uma grande variedade de variedades de snapdragons. Na hora de escolher leve em consideração o tipo de crescimento e características de ramificação.
Foguete
Uma variedade alta e vigorosa combina bem com outras plantas e tolera o calor. O caule atinge 92 cm de altura, a largura da flor chega a 42 cm.
Limão
A altura do arbusto não ultrapassa os 31 cm e as flores grandes distinguem-se pela presença de três pétalas amarelo-limão.
Orquídea
O caule da flor se estende até 23 cm, a largura do arbusto não passa de 17 cm.A floração começa cedo. Flores de lavanda.
Dourado
Cultivado para corte. As inflorescências são altas (até 1 metro de altura), em forma de espiga. As flores são amarelas brilhantes.
Bronze
A altura do caule central chega a 88 cm e as inflorescências são grandes, bicolores, amarelo-rosadas.
Senhora Borboleta
Terry, flores grandes são coletadas em pincéis e diferem em vários tons. Forma-se um arbusto de até 68 cm de altura e 37 cm de largura.
Dica Top Irma
Os rebentos atingem 82 cm de altura e o diferencial é a cor da flor - as pétalas rosa são emolduradas por uma borda amarela. As flores são adequadas para cortar e decorar o ambiente.
Alasca
A planta forma um arbusto de não mais que 62 cm de altura e a ramificação é fraca. As flores são brancas como a neve.
Vulcão
Forma-se um arbusto estreito de até 72 cm de altura.As inflorescências bege-amareladas se distinguem por um rico aroma de mel. A variedade resiste bem à geada.
Brilhante rosa
O arbusto forma inflorescências em forma de pirâmide. O caule se estende até 77 cm e as flores grandes são rosa brilhante.
Gigante de Veludo
O arbusto de flores atinge 82 cm de altura e 33 cm de diâmetro.As flores grandes apresentam uma interessante cor vermelho-púrpura.
Cereja Melhorada
A variedade distingue-se pela floração exuberante e densa. Pertence a espécies altas. As flores são rosa cereja.
A Rosa
Uma grande variedade de snapdragon forma arbustos semelhantes a rosas. As flores grandes são pintadas de rosa.
Príncipe Negro
Uma forma de antirrhinum de baixo crescimento. As flores são grandes, de cor bordô escuro, agrupadas em racemos. Verdes escuros, brotos pretos.
Coroa
Uma espécie de snapdragon de floração precoce e tamanho médio. O arbusto não ultrapassa os 58 cm e a cor das flores pode ser branca, rosa, vermelho escuro.
Rosa Selvagem
A altura do caule forte chega a 42 cm e o arbusto é compacto. As flores são lindas, rosa claro.
Monarca Dourado
Uma variedade de snapdragon de tamanho médio com flores amarelo-limão brilhantes. A altura do arbusto é de 48 cm e durante a floração forma-se um exuberante pincel de inflorescências.
Desafio
A variedade alta é cultivada para corte. As flores são brilhantes, grandes, aveludadas e de um vermelho vivo.
Libesglut
O caule forte chega a atingir 58 cm e o arbusto tem copa semi-espalhada. As flores são de tamanho médio, de cor vermelho cereja.
Chefe Vermelho
A variedade apresenta períodos de floração médios e um tipo de crescimento de baixo crescimento. Os arbustos são compactos, até 53 cm de altura, as flores são aveludadas, de cor vermelho escuro com miolo amarelo.
Veludo Carmesim
A altura dos rebentos chega a 46 cm, as flores são aveludadas, grandes, de cor vermelha intensa, reunidas em volumosas inflorescências.
Scheelocke
A variedade pertence ao grupo dos anões. O arbusto tem formato esférico, não ultrapassa os 22 cm de altura e as flores são brancas como a neve com bordas rendadas.
Coroa
A planta forma um arbusto de até 32 cm e tem um longo período de floração.
Tom-Tumb
A planta é de baixo crescimento e formato esférico. As flores são pequenas e vêm em uma variedade de cores.
Floral
As flores desta variedade pertencem ao grupo dos anões. O arbusto é compacto. As flores podem ser de vários tons.
Hobbit
A variedade snapdragon pertence ao grupo dos anões. O caule cresce apenas até 16 cm e as flores podem ser de várias cores.
Rápido
Grupo de plantas de baixo crescimento, com floração precoce e longa duração. A paleta de cores é variada.
Gêmeo
A flor de baixo crescimento se distingue por inflorescências roxas duplas ou semiduplas.
Como crescer através de mudas
As sementes das plantas podem ser plantadas diretamente em terreno aberto. Os primeiros tiros aparecerão após 2,5 semanas. Mas este método de plantio é adequado para regiões com climas quentes.Portanto, é preferível cultivar uma flor por meio de mudas.
Preparação de sementes e recipiente
O plantio das sementes começa em março. Prepare sementes e recipientes:
- Sementes pequenas de snapdragon não precisam ser tratadas com preparações especiais. Basta selecionar as sementes adequadas para a semeadura com solução salina.
- Se houver dúvidas quanto à qualidade do material, ele é imerso por 17 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio.
- O diâmetro dos recipientes deve ser de no mínimo 10 cm, devendo ser feitos furos de drenagem no fundo.
Preparação do solo
Areia grossa é colocada no fundo do recipiente, seguida de uma camada de composto com areia. Depois disso, o solo é umedecido com água morna de um borrifador.
Como semear
Antes de plantar sementes de snapdragon, elas devem ser misturadas com areia. Depois disso, a mistura resultante é distribuída uniformemente por toda a superfície do solo úmido. O plantio é novamente umedecido e coberto com filme.
Temperatura, luz, umidade
O recipiente com as colheitas deve ser mantido em ambiente fechado a uma temperatura de +24 graus. Todos os dias o filme é retirado por algum tempo para ventilação. Neste momento, você deve mover o recipiente para um local bem iluminado. A umidade do ar não deve ser superior a 70%. Em condições favoráveis, os primeiros rebentos eclodirão após 8 dias.
Rega
O solo deve ser mantido sempre úmido, por isso você deve verificá-lo diariamente. Ao mesmo tempo, não há necessidade de deixar o líquido estagnar no solo, caso contrário aumenta o risco de desenvolver doenças fúngicas. A rega deve ser feita pela manhã. Use apenas água morna e estabilizada.
Escolhendo
Depois que duas folhas verdadeiras aparecem, elas são colhidas em recipientes maiores.
Crescente
Mudas transplantadas para recipientes separados devem ser cultivadas no parapeito da janela mais claro. As plantações devem ser protegidas da luz solar direta e das correntes de ar.
Endurecimento
Assim que os brotos criam raízes, é realizado um procedimento de endurecimento. Para isso, abra diariamente uma janela para ventilação. Durante os primeiros dias, o tempo de endurecimento não deve ultrapassar 2-3 minutos. Gradualmente o tempo aumenta.
Assim que o tempo lá fora fica positivo, as mudas são levadas para fora. É importante proteger as mudas das correntes de ar e da luz solar direta.
Cobertura
Após o aparecimento de cinco folhas na planta, é realizada a pinça. Graças ao procedimento, os arbustos ramificam-se melhor. Se os ramos laterais estiverem muito esticados, é melhor beliscá-los também.
Plantar em terreno aberto
O transplante de mudas começa somente quando o tempo quente chega e a ameaça de retorno da geada torna-se mínima.
Datas de semeadura
As mudas preparadas começam a ser plantadas em espaço aberto no final de maio. Uma queda na temperatura do ar à noite não é assustadora para os snapdragons.
Selecionando um local
Escolha um canteiro de flores bem iluminado pelo sol. Neste caso, o local deve ser protegido dos ventos.
Requisitos do solo
A flor se sente bem em solo nutritivo e solto, com boa aeração e acidez neutra. A alta acidez causa o desenvolvimento de muitas doenças.
Como plantar
Os furos são feitos na área selecionada. Uma mistura nutritiva de turfa, areia e composto é colocada no fundo. A distância entre os recessos depende da variedade:
- As variedades anãs devem ser plantadas em intervalos de 16 cm.
- É deixado um intervalo de 22 cm entre as plantas de baixo crescimento.
- Para crianças de médio porte é necessário mais espaço, por isso a distância entre os furos é de no mínimo 32 cm.
- Os arbustos altos são plantados a uma distância de 48 cm um do outro.
Antes do plantio, as covas são bem regadas.
Cuidado
Snapdragon é uma planta despretensiosa. A manutenção é mínima e não requer muito esforço e tempo.
Rega
As plantas precisam ser regadas apenas durante os períodos de seca, quando não chove há muito tempo. A rega é feita pela manhã com água morna decantada.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Após regar, remova as ervas daninhas e solte o solo. Quanto menos ervas daninhas houver ao redor dos arbustos, menor será o risco de pragas e doenças. Graças ao afrouxamento, o ar, o calor e os componentes nutricionais penetram melhor na parte subterrânea da planta.
Liga para apoiar
Variedades altas de antirrinum precisam ser amarradas a um suporte. O procedimento ajudará a proteger a haste alta de danos causados pelo mau tempo e ventos fortes.
Aparar
Os botões murchados devem ser cortados na hora certa. Graças a isso, a floração será abundante e exuberante. Se as flores murchas não forem cortadas, uma caixa de sementes se formará em seu lugar e a planta gastará toda a sua energia no desenvolvimento dos frutos.
As flores murchas são cortadas sob a flor inferior. Depois de algum tempo, uma nova flecha com botões aparecerá neste local.
Cobertura
O cuidado também envolve a adição de componentes nutricionais. Neste caso, a floração será exuberante e abundante:
- a primeira fertilização com compostos orgânicos e nitrophoska é realizada após o enraizamento do arbusto (12 dias após o plantio);
- Durante o aparecimento dos botões, uma solução líquida de superfosfato, uréia e sulfato de potássio será útil.
Conservação no inverno
Com o início do frio, os arbustos são podados, deixando os caules com 7 cm de altura acima do solo e cobertos por cima com palha, folhas secas ou serragem com turfa.
Doenças e pragas
Para proteger a planta de doenças e ataques de pragas, deve ser realizado um tratamento preventivo oportuno. Se ocorrer um problema, serão usados produtos químicos.
As seguintes medidas ajudarão a prevenir o problema:
- as sementes devem ser desinfetadas e embebidas em estimulantes de crescimento;
- no plantio de arbustos, deve-se observar a distância recomendada;
- não permita que ervas daninhas cresçam ao redor do canteiro de flores;
- em verões chuvosos, é necessário tratamento preventivo com antifúngicos.
Ferrugem
A doença pode ser reconhecida pelos crescimentos marrons que aparecem na parte posterior da lâmina foliar. As folhas afetadas começam a secar, amarelam e caem.
O tratamento com calda bordalesa, oxicloreto de cobre, solução de Topázio ou Zineba ajudará a salvar a planta.
Perna Preta
A derrota ocorre principalmente em mudas jovens e imaturas. A causa na maioria dos casos é a umidade excessiva do solo. A parte da raiz do caule fica mais fina, escurece e seca.
Os arbustos doentes devem ser retirados do local e o solo tratado com solução de permanganato de potássio.
Podridão da raiz
As folhas adquirem uma cor pálida e fosca. Gradualmente as folhas ficam amarelas e murcham. A propagação da doença é facilitada pelo solo úmido e baixa acidez.
O tratamento é feito com medicamentos como Fitosporin, Alirin.
Podridão cinzenta
A doença se desenvolve em clima úmido. A planta afetada fica coberta com mofo cinza ou manchas marrons, que aumentam rapidamente de tamanho.
Em primeiro lugar, é necessário retirar as plantas doentes da área, as restantes flores são tratadas com calda bordalesa, “Kuproksat”.
Septória
A doença fúngica se desenvolve durante o tempo chuvoso ou durante a irrigação excessiva em solos frios e ácidos.Nas folhas aparecem manchas esbranquiçadas ou marrom-amareladas, que gradualmente se conectam entre si. Com o tempo, as folhas caem e a planta perde o vigor.
O tratamento com preparações como mistura bordalesa, Profit, Hom, Oksikhom e sulfato de cobre ajuda.
Larvas de mosca
As larvas das moscas são vermes pequenos e incolores com até 4,5 mm de comprimento. Eles vivem nas camadas superiores do solo. Os ramos da raiz são comidos, fazendo com que a flor murche.
Inseticidas como “Grom”, “Aktellik”, “Karbofos”, “Aktara” vão ajudar no combate às larvas do solo.
Escudos
A cochonilha prejudicial pode infectar plantas. O corpo do inseto é redondo e marrom. A praga se alimenta da seiva das plantas. As folhas começam a amarelar, ficam deformadas e aparecem marcas pegajosas. Os botões não abrem e caem.
Os seguintes inseticidas são utilizados no combate às cochonilhas: “Inta-Vir”, “Bankol”, “Aktara”.
Borboletas ovíparas
As lagartas das borboletas são muito vorazes, então você deve se livrar dos adultos em tempo hábil. Todos os tipos de vermes são pragas comuns. As borboletas põem ovos nas ervas daninhas, de onde emergem lagartas e rastejam sobre as flores.
Os seguintes remédios são eficazes contra cutworms: “Decis”, “Arrivo”, “Bitoxibacilina”. Uma infusão à base de absinto e cinza de madeira ajuda.
Míldio
A doença pode ser reconhecida por uma camada esbranquiçada na metade superior da lâmina foliar. Esporos brancos ou marrons aparecem na metade interna da folha.
Para o tratamento são utilizados os medicamentos Ridomil, oxicloreto de cobre ou Previkur.
Depois da floração
As flores Snapdragon continuam a florescer até a primeira geada do outono.Depois disso, os arbustos de plantas perenes são aparados e cobertos com cobertura morta.
Coleta e armazenamento de sementes
As sementes amadurecem em frutos, que são uma cápsula com várias sementes. A coleta das sementes começa imediatamente após estarem completamente maduras. Os espécimes totalmente maduros são pretos.
A coleta de material é realizada da seguinte forma:
- retire a parte superior da flecha, onde as sementes ainda não amadureceram;
- coloque um saco plástico no restante do pedúnculo e amarre logo abaixo da caixa;
- então o pedúnculo é completamente cortado;
- Depois que as sementes estão completamente maduras e caem das caixas no saco, elas são transferidas para um recipiente de armazenamento.
As sementes coletadas devem ser armazenadas em caixas de papel enrolado ou papelão. Neste caso, ar suficiente penetrará no interior. O local deve estar fresco e seco. Se forem criadas as condições adequadas, o material de plantio pode ser armazenado por três anos.
Reprodução
A propagação do Snapdragon ocorre por meio de estacas e sementes. Além disso, a flor se reproduz bem por semeadura própria.
Sementes
As sementes são semeadas primeiro em recipientes separados. O método da muda permite esperar a floração muito mais cedo.
Estacas
É mais difícil propagar snapdragons por meio de estacas, então esse método raramente é usado. No outono, as estacas mais fortes são selecionadas e cortadas em seções separadas de 12 cm de comprimento.As estacas são tratadas com estimulantes de crescimento, enterradas em areia úmida e cobertas com vidro. Periodicamente, o vidro é retirado para ventilação.
Após o aparecimento da folhagem, as mudas são transplantadas para vasos separados. Na primavera, quando chega o tempo quente, as mudas são transplantadas para uma área aberta.
Propriedades medicinais e uso na medicina popular
As substâncias benéficas que compõem a planta determinam suas propriedades curativas benéficas para diversas doenças. Decocções e infusões ajudam a lidar com doenças do trato gastrointestinal, dos órgãos visuais e do sistema geniturinário.
Uso em paisagismo
Snapdragon se tornará uma verdadeira decoração do jardim:
- As flores são plantadas ao longo de caminhos e orlas.
- As flores ficam bem em combinação com outros tipos de plantas (por exemplo, papoula, sálvia, flox).
- Eles ficam lindos em vasos pendurados que vão decorar uma varanda, loggia ou sacada.
- Variedades anãs de flores ficam bem em slides alpinos.
A bela e brilhante floração do snapdragon certamente atrairá a atenção de outras pessoas. A variedade de espécies permite escolher uma variedade adequada para cultivo individual e em combinação com outras plantas.