Helenium é uma planta herbácea perene. É amplamente utilizado na horticultura para paisagismo. Os brotos atingem até 2 metros de altura e florescem no verão. Produz flores amarelas, laranja e vermelhas brilhantes de grande tamanho. Eles decoram os canteiros e combinam bem com outras plantas com flores.
- Descrição e recursos
- Crescendo em terreno aberto
- Selecionando um local
- Requisitos do solo
- Prazos
- Como plantar
- Como cultivar e plantar mudas
- Prazos
- Preparação de sementes
- Como plantar
- Temperatura
- Quando e como plantar em terreno aberto
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Em maio
- Durante a floração
- No final de outubro
- Pulverização
- Cobertura
- Transferir
- Doenças e pragas
- Poda de inflorescências
- Depois da floração
- Coleta e armazenamento de sementes
- Inverno
- Tipos
- Bigelow
- Primavera
- Gupesa
- Outono
- Híbrido
- Chupá
- Variedades populares
- Rubinzverg
- Cocar
- Beleza de Moerheim
- Waltraud
- Königstiger
- Diretor Baudiretor Linne
- Sonnewunder
- Ouro de setembro
- Catarina
- Superboom
- Altgold
- Goldfuks
- Di Loira
- Glúteo
- Reprodução
- Sementes
- Dividindo o mato
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
Helenium é uma planta perene, atingindo altura de até 120 cm, forma caules altos e eretos com folhas verdes em forma de lança. A floração começa em junho e vai até setembro, o período de floração depende da variedade. Formam-se flores grandes com diâmetro de 6 a 8 cm e a cor varia do amarelo brilhante ao vermelho brilhante. Helenium se assemelha a grandes margaridas. Uma característica especial da planta é que o arbusto é formado por brotos que crescem separadamente com raízes entrelaçadas.
Crescendo em terreno aberto
Para cultivar helênio em campo aberto, escolha local e solo adequados, observe as datas e técnicas de plantio.
Selecionando um local
A planta adora boas áreas ensolaradas. Em locais sombreados produz flores menos exuberantes, os caules são puxados para o sol e o arbusto cresce de forma irregular. Helenium não gosta de correntes de ar e muita umidade.
Requisitos do solo
A cultura prefere solos leves, arejados e com boa drenagem. A planta não tolera inundações frequentes por chuva e degelo. As raízes apodrecem e os arbustos morrem.
Prazos
A planta é plantada em campo aberto em meados de maio ou antes, dependendo da região. Na hora do plantio, o solo deve aquecer até 10 ° C a 10 cm de profundidade.
Como plantar
Covas para plantio são formadas no local. A distância entre eles deve ser de 40 a 80 cm, dependendo da variedade de helênio.Para espécies baixas, é mantida uma distância de 40 cm, para espécies de tamanho médio - 60 cm, para espécies altas - 80 cm.
O plantio é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Cave buracos com 20 cm de profundidade.
- Um composto de drenagem é colocado no fundo do buraco.
- Em seguida, despeja-se terra, preenchendo metade do buraco.
- Despeje água morna.
- A planta é transferida para a cova.
- Polvilhe as raízes camada por camada, compactando cada camada.
Como cultivar e plantar mudas
As mudas são cultivadas com sementes. Os grãos são colhidos na mata-mãe ou comprados em floriculturas. As variedades híbridas de helênio não produzirão as mesmas flores a partir das sementes coletadas, portanto, só podem ser compradas.
Prazos
O preparo das mudas começa em abril. Nessa época, as primeiras geadas ainda não haviam diminuído. 2 a 3 semanas após o plantio, os grãos brotarão e precisarão de cuidados adequados.
As mudas geralmente ficam prontas para o plantio em meados de junho.
Preparação de sementes
As sementes são embebidas em água morna por algumas horas. Em seguida, mergulhe em uma solução de permanganato de potássio por 1-1,5 horas. Seque-os em gaze seca e comece a plantar. As sementes são coletadas no outono em suas próprias plantas ou compradas em floriculturas.
Como plantar
Antes de plantar, prepare recipientes de 250 ml e solo. Os copos de turfa são fáceis de usar, ficam completamente imersos no solo e se desintegram no solo.
A terra é comprada em floriculturas ou retirada do local. Para solo caseiro, misture:
- 1 parte de turfa;
- 3 partes de húmus;
- 1 parte de areia.
Para plantar sementes, leve um recipiente comum grande. Está meio cheio de terra. Os grãos de Helenium são semeados e cobertos com terra. Cubra o topo com filme para criar um efeito estufa.A panela é transferida para local aquecido e ventilada periodicamente. Após o aparecimento dos brotos, o filme é retirado. Quando as mudas formam 2 folhas verdadeiras, elas são plantadas em caixas separadas.
Temperatura
As mudas são mantidas a uma temperatura de 20°C. 2 a 3 dias antes do transplante para o solo, as mudas são levadas para local fresco para endurecimento.
Importante! As mudas não devem ser expostas às geadas noturnas, caso estejam presentes à noite o plantio é adiado para um período mais favorável.
Quando e como plantar em terreno aberto
As mudas são transferidas para terreno aberto quando 3-4 folhas verdadeiras se formam nos brotos. Desta vez cai no final de maio ou início de junho. No momento do plantio não deve haver geadas noturnas e o solo deve aquecer até 10 ° C até uma profundidade de 10 cm.
O plantio em campo aberto é realizado da seguinte forma:
- Na área preparada são feitos furos com profundidade de 15 cm e diâmetro de 10 cm.
- 2 cm de composição de drenagem são colocados no fundo.
- Despeje 200 ml de água morna.
- Transfira a muda para o solo.
- Polvilhe com terra em camadas, compactando cada camada com as mãos.
- Regue com água morna.
Helenium cultivado a partir de sementes começa a florescer após 2 anos da estação de crescimento.
Cuidado
Para uma floração exuberante, é necessário seguir as regras de cuidado das flores: monitorar a rega, fertilizar, soltar o solo, pulverizar contra pragas e doenças e podar.
Rega
Em climas temperados, o helênio é regado todas as semanas. Uma planta consome 2-3 litros de água. Utiliza-se água previamente decantada ou coletada em nascente. Em climas áridos, a rega é aumentada para 2 vezes por semana e, em chuvas frequentes, é mantida 1 vez a cada 2 semanas.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O afrouxamento é realizado após cada rega e chuva. A camada superior do solo é solta com uma enxada e todas as ervas daninhas são removidas. As ervas daninhas deterioram a qualidade do solo e absorvem alguns minerais, esgotando o solo. Se você não fizer a remoção regular de ervas daninhas, isso afetará a qualidade da floração. Afrouxar e remover ervas daninhas enriquece as raízes da planta com oxigênio.
Cobertura
O Helenium é fertilizado 3 vezes por safra, a primeira no início da safra, após o plantio ou aparecimento dos primeiros brotos, a segunda durante a floração e a terceira após a coleta das sementes e preparação para o inverno.
Em maio
Em maio, são aplicados fertilizantes minerais com alto teor de nitrogênio. O nitrogênio melhora a floração e acelera o crescimento e desenvolvimento da planta.
Importante! A aplicação excessiva de nitrogênio ao solo afeta negativamente o desenvolvimento da planta.
Durante a floração
Durante a floração, o helênio precisa de alimentação, pois a planta gasta muita energia na formação de botões e flores. Use complexos minerais contendo fósforo, potássio e cobre.
Você pode usar cinza de madeira.
No final de outubro
No final de outubro, as sementes se formam nos brotos. Após a coleta das sementes e a poda, são aplicados fertilizantes minerais complexos contendo nitrogênio, fósforo e potássio. São aplicados na forma seca, no inverno os minerais são absorvidos pelo solo e na primavera são absorvidos pela planta.
Pulverização
Para prevenir o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas, é realizado tratamento preventivo dos arbustos com inseticidas e fungicidas. As soluções são pulverizadas em clima seco e sem vento. O tratamento é realizado no início do período vegetativo, antes do início da floração.
Cobertura
No início da floração, arranque os rebentos laterais, procedimento que produz uma floração abundante.A planta, ao invés de gastar energia na formação dos brotos, passará para a formação das flores.
Transferir
Helenium esgota o solo, por isso precisa ser replantado a cada 3-4 anos. Para fazer isso, escolha um novo local adequado e fertilize-o. O transplante é realizado na primavera, antes do início da floração. Neste momento, você pode propagar os arbustos por divisão.
Doenças e pragas
Helenium tem forte imunidade, a flor é resistente a doenças fúngicas e ataques de insetos. Porém, se as condições de cultivo e plantio não forem atendidas, a flor é atacada pelo nematóide do crisântemo. São pequenos vermes que penetram nas raízes e nos botões da planta. Afeta todas as partes da planta. Para combatê-los, são tratados com inseticida químico e as raízes regadas com água quente. Todas as áreas afetadas da flor são cortadas e queimadas.
Poda de inflorescências
Helenium produz inflorescências gradualmente. Alguns já desapareceram, enquanto outros estão em estado de botão. Recomenda-se cortar flores murchas e murchas, isso acelera a formação de novas flores.
Depois da floração
Após a floração, colete as sementes e cubra a planta para o inverno.
Coleta e armazenamento de sementes
A floração da safra termina em setembro. Em outubro, as sementes amadurecem nas rosetas. As pétalas das flores secam e caem, e as sementes se formam no centro. Eles secam e são facilmente removidos do soquete. Armazene os grãos em sacos de gaze ou caixas de papelão, envelopes de papel também são adequados para essa finalidade. Armazene as sementes em local seco e quente. A germinação persiste por 2-3 anos após a coleta.
Inverno
Muitos tipos de helênio são resistentes ao gelo. Algumas espécies e variedades não toleram geadas severas. No final da safra, os brotos da planta são cortados e a área da raiz coberta com musgo, palha ou serragem.Isso garantirá a segurança da planta até a próxima safra.
Tipos
Helenium tem muitas variedades. Os jardineiros costumam cultivar 6 variedades, que suportam facilmente o inverno e se deliciam com sua cor e floração exuberante.
Bigelow
A altura dos rebentos é de cerca de 80 cm, as folhas são direitas, lanceoladas. A floração ocorre em junho-julho. As flores têm 5 cm de diâmetro e cor amarelo-laranja. A parte central da flor é marrom.
Primavera
Os caules são densos, retos, até 1 metro de altura. Coberto por folhas verdes lanceoladas. A floração começa em maio e forma rosetas amarelo-alaranjadas de até 7 cm de diâmetro.
Gupesa
Populares entre os floricultores, os brotos são densos, lenhosos, até 1,5 metros de altura. As folhas são lanceoladas, verdes. As flores com diâmetro de 3 a 5 cm são vermelhas e amarelas. A planta floresce por 2 meses.
Outono
Ele é o fundador da maioria das variedades de Helenium. Atinge 2 metros de altura. Os caules são altos e densos. No topo encontram-se flores com diâmetro de 5 a 6 cm, de cor laranja brilhante, com linhas finas vermelhas e borda amarela.
Híbrido
A altura da planta é de 1 a 1,3 metros. As variedades têm cores diferentes: do amarelo claro ao bordô brilhante. Flores com diâmetro de 3-3,5 cm e floração abundante ocorre em julho.
Chupá
Enraíza-se bem em encostas e áreas rochosas. A planta atinge uma altura de 60-70 cm, com flores amarelas brilhantes no topo. Diâmetro até 10 cm.
Variedades populares
As variedades Helenium são cultivadas a partir de espécies de outono. É o progenitor de quase todas as variedades. As variedades híbridas toleram menos o frio.
Importante! Sementes de variedades híbridas não produzem essas cores de flores. Para cultivo por meio de sementes, são adquiridas em lojas.
Rubinzverg
Variedade de baixo crescimento, resistente ao frio, cresce até 60 cm de altura.As flores têm uma cor vermelha brilhante, bordô. A floração dura 4 meses.
Cocar
Variedade híbrida, os brotos atingem 120 cm de altura, no topo há flores marrom-avermelhadas com centro convexo marrom-amarelado.
Beleza de Moerheim
A altura da planta chega a 90-120 cm.Uma característica distintiva da variedade é a floração com rosetas de diversas cores: amarelo, vermelho, laranja.
Floresce de julho a novembro.
Waltraud
Uma variedade híbrida, com cerca de 80 cm de altura, produz flores cobre-amareladas com centro amarelo-acastanhado. Floresce de julho a agosto.
Königstiger
Os brotos são altos, até 150 cm, e formam flores amarelas brilhantes com borda bordô. O meio é marrom-bordô. Floresce de julho a setembro.
Diretor Baudiretor Linne
A altura do arbusto é de 1,3 metros. Há flores marrons-bordô brilhantes no topo. O meio é vermelho acastanhado. Floresce em agosto.
Sonnewunder
Variedade de Helenium de tamanho médio, a altura dos brotos chega a 90 cm, produz flores amarelo-laranja brilhantes com 4 cm de diâmetro e a floração começa no meio da estação.
Ouro de setembro
A altura dos brotos é de 1 metro. As flores são amarelas brilhantes com o mesmo centro. As folhas são verdes, lanceoladas. Floresce em setembro.
Catarina
A altura dos brotos chega a 1,5 metros, a cor das flores é vermelho-alaranjado brilhante. As folhas são verdes, lanceoladas. Flores com diâmetro de 5 cm.
Superboom
A altura dos caules é de 1,8 metros. As flores são amarelo-laranja, as pétalas têm bordas onduladas. As folhas são verde-escuras, lanceoladas.
Altgold
Os arbustos atingem 90 cm de altura, florescendo com flores marrom-douradas de até 4 cm de diâmetro.O núcleo é grande, marrom-violeta.
Goldfuks
A planta tem até 1,8 metros de altura e produz flores marrom-alaranjadas com manchas amarelas. Floresce em agosto.
Di Loira
Altura da planta até 1,7 metros.Forma flores vermelhas brilhantes com diâmetro de 6 a 8 cm e núcleo convexo, marrom-amarelado. Floresce de julho a setembro.
Glúteo
Variedade de Helenium de tamanho médio. As flores são de cor coral, o núcleo é amarelo-avermelhado. O diâmetro das flores é de 4 cm e floresce em meados do verão.
Reprodução
A planta se reproduz de duas formas: sementes e divisão.
Sementes
As sementes da planta são plantadas como mudas em março e depois transferidas para campo aberto. A planta anual não floresce, as primeiras flores se formam após uma temporada.
Dividindo o mato
A mata-mãe é desenterrada com cuidado para não danificar as raízes. Em seguida, as raízes são cortadas em vários pedaços com uma tesoura ou faca e plantadas em buracos separados. O rejuvenescimento do Helenium é realizado a cada 3-4 anos.
Uso em paisagismo
Devido à sua floração exuberante, o helênio é preferencialmente plantado em canteiros de flores, em gramados, ao longo de bordaduras e próximo a plantas arbustivas. Variedades altas são plantadas no fundo dos canteiros de flores e variedades baixas na frente deles.