Colchicum, também conhecido como colchicum ou flor de outono, é uma planta muito misteriosa, que atrai os jardineiros. Hoje, o colchicum está muito difundido, ganhando popularidade por sua capacidade de produzir flores perfumadas sem folhagem no outono, esta última, por sua vez, aparecendo na primavera. Plantar colchicum em campo aberto e cuidar dele será a tarefa mais simples para você, mas quanto prazer trará observar os mais delicados caules de flores.
- Descrição e características
- Peculiaridades
- Ciclo da vida
- Recursos benéficos
- Crescendo a partir de sementes
- Plantar em terreno aberto
- Quando plantar
- Como plantar
- Escolhendo o lugar certo
- Cuidado
- Como transplantar para outro lugar
- Doenças e pragas
- Alimentação e rega
- Depois da floração
- Principais tipos e variedades
- Reprodução
- Sementes
- Lâmpadas
- Respostas sobre perguntas
- Avaliações
Descrição e características
Colchicum é uma planta perene com caules curtos, folhas lanceoladas de cor verde escura e grandes pedúnculos de várias cores - do rosa ao lilás, com várias inclusões e nervuras de tons escuros. Alguns tipos de colchicum têm a particularidade de produzir folhagens no início da primavera e morrer no início do verão..
A raiz de Colchicum apresenta-se na forma de um bulbo alongado. A floração da árvore de outono começa no outono, no final de setembro, e continua até o final de outubro. O pedúnculo tem 20 centímetros de altura e termina em uma flor linda e bastante grande, de até 8 centímetros de diâmetro. Algumas amostras podem ser menores. Colchicum fica espetacular no outono, quando uma mancha de flores coloridas em forma de funil aparece em solo já enegrecido, sem folhagem.
Peculiaridades
Colchicum tem vários recursos:
- Na aparência e na capacidade de florescer no outono ou na primavera, o colchicum lembra os açafrões. Mas as segundas flores são um pouco menores.
- Outra característica da planta é o aparecimento de uma vagem junto com folhas verdes no início da primavera. Perto de junho, os frutos amadurecem, formando sementes.
- Vale ressaltar que o colchicum é uma flor venenosa, portanto, se houver crianças em casa, elas não devem ficar perto da planta.
Apesar do perigo da flor, ela ainda é amada e cultivada de forma frutífera, decorando o jardim no outono, quando a folhagem murcha e muitas flores simplesmente murcham.
Ciclo da vida
Colchicum é uma planta com flores bastante incomum. Folhas grandes e suculentas aparecem na primavera. Seu verde é simplesmente agradável à vista; parecem revestidos de cera por cima, o que os faz parecer brilhantes. No início do verão, a folhagem morre e só aparece na próxima primavera.
Um bulbo pode produzir até cinco inflorescências, que aparecem em setembro, como já comentado. A caixa de sementes de colchicum não vem à superfície, como de costume, mas no inverno se desenvolve no bulbo. Com o início do calor da primavera, chega à superfície da terra com folhagens. Assim que os frutos ficam marrons, eles são cortados e esperam até que se abram para coletar as sementes.
Interessante! Este ciclo de vida está associado a condições naturais de crescimento. Colchicum vem de países mediterrâneos, onde o verão é bastante seco, então a flor parece se aposentar depois da primavera, acumula energia e nutrientes e floresce nos meses de outono.
Recursos benéficos
Apesar de a planta ser venenosa, ela é ativamente utilizada na medicina popular. Colchicum tem os seguintes efeitos no corpo humano:
- A substância colchicina é a base de medicamentos para gota e inflamação das paredes das veias sanguíneas (flebite).
- Os medicamentos à base de colchicum são utilizados para distúrbios do metabolismo das proteínas e doenças articulares.
- Os comprimidos são criados à base de colchicina para uso em odontologia.
- A segunda substância mais valiosa produzida a partir do colchicum é a colhamina. Os medicamentos que o contêm são usados para tratar o câncer.
- A erva Colchicum tem efeito diurético.
- Decocções e infusões são usadas há muito tempo para esfregar contra reumatismo, osteocondrose e outras doenças do sistema músculo-esquelético.
Mesmo sabendo da intoxicação por colchicum, é utilizado com cautela para induzir vômito e como laxante.
Crescendo a partir de sementes
Este método de reprodução de colchicum raramente é utilizado, pois é muito longo e é preciso esperar de 6 a 7 anos para ver a floração.Durante esse tempo, o bulbo poderá ganhar força e ficar mais forte para desenvolver uma flor.
Importante! Existem apenas algumas espécies de açafrão que são propagadas por sementes, florescendo na primavera e com um único bulbo (sem formações de raízes filhas), por exemplo, o colchicum amarelo.
Procedimento para cultivar uma planta a partir de sementes:
- Prepare uma mistura de solo fértil e solta. Hidrate levemente.
- A semeadura começa no início do verão, logo após a coleta das sementes.
- Antes de ser colocada no solo, a semente é embebida em água limpa por vários minutos.
- Em seguida, o bulbo de colchicum é incrustado no solo a uma profundidade de 0,5-1 centímetro.
Se perder o momento do plantio oportuno, será possível semear sementes de colchicum em seis meses, e nesse período as sementes deverão passar por estratificação. Para isso, as sementes são embaladas em papel e colocadas na geladeira.
O cuidado com mudas jovens de colchicum é muito simples, consiste nas seguintes ações agrotécnicas:
- afrouxando brotos de primavera;
- desbaste;
- rega regular de plantas verdes até que as folhas morram;
- capina;
- abrigo para o inverno com grama seca, ramos de abeto, material de cobertura.
No primeiro ano de semeadura pode não encontrar brotos, mas eles aparecerão no ano seguinte, então para não perder esse momento deve-se marcar o local onde a flor é semeada.
Plantar em terreno aberto
Quais condições de cultivo devem ser fornecidas para o colchicum:
- O solo deve ser fértil. Não requer transplante para novo local por 6 anos.
- A flor pode estar iluminada ou à sombra. Colchicum geralmente é plantado sob árvores altas.
- Não possui requisitos especiais de umidade.
Importante! Se a água subterrânea passar perto da superfície do solo, os bulbos não poderão ser plantados neste local.
Quando plantar
Para colchicums que florescem no outono, o plantio é organizado em agosto. Um pedúnculo pode aparecer dentro de algumas semanas, mas somente se o bulbo for grande e tiver um grande suprimento de nutrientes. Se você plantar o material de plantio em outubro, a flor aparecerá no próximo outono.
Como plantar
O processo deve ser executado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Eles estão planejando um local para um canteiro de colchicums.
- Siga o padrão de plantio dos bulbos: entre vizinhos - 10-20 centímetros, em profundidade - 8-20 centímetros. Esses parâmetros devem ser levados em consideração dependendo do diâmetro do bulbo. Se a raiz for pequena, a profundidade é reduzida; se for grande, é plantada mais profundamente.
- No canteiro marcado são aplicados fertilizantes minerais: superfosfato, na proporção de 1 colher de sopa por metro quadrado, e 1 litro de cinza de madeira. A cobertura é completada afrouxando ou cavando. Além dos minerais, é adicionada matéria orgânica: 10 quilos de húmus e 5 quilos de areia por 1 metro quadrado.
- Os bulbos são aprofundados no solo, deixando um longo tubo na superfície do solo. Este tubo serve como local para o surgimento do pedúnculo.
Após a imersão dos bulbos no solo, o canteiro deve ser regado generosamente e aplicada uma camada de cobertura morta por cima para que a umidade não evapore rapidamente.
Escolhendo o lugar certo
É comum ver colchicums à sombra de arbustos frutíferos. Na primavera ficam protegidas do sol escaldante e no inverno as flores ficam cobertas de folhas caídas. Os canteiros de Colchicum normalmente não são colocados separadamente, pois no verão a planta está totalmente ausente, o que significa que o espaço ficará vazio, por isso seu cultivo é combinado com outras plantas.
Os bulbos são profundos, o que significa que flores rastejantes com sistema radicular fibroso, por exemplo, pervinca e várias flores tenazes, podem ser plantadas na superfície. Mesmo que o colchicum seque, as trepadeiras da cobertura do solo esconderão a madeira morta.
Cuidado
Colchicum é apreciado pelos jardineiros por sua facilidade e baixa exigência. Ao cuidar das árvores de outono, atenção especial deve ser dada à alimentação na primavera e ao replantio de bulbos. Como isso acontece?
Como transplantar para outro lugar
Colchicum pode crescer em um local por 6 a 7 anos. Em seguida, ele precisa de um transplante. Normalmente, no outono, muitas folhas aparecem agrupadas, o que significa que os bulbos filhos cresceram nos bulbos-mãe. Esses colchicums param de florescer no outono e começam a adoecer. Você deve começar a desenterrar os bulbos no final da primavera, início do verão, quando os verdes estiverem completamente secos. Precisa ser transplantado para um novo local em agosto. Durante esse período, os bulbos são bem lavados, tratados com permanganato de potássio e secos. Armazenado desta forma em local fresco e escuro até agosto.
Doenças e pragas
Os hóspedes frequentes dos colchicums são caracóis e lesmas. Eles são atraídos pela folhagem verde exuberante, principalmente porque a planta geralmente cresce à sombra de outros arbustos ou flores altas. Qualquer inseticida é usado para controlar pragas. Para evitar que os caracóis ataquem as árvores de outono, cascas de ovos são colocadas no canteiro e pequenas pedras são espalhadas. Com umidade abundante, as folhas ficam cobertas de podridão cinzenta. Fungicidas para qualquer planta com flor ajudam aqui: Topaz, Champion. Você também deve remover os brotos gravemente danificados e deixar o solo secar até a próxima rega.
Alimentação e rega
Você deve começar a alimentar o colchicum na primavera, quando as folhas aparecem debaixo do solo. Fertilizantes nitrogenados são aplicados na área próxima. Isso permitirá que a planta tenha folhas muito grandes, que armazenarão no bulbo uma quantidade suficiente de nutrientes necessários para a continuação da floração. No outono, quaisquer fertilizantes orgânicos ou complexos minerais para plantas com flores são adicionados à escavação.
Na primavera, quando aparecem as folhas, a flor não precisa de muita umidade, ou seja, rega. Haverá reservas suficientes de água derretida para que as folhas cresçam. Sim, e a luz solar também.
Quando os botões começam a eclodir do solo e as árvores ainda não adquiriram folhagem, a iluminação é suficiente para o Colchicum; então, antes que a vegetação morra, a luz também não é necessária. Durante a floração, não há mais folhagem nas árvores, por isso os caules das flores são banhados por muita luz. E não há necessidade de regar, pois o colchicum se prepara para um período de descanso. Em geral, cuidar da planta nesse aspecto é simples.
Depois da floração
Muitos jardineiros começam a aparar as partes ligeiramente caídas da planta. Isto não pode ser feito. A planta se livrará sozinha de seus elementos quando chegar o momento. E à medida que o bulbo cresce, ele ganha força e nutrientes.
Principais tipos e variedades
Os mais populares e procurados são os colchicums que florescem no outono. Pedúnculos salientes na primavera são menos comuns e menos atraentes. Hoje, os colchicums estão repletos de uma variedade de variedades, diferindo em tamanho e paleta de cores. A seguir, na tabela, tentaremos apresentar as variedades mais bonitas e fashion.
Nome da variedade | Nome latino | Altura, diâmetro, centímetros | Flores, folhas | Área de distribuição | Época de floração |
Floração de primavera | |||||
húngaro | Hungaricum | até 15/4-5 | branco, rosa profundo, com anteras bordô nos estames e folhas fofas | zona de estepe da Albânia, Grécia, terras altas da Iugoslávia | fevereiro março |
Amarelo | Colchicum lúteo | até 15/3 | flores amarelo-limão com longas folhas verdes, 2-3 flores aparecem de um bulbo | Montanhas Tien Shan, Tibete, Pamir, Cazaquistão | Março abril |
Ancara (trifoliado ou Bibersteima) | ancyrense, biebersteimi, triphyllum | 10-15/5 | flores lilás-rosa, até 8 pedaços de um bulbo, folhas estreitas, lembrando um sulco azulado | Ucrânia, Moldávia, Turquia, Crimeia | Dezembro-abril |
Tufado | fascicular | 10-20/3-4 | flores rosa claro ou brancas coletadas em um cacho | Líbia, Líbano, Israel | fevereiro março |
Regel (Kesselring) | regelii, crociflorum, kesselringii | até 15/2-3 | folhas - até 7 peças, longas, com ponta romba e bordas recortadas, flores brancas, com faixa rosa na parte externa das pétalas | Marchar | |
Bifolium (duas folhas) | bifólio | 10-15/3-4 | as flores são rosa e roxas, as folhas são verde-escuras, tubulares, de formato oblongo | Armênia | Março abril |
Sovich | szovitsii | 10-12/a 6 | grandes flores brancas e rosa emolduradas por uma roseta basal de folhas curtas | Montanhas da Armênia | fevereiro março |
Floração de outono | |||||
Outono | outonal | 40/7 | as flores são brancas, lilases claras, às vezes duplas | oeste da França, Letônia, Cárpatos, Inglaterra – prados e florestas | Outubro |
Branco | outonal | 15/7 | perianto branco fervente com centro amarelo | países europeus | Setembro, a partir de 15 |
Terry | outonal | até 05/12 | flores lilases, densamente duplas, folhas largas, até 4 centímetros, comprimento – 25 centímetros | Europa | Final de outubro |
Neddyste | outonal | 10/5 | flores cor de rosa | Tcheco | setembro Outubro |
Agripa | agripino | 40/2 | flores roxas, 3 cópias aparecem de um bulbo | Asia menor | Agosto-outubro |
Bornmuller | — | 12-15/8 | flores rosa com base um tanto escura | Síria, Irã, Ásia Menor | Setembro-novembro |
Fabuloso | |||||
Huxley | espécie | até 50/3-4 | lilás, flores rosa, transformando-se em cores mais saturadas | Transcaucásia, Türkiye, Irã | Setembro |
Nenúfar | espécie | até 50/até 5 | flores lilás, duplo | Cáucaso | Setembro |
Primeiro-ministro | espécie | até 45/até 5 | as flores são brilhantes, rosa-púrpura | Cáucaso, Turquia | Outubro |
bizantino | — | até 15/7 | flores lilás-rosa, 12 peças de um bulbo | — | Agosto. Setembro |
Cilício | — | 20-60/7-8 | flores lilás-rosa ou roxas, com nervuras brancas, folhas largas dobradas | Mediterrâneo, Turquia | início do outono |
Kochi, decorativo | — | 8/4-5 | flores brancas ou rosa | Irã, Turquia, Iraque | Agosto. Setembro |
Variado | — | 10-30/ | folhas rasteiras, 3-4 peças, com borda ondulada, flores 1-3 peças em uma haste, vários tons de rosa, com padrão xadrez | Grécia | outono |
Sombra | — | 8-10/4-5 | 1-3 flores de um bulbo, rosa claro, folhas de lírio, longas, até 15 centímetros, 2 centímetros de largura | Crimeia, Turquia, Irã, Iraque | Setembro |
Fomina | — | 10-15/ | vários tons de roxo | Rússia, Ucrânia (Odessa), Moldávia | final de agosto a meados de outubro |
Nenúfar | Nenúfar | 23/10-15 | um botão felpudo que lembra um áster, rosa brilhante | — | início do outono |
Roxo escuro | atropurpureu | 10-15/ | pequenas flores de cor púrpura escura, folhas longas de primavera, até 20 centímetros | Turquia | Setembro |
napolitano | napolitano | — | lilás, flores rosa, borda branca ao longo da borda das pétalas, com pétalas pontiagudas | — | fim de agosto |
Panônia | Pannonicum | — | flores em vários tons de lilás, com listras brancas | — | outono |
Sibtropa | sibthorpii | 20-50/5-8 | de um bulbo surgem de 1 a 7 flores de cor lilás-rosa, com padrão manchado, com estames marrons | Bulgária, Grécia, Creta | outono |
Stevin | stevenii | — | flores 3-10 peças de um bulbo, roxo e rosa | Mediterrâneo | Outubro-fevereiro |
Jerusalém | hierosolimitano | — | a largura da folha é de até 2 centímetros, a cor da inflorescência é rosa | — | outono |
Trudy | troodi | — | as flores são rosa pálido, quase brancas | Alta Galiléia, Golã, Hermon | — |
Brilhante | laetum | 10-12/7 | flores rosa claro, 1-3 peças em um pedúnculo, folhas - 3 peças, 2-3 centímetros de largura | Região do Baixo Volga, Ciscaucásia, Daguestão | meados de outubro-novembro |
Albopleno | — | 22/5-6 | flores duplas brancas | — | outono |
Gigante | — | 30/15-20 | flores lilases rosadas com fundo branco | — | Setembro |
Híbrido | |||||
Arauto do Outono | Arauto do Outono | — | o lado externo da flor é de cor violeta-ametista, e o lado interno é roxo-violeta, no centro há uma mancha amarelo pálido com anteras laranja brilhante | — | Setembro |
Princesa Astrid | Princesa Astrid | — | há uma mancha roxa dentro do perianto, e o perianto em si é branco | — | outono |
Dick Trotador | Dick Trotador | — | perianto roxo, com centro em forma de mancha verde | — | outubro Novembro |
Rainha Violeta | Rainha Violeta | 30/12 | flores de uma rica cor roxa, pétalas com veias brancas visíveis, lembrando um padrão perfurado | — | Setembro |
Todos os tipos e variedades são robustos, resistentes à seca e às geadas severas. Além disso, variedades híbridas podem ser encontradas em qualquer catálogo de flores e plantas ornamentais.
Reprodução
Colchicum pode ser propagado de duas maneiras: sementes e bulbos.
Sementes
Um processo trabalhoso em termos de espera pela liberação dos pedúnculos florais, que aparecem após 6 a 7 anos.
Lâmpadas
O método vegetativo de reprodução envolve a separação dos bulbos filhos, que crescem a cada ano. Quando na primavera aparecem muitos caules com folhas, significa que os bebês cresceram na planta-mãe. São desenterrados em agosto e armazenados até outubro, quando são plantados. Colchicum no jardim é a decoração de qualquer canteiro de flores: na primavera agrada com folhas grandes e altas, no outono com flores espetaculares de várias cores. Destacamos uma ampla seleção de variedades e espécies de colchicum para auxiliar na sua compra. Você pode criar composições envolvendo diversas variedades ao mesmo tempo, o principal é ter imaginação, e a planta vai agradecer com uma floração exuberante e perfumada.
Respostas sobre perguntas
Devido ao crescimento incomum de uma planta com flores, muitos jardineiros novatos fazem perguntas, às quais recebem respostas de pessoas experientes:
- Por que as flores ficaram menores? Muito provavelmente, houve um aumento nas lâmpadas filhas. Os tubérculos recebem menos nutrientes e são menores, de modo que os caules das flores ficam menores. Separar o ninho ajudará a resolver o problema. Por que desenterram uma planta em junho e julho e a plantam em um novo local em agosto?
- Com que frequência replantar colchicum? O forte crescimento ocorre ao longo de 4-5 anos, portanto, no quinto ano, quando cerca de 12 talos de flores aparecem do solo, a planta deve ser replantada.
- De que forma pode ocorrer o envenenamento por plantas e quais partes dela são mais venenosas? Colchicum é venenoso em todos os lugares, desde o bulbo até as sementes. O consumo de 6 gramas de sementes pode causar reações irreversíveis em adultos, enquanto uma criança pode morrer. Os primeiros sinais são vômitos, diarréia, linfocitose.Portanto, para proteger você e sua família, não seque e guarde os bulbos em local acessível e, quando a planta chegar à superfície, certifique-se de que as crianças não se aproximem do canteiro.
Avaliações
Vladimir, 55 anos, Barnaul.
“Vivo nas duras condições climáticas da Sibéria. O inverno sempre traz surpresas. Todos os anos, no jardim, temos que nos desfazer de alguma planta que não sobreviveu à próxima geada forte. Quero expressar minha alegria em favor do colchicum. Plantei debaixo de uma macieira. Um arbusto de groselha cresce de um lado e um arbusto de groselha do outro. Acontece que mesmo em um inverno com pouca neve, o canteiro fica coberto de neve. É assim que meu colchicum fica preservado, não coberto por nada. As geadas em Altai podem até atingir -42 graus. É uma pena que no verão você não consiga ver lindas flores grandes.”
Olga, 36 anos, Saratov.
“Conheço Colchicum há pouco tempo. Gostei das folhas verdes escuras espetaculares que a vovó vendia no mercado. Achei que seria uma flor grande. Bem, eu plantei no meu jardim. Quando ele desapareceu depois de algum tempo. Eu acho, bem, é isso – desapareceu e desapareceu. Mas no outono apareceram graciosas flores cor-de-rosa, e foi então que me lembrei por que as flores desabrocharam de repente neste lugar.”