Descrição da hortênsia azul, seu plantio e cuidados, as melhores variedades e como propagar

A hortênsia é uma cultura ornamental que pode ser cultivada em casa de veraneio e em casa. Este é um subarbusto perene, caracterizado por ricas folhas verdes e grandes inflorescências esféricas de até 35 centímetros de tamanho. A descrição da hortênsia azul, seu plantio e cuidados com as plantas interessam a muitos jardineiros novatos.


Descrição da planta

Hortênsia é traduzida do latim como “água” ou “vaso”. Esta cultura pertence ao gênero Tsvetkov e à família Hydrangeaceae. Dependendo da variedade, a planta pode atingir uma altura de 1 a 3 metros. A cultura é caracterizada por inflorescências exuberantes, de formato esférico e com pequenas flores. A planta é caracterizada pela alta resistência à geada e adora umidade. Ao mesmo tempo, a cultura não resiste à exposição a ventos fortes e não tolera luz solar direta.

A hortênsia veio para a Rússia do Leste e Sul da Ásia e da América. A planta recebeu esse nome devido ao formato das vagens e à necessidade de uma quantidade significativa de umidade. Hoje existem várias variedades principais de hortênsias conhecidas:

  • paniculata;
  • semelhante a uma árvore;
  • folha grande.

As flores da cultura diferem em diferentes tonalidades. Eles vêm em vermelho, bege, branco, lilás, azul ou azul. A cor específica é determinada pelos parâmetros de pH na composição do solo. Se o solo tiver baixa acidez, as inflorescências são caracterizadas por tons de branco e bege. Em substrato alcalino tornam-se rosados ​​e em substrato ácido tornam-se azuis. Jardineiros que sabem regular os parâmetros de pH do solo podem obter a cor desejada da flor.

Especialista:
As variedades paniculadas e arbóreas de hortênsias não são azuis. No entanto, eles podem parecer muito impressionantes em outros tons. Além disso, essas plantas são resistentes à geada e fáceis de cuidar. Ao mesmo tempo, as variedades de folhas grandes podem ter tons de azul brilhante.

Variedades populares

Hoje são conhecidas muitas variedades e tipos de hortênsias azuis, cada uma delas caracterizada por características próprias.

Mini centavo

Esta planta compacta tem inflorescências azuis exuberantes e pode mudar de tonalidade para rosa suave.É importante seguir certas regras de cuidado. As principais vantagens da cultura são a resistência às geadas e a baixa necessidade de manutenção.

Mini centavo

Azulão serrilhado

É uma planta alta que atinge 1,5 metros de altura. Sua cor pode variar do azul ao rosa. A tonalidade específica é determinada pelos parâmetros de acidez do solo.

Azulão serrilhado

Liberdade

Esta é uma variedade muito interessante. Inicialmente distingue-se pelas inflorescências brancas e rosadas, mas depois tornam-se azuis. Flores de diferentes tonalidades podem estar presentes em um arbusto ao mesmo tempo. Atingem 15 centímetros de tamanho. As plantas desta variedade crescem bem em locais com sombra. No entanto, eles precisam de muita umidade.

Liberdade

Romars

A altura desta planta é de 80 centímetros. Sua característica são botões de diferentes tonalidades. Eles vêm em azul, roxo, branco e azul. A planta adora solo úmido e locais com sombra.

Romars

Compeito

Esta cultura parece muito impressionante. É caracterizada por inflorescências azul-lilás com centro branco. Porém, a cultura não tolera muito bem o sol e o tempo seco.

Compeito

Requisitos de pouso

Recomenda-se que a hortênsia azul seja plantada na primavera. Isso deve ser feito depois que a neve derreter e as temperaturas positivas se estabelecerem.

Qual solo é adequado

Ao plantar hortênsias azuis, grande importância deve ser dada à composição do solo. Afeta diretamente a cor das flores. Em geral, a cultura necessita de um substrato nutritivo, que inclui solo florestal, húmus, areia e turfa. Neste caso, os parâmetros de acidez do solo são de grande importância. Eles deveriam ser 5,5-6.

Para determinar a acidez, é necessário usar papel tornassol. Deve ser mergulhado em solo misturado com água por 10 segundos.Depois disso, recomenda-se comparar a tonalidade com a escala da embalagem.

Se o solo não for ácido o suficiente, adiciona-se sulfato de alumínio. Se, pelo contrário, a acidez do solo for muito elevada, deve-se misturá-lo com farinha de dolomita. Este componente ajuda a atingir os parâmetros de pH necessários.

Qual é o melhor lugar para plantar

O arbusto desenvolve-se bem em áreas bem iluminadas e ligeiramente sombreadas. Em locais ensolarados ou com sombra forte a planta não se sente bem. É melhor plantar hortênsias perto de um muro ou cerca alta. Tais estruturas proporcionam sombreamento e proteção contra o vento.

Hortênsia azul

Diagrama de pouso

Para plantar uma safra, é recomendável fazer o seguinte:

  1. Cave um buraco em alguns dias. Sua profundidade deve ser de 60 centímetros e largura – 50.
  2. Preencha o buraco até a metade com um substrato composto de solo florestal, composto e turfa. Areia também é adicionada à composição. Este componente proporciona uma boa drenagem e solta o solo.
  3. Aplique fertilizantes complexos na cova, que garantem o rápido desenvolvimento do arbusto. Se necessário, é permitido adicionar sulfato de alumínio ou farinha de dolomita à composição. O primeiro componente garante a acidificação do solo e o segundo – a alcalinização.
  4. Abaixe a muda no buraco e endireite o sistema radicular. Depois disso, recomenda-se preencher completamente o buraco com terra. É importante evitar o aprofundamento do colo da raiz da planta. Caso contrário, a cultura desenvolver-se-á mal. A terra precisa ser um pouco compactada para evitar afundamentos.
  5. Despeje 2-3 baldes de água sobre o arbusto.
  6. Cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Para isso, é permitido o uso de turfa ou aparas de madeira. Esses materiais ajudam a reter a umidade.

Cuidados posteriores

Para que a hortênsia azul se desenvolva bem e mantenha seu aspecto decorativo, ela deve ser bem cuidada.

Condições de iluminação e temperatura

No clima quente do verão, a planta requer proteção da luz solar direta. Portanto, é recomendável colocá-lo no lado leste ou oeste do local. Durante a formação dos botões, é permitido deslocar a flor do vaso para um local mais iluminado. Porém, em qualquer caso, não deve ser exposto à luz solar direta.

As plantas ao ar livre requerem sombra ou sombra parcial. Sob luz forte, a hortênsia parece prejudicial à saúde. Ao mesmo tempo, suas inflorescências são formadas incorretamente.

Quanto à temperatura, o indicador ideal é +20 graus. É importante proteger a flor das correntes de ar e das oscilações de temperatura. Após o término da floração, o arbusto no vaso deve ser levado para uma sala com temperatura de +10 graus e aí mantido até o despertar dos botões.

Foto de hortênsia azul

Regar e manter a umidade

A hortênsia azul se desenvolve rapidamente e precisa de umidade suficiente. Portanto, em tempo seco, o arbusto deve ser regado 2 a 3 vezes por semana. Nos verões chuvosos, regar uma vez por semana será suficiente. Neste caso, você precisa colocar 3 baldes de água debaixo do arbusto. É importante que o líquido esteja quente, pois a água fria faz mal à saúde das hortênsias.

Cobertura

A hortênsia precisa ser fertilizada 3 vezes durante a estação de crescimento:

  1. Recomenda-se aplicar os nutrientes pela primeira vez em maio. Para isso, vale preparar uma solução de uréia, superfosfato e sulfeto de potássio.
  2. Na fase de brotação, a hortênsia deve ser alimentada com enxofre de potássio e superfosfato.
  3. No final do verão, recomenda-se adicionar matéria orgânica - principalmente esterco podre ou composto.
Especialista:
É importante considerar que a hortênsia azul é contra-indicada a partir de cinza de madeira. Este componente inclui álcalis e, para obter a cor azul das pétalas, é necessária uma acidez do solo suficientemente elevada. A adição de cinzas só é permitida em solos muito ácidos.

Aparar

Se as hortênsias não forem podadas, existe o risco de os arbustos crescerem muito. Como resultado, perderão suas propriedades decorativas. Além disso, uma quantidade excessiva de vegetação levará a uma floração deficiente. Como resultado, a planta não será capaz de formar inflorescências azuis.

Recomenda-se podar a planta na primavera. Durante o procedimento, você precisa fazer o seguinte:

  • remova brotos antigos;
  • cortar ramos jovens que perturbam a harmonia do arbusto;
  • encurtar os brotos anuais;
  • apare o topo do arbusto e livre-se dos restos de flores secas.

Controle de pragas

A hortênsia azul sofre ataques das seguintes pragas:

  1. Pulgão das folhas - afeta as partes superiores dos brotos e pecíolos da folhagem jovem. À medida que os insetos se reproduzem, eles absorvem os sucos da planta. Isso acarreta deformação e ressecamento dos fragmentos superiores dos galhos. Os inseticidas ajudarão a controlar as pragas.
  2. Os ácaros são pequenos, portanto identificar o parasita pode ser muito difícil. As pragas podem ser detectadas pela teia de aranha nas folhas jovens. Os acaricidas ajudam a lidar com os ácaros.

Flor de hortênsia azul

Outras nuances de cuidado

A hortênsia azul geralmente tolera bem o frio do inverno, mas tem dificuldade em resistir às geadas do outono. Portanto, é necessário isolar a bucha a uma temperatura de +6-8 graus. Para isso, deve-se retirar todas as folhas, deixando apenas as de cima. Depois disso, recomenda-se cobrir o círculo do tronco da árvore com uma camada de composto, turfa ou agulhas de pinheiro. O próprio arbusto precisa ser isolado com fibras agrícolas e ramos de abeto.

Outra boa opção seria construir uma moldura especial ao redor da planta. Neste caso, a planta deve ser revestida com material isolante e instalada uma estrutura alta ao seu redor. Para isso, é permitida a utilização de malha metálica ou caixa de madeira. Em seguida, recomenda-se preencher a moldura com folhas secas caídas. Isso ajudará a proteger de forma confiável a hortênsia azul do frio.

Reprodução

Na maioria das vezes, a hortênsia azul é propagada das seguintes maneiras:

  1. Estacas - para a colheita do material de plantio é melhor usar arbustos bastante grandes. As estacas resultantes precisam ser embebidas em estimulador de crescimento e depois proceder ao enraizamento.
  2. O método da semente é considerado um processo muito trabalhoso e demorado, que apresenta muitas dificuldades. Porém, com a abordagem correta, esse método permite obter muitas mudas. Variedades resistentes à geada podem ser plantadas diretamente em terreno aberto. Isso deve ser feito entre o final de abril e o início de maio. Recomenda-se que as demais variedades sejam plantadas em recipiente.
  3. Reprodução por estratificação - neste caso, recomenda-se escolher arbustos com grande número de estratificação na parte inferior. Depois disso, deve-se fazer uma depressão com diâmetro de 20 centímetros e cavar no meio do broto. Recomenda-se realizar o procedimento na primavera - antes do início da floração.
  4. Reprodução pela prole - neste caso, os brotos laterais precisam ser separados do arbusto principal. Recomenda-se fazer isso no outono - antes da chegada da geada. Não vale a pena colocar as crianças diretamente no chão. É melhor deixá-los em vasos até a primavera.
  5. Dividir um arbusto é um método acessível usado no replantio de uma cultura. Normalmente a planta é dividida em 2-3 partes. Além disso, cada fragmento independente deve conter raízes formadas e vários pontos de crescimento.

A hortênsia azul é uma cultura muito comum que possui excelentes propriedades decorativas e se adapta bem a composições paisagísticas. Para que a planta se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim