Os peixes Loach são uma vida aquática saborosa e saudável, amplamente distribuída em corpos de água doce em todo o mundo. Este peixe tem um corpo alongado coberto por pequenas escamas. Durante muitos anos, a loach foi uma importante fonte de alimento para muitos povos e hoje não é menos procurada como peixe gourmet por gourmets que sabem prepará-la corretamente.
Descrição da espécie
Loach, uma espécie de peixe de água doce pertencente à classe dos peixes com nadadeiras raiadas, a ordem dos Cyprinidae.Recebeu esse nome devido à sua capacidade de se contorcer como uma cobra. Apesar do aspecto pouco apetitoso, a polpa da botia não é menos saborosa que a das outras espécies, mas os pescadores não lhe dão preferência.
A Botia é capaz de atingir trinta centímetros de comprimento, embora o tamanho médio esteja entre 10 e 20 cm, suas escamas são pequenas, mas ainda perceptíveis. Possui cabeça pequena e alongada e olhos amarelados localizados no topo da cabeça. O corpo lembra o de uma cobra e, ao ser pego por um peixe, emite um som estridente, por isso também é chamado de guincho. A barbatana caudal é pequena e de formato oval.
O número de antenas localizadas próximas à boca varia de 5 a 10 peças. As narinas são alongadas e arredondadas. Os machos se distinguem por um segundo raio longo e grosso da nadadeira peitoral, enquanto no ventre o tecido adiposo forma um espessamento em ambos os lados. A esperança média de vida é de cerca de dez anos.
Habitat
Loach é um peixe que pode ser facilmente encontrado em uma grande variedade de regiões, especialmente em toda a Eurásia. Tem a capacidade de se adaptar a qualquer tipo de ambiente aquático. Esta criatura aquática semelhante a uma cobra prefere viver em corpos de água turvos de água doce - rios e lagos, onde muitas vezes se enterra na lama durante o dia e emerge à noite para se alimentar.
Nutrição e estilo de vida
Botias são peixes resistentes que sobrevivem em ambientes onde não existem outras criaturas aquáticas. Quando os níveis de oxigênio ficam muito baixos, eles sobem à superfície e emitem um som estridente, dando-lhes o apelido de guinchos. No verão, o som do rangido das botias é uma ocorrência bastante comum.
As Botias preferem zonas húmidas, lagoas estagnadas e águas lentas.Também preferem áreas com vegetação densa, valas e baías. As características únicas desta espécie são a capacidade de contorcer todo o corpo e uma resistência incrível. Durante os períodos de seca, eles se enterram na lama, tornando-os praticamente invisíveis a olho nu.
Botias são caçadoras de alimentos habilidosas, capazes de superar outros peixes. Sua dieta consiste em invertebrados, diversas larvas, pequenos caranguejos e ovos de outros peixes.
Existem inimigos?
Os pescadores usam botias como isca por um motivo: elas são consideradas a iguaria favorita de grandes predadores, como burbot, bagre, lúcio e perca. Garças e cegonhas também não têm dificuldade em encontrá-los na lama ou na grama para comer. Devido ao fato de os guinchos serem encontrados em todos os lugares, eles continuam sendo um elemento importante na cadeia alimentar da vida aquática.
As botias permanecem abundantes em muitas áreas devido à sua alta fecundidade, capacidade de tolerar condições difíceis e migração entre corpos d'água usando vegetação úmida.
Essas criaturas não são afetadas por água poluída, seca ou oxigênio ou nutrição insuficientes. No entanto, a sua população está a diminuir gradualmente. Como resultado, as botias são agora classificadas como uma espécie de menor preocupação.
Como não ser confundido com uma enguia
A enguia comum do rio é muito maior que a pequena loach, o comprimento máximo do corpo é de 1,5 m e o peso é de seis quilos e meio. Possui cabeça larga e não possui barbatanas na barriga. E sua barbatana dorsal e cauda estão fundidas.Além disso, faz extensas migrações de desova no oceano - até seis mil quilômetros. As enguias também são capazes de produzir descargas elétricas que não são letais para os humanos, mas podem ser perigosas para os nadadores.
Recomendações para pescadores
Loach é capturado com varas de pesca flutuantes e de fundo, usando minhocas como isca. O diâmetro da linha de pesca é de 0,1 a 0,2 mm e os anzóis são o número cinco. É melhor abaixar a isca até o fundo e não mantê-la bem no topo, pois é mais fácil e rápido para a botia encontrar alimento no fundo do reservatório do que na superfície. As botias não são exigentes em termos de isca, pois às vezes até mordem o anzol.
Os pescadores geralmente não usam botias como alimento, mas principalmente para atrair outras espécies de peixes. No entanto, é ilegal em algumas regiões da Rússia, por isso os pescadores devem verificar os regulamentos locais antes de pescar.
Depois de retirar a botia, é importante agarrar bem o peixe com as duas mãos, pois ele começará a resistir. Além disso, este peixe é muito escorregadio.
No inverno, uma armadilha é usada para capturar botias. A base desta armadilha é um cesto, caixa ou peneira sem fundo. Como alternativa, use uma lona com um furo. Um tubo mais largo que o diâmetro da botia é inserido neste buraco e colocado acima do fundo e sob a armadilha para evitar que os peixes escapem. A armadilha é então colocada na abertura do buraco para que, quando o barbo nadar para dentro em busca de ar, não consiga sair novamente.
Propriedades úteis e prejudiciais
A carne de Loach é fonte de proteínas, ácidos graxos, minerais e vitaminas. A composição química da carne difere ligeiramente dependendo das condições de vida ou do método de armazenamento.
Normalmente, 100 gramas de carne fresca contêm cerca de 18 gramas de proteína, menos de 1 grama de gordura e menos de 1 grama de carboidratos. Além disso, a loach é rica em vitaminas B (incluindo vitaminas B1, B2, B3, B6, B12), vitaminas A e D e minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
A vantagem do produto é que ele:
- aumenta a imunidade;
- fortalece e torna os vasos sanguíneos elásticos;
- previne o acúmulo de colesterol;
- reduz o risco de doenças cardíacas, asma e alergias;
- regula o equilíbrio hormonal;
- facilita a respiração celular;
- suprime a inflamação;
- previne a coagulação do sangue;
- fornece proteínas necessárias para a regeneração celular;
- participa da formação de ossos e dentes, além de sintetizar os hormônios necessários;
- previne o desenvolvimento de raquitismo e osteoporose, controlando os mecanismos de estimulação/desaceleração do sistema nervoso.
Além disso, o filé de loach melhora a fertilidade, bem como a adaptação da visão ao escuro, ao mesmo tempo que retarda a degeneração macular.
Sabe-se que comer guincho estimula a atividade cerebral, melhora a memória, aumenta a concentração, protege a pele do ressecamento e da acne e também melhora a saúde das mucosas, cabelos e unhas.
Contra-indicações
Comer barbo não é recomendado para pessoas alérgicas ou intolerantes a esses alimentos. Peixe salgado e seco deve ser evitado por pessoas com insuficiência renal, hipertensão e tendência a edema. Peixes de águas sujas que não foram devidamente cozinhados também são perigosos. Mesmo para um corpo completamente saudável.
Receitas
Loach é preparado de várias maneiras, como frito, guisado, assado ou até mesmo transformado em espadilha caseira.
Peixe estufado no forno
Ingredientes:
- 1 kg de peixe loach.
- 1 cenoura grande.
- 1 cebola grande.
- 2 tomates médios.
- 1 pimentão.
- 1/2 colher de chá de pimenta preta moída.
- 2 folhas de louro.
- 1 xícara de molho de tomate.
- 1/2 colher de chá de sal.
- 20 ml de óleo vegetal.
Instruções:
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Corte cenouras, cebolas, tomates e pimentões em cubos médios.
- Corte o peixe em pedaços e polvilhe com óleo vegetal.
- Em uma frigideira funda em fogo médio, frite a cebola e as cenouras até ficarem macias.
- Adicione os tomates e os pimentões e cozinhe, mexendo, por 5 minutos.
- Adicione o molho de tomate, sal e pimenta-do-reino moída.
- Quando os vegetais estiverem fritos e macios, acrescente o molho de tomate e mexa. Desligue o fogo e coloque os legumes em uma assadeira funda.
- Coloque os pedaços de loach sobre os legumes na forma. Tempere com sal e pimenta por cima e acrescente uma folha de louro.
- Cubra a panela com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30-40 minutos até que o peixe esteja pronto.
- Depois disso, retire o papel alumínio e leve a assadeira de volta ao forno por alguns minutos até formar uma crosta dourada na camada superior.
O peixe acabado com legumes pode ser servido quente, polvilhado com ervas verdes frescas.
Botias fritas
Ingredientes:
- 4 filés de loach.
- 1 ovo.
- 1 xícara de farinha ou pão ralado para empanar.
- 1/4 colher de chá. sal.
- 1/4 colher de chá. Pimenta finamente moída (branca, mas preta serve).
- 2 colheres de sopa. óleo vegetal.
Receita clássica:
- Bata o ovo em uma tigela. Adicione sal e pimenta e mexa.
- Coloque o empanado em outra tigela.
- Mergulhe cada filé de loach na mistura de ovos e depois passe na farinha de rosca, cobrindo todos os lados com farinha de rosca.
- Aqueça uma frigideira em fogo médio. Adicione óleo vegetal e aqueça.
- Coloque o filé de loach em uma frigideira e frite de cada lado até dourar, mas não mexa o peixe com muita frequência para não atrapalhar o empanado.
- Coloque o peixe pronto sobre uma toalha de papel para retirar o excesso de gordura.
Sirva o peixe pronto com limão e ervas para decorar.
Espetadas apetitosas
Ingredientes:
- 0,5 kg de peixe botia.
- 25g de sal.
- Lâmpada.
- Tomate.
- Pimentão.
- 2 colheres de sopa. eu. óleo vegetal.
- 1,5 colheres de sopa. eu. vinagre de mesa.
Passos:
- Limpe o peixe, retire as espinhas e corte-o em pedaços de aproximadamente 3x3 cm.
- Prepare a marinada: misture sal, óleo vegetal e vinagre em uma tigela.
- Coloque o peixe na marinada por 30 minutos.
- Passe o peixe em espetos, alternando com cebola picada, tomate e rodelas de pimentão.
- Pré-aqueça a grelha ou frigideira em fogo médio e coloque os espetos nos espetos.
- Grelhe os kebabs nos espetos por 4-5 minutos de cada lado até dourar e cozinhar por dentro.
Sirva os kebabs em espetos quentes, guarnecidos com vegetais frescos ou ervas, se desejar.
Fatos interessantes
Este peixe incomum tem algo para surpreendê-lo:
- Botias podem viver sem comida por até cinco meses e ficar sem água por muito tempo.
- Ao contrário da maioria dos peixes, a botia tem a capacidade de absorver oxigênio através das guelras, pele e intestinos. Seus intestinos possuem vasos sanguíneos que funcionam quando os níveis de oxigênio estão baixos.
- Botias grandes são capazes de se mover entre corpos d'água pela manhã devido ao orvalho na terra.
Squeakers prevêem mudanças climáticas futuras; 24 horas antes de uma tempestade, eles nadam rapidamente e inspiram mais ar do que o normal. Os pescadores percebem esse comportamento como um indício de possível chuva durante o dia.