Contaremos em detalhes sobre uma ideia de negócio que aspirantes a empreendedores podem implementar – cultivar esterlina em casa. Para criar tal negócio, você precisará de certas habilidades e equipamentos especiais. Um plano de negócios bem elaborado simplifica muito a implementação de todo o processo e não exige muito dinheiro e esforço.
Sobre negócios
Sterlet é uma iguaria de peixe requintada. Os peixes da família do esturjão atingem 65 centímetros de comprimento. O peso dos indivíduos grandes chega a 10 quilos.Há também uma esterlina maior, mas é bastante rara. Os peixes grandes são encontrados principalmente nos mares e oceanos.
O número de esterlinas no mundo está diminuindo, portanto, para aumentar a população e evitar sua extinção como espécie, iniciou-se o cultivo ativo desse peixe em escala industrial e em casa. Algumas pessoas criam peixes em casa para uso pessoal, enquanto outras criam esterlinas para posterior venda, considerando a ideia um negócio lucrativo.
Características da criação doméstica
Uma das principais preocupações dos agricultores é quando o peixe vai crescer e começar a gerar renda. Para fazer isso, você precisa entender como ocorre o processo de crescimento dos alevinos. Muitas vezes, ao cultivar o esturjão, são usados fritos pesando cerca de 5 gramas. Todos os indivíduos se desenvolvem à sua maneira - depende de onde são criados e de como são alimentados. Depois de seis meses, parte da esterlina pode chegar a 500 gramas, a outra parte terá menos peso, mas com o tempo pode alcançar e até “ultrapassar” seus irmãos maiores em peso.
Quando parte da esterlina já cresceu, os peixes de tamanho e peso menores precisam de algum tempo para crescer. Assim, após 1,5 meses, os peixes de tamanho médio crescerão e, em seguida, indivíduos menores se juntarão a eles. Assim que se passarem 9 meses desde o início do crescimento da primeira carga, o crescimento dos peixes irá parar. Se o cultivo estiver indo bem, faz sentido adicionar mais alguns tanques para expandir a fazenda.
Amostras com peso superior a 500 gramas são muito procuradas no mercado. Proprietários de supermercados e restaurantes ficam felizes em comprar esses peixes. Na Rússia, esse tipo de peixe não é muito consumido, mas como quase não há esterlina no mercado, ele rapidamente sai das prateleiras das lojas e é popular nos cardápios dos restaurantes.É por isso que o negócio associado à criação de esturjões é considerado muito lucrativo.
Como preparar
Criar esterlina em casa parece uma tarefa simples, mas apresenta uma série de desvantagens, como espaço limitado, necessidade de manter um microclima ideal, entre outras. É muito mais conveniente criar esturjão em um lago. Em qualquer caso, o agricultor necessitará adquirir equipamentos especiais e selecionar alimentos adequados.
Seleção de equipamentos
Para criar condições confortáveis para a esterlina na piscina, são necessários compressores, arejadores e filtros. Você também precisará de equipamento de bombeamento para limpar regularmente a piscina. Para facilitar o cultivo do esterlino, recomenda-se a utilização de um alimentador automático. É aconselhável escolher o compressor e a bomba corretos - deve-se dar preferência a unidades potentes que servirão ao proprietário por mais tempo do que modelos fracos.
Para criar esturjão em casa, você precisará dos seguintes dispositivos:
- bombear;
- filtro para purificação de água;
- compressor;
- alimentadores automáticos.
Na aquisição de dispositivos técnicos, é necessário fazer cálculos de potência para que o equipamento possa cumprir com eficácia as tarefas atribuídas. Se você planeja criar esterlinas em reservatórios fechados, também precisará de equipamentos adicionais para automatizar o processo. Para cultivar esterlina em RAS - instalações fechadas de abastecimento de água, você precisará dos seguintes equipamentos:
- Lâmpadas UV - para desinfetar o reservatório.
- Piscinas redondas ou retangulares (unidades portáteis para ampliar a área de reprodução se necessário).
- Termostato.
- Um gerador para enriquecer o reservatório com oxigênio.
- Bombas - para circular água.
- Sensores de pressão.
- Compressor.
- Filtros.
É necessário utilizar o recipiente correto para o cultivo da esterlina dependendo do seu peso. Assim, uma piscina de plástico ou madeira com 1,5-1,7 metros de diâmetro é adequada para incubação de esterlinas pesando até trezentos gramas. Para cultivar indivíduos de até dois quilos, use um recipiente de até 2,2 metros de diâmetro e mais de um metro de profundidade. Para a criação de ovos e criação de alevinos, são utilizadas bandejas especiais de 220 por 50 centímetros.
Se a esterlina for cultivada em um reservatório natural, é necessário verificar se as condições biológicas do reservatório correspondem às condições naturais em que a esterlina vive na natureza. Recomenda-se cercar a área para criação de viveiros de peixes e também limpar regularmente o fundo de lama e detritos. Isso ajudará a manter a limpeza e as condições consistentes com o habitat natural da esterlina.
Que comida usar
Os empresários simplificam sua tarefa na criação de esterlinas, escolhendo o alimento certo. O Sterlet come principalmente no fundo, por isso o agricultor precisa estar atento aos alimentos que afundam bem e têm um aroma agradável e brilhante, já que os peixes costumam encontrá-los pelo cheiro. Além disso, é desejável que os alimentos não quebrem ou se esfarelem ao entrar na água. Isto é importante para o sterlet porque ele come a comida gradualmente, em vez de engoli-la toda de uma vez. Uma boa comida de peixe será macia, saborosa e rica em calorias. Aqui está uma composição aproximada da mistura nutricional:
- proteína;
- celulose;
- gorduras;
- fósforo;
- lisina.
Graças a essas condições nutricionais, o peixe não só cresce bem, mas também fica menos suscetível a doenças.
Selecionando um local
Sterlet cresce em qualquer condição, mas é preciso seguir algumas recomendações.No cultivo de peixes em residência particular, o sterlet oferece um amplo ambiente com área de no mínimo 30 metros quadrados e bom isolamento térmico, principalmente no inverno.
No inverno, para o crescimento e desenvolvimento normais da esterlina, é necessário manter uma temperatura não inferior a 17 graus Celsius e no verão não inferior a 20 graus Celsius. Estufas de policarbonato com piscina de plástico são adequadas para o cultivo de esterlinas.
Quando os agricultores iniciantes tiverem recursos suficientes, é recomendável adquirir equipamentos especializados do fabricante. Neste caso, após a instalação, você pode começar a utilizá-lo imediatamente, pois nele já estarão incluídos todos os componentes necessários.
Se o seu orçamento for limitado, você mesmo poderá criar o equipamento necessário. Para isso, é adequada uma piscina de plástico com diâmetro de 2 a 3 metros, na qual crescerá cerca de uma tonelada de esturjão por ano.
É possível criar esterlina em uma lagoa?
Para cultivar esterlina em uma área aberta, você precisa preparar um lago. A melhoria de tal lagoa requer medidas mais sérias do que para uma piscina interior. Normalmente, o não cumprimento das instruções resultará na morte dos peixes no tanque.
Inicialmente, é necessário processar adequadamente o fundo do tanque para que fique totalmente nivelado. Para isso, é recomendável eliminar buracos e áreas baixas. Caso contrário, a água irá estagnar gradualmente, inundando o lago.
Em seguida, é feita a limpeza da área ao redor do reservatório - arbustos, galhos e árvores são retirados da margem. As plantas são arrancadas pelas raízes. Caso contrário, a presença de um sistema radicular levará ao crescimento excessivo e à oxidação da água do tanque, o que dificultará a captura de peixes pelo empresário.
Para que a lagoa receba água natural suficiente, recomenda-se limpar os reservatórios mais próximos e fornecer acesso às águas subterrâneas.
O melhor tipo de tanque para o cultivo de esturjão é a drenagem. Este tipo tem as seguintes vantagens:
- processar o fundo não exige muito tempo e esforço;
- fácil de pescar;
- a lagoa de drenagem não oxida e fica pantanosa.
Assim, quando houver ravinas e depressões no local, recomenda-se a criação de uma lagoa de drenagem. Os reservatórios deste tipo distinguem-se pelo bom aquecimento da água pelos raios solares e pela abundante vegetação no fundo - fonte adicional de alimento para os peixes.
Quando um agricultor tem recursos financeiros suficientes e deseja criar grandes volumes de peixes de diversas variedades, ele pode criar um tanque-reservatório. No entanto, a construção de um reservatório exigirá não só custos financeiros, mas também outros esforços, como a preparação de documentação adicional e acordos com as autoridades locais.
Custo e lucratividade do negócio
Para criar esturjão, você precisa de um capital inicial na faixa de 200-250 mil rublos. Porém, levando em consideração o custo do equipamento, aluguel ou compra de local para cultivo de peixes, esse valor chega a 300-600 mil rublos. Se um empreendedor não tiver recursos financeiros suficientes para implementar um projeto, existem opções para encontrar um parceiro de negócios ou obter um empréstimo bancário.
A criação de Sterlet é um negócio lucrativo que possui clientes de varejo e atacado. A partir deste negócio, alguns empresários organizam uma piscicultura para abastecer empresas de alimentos, mercearias, cafés, restaurantes e sushi bars.Também é possível criar reservatórios com pesca paga e áreas de lazer privadas. Quando os volumes de produção são altos, alguns agricultores criam alevinos para coletar caviar, cujo custo varia de dois a três mil rublos por cinquenta gramas. O lucro líquido da venda de uma tonelada de esterlina é de 550 a 600 mil rublos, dependendo da região.