O atum é um dos peixes mais famosos e populares utilizados como alimento em todo o mundo. Pertence à família da cavala e tem grande importância económica nas indústrias pesqueira e de transformação. O atum é conhecido por seus filés carnudos, suculentos e cheios de proteínas, que são preparados de diversas maneiras, inclusive grelhados, cozidos, fritos, assados ou usados para sushi.
Descrição do peixe
O atum é um grande peixe predador marinho pertencente à família Scombridae. Possui corpo esguio, liso e alongado que pode atingir comprimentos de até 3 metros e pesar mais de 600 kg.A cor do atum varia do azul escuro ao cinza esverdeado no dorso, enquanto as laterais e o ventre são brancos. Difere dos demais peixes pelo formato do corpo alongado, o que lhe permite desenvolver velocidades muito altas e nadar longe.
A cabeça do atum é grande, com olhos grandes e boca pontiaguda com numerosos dentes. A parte frontal da cabeça é coberta por pequenas escamas que ajudam o atum a se mover na água. A barbatana dorsal localiza-se quase no meio do corpo e é muito longa, e a barbatana adiposa ajuda o peixe a manter o equilíbrio na água. Também se diferencia dos demais peixes pela excelente musculatura, o que o torna um alvo popular para a pesca esportiva.
Pode ser encontrada em todas as latitudes tropicais e temperadas. É um peixe predador que migra longas distâncias em busca de alimento e condições adequadas para a desova. Alguns dos destinos mais populares para a pesca do atum incluem o Oceano Índico, o Oceano Pacífico e o Atlântico. O atum pode viver perto da costa e em mar aberto, em profundidades de até 500 metros.
Referência histórica
Há dois mil anos, os fenícios pescavam atum, que vive no Mar Mediterrâneo. Os antigos gregos, observando-os, deram a este peixe o nome de thynō, que se traduz como “arremesso”. Aristóteles escreveu sobre esse tipo de peixe em sua História dos Animais, e Plínio sugeriu que comer pratos de atum era benéfico para quem sofria de úlceras.
As opiniões sobre o atum variaram muito. Durante a era do Japão feudal, dizia-se que até os gatos o desprezavam. Provavelmente um dos fatores por trás da rejeição foi o risco de intoxicação alimentar. Os peixes de sangue quente estragavam rapidamente, por isso, antes da invenção da refrigeração, geralmente eram jogados fora.
E agora os japoneses consideram o atum rabilho o peixe mais valioso do mundo e o tratam com a mesma reverência que os franceses tratam os pratos de trufas. Em meados do século passado, a captura anual de atum rondava um milhão de toneladas, mas desde a invenção das redes de cerco com retenida este número aumentou para 4 milhões de toneladas. Infelizmente, isso levou algumas espécies de atum à beira da extinção.
Recursos benéficos
O atum inclui vários tipos. Os mais famosos são:
- Preto.
- Vermelho.
- Azul.
- Rabo Amarelo.
Todos eles diferem ligeiramente em aparência e habitat, mas suas propriedades benéficas são semelhantes.
100 gramas de atum contêm as seguintes substâncias benéficas:
- proteína – 29g;
- gordura – 6 g;
- carboidratos – 0g;
- colesterol – 48 mg;
- sódio – 44 mg;
- zinco – 0,7 mg;
- vitamina A – 68 mg;
- vitamina C – 0 mg;
- vitamina B6 – 0,5 mg;
- vitamina B12 – 10,7 mcg;
- vitamina d – 5 mg;
- vitamina E – 0,4 mg;
- cálcio – 13 mg;
- manganês – 0,1 mg;
- niacina – 10 mg;
- selênio – 36 mcg;
- fósforo – 250 mg;
- potássio – 310 mg;
- magnésio – 60 mg;
- ferro – 1,3 mg.
100 gramas de peixe contêm cerca de 184 calorias. Também é rico em ácidos graxos ômega-3, considerados muito benéficos para a saúde cardiovascular e cerebral. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir o colesterol no sangue, melhoram o fluxo sanguíneo e reduzem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, afetam a função cerebral, aumentando a concentração e a memória.
Este é um peixe único que tem a capacidade de manter o calor nas principais partes do corpo. Suas guelras são 30 vezes maiores que as de outros habitantes aquáticos.
O melhor tipo para consumo é o jovem com polpa clara, pois não teve tempo de acumular mercúrio no corpo e sua carne ainda está macia e macia.
O atum tem muitos benefícios que podem beneficiar a saúde humana.
- Comer este peixe ajudará a melhorar a sua visão graças aos ácidos ómega-3 que contém, que são conhecidos por prevenir a degeneração macular, uma causa comum de perda de visão em pessoas idosas.
- O atum também é bom para a saúde do coração, pois ajuda a reduzir o risco de coágulos sanguíneos e aumenta os níveis de colesterol bom, ao mesmo tempo que reduz a inflamação.
- Além disso, este peixe é conhecido por reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer, como câncer de cólon, oral, estômago, esôfago e ovário ou mama.
- Além disso, ajuda a regular o metabolismo e a resposta à insulina, controlando o peso corporal e prevenindo a obesidade ou diabetes.
- Também ajuda a saúde do cérebro, apoiando os impulsos nervosos e reduzindo os riscos de inflamação, ao mesmo tempo que protege contra a doença de Alzheimer.
- O selênio contido no atum ajuda a desintoxicar o fígado, neutralizando as substâncias nocivas nele acumuladas.
- Seu uso regular leva ao bom humor, pois reduz significativamente os níveis de estresse e aumenta a produção de serotonina.
Danos aos humanos
Os representantes da família da Cavala são capazes de acumular mercúrio no organismo, por isso não são recomendados para consumo em grandes quantidades por grupos vulneráveis da população, como gestantes com intoxicação, nutrizes e adolescentes. Além disso, o atum do Pacífico deve ser evitado por pessoas com complicações renais e alergias.Crianças com 12 anos ou mais podem comer até 100 gramas de peixe por semana.
Infelizmente, o envenenamento por mercúrio não apresenta sintomas no início, mas posteriormente leva a problemas de coordenação, atrasos na fala, perda auditiva e fraqueza muscular, além de problemas neurológicos. Tanto os fetos no útero como os bebés são particularmente suscetíveis aos efeitos nocivos deste metal pesado.
O atum contém purinas, e o excesso dessas substâncias no corpo causa gota e urolitíase. Comer peixe às vezes também causa alergias alimentares, que são acompanhadas por sintomas como tonturas, náuseas, congestão nasal, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas, garganta inchada e dificuldade em respirar.
Aplicativo
Além do uso tradicional desse peixe na culinária, ele também é utilizado por nutricionistas para criar uma dieta alimentar para pessoas que desejam normalizar o peso. O atum comum é um peixe muito saboroso e nutritivo.
Medicamento
O atum em si não é um medicamento, mas é recomendado utilizá-lo para tratar deficiências de vitaminas e minerais, inclusive na forma crua, cortada em rodelas finas. Os nutricionistas aconselham incluir o atum na dieta de quem sofre de obesidade, pois esse peixe pode suprimir a sensação de fome. É altamente recomendado para pessoas que procuram perder peso ou ganhar massa muscular, pois contém baixas quantidades de gordura mas grandes quantidades de proteínas, essenciais para os nossos músculos.
Culinária
O atum é um produto universal. Pode ser utilizado no preparo de diversos pratos, como sushi, saladas, salgadinhos e sopas. A melhor parte está localizada na região abdominal.As pessoas costumam gostar de carpaccio de atum – fatias finas de carne crua – como aperitivo, ou prepará-lo como bifes ou filés, assá-lo e até mesmo mariná-lo.
Deliciosa receita de atum com espaguete e abobrinha
Ingredientes:
- 2 filés de atum (cerca de 150 gramas cada).
- 250 gramas de espaguete.
- 2 abobrinhas médias.
- 2 dentes de alho.
- 1/4 xícara de azeite.
- Sal e pimenta a gosto.
- Suco de limão (opcional).
- Salsa fresca (para enfeitar).
Receita:
- Corte o atum em pedaços médios e polvilhe com sal e pimenta a gosto.
- Aqueça 1/8 xícara de azeite em uma frigideira em fogo médio.
- Frite os pedaços de atum na frigideira por 2-3 minutos de cada lado até dourar. Transfira para um prato e reserve.
- Corte a abobrinha em rodelas finas e pique o alho.
- Adicione mais 1/8 xícara de azeite na panela e refogue a abobrinha e o alho por 4 a 5 minutos até ficarem macios.
- Cozinhe o espaguete de acordo com as instruções da embalagem até ficar pronto.
- Misture o espaguete preparado com a abobrinha frita e o alho, acrescente o azeite restante e mexa.
- Coloque o espaguete e a abobrinha em um prato e cubra com os pedaços de atum grelhado.
- Polvilhe o prato com salsa fresca e, se desejar, adicione suco de limão fresco.
Sirva quente e divirta-se!
Recomendações de armazenamento
O atum está disponível durante todo o ano, mas as melhores capturas ocorrem geralmente entre o final da primavera e o início do outono. O filé deve ser firme e denso, de cor avermelhada ou vermelho escuro e sabor único. Quanto mais grosso for o pedaço de atum, mais suculento ficará quando cozido.
O peixe enlatado também é um bom produto. As variedades mais recomendadas são o gaiado e o albacora.
Se você não planeja cozinhar peixe fresco imediatamente, coloque os filés em um prato, cubra com filme plástico e guarde na geladeira. Para peixes enlatados, regras diferentes: transfira o conteúdo para uma jarra de vidro com tampa e guarde na geladeira por no máximo 24 horas.