Que tipo de peixe é o pangasius e onde se encontra o linguado, benefícios e malefícios, como cozinhar

Pangasius é considerado uma das espécies mais populares de habitantes aquáticos, mas poucos consumidores sabem que tipo de peixe é e por que é notável. É um peixe de água doce originário dos rios Mekong e Chao Phray, no sudeste da Ásia. Devido ao seu rápido crescimento e custo relativamente baixo, o pangasius tornou-se uma escolha popular para a produção de peixe congelado e fresco em várias regiões do mundo.


Que tipo de peixe é este

Pangasius é uma espécie de peixe com nadadeiras raiadas pertencente à família dos bagres Pangasianos que é cultivado e consumido no Vietnã há dois milênios. Este tipo específico de peixe tornou-se altamente rentável devido à sua ampla disponibilidade e grande população. O Pangasius é criado em aquários especiais e nas prateleiras das lojas é apresentado principalmente na forma de filés.

Pangasius tem nadadeiras pretas ou cinza escuro com seis nadadeiras de raios dorsais ramificadas. Os indivíduos jovens apresentam uma faixa preta ao longo da linha lateral junto com outra faixa semelhante abaixo dela, enquanto os indivíduos mais velhos e maiores apresentam apenas uma cor sólida. O tamanho médio desta espécie é de 125-135 cm e 42-45 kg (com peso máximo registrado de 300 kg).

Com isso, exames realizados pelos serviços sanitários revelaram aumento da concentração de microrganismos anaeróbios e aeróbios, além de bactérias E. coli nos filés de pangasius. Estas questões têm sido amplamente discutidas recentemente devido ao facto desta espécie ser exportada para mais de 140 países em todo o mundo – incluindo a Rússia e vários países do Sudeste Asiático e da Europa.

O valor nutricional

100 gramas de filé de peixe pangasius contém cerca de 90 calorias, 13 g de proteína, 3 g de gordura e 0 g de carboidratos. É amplamente aceito que a carne de peixe criado em cativeiro não é tão saudável para os humanos.

peixe pangasius

Embora o pangasius seja um peixe de água doce, como a truta, os filés de truta contêm mais proteínas e ácidos graxos ômega-3 quando se trata de nutrientes específicos.

Recursos benéficos

Se o pangasius, ou linguado, for criado num ambiente não contaminado, com alimentação de qualidade, e depois forem seguidos os procedimentos correctos de corte, processamento, embalagem e transporte dos filés, então os seus efeitos positivos para a saúde não podem ser negados.

100 gramas de filé contém:

  1. Cálcio – 7 mg.
  2. Ferro – 0,5 mg.
  3. Magnésio – 20 mg.
  4. Fósforo – 170 mg.
  5. Potássio – 270 mg.
  6. Sódio – 50 mg.
  7. Zinco – 0,6 mg.
  8. Cobre – 0,1 mg.
  9. Manganês – 0,1 mg.
  10. Selênio – 27 mcg.
  11. Vitamina A – 16 mcg.
  12. Vitamina E – 0,7 mg.
  13. Vitamina D – 4,4 mcg.
  14. Vitamina B1 (timina) – 0,1 mg.
  15. Vitamina B2 (riboflavina) – 0,15 mg.
  16. Vitamina B3 (niacina) – 5,5 mg.
  17. Vitamina B5 (ácido pantotênico) – 0,6 mg.
  18. Vitamina B6 (piridoxina) – 0,3 mg.
  19. Vitamina B9 (folato) – 9 mcg.
  • Vitamina B12 (cobalamina) – 1,5 mcg.

O peixe cura?

Há mais de um século e meio, os asiáticos comem este peixe devido ao seu alto teor de proteínas, que é mais fácil de digerir e processar pelo corpo do que as proteínas animais. Pangasius é rico em microelementos que ajudam a melhorar a saúde cardíaca e vascular, ao mesmo tempo que combatem possíveis doenças cardíacas. O cálcio ajuda a fortalecer os ossos, as articulações e o sistema músculo-esquelético.

foto de peixe pangasius

Além disso, os ácidos graxos presentes neste peixe aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que serve como uma prevenção eficaz da osteoporose e da aterosclerose. Os minerais contidos no pangasius podem normalizar a função cerebral, ao mesmo tempo que melhoram a retenção da memória. As vitaminas ajudam a melhorar a condição da pele, os minerais normalizam a pressão arterial e os ácidos orgânicos melhoram a visão, evitando unhas quebradiças e até mesmo queda severa de cabelo.Os antioxidantes ligam-se aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento prematuro dos tecidos ou células.

Especialista:
Pangasius encontrado em seu habitat natural e não cultivado é considerado benéfico. Afinal, não contém antibióticos ou outros produtos químicos adicionados à alimentação dos peixes de viveiro.

Segundo nutricionistas, o consumo regular desse tipo de peixe ajuda as pessoas a lidar melhor com os níveis de estresse, melhora a qualidade do sono e reduz a fadiga crônica. Os ácidos graxos e aminoácidos presentes no filé de pangasius ajudam a normalizar a digestão, remover toxinas do corpo e acelerar o metabolismo. Este produto de baixa caloria também promove a perda de peso e pode ser incluído em planos alimentares. Devido ao seu alto teor de proteínas de fácil digestão, é extremamente popular entre atletas ou praticantes de atividades físicas intensas.

Por que o pangasius é perigoso?

Quaisquer riscos associados ao consumo desta vida marinha são advertências gerais para o consumo de todos os produtos pesqueiros. Quaisquer consequências negativas resultantes da ingestão de pangasius só ocorrem se ele for cultivado em condições inadequadas, sem seguir medidas de segurança, ou se forem utilizados produtos químicos e rações de baixa qualidade. Os peixes que atendem aos padrões exigidos e possuem a certificação adequada não causarão nenhum dano, exceto em casos de intolerância humana aos frutos do mar.

filé de peixe pangasius

Dicas para iniciantes

Os produtos deste tipo de peixe mais ecológicos e seguros são o bife e a carcaça, mas por vezes são difíceis de encontrar.O filé mais comumente oferecido é o pangasius, que vem em diversas cores (branco, vermelho, amarelo ou laranja) com diversos teores de gordura.

Como escolher

O filé branco ou rosa sem gordura é a melhor opção em termos de benefícios à saúde; os filés vermelhos indicam falta de oxigênio na água durante o crescimento, enquanto os tons amarelos indicam que a dieta do peixe foi deficiente em nutrientes durante sua vida.

Recomendações de armazenamento

O peixe fresco deve ser cozinhado em 4 horas. No entanto, o pangasius pode ser armazenado tanto na geladeira quanto no freezer.

Como cozinhar

O potencial de utilização do pangasius na culinária é quase ilimitado, o único limite é a criatividade do cozinheiro. Este peixe costuma ser cozido no vapor, fervido, frito, marinado e guisado. Também é bom salgar.

De todas as formas de prepará-lo, os nuggets de pangasius são o prato mais popular. Nos estabelecimentos de restauração poderá encontrar costeletas, sopas diversas e outros tipos de pratos de peixe à base de pangasius. Este peixe vietnamita harmoniza perfeitamente com vegetais e frutas, acompanha bem molhos azedos e tem um leve odor. Além disso, sua carne tenra quase não tem ossos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim