Uma boa colheita de alho é uma grande alegria para o jardineiro, mas nem todos sabem congelar alho para o inverno. As espécies de inverno podem produzir um número bastante grande de cabeças, que são utilizadas no processo de decapagem de vegetais e no preparo de muitos pratos. As donas de casa sempre enfrentaram o problema do armazenamento, pois mais perto do inverno as cabeças começam a secar, deteriorar e apodrecer. Os frutos desta planta quase nunca são mantidos frescos até o próximo verão.
Para preservar a colheita, donas de casa experientes utilizam o método de congelamento. Não congelo necessariamente a colheita inteira de uma vez.Por algum tempo pode ser guardado da forma tradicional - na adega ou na geladeira, e mais perto do inverno, quando as cabeças começarem a secar, precisarão ser congeladas.
É importante que seja melhor não congelar o tempero nos dentes e nas cabeças, pois depois de descongelado o alho vira mingau e perde todo o sabor. A melhor opção é misturar o tempero com ervas, óleo vegetal aromático e ervas.
Usando alho congelado
Todas as cozinhas do mundo usam o alho como tempero. Particularmente relevante alho em chinês e cozinha mediterrânea. Tanto as flechas quanto os bulbos da planta são utilizados como alimento. São utilizados no preparo de uma grande variedade de pratos: sopas, marinadas, ensopados de legumes e sobremesas (em alguns casos).
As principais propriedades do alho são as seguintes:
- realçando o sabor e o aroma do prato preparado;
- benefícios para o corpo graças a um conjunto de vitaminas;
- prebiótico - tem a capacidade de aumentar a quantidade de prebióticos no organismo, evitando a possibilidade de sua destruição por microrganismos nocivos.
As flechas de alho são populares entre os gourmets: complementam o sabor de diversas saladas, vinagretes, molhos, lanches leves e sanduíches.
O alho congelado é usado para preparar primeiros pratos, molhos e como tempero. Durante a torra, o cravo dá o mesmo aroma que fresco.
O óleo vegetal absorve perfeitamente o aroma do cravo previamente congelado. Ao assar donuts, o tempero do freezer demonstra suas melhores qualidades.
Vantagens e desvantagens do congelamento
Os problemas de armazenamento são facilmente resolvidos pelo congelamento. Este método tem vantagens e desvantagens óbvias. É preciso estar familiarizado com as peculiaridades desse preparo de vegetais para o inverno antes de congelar toda a colheita ou parte dela em casa.
Vantagens do método:
- preservação de propriedades antibacterianas;
- preservação da composição vitamínica;
- aumentando a vida útil;
- prontidão instantânea para uso.
Desvantagens deste método:
- ligeira perda de aroma;
- sabor menos pronunciado em comparação com o cravo fresco;
- perda de aparência após o descongelamento.
Estas vantagens e desvantagens compensam-se facilmente. Cada dona de casa deve determinar de forma independente a conveniência de congelar dentes de alho. Como alternativa, pode ser escolhido um método de preparação como secagem ou decapagem.
Métodos de congelamento
Prepare o alho da seguinte forma:
- Inteiramente. Para este tipo de congelamento, costuma-se utilizar cabeças com casca. Esta opção raramente é utilizada, pois ao descongelar perde-se a forma do cravo e a limpeza torna-se impossível. Se você ainda decidir por esse método de congelamento, as cabeças devem ser colocadas em sacos e colocadas no freezer.
- Fatias, previamente descascadas. Depois de retirado do freezer, esse alho não precisa ser descascado e está pronto para ser usado como tempero.
- Massa moída. Esta opção é considerada a mais ideal. Para conservar o tempero, é necessário moer o alho e colocá-lo em recipientes. Também são adequados sacos pequenos com clipes, onde você pode colocar uma parte da peça de trabalho. Se usar um recipiente, deverá retirar a porção necessária da massa de alho com uma faca afiada.
É importante que ao congelar o alho em um recipiente não seja possível descongelar completamente o produto. A massa pastosa formada durante o processo de descongelamento não pode ser congelada novamente.
Como congelar alho
Para congelar cabeças aromáticas para o inverno, você deve preparar:
- alho;
- vegetação;
- sacos de plástico;
- congelador;
- recipientes de plástico;
- guardanapos de papel ou toalhas.
O procedimento deve ser o seguinte:
- Selecione cravos adequados para congelar. Não deve haver vestígios de podridão ou manchas escuras.
- Descasque os cravos, enxágue e seque bem com papel toalha.
- Corte em fatias pequenas. É possível adicionar endro, manjericão ou salsa.
- Coloque as fatias picadas em sacos plásticos ou recipientes plásticos pré-preparados. Na hora de embalar deve-se deixar um pouco de espaço porque o alho vai expandir um pouco à medida que congela.
- Leve em consideração que é impossível congelar novamente o alho, por isso é melhor usar um pacote pequeno.
- Coloque etiquetas em sacos ou recipientes indicando a data de congelamento.
- Forre os sacos com o material preparado para congelar. Depois disso, será mais conveniente usar o tempero congelado. É necessário dar ao saco congelado o formato desejado.
- Coloque no freezer em uma bandeja ou assadeira. Quanto mais lisos forem os sacos, melhor.
- Transfira para qualquer outro recipiente após o congelamento, se isso tornar o processo de uso do alho mais conveniente.
- Comece a usar os temperos para o fim a que se destinam: como ingrediente em sopas, marinadas, molhos, pratos de carne. O alho pode ser ralado ou picado com uma faca.
Você pode guardar o alho no freezer por seis meses: após esse período, o sabor só piora e o aroma pode desaparecer completamente.
Congelar flechas de alho
Os gourmets recorrem ao congelamento não só de cravo, mas também de flechas.Os jardineiros muitas vezes não sabem se é possível congelar esse alho no congelador durante o inverno. Verduras perfumadas complementam os sabores dos pratos e acrescentam variedade à dieta. A massa de alho descongelada pode ser usada para dar sabor a pratos quentes.
Antes de preparar as verduras, elas devem ser lavadas em água fria e secas, depois cortadas em pequenas tiras com uma faca: cada uma deve ter 4–5 centímetros de comprimento. Na primeira etapa, a flecha em branco deve ser fervida por 5 minutos, após os quais o processo é interrompido movendo as verduras para uma tigela com água fria.
Após o branqueamento, as flechas são embaladas individualmente e congeladas. Se desejar, você pode moer ainda mais o material: após o descongelamento, o resultado será uma pasta de alho.