Para que os vegetais cultivados em um terreno pessoal sobrevivam até a primavera e não percam o sabor, é preciso aprender como e quando colher corretamente. Se o trabalho for feito corretamente e dentro do prazo, o alho, sem o qual nenhum segundo prato fica completo, permanecerá fresco até os primeiros dias quentes. Quando é necessária a colheita do alho em 2024 depende do clima da região de cultivo e da variedade do vegetal picante.
- Como determinar a maturação do alho
- Momento da colheita dependendo das regiões e condições climáticas
- Sutilezas da colheita de alho de acordo com o calendário lunar
- Em julho
- em agosto
- Em setembro
- Coletando plantas dependendo da variedade
- Inverno
- Primavera
- Como desenterrar alho corretamente
- Preparando colheitas para armazenamento a longo prazo
- Caixas
- Grades
- Em sal
- Em parafina
- Em um recipiente de vidro
- No chão
- Trança
- Devo remover as setas?
- Se o alho estiver maduro demais, o que devo fazer?
- Possíveis erros
Como determinar a maturação do alho
Ao determinar o momento da colheita do alho, os jardineiros são guiados por vários sinais. O mais informativo é a aparência. Para saber se um vegetal está totalmente maduro ou não, é necessário desenterrar várias cabeças do solo em locais diferentes.
Sinais característicos de maturação:
- Dentes totalmente formados que são facilmente separados uns dos outros.
- Na base, o talo do alho é duro e seco.
- Pescoço fino.
- A casca da cebola é fina, mas ao mesmo tempo segura firmemente todos os cravos.
- A casca do alho seca e se separa sem problemas, fazendo um farfalhar.
Se ainda não chegou a hora de escolher o alho, os dentes separam-se com grande dificuldade e o pescoço é muito grosso. Além disso, a película que cobre os dentes não pode ser removida, mesmo com esforço. Este vegetal não armazena bem no inverno e pode não brotar quando plantado.
Se o alho estiver maduro demais, os dentes se esfarelam nas mãos e a casca racha ou apodrece. Para colher tal safra, você terá que peneirar o solo, selecionando cada dente separadamente.
Variedades de alho no inverno e na primavera são cultivadas nos canteiros dos residentes domésticos de verão. Cada variedade possui sinais característicos que indicam a maturação do vegetal:
- Na colheita do alho de inverno, a maturação é determinada pelas setas, prestando atenção aos bulbos arejados que se formam nas suas pontas. Se já houver rachaduras na casca e o próprio bulbo estiver claramente visível, você precisará começar a desenterrar a colheita.
- No caso da variedade verão, as folhas servem de guia. No alho maduro, eles ainda estão verdes no centro e os inferiores ficam amarelados.
Momento da colheita dependendo das regiões e condições climáticas
Como o clima é diferente em diferentes áreas, o momento da colheita também é diferente. Tempo aproximado de amadurecimento do alho por região:
- Regiões Sul - as obras são realizadas de 10 a 20 de julho.
- Zona intermediária - desenterram vegetais nos últimos dez dias de julho.
- Região de Moscou - a limpeza começa no final de julho ou início de agosto.
- Região de Leningrado - a coleta é realizada nos primeiros dez dias de agosto.
- Ural e Sibéria - as obras começarão em 20 de agosto.
As datas de colheita são aproximadas, pois o clima muda a cada ano e faz seus próprios ajustes no processo de desenterramento do alho.
Sutilezas da colheita de alho de acordo com o calendário lunar
Ao determinar o momento da colheita, muitos jardineiros confiam nas recomendações do calendário lunar, que indica datas favoráveis e desfavoráveis.
Em julho
No segundo mês de verão, os moradores das regiões Sul e zona intermediária iniciam a colheita. Para eles, 23, 24, 25, 26, 27 de julho são considerados dias favoráveis em 2024.
em agosto
Jardineiros e agricultores da região de Moscou e de Leningrado, bem como de algumas áreas da zona intermediária, começam a colheita em agosto. Recomenda-se iniciar os trabalhos nos dias 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25.
Em setembro
Agricultores e residentes de verão nas regiões norte começam a colher este vegetal no primeiro mês do outono. Os números adequados de acordo com o calendário lunar são 8, 9, 16, 21, 25, 26.
Coletando plantas dependendo da variedade
O momento e as características da colheita de uma colheita em um canteiro dependem de sua variedade. Tanto o alho de inverno quanto o de primavera são cultivados em hortas domésticas.
Inverno
O alho plantado antes do inverno começa a ser colhido na horta de meados ao final de julho, dependendo do clima da região de cultivo. Mas se forem cultivadas variedades precoces, seu período de maturação não excede 3 meses. As variedades tardias de vegetais de inverno estão prontas para serem escavadas após 4 meses.
Portanto, para determinar com precisão a data de início dos trabalhos, esses números são somados à data de desembarque.
Outro critério que afeta o horário de início do trabalho é o número de frações de cabeça. Via de regra, o alho, que consiste em um dente grande, amadurece mais cedo do que o alho multifracionado. Em seguida, as plantas com dentes pequenos estão prontas para a colheita e, no final, os exemplares com dentes grandes.
Primavera
Este alho é plantado na primavera. Caracteriza-se pelo rápido amadurecimento e longa vida útil, desde que colhido no prazo. Um vegetal verde perde seu valor nutricional e um vegetal maduro demais não armazena bem. A variedade de alho da primavera é colhida um pouco mais tarde do que a variedade de inverno. Isso se deve ao fato de que o vegetal precisa de tempo para criar raízes após o plantio na primavera. O alho plantado antes do inverno tem tempo para fazer isso antes do início do frio.
Como desenterrar alho corretamente
Residentes de verão experientes se preparam com antecedência para o procedimento de escavação do alho, parando de irrigar os canteiros com a planta um mês antes da data prevista. Caso seja necessário acelerar um pouco o processo de amadurecimento dos vegetais, uma semana antes do início dos trabalhos, o solo é varrido das cabeças, dando acesso à luz solar e ao ar.
Recomenda-se desenterrar cabeças de alho em tempo seco e ensolarado, se você colher durante a chuva, esses exemplares não ficarão bem armazenados e começarão a apodrecer antes do Ano Novo. O processo de colheita é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Desinfete ferramentas de jardim - uma pá ou um forcado.
- O alho é cuidadosamente desenterrado e retirado junto com os caules e as folhas. Isso é necessário para que os caules forneçam às cabeças os nutrientes neles contidos.
- O solo restante é sacudido e a colheita é colocada em uma camada sob uma cobertura. É importante que o vegetal não fique exposto à luz solar direta ou à chuva.
- As raízes da cultura são encurtadas imediatamente ou quando secam um pouco (após 2-3 semanas).
- Para secar, alguns jardineiros amarram o alho em cachos e penduram-no sob o telhado de um celeiro ou outro anexo.
É importante lembrar que o vegetal é levado para dentro de casa à noite para não ficar saturado de umidade.
Preparando colheitas para armazenamento a longo prazo
É necessário começar a preparar os vegetais para armazenamento a longo prazo somente depois que estiverem completamente secos. Ao iniciar os trabalhos, em primeiro lugar, são determinados o local e o período de armazenamento. Toda a colheita é classificada em 3 categorias:
- para plantio na próxima safra;
- para armazenamento de longo prazo;
- para uso em um futuro próximo.
Via de regra, os maiores exemplares com dentes maduros são utilizados para o plantio antes do inverno. Cabeças pequenas e danificadas são reservadas para cozimento imediato. Se forem observados vestígios de mofo ou podridão no alho, ele é jogado fora; o armazenamento junto com espécimes saudáveis causará a contaminação de toda a colheita.
A próxima etapa da preparação é a poda.O comprimento das raízes depende da finalidade para a qual o vegetal será utilizado. Se for necessário armazenamento a longo prazo, deixe 3 a 5 mm. No caso de plantio próximo, é necessário um comprimento de raiz de 5 a 10 mm. Para podar, use uma faca afiada ou uma tesoura de poda. O principal é não danificar o fundo da cebola durante a execução do trabalho, pois isso reduzirá o prazo de validade.
Os caules também são cortados, seu comprimento depende do método de armazenamento escolhido. Se você planeja pendurar alho no teto, deixe caules mais longos. Os cortes são feitos retos ou oblíquos, o que não afeta o tempo de armazenamento.
Após o término do trabalho, o alho é encaminhado para uma sala arejada e com boa ventilação por mais 2 semanas, sendo posteriormente armazenado.
Caixas
Caixas de madeira ou plástico são utilizadas para armazenar a colheita. Coloque as cabeças nelas em uma camada de no máximo 15 cm e coloque-as em local fresco e sem acesso à luz. A temperatura recomendada é de 1 a 3 graus Celsius, a umidade não deve ultrapassar 65%.
Grades
As cabeças cortadas são colocadas em redes de malha fina e penduradas no teto. Eles também usam fronhas para armazenamento, nas quais são colocadas cascas de cebola para eliminar o excesso de umidade.
Em sal
Se a umidade do ambiente exceder os padrões recomendados, um método de armazenamento de colheitas com sal é adequado. No fundo do recipiente (caixa, caixa ou jarra de vidro) é colocada uma camada de sal de 2 cm, em seguida é colocado o alho e todos os vazios também são cobertos com sal. A última camada está bem no topo. Este método ajuda a eliminar a umidade e prolongar a vida útil da colheita.
Em vez de sal, também se utiliza farinha ou cinza de madeira.
Em parafina
A parafina é aquecida em banho-maria até ficar líquida e as cabeças são mergulhadas nela.Assim que secarem, coloque-os em uma caixa ou caixa e leve-os para a adega.
Em um recipiente de vidro
Os frascos são primeiro esterilizados e secos. É melhor levar vasilhames de 2 ou 3 litros. No fundo deita-se uma camada de farinha e espalha-se o alho, preenchendo simultaneamente todos os espaços vazios. Coloque a farinha novamente por cima e cubra com uma tampa de náilon. Armazene em uma adega ou em uma varanda envidraçada.
No chão
O alho é armazenado no solo sem perder o sabor até a primavera. Para isso, a colheita é acondicionada em sacos plásticos e coberta com jornal em 2 ou 3 camadas. Eles são enterrados no solo a uma profundidade de cerca de 50 cm, e o topo é isolado com folhas caídas ou ramos de abeto.
Trança
Para este método, os caules secos não são cortados na fase de preparação. Eles são entrelaçados em uma trança; o número recomendado em uma trança é de 15 peças. Para fortalecê-lo, use barbante, faça uma laçada na ponta, que depois é fixada no teto.
Devo remover as setas?
Só o alho de inverno produz brotos; se não forem retirados, tirarão todos os nutrientes das cabeças. Porém, às vezes os jardineiros deixam algumas peças para orientá-los quando é necessário iniciar a colheita. Se for tomada a decisão de cortar as flechas, faça-o quando elas começarem a se enrolar em espiral.
Se o alho estiver maduro demais, o que devo fazer?
Se o vegetal estiver maduro demais e se transformar em cravo no chão, peneire a terra para removê-los. Este alho não é deixado para armazenamento no inverno e é usado principalmente na culinária.
Possíveis erros
Se um residente de verão começou recentemente a cultivar alho, ele comete erros:
- Mantém as plantas no solo.
- Realiza a colheita em clima úmido.
- Coloca cópias danificadas para armazenamento.
- Não segue as recomendações de condições de armazenamento.
Para fornecer vegetais aromáticos para todo o inverno e preservar a colheita, é necessário estudar os horários recomendados para a colheita do alho e os requisitos para seu armazenamento.