Muitos de vocês encontraram na Internet receitas de geléia de groselha que têm os majestosos nomes “Royal”, “Tsarskoe” ou “Emerald”. É importante notar que tais nomes foram dados por especialistas culinários por um motivo. A receita de geléia de groselha com jellyfix também merece atenção e lugar em termos de preservação caseira para o inverno. Nele se mantém harmoniosamente o equilíbrio entre espessura e sabor, o que será uma dádiva de Deus para qualquer dona de casa.
Características de preparar geléia de groselha gelatinosa para o inverno
O principal componente da peça, que permite a obtenção de uma massa gelatinosa, é o gelfix. Para preparar conservas de groselha, você precisa usar zhelfix 2:1. É composto por pectina, ácidos cítrico e sórbico, além de açúcar de confeiteiro. A sua ação é semelhante à da gelatina, mas ao mesmo tempo permite preservar a cor natural e não alterar o sabor final das guloseimas.
Ingredientes necessários para receitas
Para preparar esta geléia você precisará de:
- correção amarela 2:1;
- 1 quilo de groselhas;
- 500 gramas de açúcar;
- canela.
Seleção e preparação de matérias-primas
Para a geléia você precisa de frutas vermelhas maduras que mantenham sua forma. As groselhas precisam ser bem lavadas, trocando a água 3 vezes. Depois disso você precisa cortar os talos. Em seguida, você precisa separar as groselhas em 2 recipientes - coloque as frutas pequenas e danificadas em um e selecione as frutas grandes inteiras no outro.
As groselhas do primeiro recipiente devem ser bem picadas no liquidificador. Este purê irá adicionar espessura à geléia.
Regras para preparação de contêineres antes do início do processo
A panela onde será preparada a geléia deve ser bem lavada. Os frascos com costura devem ser desinfetados por esterilização a seco. Para isso, é necessário colocar os potes, molhados após a lavagem, no forno, de baixo para cima, junto com as tampas. Depois é necessário ajustar a temperatura para 120 °C e ligar o forno por 15 minutos. É muito importante que os potes estejam molhados, pois sem umidade eles estourarão.
Processo de cozimento
Despeje o purê junto com as frutas inteiras na bacia principal, misture delicadamente e leve ao fogo. Em seguida você precisa preparar o gelfix.Para isso, o conteúdo do saquinho é misturado com 2 colheres de açúcar para distribuí-lo uniformemente na massa dos frutos silvestres. Em seguida, a mistura é colocada em uma panela e misturada às groselhas. A massa resultante deve ser fervida, mexendo lentamente.
Imediatamente após a fervura do purê, acrescente o açúcar. Você pode adicionar canela para adicionar sabor extra. Depois disso, a massa deve ser bem misturada.
Em seguida, o conteúdo da panela deve ser levado à fervura e continuar cozinhando por 3 minutos. Este período é ideal para a preservação dos componentes úteis e a integridade da groselha.
Até esse momento, os frascos devem ser esterilizados. Despeje a geléia uniformemente, distribuindo quantidades iguais de purê grosso e frutas inteiras. Depois disso, você precisa enrolar e embrulhar os potes com cobertores quentes em 2 a 3 camadas. O período de resfriamento é de 1 a 2 dias.
Como armazenar geléia corretamente?
A temperatura ideal para armazenar preparações caseiras de groselha é de 12-17 °C, desde que o frasco esteja protegido da luz solar. Um armário escuro é considerado um local adequado neste caso. Não se deve colocar potes na adega, pois a geléia pode congelar e estragar.
Como a geléia de groselha contém sementes pequenas, ela não pode ser armazenada por mais de 6 meses.
O fato é que durante o armazenamento de longo prazo, o ácido cianídrico é liberado dos grãos das sementes. Após 8 a 10 meses, seu nível no frasco pode ultrapassar valores seguros para a saúde humana.
Esta receita de geléia de groselha com gelfix está à disposição de toda dona de casa que decidiu surpreender agradavelmente seus entes queridos com uma guloseima saborosa e reabastecer suas conservas caseiras com um preparo inusitado.Seguindo essas recomendações, você poderá preparar uma ótima guloseima para toda a família!