A apetitosa geléia de damasco, de sabor doce e suculento com acidez agradável, é uma valiosa fonte de vitaminas. No inverno é simplesmente insubstituível, pois lembra um verão quente e ameno, dá energia e dá um ótimo humor. Existem muitas formas e variações de sua preparação. A receita mais simples e rápida é a geléia de damasco feita com gelatina. Acontece surpreendentemente saboroso, bonito, transparente e aromático.
Características do preparo de geléia de damasco com gelatina para o inverno
A geléia feita de suculentos damascos maduros com adição de gelatina é especialmente útil devido ao tratamento térmico mínimo. Este doce produto preparado para o inverno tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular e no estado emocional. Graças à sua consistência gelatinosa e transparente, esta compota tem um aspecto muito atraente, o que significa que pode decorar tanto as mesas do quotidiano como as festivas.
A gelatina promove rápido espessamento da massa e reduz o tempo total de tratamento térmico. Portanto, o produto retém a concentração máxima de nutrientes inerentes aos frutos frescos do damasco.
Ingredientes necessários para a receita
Para preparar geléia de damasco segundo esta receita simples e acessível, você precisará dos seguintes produtos:
- 3kg de damascos;
- 70g de gelatina instantânea;
- 2 kg de açúcar granulado;
- 2 litros de água filtrada;
- 15g de ácido cítrico.
Regras para escolher ingredientes
Para fazer esta geléia, você pode escolher quase qualquer variedade de damasco. O principal é que tenham um aroma agradável e um sabor adocicado expressivo. Os frutos devem estar absolutamente maduros, mas não muito maduros, com textura densa e elástica. Os damascos esverdeados não são adequados para este fim, pois podem estragar o sabor da futura compota.
Cada fruto de damasco deve ser examinado cuidadosamente. Eles devem ter a mesma forma e cor.
Quaisquer defeitos na superfície são inaceitáveis.
Como preparar recipientes
Ao começar a preparar geléia de damasco com gelatina, é necessário inspecionar cuidadosamente os potes de vidro para ter certeza de que não há lascas ou rachaduras. Não deve haver marcas de ferrugem nas tampas metálicas dos parafusos.
Existem várias maneiras de desinfetar recipientes:
- Lave com refrigerante e leve ao forno, pré-aquecendo a 160 graus. Deixe até que todas as gotas sequem. Deve-se evitar o aquecimento por muito tempo para evitar que os recipientes de vidro quebrem.
- Coloque uma tábua de madeira no fundo de uma panela grande. Coloque os recipientes por cima e preencha o espaço livre com água. Deixe ferver e mantenha por 15 minutos.
- Encha a panela com água e leve ao fogo médio. Cubra com peneira ou grade de metal. Coloque os recipientes por cima com o gargalo para baixo. Após a fervura da água, eles serão esterilizados com vapor.
Processo de cozimento
O processo de preparo da geléia de damasco com gelatina é simples e leva um tempo mínimo:
- Seque as frutas bem lavadas com guardanapos.
- Corte ao meio e retire os grãos.
- Corte as metades do damasco em várias fatias.
- Pegue um caldeirão de fundo grosso ou uma panela espaçosa de esmalte e distribua as rodelas de damasco.
- Em uma panela separada, ferva a água e dissolva o açúcar.
- Cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre, e depois coe.
- Despeje a calda de açúcar resultante sobre as rodelas de damasco e leve ao fogo.
- Depois de esperar ferver, cozinhe por dez minutos em fogo médio. Não se esqueça de mexer e retirar a espuma que se formar.
- Desligue o queimador e deixe esfriar a geléia.
- Em seguida, ferva da mesma forma mais duas vezes.
- Na terceira etapa do cozimento, adicione ácido cítrico.
Agora você pode começar a preparar a gelatina:
- Despeje o conteúdo do saco em um recipiente de vidro ou cerâmica e despeje dois copos de água morna aquecida a 40 graus.
- Depois de uma hora, aqueça a solução de gelatina a 80 graus e coe.
- Adicione à geléia imediatamente antes da esterilização.
Armazenamento adicional de geléia
Para armazenar geléia de damasco com gelatina, deve-se escolher um local seco, escuro e fresco, com temperatura do ar não superior a +10-15 °C. Se estas condições forem satisfeitas, o produto manterá todas as suas propriedades benéficas durante três anos.