As receitas de pratos preparados para o feriado de Natal devem atender a determinados requisitos. Existem tradições que as donas de casa observam desde tempos imemoriais e que não devem ser violadas. Mas você pode diversificar sua refeição festiva usando ingredientes inusitados, eles vão ajudar a mudar o sabor da comida. Como surpreender os convidados e comemorar o feriado em uma mesa deliciosa?
- Quantos pratos devem estar na mesa de Natal?
- 12 pratos tradicionais da Quaresma para o Natal
- O que você pode servir na mesa durante as férias de Natal?
- Ganso e pato de Natal
- Pintada de natal
- Ganso em papel alumínio
- Bolinho de Natal
- Torta de Anel de Natal
- Roubo de Natal
- Cerro – “Registro de Natal”
- Bolo de lanche “Luz de Natal”
- Pato de Natal com cogumelos e nozes
- Pão de gengibre "ovas de Arkhangelsk"
- Rolinho de nozes e sementes de papoula
- Peixe com molho de gengibre
- Berinjelas recheadas no forno
- Maçãs assadas com mel e nozes
- Abóbora temperada
Quantos pratos devem estar na mesa de Natal?
O Natal é celebrado em família e esta é uma tradição que não deve ser quebrada. Existem outros costumes relativos à mesa festiva. Via de regra, as donas de casa preparam 12 pratos tradicionais, colocam-nos na mesa e chamam os familiares. A refeição começa quando a primeira estrela aparece no céu. A Bíblia lista 12 apóstolos, o que significa que deveria haver uma dúzia de pratos na mesa. Esta é uma regra que deve ser seguida à risca e a alimentação deve ser magra.
Atenção! Acredita-se que o Natal tem um “mestre e anfitriã” - são pratos preparados que certamente devem estar presentes na mesa festiva. São eles: uzvar e kutya. Eles começam a refeição com eles. Os religiosos acreditam que se o Natal for celebrado corretamente, o próximo ano será um sucesso.
12 pratos tradicionais da Quaresma para o Natal
Os seguintes pratos são preparados de acordo com o número de apóstolos:
- Na Rússia, costuma-se começar a refeição com kutya, que é colocado na cabeceira da mesa. Outros pratos são iniciados depois que todos os membros da família provaram o kutya. Pode ser feito de cevadinha, arroz ou trigo, com adição de mel e passas.
- Uzvar é uma compota espessa feita de frutas secas. Ele é considerado o anfitrião da ceia de Natal. Não é difícil preparar um prato assim se seguir à risca a receita.
- Você pode diversificar o cardápio festivo com maçãs assadas - funcionam como sobremesa, seu preparo não leva muito tempo.
- Como os pratos devem ser magros, você pode improvisar um pouco e colocar um vinagrete na mesa.Esta salada é bastante conhecida e a sua receita é indicada tanto para donas de casa experientes como novatas.
- É impossível imaginar uma mesa sem prato quente, principalmente se for festivo, por isso nos propomos a agradar aos seus convidados e entes queridos com o borscht quaresmal. É cozido em caldo de legumes sem utilização de carne.
- O prato principal da mesa será o peixe assado. Pode ser salmão, salmão sockeye ou salmão rosa. Você pode assar o peixe no forno, polvilhando com queijo ralado e enfeitando com ervas.
- Como lanche, deve-se usar pão sírio assado com legumes. O seu preparo não demora muito, basta picar os legumes (escolha a gosto). Depois embrulham em pão sírio e levam ao forno.
- Vale servir doces feitos com frutas. Nozes e frutas secas são esmagadas e, a partir da massa resultante, são feitos doces (formados você mesmo).
- Batata assada. Um prato interessante que vai decorar a mesa da Quaresma. O vegetal é cozido no forno, pode-se adicionar creme de leite, queijo ou assar com abacate.
- Bolinhos com cerejas. Mencionados na obra de Nikolai Gogol, foram colocados sobre a mesa na história “A Noite Antes do Natal”. Na receita clássica, os bolinhos têm massa fina e recheio líquido.
- Rolinhos de repolho recheado com champignon. Se você não tem habilidades culinárias, pode fazer rolinhos de repolho preguiçosos cortando o repolho, adicionando champignon e arroz.
- Salada quente com arroz e feijão. Não é necessário usar feijão verde durante o cozimento. Enlatado também funciona. O arroz é cozido normalmente, acrescentando-se outros ingredientes: azeitonas, cebola e feijão. A salada é servida quente.
O que você pode servir na mesa durante as férias de Natal?
Preparar pratos para os convidados não é difícil, o principal é fazer um pouco de esforço e esforço. Na véspera de Natal você não pode comer apenas vegetais e frutas. A mesa festiva será decorada com caça assada e torta de ovo. Vamos descobrir como cozinhá-los corretamente, de acordo com qual receita.
Ganso e pato de Natal
Este é um prato russo, qualquer jogo pode ser usado para criá-lo. Algumas pessoas preferem frango. Outros escolhem o peru. Mas vamos dar uma olhada na receita clássica:
- a caça é lavada em água corrente;
- a carcaça é limpa do excesso de pele;
- esfregue com especiarias, acrescente suco de limão a gosto;
- pode-se usar uma mistura de azeite, pimenta e sal, além de alho picado;
- Levará cerca de 45-60 minutos para cozinhar o pato ou ganso, leve ao forno a uma temperatura de 200 graus.
Se for muito longo, a carcaça é cortada, colocada em partes em uma assadeira e levada ao forno por pelo menos meia hora.
Pintada de natal
Este prato é difícil de preparar, mas o seu sabor irá surpreender e encantar. Para o preparo serão necessários vários ingredientes: abóbora, tangerina, suco de limão, pintada, alecrim, especiarias. Método de cozimento:
- A pintada é lavada e limpa.
- Em seguida, as castanhas são escaldadas com água fervente e fritas numa frigideira.
- Colocam a carcaça no forno e recheiam com tangerinas.
- Neste momento, a abóbora é cortada em rodelas.
- Prepare a cobertura com suco de limão e açúcar.
- Depois de uma hora, a pintada é retirada do forno.
- Coloque a abóbora em uma assadeira.
- Cubra a carcaça com papel alumínio e leve ao forno por mais uma hora a 160 graus.
- Em seguida, regue com a cobertura previamente preparada e acrescente as castanhas.
Ganso em papel alumínio
Vamos preparar um ganso com maçãs, vai virar uma verdadeira decoração de mesa:
- faça uma marinada de alho, suco de laranja, alecrim e azeite;
- esfregue um ganso bem lavado com ele;
- coloque a carcaça em um saco para assar e deixe na geladeira durante a noite;
- De manhã, lave as maçãs, corte-as em rodelas, retire as sementes;
- recheie a carcaça com maçãs e leve ao forno, depois de embrulhar em papel alumínio.
Bolinho de Natal
Sugerimos usar uma mistura para bolo pronta. O recheio para o cozimento serão frutas secas - elas são lavadas e moídas no liquidificador. Em seguida, embrulham na massa preparada. Polvilhe o topo do bolo com açúcar de confeiteiro. Recomenda-se usar como ingredientes adicionais: suco e raspas de laranja, raminhos de alecrim.
Torta de Anel de Natal
Feito de frango e ovos. Um prato delicioso que vai decorar a mesa festiva:
- Descongele a massa folhada.
- Descasque as cebolas, as cenouras e os alhos, pique-os e frite-os numa frigideira até ficarem meio cozidos.
- O filé é moído em um moedor de carne e misturado com ovos cozidos.
- O recheio é enrolado em massa folhada e o rolo é levado ao forno.
Você pode formar um anel com a massa, mas não pique os ovos, coloque-os inteiros sobre a massa.
Roubo de Natal
A receita complexa desta torta doce requer o preparo de massa de fermento. A massa fica firme por 2 horas. 6 horas antes da ordenha, os frutos secos são despejados com cachaça e depois encaminhados para uma peneira.
Stollen é preparado a uma temperatura de 170 graus no forno.
Cerro – “Registro de Natal”
Vou ter que fazer um pão de ló. Em seguida, faça um creme com leite, açúcar baunilhado, pó e cacau em pó. Enrole o biscoito em um rolo, retire o papel, desdobre, segurando as bordas, depois unte com creme, polvilhe chocolate ralado por cima, enrole o “tronco” em um rolo.
Bolo de lanche “Luz de Natal”
Preparado como uma torta aberta de massa folhada. O aperitivo é feito à parte - os legumes e o fígado são fritos numa frigideira (faça de acordo com a sua receita preferida). Em seguida, coloque o recheio pré-preparado sobre a massa e leve ao forno por 30 minutos. Use endro, ervas, tomates e pepinos como decoração.
Pato de Natal com cogumelos e nozes
Cogumelos e nozes são fritos com cebola e cenoura em uma frigideira. Em seguida, a mistura resultante é usada como recheio. O pato é levado ao forno por uma hora. Antes de servir polvilhe com suco de limão ou vinagre balsâmico e leve ao forno por mais 40 minutos.
Pão de gengibre "ovas de Arkhangelsk"
Uma iguaria muito interessante preparada com caramelo. É adicionado à massa, a seguir a camada é desenrolada e dada a forma desejada por meio de moldes. Ovas são decoradas com cranberries ou mirtilos. A massa do pão de gengibre é tradicional, segundo a receita clássica.
Rolinho de nozes e sementes de papoula
A receita é simples. Pegue a massa folhada, estenda-a em uma camada e antes de fazer isso misture sementes de papoula com nozes ou outras nozes. Distribua o recheio uniformemente e torça a massa. Pincele com clara de ovo e leve ao forno. Você pode usar mel no preparo do recheio. Polvilhe pó por cima do rolo. Canela ou baunilha darão aroma aos produtos assados.
Peixe com molho de gengibre
Sugerimos moer a raiz de gengibre, misturando com suco de limão e tomilho. Esfregue esta mistura no peixe (qualquer peixe serve). Coloque a cebola em rodelas e leve ao forno por 40 minutos. Em seguida, decore o prato com raminhos de ervas e sirva.
Berinjelas recheadas no forno
Prepare uma mistura de alho e azeite, esfregue nas berinjelas cortadas longitudinalmente. Os vegetais são fritos em uma frigideira até ficarem meio cozidos.Em seguida, leve ao forno por 10-15 minutos. O aperitivo ficará bem picante.
Maçãs assadas com mel e nozes
As maçãs são assadas no forno e, em seguida, mel e nozes são aplicados como cobertura. Você pode usar outra receita. Uma mistura de mel e nozes picadas é colocada dentro das frutas descascadas. As maçãs são assadas no forno até ficarem totalmente cozidas, 10-15 minutos são suficientes.
Abóbora temperada
Uma receita excepcional que envolve descascar o vegetal das sementes e do conteúdo interno. Você pode cortar a abóbora ou assá-la inteira. Se escolher a primeira opção, derreta o mel e regue com as rodelas de vegetais. Você pode usar caramelo.
Quando você decidir surpreender seus convidados, não tenha medo de experimentar. Especiarias e ervas ajudam a diversificar a mesa, dão um novo sabor aos pratos e surpreendem pelo aroma.