Pepinos em conserva para o inverno são procurados por quase todas as donas de casa. O produto tem longa vida útil e servirá como acompanhamento ou aperitivo nas festas de fim de ano. Preparar picles picantes para o inverno não leva muito tempo. Para lidar com sucesso com o processo de salga, você deve se familiarizar com as dicas abaixo.
Características da decapagem de pepinos picantes para o inverno
Antes de conservar os pepinos, eles precisam ser separados por tamanho, lavados e embebidos em água fria por 5 horas.
Graças a essas manipulações, durante a salga, eles não enrugarão, ficarão elásticos, sem lacunas internas. É aconselhável levar salmoura de 6 a 8%, serão necessários 600-800 g de sal por balde de água. As especiarias devem ser frescas, pois possuem propriedades bactericidas e contêm muitas vitaminas.
Durante a preservação, o mofo acumulado deve ser removido diariamente dos pepinos.
Ingredientes necessários
A receita de pepino em lata com pimenta envolve a preparação dos seguintes produtos. Para 2 litros de salmoura você precisa de:
- pepinos - sua quantidade depende de quantos potes estão disponíveis;
- 2 litros de água;
- 2-3 folhas de louro;
- 2-3 raminhos de endro;
- 1 cabeça de alho;
- 8 ervilhas de pimenta da Jamaica;
- 1 colher de chá mostarda;
- mistura de pimenta preta e vermelha – 1 colher de chá;
- 2 colheres de sopa. sal e açúcar granulado;
- 1 colher de chá limões por frasco de 3 litros.
Você pode reduzir a quantidade de temperos, dependendo do sabor picante desejado dos picles.
Regras para selecionar e preparar vegetais
Nem todas as variedades são adequadas para enlatados, mas aquelas com grandes pontos na pele e espinhos pretos. Pepinos pequenos com pequenas espinhas esbranquiçadas, adequados apenas para consumo in natura.
Frutos muito maduros, amarelos ou marrons, não são adequados para a colheita no inverno, pois sua casca é muito dura e a polpa solta.
Você pode usá-los como base para salmoura, descascar e ralar. É aconselhável escolher pepinos de tamanho médio, com 7 a 9 cm de comprimento. Pepinos também são amplamente utilizados. Para deixar as conservas picantes e picantes, você deve adicionar folhas de groselha, cereja, carvalho, raiz-forte, hortelã e mostarda aos potes.
Preparando recipientes
Em potes de dois litros, ou outro volume, enxágue o refrigerante. Remove efetivamente poeira e pequenos contaminantes e não deixa película química na superfície do vidro. Os recipientes são esfregados com carbonato de sódio, enxaguados com água morna e deixados secar. Depois, os recipientes são esterilizados.
Processo de cozimento
A receita clássica envolve adicionar essência de vinagre ou fechar sem ela. Em vez de vinagre, você pode adicionar ácido cítrico. Então os pepinos ficarão crocantes, saborosos e saudáveis. Por razões de segurança, você pode rechear a marinada três ou duas vezes.
Como salgar pepinos: passos passo a passo.
- Retire os pepinos pré-embebidos em água e corte as pontas. Então eles marinarão mais rápido e a salmoura se dispersará uniformemente.
- Retire a casca do alho e corte cada dente ao meio.
- Coloque todos os temperos da lista em recipientes esterilizados.
- Coloque os pepinos verticalmente em recipientes.
Aqueça 1 litro de água fervente nos potes, até a borda, espere 15 minutos. Despeje a água de volta no recipiente. Adicione sal e açúcar e deixe ferver. Para evitar que o recipiente de vidro quebre ao despejar água fervente, coloque uma faca ou garfo de metal no centro. Despeje salmoura fervente sobre as conservas e adicione 1 colher de chá. limões para cada recipiente. Aparafuse as tampas esterilizadas. Coloque os potes de cabeça para baixo e deixe esfriar por 1 dia. Depois, coloque-o em local fresco como uma adega ou porão.
Variação sem esterilização
Você pode conservar pepinos sem esterilizar os potes. Você precisará dos seguintes produtos:
- pepinos;
- 1 Colher de Sopa. sal;
- 2 colheres de sopa. Saara;
- 3 colheres de sopa. 9% de vinagre;
- 2 folhas de louro;
- raiz ou folha de raiz-forte - 1 peça;
- folhas de groselha/cereja – 1-2 peças;
- 5 grãos de pimenta;
- 2 cabeças de alho;
- 2 cachos de endro.
Lave os pepinos e deixe-os de molho em água com sal por 5 horas. Enxágue os potes e as tampas com refrigerante. Coloque os pepinos lavados com pontas cortadas e ervas em recipientes preparados. Despeje a água em uma panela e leve para ferver. Despeje em potes e cubra com as tampas. Leve a segunda porção de água para ferver. Repita a manipulação com recipientes. Feche-os novamente com as tampas e embrulhe-os.
Na terceira vez, faça o evento com água fervente, depois coloque sal, vinagre e açúcar em vasilhames.
Coloque a tampa no líquido fervente, retire e feche os potes. Leve para local aquecido, virando para cima e para baixo, para dissolver o sal e o açúcar. Coloque de cabeça para baixo até esfriar e leve para a adega.
Como armazenar adequadamente as peças de trabalho
Pepinos em conserva devem ser armazenados em um quarto escuro com temperaturas de até +10 graus. Em temperaturas abaixo de zero, os produtos podem congelar. Os potes não devem entrar em contato com a luz solar, caso contrário os pepinos ficarão amarelos. A vida útil média dos picles é de 1 ano.