Não há nada mais saboroso e saudável do que preparações caseiras. Ao preparar alguns potes de purê de tomate, você pode proporcionar à sua família um produto saboroso e saudável durante todo o inverno, que se compara favoravelmente aos seus equivalentes industriais. Este preparo será útil a qualquer dona de casa no preparo de sopas, molhos, pratos de carne, entre outras delícias culinárias.
Características de preparo de purê de tomate para o inverno
Para que o preparo para o inverno fique saboroso e retenha o máximo de vitaminas, é preciso conhecer algumas sutilezas:
- Existem duas maneiras de fazer pasta de tomate: congelar e enlatar. O primeiro método é congelar a polpa de tomate picada. A segunda é preparar purê em forma de comida enlatada.
- É muito importante usar recipientes esterilizados para enlatados. Para selar os potes, são utilizadas tampas de metal bem fervidas para garantir a estanqueidade total.
- O preparo pode ser feito com açúcar, sal ou sem eles. O método de armazenamento do purê de tomate dependerá disso.
Ingredientes da receita necessários
O ingrediente principal da preparação é, claro, o tomate. Você deve escolher vegetais carnudos em vez de aguados, caso contrário o purê pode ficar líquido.
É importante que os tomates estejam maduros, ou melhor, maduros demais, mas em nenhum caso estragados.
Dependendo da receita, podem ser necessários outros produtos: sal, açúcar, temperos (a gosto).
Preparação de matérias-primas
Os tomates selecionados são bem lavados e secos. Para que o purê fique macio, agradável na aparência e no sabor, os tomates são descascados antes de serem cozidos. Isso é feito assim: os tomates são cuidadosamente cortados em cruz no ponto de fixação do pedúnculo e colocados em água fervente por 2 minutos. Depois disso, retire com uma escumadeira e retire facilmente a casca.
Em seguida, os frutos são esmagados, picados finamente ou passados por uma peneira. O último método permite eliminar as sementes, bem como a casca restante.
Tratamento térmico
As panelas de alumínio não são utilizadas para tratamento térmico de tomates. Uma panela de vidro, aço inoxidável ou esmaltada é adequada.
Coloque os tomates preparados em uma panela e leve ao fogo.Depois de ferver, cozinhe sem tampa por cerca de 20 minutos. A espessura do purê de tomate dependerá do tempo de fervura. A pasta acabada é colocada em uma peneira e deixada repousar.
Como fazer purê de tomate em casa?
Fazer purê de tomate em casa é muito fácil. Aqui estão algumas receitas para esta preparação saudável.
Receita clássica
A receita clássica para fazer purê de tomate é a seguinte (para obter 3 litros são necessários 4 kg de tomate):
- Prepare legumes.
- Corte-os em fatias grandes.
- Moa a polpa com um moedor de carne ou liquidificador. Para obter uma consistência ainda mais delicada, passe a massa resultante por uma peneira.
- Prepare potes e tampas.
- Coloque os tomates picados em uma panela, adicione sal (para 4 kg de tomate - 40 gramas de sal). Se o purê for preparado sem sal, não há necessidade de adicioná-lo.
- Faça tratamento térmico.
- Despeje a mistura pronta em potes e enrole-os.
- Vire os potes, cubra com uma manta e deixe por um dia.
Se desejar, você pode adicionar açúcar. Neste caso, para 4 kg de tomate é necessário pegar 30 g de açúcar e sal e adicioná-los à massa purê antes de levar ao fogo.
Para dar um sabor mais expressivo, acrescente salsinha, manjericão ou outras ervas secas.
Os temperos são adicionados após a fervura do purê de tomate.
Opção sem esterilização
Existe outra forma de preparar o macarrão que dispensa a esterilização do recipiente: o purê de tomate preparado é colocado em pequenas formas e congelado. Os pedaços congelados são colocados em sacos plásticos e armazenados no freezer.
Se não tiver formas, pode congelar a massa pronta em saquinhos, espalhando-a em forma de bolo achatado. Ele irá quebrar facilmente quando usado.
Você pode preparar esta pasta de tomate sem usar panela, simplesmente assando os tomates no forno. Os tomates são cortados em vários pedaços, colocados em uma assadeira com a polpa voltada para cima e levados ao forno por 1-1,5 horas a 180 C. Se decidir usar sal ou temperos, eles são adicionados por cima.
Os tomates secos ao sol resultantes são resfriados, depois esmagados no liquidificador e passados por uma peneira. A pasta resultante é colocada em moldes ou sacos.
Com pimenta
Para obter 5 litros de purê de tomate com pimenta você precisará de:
- 4,2kg de tomate;
- 4 kg de pimentão fresco;
- 20 gramas de pimenta da Jamaica e pimenta preta, você pode adicionar uma folha de louro.
Preparação:
- A pimenta é lavada, colocada em óleo calcinado por meio minuto e depois regada com água fria. Retire a casca, as sementes e os talos. Não é necessário retirar a casca, então as frutas precisam ser imersas em água fervente por 3 minutos.
- Prepare purê de tomate.
- Coloque os temperos no fundo dos potes preparados, coloque um pouco de purê e acrescente os pimentões picados. Tudo isso é novamente servido com purê de tomate quente.
- Pegue uma panela com água quente, coloque os potes e esterilize por 40-50 minutos.
- Os potes são enrolados, virados e resfriados.
Como armazenar peças de trabalho?
Se não forem adicionados açúcar e sal, o produto só poderá ser armazenado em local fresco.
O purê preparado com sal é facilmente armazenado mesmo em temperatura ambiente. Deve-se usar geladeira para guardar latas abertas, independente do método de cozimento.
Se você fechar o recipiente aberto com uma tampa a vácuo e bombear o ar com uma bomba especial, poderá armazenar a pasta sem geladeira - em um local escuro e fresco.