No inverno, não só é agradável, mas também saudável saborear o maravilhoso sabor das peras aromáticas. Existem muitas maneiras de preservar essas frutas. Um dos mais populares é a secagem. A seguir falaremos sobre como secar peras adequadamente de várias maneiras em casa.
Características de secagem de peras para o inverno
Deve-se lembrar que este processamento de frutas possui algumas características:
- As peras não devem ser excessivamente suculentas ou maduras demais.
- Os frutos de tamanho médio são secos. Muito grandes para secar não são adequados.
- É desejável que sejam frutos de variedades que não contenham grande número de sementes. Após a colheita, os frutos não devem ser armazenados por mais de 2 dias, pois ficam muito moles e não são adequados para este método de armazenamento.
- As peras devem ter uma textura firme.
- A viscosidade tem um efeito negativo no sabor dos frutos secos, por isso é melhor não usar variedades viscosas.
- A espessura das fatias não deve ultrapassar 1 cm.As peras pequenas, inclusive as de caça, podem ser secas inteiras.
Variedades silvestres também podem ser usadas, mas os frutos devem estar maduros e cair sozinhos da árvore. Frutas verdes, assim como frutas congeladas, não são adequadas para secagem.
Preparando frutas para secar
Antes de secar, as frutas devem ser preparadas primeiro. Eles fazem isso da seguinte maneira:
- remova frutas verdes ou estragadas;
- lave bem;
- seque com toalha ou naturalmente;
- mergulhe em água fervente por 15 minutos e retire. Se for secar a caça, adicione açúcar à água, se desejar.
- Deixe a fruta esfriar bem.
Após esse procedimento, os frutos são cortados e as sementes retiradas. Em seguida, corte em fatias. A peça resultante é colocada em uma solução fraca de ácido cítrico.
Métodos para secar peras em casa
Vários métodos são usados para preparar frutas secas em casa.
No forno
Para tal secagem, as frutas preparadas são dispostas em uma assadeira em uma camada. O forno é pré-aquecido a 60 graus. Uma assadeira com peras é colocada nela e seca por duas horas. Então a temperatura aumenta para 80 graus. A secagem adicional no forno de fogão a gás leva cerca de 20 horas.Se os frutos forem cortados grosseiramente ou secos inteiros, então até 25.
O processo de secagem requer monitoramento a cada meia hora.
Durante o processo de secagem, o peso do produto diminui significativamente. A desvantagem deste método é que algumas das substâncias benéficas das peras são destruídas durante o tratamento térmico.
No microondas
Este método é o mais rápido de todos. Neste caso, uma porção de fruta é seca em 5-6 minutos, mas se o processo não for controlado, o lote pode facilmente ficar demasiado seco.
Para essa secagem, é necessário pegar um prato raso próprio para forno de micro-ondas, organizar as peras em uma camada e colocar no micro-ondas.
Para secar bem as frutas, a potência é ajustada para 200-250 W e o forno é ligado por dois minutos e meio. Então você deve verificar o estado das peras. Eles devem recuar ligeiramente quando pressionados.
Se necessário, as frutas podem ser secas, mas não mais que 2 a 2,5 minutos.
Em uma secadora elétrica
Este dispositivo foi projetado para secar vegetais e frutas. É montado de acordo com as instruções e nele são colocados pedaços de peras preparadas. Eles são secos a uma temperatura de 70 graus.
Na secadora elétrica, o tratamento dura de 15 a 19 horas. De vez em quando, as fatias de pêra devem ser viradas para secarem uniformemente.
As peras devidamente secas não se esfarelam e apresentam uma agradável cor castanha clara. Eles parecem elásticos ao toque.
Ar seco
Este método exige bastante mão-de-obra, mas preserva todas as substâncias benéficas das peras. Você pode secar as frutas naturalmente, sem espalhá-las, mas furando-as com agulha e linha e pendurando-as para secar.
Primeiro você precisa escolher o local certo para a próxima secagem. Deve atender aos seguintes requisitos:
- não deve haver vento ou poeira;
- insetos (mosquitos, moscas, mosquitos) não devem ter acesso às fatias;
- Os fios com peras devem ser cobertos com gaze.
Após secagem por 3-4 dias, os frutos são retirados dos fios e colocados em potes ou recipientes secos para armazenamento.
Você deve certificar-se de que estejam suficientemente secos antes de colocá-los em um recipiente seco para armazenamento. É importante certificar-se de que não há mofo em nenhuma peça, caso contrário todo o lote estragará durante o armazenamento.
No armário de secagem
Esses dispositivos também são projetados para secar frutas, peixes, carnes e cogumelos. Ao contrário de uma secadora elétrica, aqui você pode colocar uma quantidade maior de frutas para processar, já que nela podem ser colocadas várias assadeiras.
O processo de secagem ocorre devido à circulação de ar quente no gabinete. As assadeiras com frutas preparadas carregam o armário, fecham-no e regulam a temperatura para 70 graus.
Durante a secagem no armário, você também pode abri-lo periodicamente e virar as fatias. Este procedimento leva de 12 a 15 horas.
Os fornos de secagem podem ser utilizados não só em escala industrial, mas também se houver grande quantidade de frutos provenientes de árvores frutíferas.
No sol
O local para este método de secagem deve ser suficientemente iluminado. Os insetos não devem pousar nas frutas.
As peras são secas em uma camada em um prato raso ou assadeira. A secagem é feita durante o dia ao sol, à noite são cobertos com gaze e retirados dentro de casa. Dessa forma, as frutas são processadas por 3 a 4 dias e depois armazenadas em recipientes de vidro.
Armazenamento de frutas secas
Para evitar que as frutas fiquem mofadas e estragadas, deve-se seguir não só as regras de secagem, mas também as condições de armazenamento:
- Armazenar por muito tempo torna a fruta dura e feia de se olhar.Portanto, frutas secas devem ser utilizadas sempre que possível e não armazenadas por mais de um ano.
- Não guarde a secadora perto de sistemas de aquecimento ou de vários aquecedores.
- Os alimentos armazenados devem ser verificados periodicamente para garantir que não haja mofo.
- Não devem ser armazenados próximos a fogões elétricos para evitar o aparecimento de condensação nos recipientes, o que posteriormente causará a deterioração do produto.
O melhor é guardar a secagem em potes de vidro com tampa hermética ou em sacos de tecido.
Frutas devidamente secas e conservadas irão surpreendê-lo agradavelmente pelo seu sabor e aroma durante a estação fria.