Desde a antiguidade, o mel é famoso não só como uma sobremesa doce e saborosa, mas também como um produto curativo benéfico para o corpo humano. O néctar é utilizado na prevenção e tratamento de muitas doenças, melhora a imunidade e tem efeitos fortalecedores e antiinflamatórios gerais. O produto recebeu propriedades curativas devido à sua rica composição química. Veremos mais detalhadamente quais vitaminas, minerais e outros compostos benéficos são encontrados no mel de abelha.
Vitamina A
O mel contém retinol, necessário para o funcionamento claro e adequado do corpo humano.
Propriedades básicas:
- ajuda a melhorar o funcionamento dos órgãos visuais;
- participa de processos metabólicos;
- tem um efeito benéfico no funcionamento do fígado, dos órgãos digestivos e respiratórios;
- ativa a atividade cerebral;
- confere elasticidade à pele, inibe o seu envelhecimento;
- fortalece as defesas do organismo contra os efeitos negativos do meio ambiente, evita danos por vírus e bactérias.
A falta de retinol resulta em pele seca, visão turva e resfriados frequentes. A necessidade diária de retinol de um corpo adulto é de 1,5 a 2 mg. 100 g de presente de abelha contém 0,04 mg de vitamina A.
Importante! O excesso de retinol causa complicações nos sistemas digestivo e nervoso do corpo humano.
Vitaminas B
O dom natural das abelhas contém quase toda a linha de vitaminas B.
- A tiamina é responsável pela saúde do sistema inerte, incluindo os dentes, ajuda a limpar o corpo de acumulações nocivas e tóxicas, melhora as funções digestivas, o estado da pele e dos cabelos. Por 100 g de néctar fresco há 0,01 mg da substância.
- A riboflavina está diretamente envolvida nos processos metabólicos, auxilia na cicatrização de feridas e úlceras nas mucosas dos órgãos internos e tem efeito benéfico no sistema nervoso. O teor de vitamina B2 no mel corresponde a 0,03 mg, muitas vezes superior à quantidade de riboflavina em damascos secos e uvas saudáveis.
- A niacina é responsável pelo funcionamento do sistema cardiovascular, ajuda a aliviar a fadiga, melhora a visão e retarda o envelhecimento do corpo. A substância também possui propriedades analgésicas e antiinflamatórias. Por 100 g de produto apícola contém até 0,2 mg de niacina.
- O ácido pantotênico ativa a função cerebral, alivia a fadiga e a tensão nervosa, acelera o metabolismo e promove o funcionamento adequado do fígado. Por 100 g de presente de abelha há até 0,13 mg de vitamina B5.
- A piridoxina ajuda a restaurar o funcionamento do sistema nervoso central, elimina a depressão e a insônia e é usada na exacerbação de doenças crônicas da pele. 100 g de mel de flores naturais contém 0,10 mg de vitamina B6.
- O ácido fólico fortalece a resistência do organismo a diversos vírus e bactérias, tem um efeito benéfico nos processos hematopoiéticos e é necessário durante a gravidez para o bom desenvolvimento da criança. Por 100 g de néctar doce há 0,015 mg de vitamina B9.
Vitamina C
O produto apícola contém uma grande porcentagem de ácido ascórbico. A vitamina C fortalece o sistema imunológico, ajuda no combate a vírus e resfriados e melhora o estado da pele. O ácido ascórbico também participa dos processos internos do corpo e promove a remoção de depósitos tóxicos e nocivos.
Por 100 g de néctar de flores frescas existem até 2 mg de substância útil.
Vitamina H
A iguaria contém biotina, responsável pela saúde dos cabelos e da pele. A vitamina H também garante o funcionamento adequado e suave do sistema nervoso. Em 100 g de doçura existem até 0,04 mg de compostos úteis.
Vitamina E
O tocoferol tem propriedades antiinflamatórias, restauradoras e anti-sépticas, melhora a função cerebral e retarda o envelhecimento da pele.100 g de iguarias florais contêm até 4 mg de vitamina E.
Vitamina K
As substâncias que compõem a vitamina promovem a produção de proteínas, que, por sua vez, são responsáveis pelos processos de coagulação do sangue. A substância também fortalece a estrutura óssea, melhora o estado da pele e dos cabelos. E estes não são todos os compostos úteis que fazem parte do mel das flores.
Importante! A quantidade de substâncias curativas e a qualidade da composição vitamínica podem variar dependendo do tipo de produto apícola.
Elementos úteis
O néctar contém açúcares saudáveis, representados por frutose, glicose, sacarose e outros compostos de carboidratos. O mel também contém ácidos orgânicos e inorgânicos, substâncias aromáticas e biologicamente ativas. A quantidade de água em um produto apícola depende da variedade, local de coleta e época do ano em que as abelhas obtiveram o néctar.
Micro e macroelementos
Os minerais são essenciais para a saúde de todas as pessoas. O mel contém um grande número de macro e microelementos responsáveis por diversas funções no corpo.
Os principais minerais que compõem o mel natural são apresentados na tabela:
Minerais | Conteúdo por 100 g de produto fresco |
Potássio | Até 65 mg |
Cobre | Até 32 mg |
Flúor | Até 8mg |
Fósforo | Até 7,5 mg |
Cálcio | Até 5mg |
Cromo | Até 5mg |
Magnésio | Até 3mg |
O néctar também contém ferro, manganês, zinco, boro e outros compostos minerais úteis.