A centáurea do campo é uma excelente planta de mel. Floresce quase todo o verão e atrai muitas abelhas. Esta planta é considerada muito pouco exigente. Portanto, tornou-se difundido na Rússia central. É a partir dessa cultura que é feita a variedade de mel centáurea. Contém muitos componentes valiosos e tem excelente sabor.
Descrição e diferenças do mel de centáurea
Assim como o mel de Altai, o produto azul centáurea tem uma aparência característica.A consistência da massa é semelhante a um creme viscoso, que contém grãos cristalinos. Este produto é considerado uma variedade leve.
Pode ter uma tonalidade amarelo-esverdeada ou branco-esverdeada. Quanto mais tempo se passou desde o bombeamento, mais clara será a tonalidade. O produto natural é muito útil. Na hora de escolhê-lo é importante focar na cor esverdeada especial, que é considerada um sinal de qualidade.
Uma característica da substância é considerada o aroma de amêndoa, que está associado à presença de néctar de centáurea na composição. Não existe tal sensação no paladar. São as diferenças de sabor e cheiro que proporcionam um toque interessante.
O mel de centáurea caracteriza-se por uma textura delicada e agradável. Existem notas amargas no paladar. Durante o armazenamento a longo prazo, o aroma de amêndoa diminui. Porém, mesmo após a cristalização o produto mantém o seu sabor. Muitos apicultores consideram o mel de centáurea o melhor entre as variedades leves.
Composição e conteúdo calórico
A composição do produto pode diferir dependendo do tipo de centáurea da qual as abelhas coletam o pólen. Além disso, 100 gramas da substância contêm 6 a 10 gramas de proteínas e 68 a 95 gramas de carboidratos. O conteúdo calórico é de 300-315 quilocalorias.
O produto contém vitaminas B, C, E, A. Também inclui taninos, enzimas e aminoácidos. Mesmo segundo estimativas conservadoras, a massa contém pelo menos 300 microelementos. Apenas 1 a 2 colheres do produto podem ser uma excelente alternativa ao complexo vitamínico.
Recursos benéficos
Os benefícios de uma substância dependem dos componentes que estão presentes na sua composição. Seu uso ajuda a alcançar os seguintes efeitos:
- estimular a saída de secreções biliares e processos de micção;
- livrar-se de pequenas dores;
- lidar com sintomas de inflamação;
- elimine sinais de espasmos;
- ativar as funções das glândulas sudoríparas;
- acelerar a restauração de tecidos;
- limpar o corpo de toxinas, toxinas e substâncias nocivas.
O mel pode ser usado para resfriados. Ajuda a eliminar dores e dores de garganta, eliminar sintomas de inflamação nas mucosas, melhorar o estado e acelerar o processo de cicatrização.
É útil usar o produto para doenças dos órgãos digestivos. Satura o corpo com enzimas e aminoácidos, promove a cicatrização de erosões e normaliza as funções dos órgãos digestivos. O mel deve ser usado para gastrite, colite e úlceras pépticas. Também é útil para constipação e cólicas. O produto apícola também é útil após intoxicação alimentar.
Outra indicação de uso é a violação do aparelho circulatório. Graças ao uso da substância é possível limpar o sangue, estabilizar a pressão arterial e fortalecer os vasos sanguíneos. A composição deve ser usada para anemia e doenças cardíacas. Também promove a recuperação após um ataque cardíaco.
Muitas vezes, o mel é usado para patologias dermatológicas. Ajuda a combater a acne e a inflamação e também tem um efeito cicatrizante de feridas. Para tanto, o produto apícola é utilizado na forma de máscaras e compressas.A composição também pode ser tomada por via oral para limpar a pele.
Aplicativo
O mel de centáurea tem muitas propriedades benéficas. Portanto, pode ser usado para tratar tais patologias:
- diabetes mellitus – neste caso é importante dosar a quantidade do produto;
- distúrbios do sono;
- hepatite;
- fadiga crônica;
- inchaço;
- doença cardíaca;
- patologias respiratórias;
- hipertensão arterial;
- patologias dos órgãos digestivos;
- disenteria;
- hidropisia;
- cistite;
- doença de urolitíase;
- exaustão;
- imunodeficiência;
- tuberculose;
- patologias dermatológicas;
- doenças renais e hepáticas.
O mel é considerado um produto bastante calórico. Portanto, recomenda-se consumi-lo na primeira metade do dia, em pequenas quantidades. A ingestão diária não deve ultrapassar 30-50 gramas para adultos e 25 gramas para crianças.
Para enfrentar patologias dermatológicas e estabilizar o sistema nervoso, vale a pena fazer banhos e envolvimentos corporais com mel. Para diminuir a dor, são indicadas compressas e aplicações.
Como escolher?
Para adquirir um produto de qualidade, você precisa se concentrar nos seguintes recursos:
- Tonalidade dourada clara com tonalidade esverdeada. Após a adoçante, a massa adquire uma cor esbranquiçada.
- Aroma agradável com notas florais e amendoadas.
- Consistência espessa e viscosa, que se torna mais densa com o tempo.
- Longo processo de cristalização. Demora 2 a 3 meses após a coleta.
O mel de centáurea caracteriza-se por um aroma pronunciado e por vezes acentuado, complementado por um sabor suave e leve.
Períodos e regras de armazenamento
O período de armazenamento do mel de centáurea é ilimitado. No entanto, com o tempo, a quantidade de componentes úteis diminui gradualmente.Para preservar as propriedades curativas do produto, recomenda-se seguir as regras de armazenamento.
O mel deve ser guardado em recipiente de vidro limpo e seco. Deve ter uma tampa hermética que feche bem. Recomenda-se armazenar o mel em local escuro e seco, a uma temperatura de +5-20 graus.
Como distinguir o mel de centáurea
Para reconhecer o mel natural de centáurea, você deve se concentrar em sua aparência, sabor e cheiro. A principal diferença entre esta variedade é a discrepância de sabor e aroma.
O néctar de centáurea é caracterizado por um aroma rico e acentuado, que contém notas amendoadas e florais. O sabor é delicado e leve. Além disso, o produto recém colhido apresenta tonalidade dourada com manchas esverdeadas.
Contra-indicações e danos
A principal limitação ao uso do produto são as alergias. Se você tem intolerância individual, deverá evitar completamente o mel. Além disso, seu uso deve ser limitado durante recaídas de patologias crônicas e durante a gravidez. Você não deve dar produtos apícolas a crianças menores de 1,5 anos de idade.