Sage é uma planta herbácea perene que cresce isoladamente ou em plantações inteiras nos campos. É conhecido por suas propriedades medicinais e rica composição benéfica. Esta cultura também é uma planta de mel: as abelhas coletam néctar valioso de suas flores. Durante o seu processamento forma-se o mel de sálvia - um produto que combina excelentes características organolépticas e uma enorme lista de propriedades curativas.
Aparência de mel
O mel de sálvia é muito raro, por isso sem exagero pode ser chamado de exótico.A cor da substância varia do âmbar ao dourado escuro.
A massa tem um cheiro agradável, lembrando aroma de flores silvestres e ervas medicinais. A doçura tem um sabor incomum, ácido, mas muito picante e incomum.
Composição e propriedades benéficas
As excelentes características organolépticas não são a única razão pela qual o mel de sálvia é recomendado. O produto apícola é caracterizado por um alto teor de elementos úteis, incluindo:
- óleo essencial de sálvia;
- taninos;
- ácidos orgânicos;
- conjunto de vitaminas e minerais;
- alcalóides;
- flavonóides.
As seguintes vitaminas foram encontradas no mel:
- tiamina;
- riboflavina;
- piridoxina;
- ácido fólico;
- rotina;
- vitamina PP;
- ácido ascórbico;
- vitamina N.
O mel de sálvia é conhecido por suas propriedades medicinais. Isso promove:
- eliminando o processo inflamatório;
- destruição da microflora patogênica;
- estimulação do processo de cicatrização e regeneração de feridas;
- suavizando a pele;
- melhorando a memória;
- regulação do sistema nervoso;
- normalização do sono;
- purificação do sangue;
- aumento da hemoglobina;
- fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos;
- restauração dos níveis hormonais;
- removendo o excesso de líquido do corpo.
O mel de sálvia é usado na medicina popular e tradicional.
Graças às propriedades curativas da planta do mel, ela encontrou sua utilização no tratamento de muitas patologias.
Aplicação em medicina
O uso do mel de sálvia é indicado para:
- doença cardíaca;
- neuroses;
- insônia;
- neurastenia;
- frio;
- dor de garganta;
- laringite;
- sinusite;
- otite;
- faringite;
- bronquite;
- traqueíte;
- úlcera estomacal;
- irregularidades menstruais em meninas e mulheres adultas.
Várias receitas úteis à base de mel:
- Remédio para resfriado.Misture 10 gramas de flores de tília com a mesma quantidade de framboesas. Prepare a mistura com 300 mililitros de água fervente e cozinhe em fogo baixo por 5-7 minutos. Coe o produto acabado, deixe esfriar e acrescente 10 gramas de mel. Use esta decocção 1-2 vezes ao dia.
- Remédio para amigdalite. A inflamação crônica das amígdalas é tratada com mel misturado com suco de cranberry. Para preparar o medicamento, adicione 10 gramas de produto apícola a 100 mililitros de suco fresco. Mexa bem a mistura e use a solução para gargarejar.
- Um medicamento para rouquidão devido a laringite e doenças da tireoide. Separe 1 gema de ovo e triture com 15 gramas de mel. Despeje 20 mililitros de conhaque ou álcool de conhaque na massa resultante e bata até ficar homogêneo. Use esta mistura como gargarejo várias vezes ao dia.
Não pode substituir completamente os medicamentos prescritos pelo médico: é melhor combiná-los para obter um efeito terapêutico rápido.
Uso em cosmetologia
O mel de sálvia não é usado apenas na medicina popular. Suas propriedades benéficas permitem que seja adicionado às composições de diversas máscaras para cabelos, unhas e pele. Você também pode misturá-lo com creme e preparar loções ou tônicos à base dele para rejuvenescer e refrescar a epiderme.
A utilização de produtos apícolas em cosmetologia se deve à sua capacidade de:
- devolver um brilho saudável;
- suavizar rugas;
- estimular a produção de colágeno, elastina;
- tem um efeito lifting;
- fortalecer o folículo piloso;
- adicione brilho aos fios;
- evitar pontas duplas do cabelo;
- estimular a circulação sanguínea nos vasos do couro cabeludo, estimulando assim o crescimento intensivo dos cachos.
O mel é adicionado à água morna para suavizar os banhos. São úteis para a pele dos pés, pois ajudam a combater calosidades secas e muitos outros defeitos.
Regras para escolher mel de sálvia de qualidade
Para escolher o mel de sálvia autêntico e de alta qualidade, deve-se levar em consideração sua principal característica - sua consistência líquida. Nunca cristaliza, mesmo quando exposto a baixas temperaturas.
Portanto, no inverno também é um líquido viscoso e de aroma agradável. Não são observadas inclusões ou inclusões adicionais em sua superfície. Esse é o principal critério que deve ser levado em consideração na hora de adquirir um doce.
Importante! Para ter certeza da autenticidade do produto apícola, é recomendável comprá-lo no final do outono ou inverno.
Contra-indicações e malefícios do mel
Os benefícios e o valor dos produtos apícolas de sálvia dificilmente podem ser superestimados, mas também têm contra-indicações. Os doces não devem ser consumidos se:
- intolerância ao sábio;
- alergia a qualquer produto apícola;
- gravidez;
- amamentação;
- doenças renais;
- patologias da glândula tireóide;
- hipertensão.
Se o regime posológico do mel não for seguido, pode ocorrer uma complicação grave, manifestada na forma de proliferação da mucosa gástrica. Portanto, nunca abuse dos doces, pois qualquer benefício nessas condições pode se transformar em dano.
Recursos de armazenamento
O mel de salva deve ser armazenado em local protegido da luz solar direta e longe de fontes de calor. O melhor local para colocar o produto é na despensa ou na prateleira do armário da cozinha.Observe que a temperatura de armazenamento não deve exceder +20 °C.
Se não forem cumpridas condições simples, o produto apícola não pode perder as suas características organolépticas. Mas as suas propriedades medicinais podem ser parcialmente perdidas.