A variedade de variedades de mel impressiona, pois até os especialistas têm dificuldade em nomear seu número exato. Cada tipo de produto apícola difere do outro em características organolépticas, composição e propriedades benéficas. E os preços dos doces também variam, embora estejam à disposição do consumidor. No entanto, existem variedades de elite do mel mais caro, cujo custo às vezes chega ao preço de um carro!
Querida "élfica"
O chamado mel “élfico” vem da Turquia, onde é extraído em uma caverna a 1.800 metros de profundidade! O local de extração do produto está localizado no vale Sarikair, próximo à cidade de Artvin.O custo do produto é de $ 6.800 por 1 quilograma!
Segundo o experiente apicultor Gunay Gunduz, o preço do doce se deve ao fato de ele ser formado na natureza. Ou seja, as abelhas das quais foi obtido não vivem em colmeias. Para extrair a doçura dos favos de mel, os apicultores muitas vezes precisam da ajuda de alpinistas profissionais.
A doçura é enriquecida com todas as vitaminas e minerais necessários. É consumido para fins medicinais ou como suplemento dietético. É comercializado em embalagens com capacidade de 170 ou 250 gramas.
Mel a bordo Bashkir
Este tipo de mel caro é obtido de uma raça especial de abelhas Burzyan. Tem esse nome porque vive no território do distrito de Burzyansky, na Bashkiria.
O mel de colmeia também é um produto apícola “selvagem”. Sua extração é um processo difícil, pois os borti estão localizados longe de habitações humanas. Portanto, os apicultores precisam percorrer distâncias consideráveis todos os dias para chegar a fontes de massa valiosa. Nem tudo é retirado pelas laterais - parte fica para os insetos, caso contrário, no inverno, ficarão sem a reposição necessária.
Sabe-se que o produto apícola possui propriedades curativas. É rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos benéficos. Por 1 quilo de doces você terá que pagar a partir de 8.000 rublos.
Mel iemenita
O mel iemenita é obtido a partir de flores sidir. Este produto é considerado o mais caro do mundo. Sua produção é realizada por apicultores artesanais que vivem nas províncias do leste e do sul do Iêmen. A doçura é a principal fonte de renda dos apicultores.
O produto é chamado de “ouro do Vale Wadu Duan”. Os moradores locais a chamam de “cidra” porque é o nome de uma árvore que cresce na região.
Seu custo chega a US$ 200 por 1 quilo.
A doçura é caracterizada por uma alta saturação de substâncias valiosas. É utilizado para fins medicinais e cosméticos e as suas propriedades organolépticas fazem dele um verdadeiro achado para os gourmets. Centenas de turistas visitam o Iêmen todos os anos para saborear a iguaria incrivelmente saborosa.
Mel israelense
O povo de Israel ama e valoriza muito o mel. Eles comem durante um dos maiores feriados - Rosh Hashaná, ou simplesmente aproveitam durante a semana.
O néctar deste produto é coletado de flores e plantas semeadas especificamente para esse fim. Na maioria das vezes, as plantas de mel são:
- equinácea;
- Ginseng siberiano;
- garra de gato.
Graças a essas matérias-primas, os produtos apícolas possuem inúmeras propriedades medicinais. Contém substâncias que podem fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento de muitos órgãos internos. O custo do mel israelense é de cerca de 83 dólares, nem por 1 quilo, mas por apenas 120 gramas!
Este tipo de doce valioso não é apreciado apenas por turistas de todo o mundo ou residentes locais. De acordo com os apicultores que vendem mel israelense, ele é mais procurado pelas estrelas mundialmente famosas de Hollywood.
Mel da Nova Zelândia
Esta iguaria especial vem da Nova Zelândia. Seu custo chega a 7 a 8 libras por 5 mililitros, o que equivale a 1 colher de chá.
Na língua dos residentes locais, este produto apícola é denominado manuka. Vem do nome idêntico da planta melífera, da qual as abelhas coletam pólen para processamento posterior.Vale ressaltar que o doce é feito e vendido não só na Nova Zelândia, mas também na Austrália. Além disso, é este último país a pátria desta iguaria inusitada.
O produto tem um aroma forte e um sabor igualmente rico. É justamente considerado uma iguaria, já que muitos gourmets caracterizam as suas qualidades organolépticas como “pesadas” e “específicas”. Ou seja, este produto não é para todos, nem todos podem apreciá-lo e nem todos vão gostar.
A doçura tem um sabor diferente. Pode lembrar a urze e também pode ser mineral, amargo ou mesmo terroso. Isso é absolutamente normal. Além disso, por essas características de sabor você pode avaliar se o mel à sua frente é genuíno ou adulterado da Nova Zelândia.
Mel parisiense
O último lugar no ranking das variedades de mel mais caras é ocupado pelo doce parisiense da Torre Eiffel, como dizem os próprios franceses. O custo do produto ronda os 20 euros por balde com capacidade para 150 gramas.
Para o processamento, as abelhas coletam pólen de flores e flores de árvores ou arbustos. O habitat dos insetos são principalmente os parques e canteiros de flores de Paris.
A peculiaridade do mel não reside apenas no aroma extraordinário, no sabor requintado e no excelente design do recipiente onde é colocado. As pessoas que exploram também merecem atenção.
Os apicultores parisienses são pessoas com um senso de beleza altamente desenvolvido. Muitos deles estão interessados em cultura e arquitetura. Portanto, é geralmente aceito que eles coloquem sua alma em cada gota da iguaria que recebem. Na verdade, graças a isso, o mel torna-se uma perfeição absoluta.
Se é verdade ou uma lenda romântica - cada pessoa decide por si. Mas para os franceses esta é uma verdade na qual acreditam firmemente.
O mel é um produto inusitado que combina excelente sabor e grandes benefícios à saúde. Por isso, está sempre rodeado não só de fatos científicos que comprovam o seu valor, mas também de histórias, lendas e poesias.