As características do mel com própolis o tornam não apenas um produto comum, saboroso e saudável, mas também determinam suas propriedades como medicamento. É usado para fortalecer o sistema imunológico e para certas doenças. Vejamos diferentes métodos de preparo e receitas, quais as contra-indicações de uso. Quanto e como armazenar adequadamente um produto saudável.
Recursos benéficos
Tomar mel tem efeito preventivo contra muitas doenças e ajuda na recuperação mais rápida.A composição inclui substâncias úteis, vitaminas, elementos minerais, ácidos orgânicos, carboidratos, fitoncidas. O mel de própolis tem efeito antibacteriano e antitumoral, fortalece o corpo e protege contra fungos. Cura feridas, reduz a dor, remove substâncias tóxicas do corpo.
Recomenda-se o uso de remédios caseiros para doenças dos brônquios, cavidade oral, úlceras, resfriados e distúrbios nervosos. Ajuda com problemas urológicos, doenças de pele e olhos. Útil para hemoglobina baixa.
Receitas para fazer mel com própolis em casa
Para preparar os produtos, é necessário adquirir produtos frescos e de alta qualidade: mel natural e própolis, para que a massa acabada tenha boa aparência, tenha propriedades benéficas e seja armazenada por muito tempo.
Método quente
Para preparar uma mistura com concentração de 20%, é necessário levar 200 g de mel e 40 g de própolis. Primeiro congele no freezer, depois rale e adicione ao mel. Leve o recipiente ao fogo e aqueça em banho-maria em temperatura não superior a 40 graus até que a massa fique líquida. Despeje em uma jarra de vidro e consuma o produto gelado.
Ao cozinhar quente, é importante não superaquecer a massa, caso contrário todas as substâncias benéficas perderão suas propriedades.
Sem aquecimento
Isso pode ser feito de forma mais simples. Para não aquecer o mel, pode-se derreter apenas a própolis. Prepare da mesma forma - congele e rale. Aqueça as aparas em banho-maria até que o líquido fique espesso e cremoso. Despeje em uma tigela com mel e mexa, coe e despeje em potes.
Com tintura
Deve ser congelado e moído em pó em um moedor de café. Misture com mel líquido e misture bem. Coloque o frasco em local escuro por um mês para infundir.
Como usar
Como remédio, o mel de própolis pode ser usado interna e externamente. Tomar por via oral antes das refeições, com o estômago vazio. Você não deve tomar mais do que 3 colheres de sopa por dia. eu. adultos e 2 colheres de sopa. eu. para crianças. O curso do tratamento não deve durar mais de 3 meses. Para uso externo, prepare um produto para compressas, loções, aplicações, inalações, enxágue de boca e garganta.
Para prevenir doenças, basta consumir 1 colher de chá pela manhã e à noite. Para resfriados, a dosagem é aumentada para 3 colheres de chá. Em um dia. Para doenças gastrointestinais, aplica-se a mesma dosagem. Para inalação para resfriados, pode-se preparar uma solução aquosa: mel com água fervida na proporção de 1 para 2. O curso do tratamento dura 10-15 dias, a inalação é realizada todos os dias durante 5-7 minutos.
Contra-indicações
Não use se você tiver intolerância individual ou alergia que possa ocorrer ao pólen. O produto não é recomendado durante a gravidez e lactação e para crianças menores de 2 anos. Pessoas com excesso de peso e diabetes devem tomá-lo com restrições devido à grande quantidade de carboidratos de fácil digestão. Não tome durante uma exacerbação de gastrite, úlceras, pancreatite, pois as substâncias bioativas podem intensificar a exacerbação.
Pessoas saudáveis não devem ultrapassar a dosagem, ultrapassar a norma pode causar sintomas indesejáveis: tonturas, erupções cutâneas, rinite, náuseas, lacrimejamento.
Regras e períodos de armazenamento
O produto não dura muito - cerca de um mês, então é preciso preparar uma pequena quantidade para aproveitar todo esse tempo.Guarde o mel em frasco de vidro, de preferência de cor escura, em local escuro, seco e fresco (mas não na geladeira). Feche o frasco com tampa para que a mistura não absorva umidade e odores estranhos. Não armazenar em recipientes de plástico ou metal, nos quais o produto possa absorver odores estranhos ou oxidar. Não deixe na luz.
O mel de própolis é um remédio natural eficaz para tratamento e prevenção que qualquer pessoa pode preparar. Ambos os ingredientes têm propriedades benéficas e se complementam bem. O mel com própolis não é mais um alimento, mas um remédio natural que não ajuda mais que os remédios. Ajuda a eliminar resfriados, doenças pulmonares, estomacais e de pele. Um bom preventivo. No tratamento com mel e própolis, deve-se respeitar rigorosamente a dosagem, monitorar o tempo e armazenar corretamente.