O uso do mel de hera é adequado para solucionar diversos problemas. Este produto contém muitos componentes valiosos. Portanto, deve ser utilizado para o tratamento e prevenção de diversas patologias. Com a ajuda do mel de hera, é possível fortalecer o sistema imunológico e lidar com danos aos órgãos respiratórios, coração e vasos sanguíneos. Para alcançar os resultados desejados, é importante aplicar a composição corretamente.
Composição química
O mel de hera contém muitos componentes valiosos. Esses incluem:
- vitaminas do grupo B, C, PP, A;
- aminoácidos;
- derivados de glicosídeo;
- elementos de bronzeamento;
- ácidos orgânicos - málico, fórmico e outros.
O valor energético de 100 gramas do produto é de 328 quilocalorias. Além disso, inclui:
- 81,6 gramas de carboidratos – frutose, glicose e sacarose;
- 0,8 gramas de proteína;
- 0,2 gramas de gordura.
Benefícios para o corpo humano
A própria planta do mel contém muitas substâncias úteis que têm um efeito benéfico sobre o estado do corpo humano. Ao mesmo tempo, suas propriedades na composição do néctar de abelha aumentam muitas vezes. Para fortalecer o sistema imunológico, basta ingerir uma pequena quantidade do produto. Isso ajudará a melhorar sua saúde muito rapidamente.
O produto pode ser utilizado no tratamento de diversas patologias. Graças às propriedades medicinais da substância, é possível obter os seguintes resultados:
- Lide com espasmos musculares lisos. Este tipo de mel alivia eficazmente a dor.
- Melhorar as funções dos órgãos reprodutivos.
- Lide com a inflamação e a dor causadas pela prostatite em homens.
- Restaure as funções do coração e dos vasos sanguíneos.
- Livre-se das náuseas.
- Limpe o fígado de substâncias tóxicas.
- Melhorar a condição da pele.
- Prevenir a queda de cabelo e o desenvolvimento de patologias dermatológicas.
O néctar contém muitos aminoácidos. Portanto, é recomendado utilizá-lo durante atividades físicas ativas. O mel de hera é útil para qualquer estresse intelectual. Ajuda a aumentar a concentração e tem um efeito benéfico na memória.
O uso do mel de hera traz grandes benefícios para os homens. A sua utilização permite obter os seguintes resultados:
- aumentar a atividade espermática;
- melhorar a condição do sistema urinário;
- normalizar o funcionamento do sistema cardiovascular;
- livrar-se da prostatite - para isso, recomenda-se combinar néctar de abelha com banana-da-terra ou folhas de uva-ursina.
O produto também é extremamente útil para mulheres. A sua utilização ajuda a obter os seguintes efeitos:
- livrar-se de patologias ginecológicas;
- melhorar a condição da pele;
- aumentar a circulação uterina;
- relaxe os músculos lisos do útero.
Usos do mel de hera
O mel de hera, assim como a própria planta, é útil na presença das seguintes patologias:
- órgãos do sistema digestivo;
- doenças pulmonares;
- gota;
- artrite;
- colelitíase;
- reumatismo;
- dermatite;
- queimaduras;
- neuralgia de várias naturezas.
O produto promove a recuperação de concussões, incluindo estresse mental. O mel de hera, como outras variedades, é um poderoso anti-séptico natural. Graças às suas propriedades adstringentes, pode ser utilizado com segurança no tratamento de áreas danificadas. As compressas de mel podem ser usadas para feridas, furúnculos, queimaduras e doenças dermatológicas.
Contra-indicações e danos
O mel de hera não deve ser usado nas seguintes situações:
- intolerância individual ao néctar ou reações alérgicas à hera do campo;
- idade das crianças inferior a 7 anos;
- gravidez;
- lactação;
- excesso de peso;
- recidivas de gastrite, úlcera péptica, pancreatite;
- complicações de intervenções cirúrgicas.
Deve-se ter muito cuidado ao consumir mel se você for alérgico a outros produtos apícolas - própolis, pão de abelha, abelhas mortas. Se a pessoa nunca experimentou mel antes, vale a pena limitar o volume da primeira dose a 1 colher pequena ou 5 gramas. Se sentir náuseas, erupções cutâneas ou coceira na pele, é melhor descartar completamente o produto.
Para determinar se você tem alergia, aplique um pouco de mel no cotovelo ou no pulso. Então você precisa avaliar a condição da pele. Recomenda-se fazer isso após 15 a 30 minutos.
Condições e períodos de armazenamento
O produto é armazenado da mesma forma que outras variedades. Para isso, é permitido o uso de recipiente de madeira ou vidro. O produto deve ser guardado em armário fechado e seco. É importante considerar que a hera é uma planta melífera bastante tardia que produz néctar apenas em setembro, quando os apicultores preparam os insetos para o inverno.
O produto tem uma característica importante. Praticamente não altera seu estado agregado de líquido para espesso. Para ser mais preciso, o produto no estado cristalizado se assemelha a outras variedades na mesma fase. Normalmente, a consistência da composição lembra manteiga. Para que a textura da massa seja preservada pelo maior tempo possível, é importante respeitar as condições de armazenamento.
Regras de seleção
O produto é considerado bastante raro e caro, por isso é frequentemente falsificado. Para evitar problemas, é recomendável prestar atenção aos seguintes recursos:
- Cor – o mel fresco é de cor branca com ligeiro tom amarelado. Um produto de qualidade é semelhante à parafina.
- Sabor – o produto acabado tem um sabor incomum. É bastante macio, mas ao mesmo tempo rico e com várias camadas. Após a primeira degustação, é simplesmente impossível confundir o mel de hera com outras variedades.
- Consistência – após bombeamento é caracterizado por alta densidade. É por isso que o produto é frequentemente comparado à manteiga. A composição inclui inclusões cristalinas.
- Cheiro – o mel de hera tem um aroma pronunciado, onde se sentem notas de variedades silvestres da floresta.
Recomenda-se comprar mel de fornecedores confiáveis.Produtos naturais e de alta qualidade são trazidos das regiões sul. No entanto, não pode ser barato.
O mel de hera é um produto valioso que contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais valiosos. Graças a isso, a substância pode ser utilizada no combate a diversas patologias. A substância também pode ser utilizada para fins preventivos.