Para transportar e armazenar grandes quantidades de mel, podem-se utilizar recipientes de diversos materiais (barris de madeira, latas de metal). Recipientes de plástico especiais são populares, são baratos, pesam pouco e não são difíceis de limpar. Nesse caso, a principal questão no funcionamento do recipiente é: como abrir rapidamente um recipiente de cubos com mel. A maneira mais fácil é remover a tampa com ferramentas especiais.
[toc]
Usando uma chave especial
Uma vantagem importante de um recipiente de plástico é a sua tampa hermeticamente fechada, que protege o conteúdo do pó e evita a abertura acidental do recipiente. A desvantagem do recipiente do cubo é que é difícil desarrolhar.Para abri-lo sem danificar o plástico, os apicultores utilizam uma chave especial.
A ferramenta funciona por meio de alavanca e o processo leva alguns minutos.
- A chave é colocada no topo do recipiente de forma que o tubo de suporte fique diagonalmente ao contorno.
- Usando as garras da plataforma, segure o canto da tampa do recipiente de plástico.
- Pressione a alça da chave com força uniforme, levantando gradualmente todos os cantos.
O dispositivo é feito de aço galvanizado ou inoxidável.
Graças ao design cuidadosamente pensado, a chave permite abrir de forma cómoda e rápida pratos de plástico e quaisquer polímeros.
Abrindo com um abridor de garrafas
É aconselhável ter um dispositivo especial se os recipientes de cubos forem usados constantemente. Se os contêineres raramente forem usados, você poderá abri-los sem chave. São utilizados diversos objetos improvisados (chaves de fenda, corda trançada) ou utensílios de cozinha. A maneira mais fácil de remover a tampa é com um abridor de latas comum:
- uma lâmina maior é colocada contra a borda do recipiente (no meio da lateral) de forma que a parte cortante fique entre a borda e a tampa. Mova suavemente a faca em direção ao canto da caixa;
- use uma lâmina para levantar levemente a tampa enquanto move ao longo das partes arredondadas.
A vida útil dos recipientes para cubos de mel é de pelo menos 5 anos se forem abertos corretamente. As vantagens dos recipientes são que os produtos vazios podem ser armazenados como uma “boneca matryoshka” e os recipientes fechados cheios podem ser empilhados uns sobre os outros.