Instruções passo a passo sobre como cultivar tomates na varanda para iniciantes

O cultivo de tomates na varanda começa com a escolha da variedade certa. É preciso levar em consideração o tamanho da varanda e seu conforto. O cuidado adequado desempenha um papel importante na qualidade e quantidade da colheita.


Seleção de variedades

É possível cultivar tomate na sua varanda? Você pode cultivar tomates na varanda com sucesso se escolher o tipo certo. Requisitos a considerar na escolha das sementes.

  1. A opção ideal é escolher sementes de baixo crescimento, a altura do arbusto será de aproximadamente 60 cm.São simples e fáceis de cuidar, pois não há necessidade de instalar suporte para amarrar, não há necessidade de beliscar ou cortar os galhos laterais.
  2. É melhor escolher variedades com limites de formação precoce de frutos.
  3. É conveniente escolher variedades de tomates para cultivo na varanda que formem treliças suspensas.
  4. Não devemos esquecer um critério como a resistência a doenças e pragas.

Para determinar quais variedades de tomate são adequadas para cultivo em varanda, você precisa saber mais sobre a descrição de cada variedade proposta. Se a varanda for espaçosa, variedades de tomate de baixo ou alto crescimento serão adequadas. Entre as espécies altas para varandas, é popular Coração de touro, Recheio Angélica ou Branco. O período de maturação é tardio, mas as variedades são altamente resistentes a doenças.

Variedades altas de tomates para varanda requerem necessariamente suporte vertical adicional. Não se deve perder o momento em que os ramos laterais são cortados e devem formar dois ou três caules. Essas variedades exigem cuidados especialmente, mas a safra cultivada dará frutos grandes e suculentos.

Independentemente do tamanho da loggia, é melhor semear variedades anãs, como Malysh e Dubok. Seus tomates são pequenos, mas têm sabor excelente. Cachos de tomates vermelhos redondos pendurados ficam lindos.

O carvalho é caracterizado pelo amadurecimento precoce dos frutos, passando apenas 85 dias a partir do momento do plantio das sementes. O caule chega a atingir 55 cm e apresenta um pequeno número de folhas. A planta apresenta alta resistência a muitas doenças. Os arbustos cultivados em casa precisam ser polinizados artificialmente. Os frutos redondos pesam cerca de 70 g.

tomate de carvalho em cima da mesa

Você também pode cultivar variedades especiais projetadas para serem colocadas na varanda, por exemplo, Balcony Miracle. A variedade autopolinizadora tem amadurecimento precoce dos frutos e atinge apenas 60 cm de altura.O rendimento para o cultivo doméstico é alto, podendo-se colher cerca de 2 kg de tomate de um arbusto.

milagre de varanda de tomate na varanda

Que outra variedade posso escolher? Variedades de tomates de baixo crescimento para a varanda, como Pearl, Bonsai, Ballerinka, Minibel, Pinóquio, Caramelo vermelho ou amarelo, são ótimas. Eles também são adequados para o peitoril de uma janela em uma sala. É melhor para um produtor de vegetais novato escolher esses tipos de tomate.

A altura do caule do Bonsai é de apenas 30 cm e acomoda 3-4 pincéis. Apesar de seu pequeno crescimento, você pode coletar cerca de 3,5 kg de um arbusto. Refere-se às variedades de meia temporada, o amadurecimento dos frutos ocorre após 110 dias. O peso de um tomate vermelho-escarlate é de cerca de 28 g.

bonsai de tomate na varanda

As variedades de interior são reabastecidas pela Minibel. A altura do arbusto forte é de cerca de 40 cm e os frutos começam a amadurecer após 82 dias. Frutos vermelhos lisos e redondos pesam aproximadamente 23 g, dispensam iluminação suficiente e são despretensiosos para a composição do solo.

sementes de tomate minibel

A cultura do Pinóquio em vaso começa a dar frutos após 90 dias. Cresce apenas até 30 cm de altura. Às vezes é necessário instalar um suporte, pois o caule pode quebrar com o peso do fruto. Os frutos redondos avermelhados pesam cerca de 20 g.

Tomate Pinóquio na varanda

Entre os tomates de varanda, essas variedades também são populares.

O tomate Balcony Duo distingue-se pelo seu período de maturação ultracurto. Os frutos começam a se formar após 76 dias. Os arbustos não são muito ramificados, por isso não ocupam muito espaço, chegam a atingir 35 cm de altura.Fica lindo em um vaso de flores, os galhos estão repletos de pequenos tomates vermelhos.

dueto de varanda de tomate

O Tiny Tim atinge apenas 40 cm de altura.A variedade Tiny Tim tolera bem o clima frio e não precisa de estaqueamento, pois o caule é forte e poderoso. Durante o período de maturação, a planta fica repleta de tomates vermelhos de 2 cm de diâmetro. Os frutos começam a se formar cedo. É melhor plantar Tim em um vaso de flores.

Variedade Tim prefere um local ensolarado, sem correntes de ar. O solo deve ser fértil e bem drenado. É necessária rega regular.

tomate pequenino tim

O híbrido Mini Star é uma variedade muito antiga de tomate de varanda. A colheita do tomate pode começar após 80 dias. Os frutos vermelhos doces têm formato oblongo e pesam apenas 15-20 g, são armazenados por muito tempo e não racham.

mini estrela de tomate

Ações preparatórias

Como cultivar tomate na varanda, o trabalho começa com o plantio das sementes. Quando plantar sementes, cada um decide por si. Normalmente, os tomates para mudas começam a ser plantados no início de março. Neste caso, a colheita é tradicionalmente feita no verão. Mas você pode cultivar seus próprios tomates a partir de sementes e no inverno na janela. Para isso, as sementes são plantadas em outubro. Nesta época do ano costuma fazer frio na varanda, por isso os cuidados continuam no quarto.

Se você tratar adequadamente as sementes de tomate e selecionar o solo, os tomates darão frutos e os cuidados não causarão problemas desnecessários. Você pode descrever passo a passo o processo de preparação de sementes e solo para posterior cultivo na varanda e no peitoril da janela.

Você pode comprar terra ou misturá-la você mesmo. Uma composição feita de húmus e grama é melhor; pode-se adicionar turfa ou serragem para melhorar a qualidade. Cinza de madeira ou superfosfato podem ser usados ​​como fertilizantes.

Após abrir um pacote de sementes, é necessário fazer uma seleção.Apenas sementes grandes e densas são adequadas para a semeadura. A seleção pode ser feita manualmente com uma pinça. Você pode colocar as sementes em água com sal. Sementes vazias, inadequadas para o plantio, irão flutuar na superfície.

As sementes selecionadas devem ser desinfetadas. Para este propósito, a maioria dos horticultores usa uma solução fraca de permanganato de potássio. Estando nessa solução por cerca de 30 minutos, todas as bactérias patogênicas que vivem na casca dos grãos são destruídas.

Não se pode prescindir de preparativos especiais para o plantio de tomate na varanda. É útil embeber as sementes em preparações que estimulem o crescimento e desenvolvimento da planta. Você pode usar a solução Epin.

Alguns jardineiros experientes germinam as sementes antes de plantar. Eles são colocados entre dois panos úmidos. Assim que os brotos eclodem, as sementes estão prontas para a semeadura.

Você pode escolher uma caixa de madeira ou plástico como recipiente onde pretende semear as sementes. Se não for encontrada uma caixa adequada, você pode usar uma garrafa de plástico. Uma garrafa de 2 litros serve. É cortado longitudinalmente e o solo é colocado na depressão resultante.

tomates grandes na varanda

Despeje a terra em um recipiente selecionado e faça buracos de 1 cm de profundidade, se as sementes forem plantadas mais fundo, demoram muito para germinar ou nem brotam. A distância entre as covas deve ser de 3 cm, devendo ser plantada em cada cova uma semente germinada ou duas ou três não germinadas. Após o plantio, a caixa é coberta com filme. Assim que a maioria das mudas emerge, o filme é retirado.

As mudas precisam ser regadas regularmente com água sedimentada. Um pré-requisito para um bom crescimento é o fornecimento de luz suficiente. Se não for suficiente, é necessária iluminação adicional com lâmpada.

Possíveis problemas

Se tudo for feito corretamente, as mudas terão caule forte, folhas verde-escuras e grande número de ovários. Caso contrário, a condição ameaça diminuir o rendimento ou morrer a planta. Problemas que podem surgir devido a cuidados inadequados:

  • a rega excessiva pode causar apodrecimento, infecção fúngica e estiramento do caule;
  • a falta de luz leva ao desbaste do caule, folhas pálidas e diminuição da imunidade da planta;
  • o ar seco e quente pode causar amarelecimento das folhas, fazendo com que a planta pareça fraca e letárgica;
  • se você plantar sementes muito cedo, elas podem não ter luz solar suficiente para se desenvolverem;
  • o excesso ou deficiência de microelementos no solo leva ao enfraquecimento do caule e das folhas, os ovários desmoronam;
  • a falta de espaço fará com que as raízes se entrelaçam e os topos sombreirão uns aos outros.

Para corrigir a situação, é necessário eliminar o fator desfavorável. Certifique-se de estudar as instruções para o cultivo de tomates e seguir todas as etapas para cuidar deles.

Estágio final

A planta deve ser alimentada com nutrientes orgânicos ou minerais. Recomenda-se realizar a primeira fertilização após o desdobramento do primeiro par de folhas verdadeiras. Antes de transplantar as mudas para o local definitivo, são necessárias três alimentações. Elementos nutricionais adicionais fortalecem o sistema radicular e contribuem para o bom desenvolvimento da planta.

Os tomates são plantados em uma varanda com janelas de vidro no início de maio. Se a varanda não for envidraçada, o transplante deverá ser adiado para o início de junho. Você pode cultivar tomates na varanda em qualquer recipiente. Vasos de flores grandes, baldes de plástico, caixas de madeira espaçosas e vasos de flores são adequados.

Se você não tiver esse recipiente em mãos, poderá usar uma garrafa de plástico comum.

Instruções passo a passo sobre como transplantar mudas de um recipiente comum para vasos grandes ou vasos de flores separados incluem as seguintes etapas:

  • o solo é colocado no recipiente preparado;
  • as mudas são retiradas do local antigo junto com um torrão de terra envolto por raízes;
  • após o plantio em novo local, os brotos são regados e deixados por uma semana para se adaptarem e criarem raízes;
  • se faz frio na varanda à noite, a planta é levada para dentro;
  • uma temperatura confortável é considerada 19 graus;
  • Vale a pena proteger as mudas da luz solar direta nos primeiros dias, para isso a varanda fica à sombra;
  • variedades altas precisam amarrar o caule;
  • variedades indeterminadas (variedades que têm crescimento ilimitado e podem crescer durante todo o período vegetativo) requerem pinçamento, se este procedimento não for realizado a planta crescerá e o rendimento diminuirá;
  • Ao puxar a haste com força, é recomendável apertar a parte superior.

mudas de tomate na varanda

Certifique-se de cortar as folhas doentes e amareladas, pois elas tiram o excesso de força da planta e também contribuem para a propagação da infecção.

Cuidados com as plantas

Para cultivar tomate na varanda, é preciso chegar o mais próximo possível das condições naturais. Os tomates plantados precisam ser cuidados de maneira adequada e cuidadosa. Não se esqueça de regar e alimentar cada arbusto. Como cuidar bem do tomate e que condições devem ser criadas para o seu bom desenvolvimento?

Os tomates respondem às mudanças nos níveis de temperatura. Quando esfria, eles param de se desenvolver e de dar frutos. Uma configuração de temperatura favorável para a loggia é considerada 20 graus.

A alta umidade pode causar infecções fúngicas e apodrecimento.É importante ventilar a loggia diariamente, se estiver calor lá fora, deixe a janela aberta o dia todo.

O solo deve ser regado à medida que a camada superior seca. É melhor deixar a água por pelo menos 12 horas. A quantidade de rega aumenta durante a formação dos ovários e frutos. Durante o amadurecimento, é melhor não umedecer demais o solo.

Durante a formação dos ovários, é útil tratar o tomate da varanda com uma solução especial de ovário, que estimula esse processo.

Embora os tomates sejam plantas autopolinizadoras, a polinização deve ser auxiliada durante a floração. Portanto, é recomendável abrir as janelas para que os insetos polinizadores possam voar livremente até as plantas. Você mesmo pode polinizar a planta. Para isso, é necessário sacudir o caule com o botão duas vezes ao dia ou escovar com um pincel.

Você precisa conhecer outras regras sobre como cultivar tomate na varanda. Para que o sistema radicular se desenvolva bem e receba oxigênio suficiente, o solo precisa ser solto. Após a rega, quando a água tiver sido um pouco absorvida, procede-se a um afrouxamento superficial (5-7 cm).

Os horticultores experientes realizam um procedimento de cobertura morta, o que reduz a necessidade de afrouxamento e rega frequente. Uma camada de turfa, serragem ou palha é adequada como cobertura morta.

canudo

É impossível fazer uma boa colheita sem fertilizar o solo. É melhor escolher fertilizantes universais. Adequado, por exemplo, Kemira, Mortar. Verbasco ou excrementos de pássaros são fertilizantes orgânicos adequados. Esses componentes são colocados em um balde com água e infundidos por três dias. A solução preparada é diluída em água e regada na raiz da planta.

Um cômodo fechado em uma varanda costuma causar a propagação de doenças. Devido ao alagamento do solo, aparecem fungos.Para prevenir doenças, é necessário ventilar o ambiente e proporcionar um bom acesso à luz. Outra doença comum que freqüentemente afeta tomates de varanda, são requeima, perna preta, podridão da raiz ou da flor.

Pragas de insetos também podem aparecer. Infestações de ácaros e moscas brancas são frequentemente observadas. Cinzas de madeira ou uma infusão à base de cascas de cebola ajudam a eliminá-las. No caso de uma invasão massiva de pragas, os produtos químicos adquiridos ajudarão.

Ajuste fora do padrão

Você pode cultivar tomates em garrafas plásticas na varanda.

tomates engarrafados na varanda

É necessário levar um recipiente plástico para água ou suco com volume de 1,5 litros. Depois é preciso cortar a terceira parte, onde fica o fundo. A maior parte da garrafa com gargalo será necessária para o plantio da muda.

A tampa é removida e dois furos são feitos ao longo das bordas do corte, nos quais é enfiada uma corda grossa. Com sua ajuda, a panela improvisada ficará pendurada em um gancho.

O plantio de mudas de tomate em recipientes plásticos começa dois meses após o plantio das sementes. Um broto com um torrão de terra é retirado de um recipiente separado e colocado de cima para baixo para que passe pelo gargalo da garrafa. Dessa forma, o sistema radicular permanecerá dentro do recipiente e o caule crescerá para baixo. O recipiente é preenchido com terra, após o que os arbustos são regados. Recomenda-se colocar um recipiente sob a estrutura suspensa por onde escoará o excesso de água após a rega.

Você também pode cultivar tomates na varanda em garrafas plásticas de 5 litros. Para isso, corte a parte de cima com o gargalo, coloque o ralo no fundo e cubra com terra.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim