O mel de algodão é um produto apícola feito de algodão. É predominantemente encontrado na Ásia Central. Esta substância tem um sabor único e uma bela tonalidade. Além disso, traz grandes benefícios à saúde. Para que o produto tenha o efeito desejado, é importante utilizá-lo corretamente, respeitando rigorosamente a dosagem.
Peculiaridades
Esse tipo de mel é obtido a partir do algodão, que posteriormente é utilizado na confecção de tecidos. Na maioria das vezes, este produto é fabricado na Ásia Central. O néctar também é coletado na Turquia.É importante destacar que a planta é considerada muito melífera. De 1 hectare, as abelhas extraem néctar para produzir 250-300 quilos de mel de algodão.
As abelhas coletam néctar não apenas das inflorescências, mas também da folhagem da planta. Isso se deve ao alto teor de glicose na composição, que depois é transformada em mel. A produção de mel da cultura aumenta após a rega das plantas ou após a precipitação. Portanto, na hora de fazer mel, é recomendável prestar atenção à irrigação do solo. O néctar precisa ser coletado no final de setembro, quando os campos já estão completamente desbotados.
Apicultores experientes distinguem esta variedade de outras variedades. Caracteriza-se por um sabor único e aroma agradável. Isto é devido ao conteúdo de óleos essenciais na composição.
As características do produto incluem:
- A tonalidade deste mel é difícil de confundir com outro tipo. Nos estágios iniciais após a coleta, a massa apresenta-se quase transparente. Posteriormente, a tonalidade torna-se mais pronunciada. A massa clareia e tem uma aparência branca ou creme suave.
- Após a adoçação, que dura cerca de 2 meses a partir do momento da coleta, o mel muda de estrutura. Nesta fase pode ser cortado com uma faca.
- O mel doce tem um sabor incomum e lembra um pouco o leite. O produto contém muitos óleos essenciais. Graças a isso adquire uma consistência gordurosa.
- Após a cristalização, o produto geralmente perde o aroma. No entanto, imediatamente após a colheita, poderá notar notas herbais ou florais.
Composição e conteúdo calórico
Este produto cremoso contém mais frutose do que glicose. Isso possibilita que pessoas com diabetes o utilizem. Neste caso, a composição pode provocar alergias. Portanto, é recomendável consultar primeiro um médico.
As propriedades benéficas de uma substância estão relacionadas à sua composição.O mel de algodão contém o seguinte:
- 39-40% de frutose;
- 36-37% de glicose;
- 24% de água, polissacarídeos, ácidos orgânicos, cinzas, sacarose.
No entanto, a composição pode variar dependendo das condições de armazenamento. Contém muitas vitaminas, microelementos e óleos essenciais. Componentes valiosos do produto incluem vitaminas B, E, K, C.
É importante considerar que esta composição é considerada bastante rica em calorias. 100 gramas de mel de algodão contêm 328 quilocalorias.
Quais são os benefícios do mel de algodão?
Recomenda-se combinar mel de algodão com sucos. Na sua forma pura deve ser usado para curar feridas. Você pode fazer compressas com o produto ou tomar por via oral em pequenas doses.
Este produto apícola ajuda com resfriados e infecções virais. Pode ser usado no tratamento de patologias do aparelho respiratório. Para fins preventivos, o produto deve ser consumido pela manhã com o estômago vazio. Também é permitido tomar 1 colher pequena à noite, antes de dormir.
A composição restaura a microflora intestinal normal e tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema digestivo. Possui propriedades envolventes. Isso torna a composição indispensável no tratamento de gastrites e doenças gengivais.
As propriedades antibacterianas do mel permitem seu uso em cosmetologia. O produto está incluído em muitas máscaras e cremes. Antes de aplicar a substância, a pele deve ser limpa e vaporizada. Após 20 minutos, o mel pode ser lavado. Também pode ser usado para melhorar a estrutura do cabelo. Além disso, o produto pode ser utilizado na nutrição dietética.
Como o produto possui propriedades bactericidas e antiinflamatórias, recomenda-se seu uso nos seguintes casos:
- desordens digestivas;
- gastrite e enterocolite;
- doença gengival;
- resfriados;
- doenças do coração e dos vasos sanguíneos;
- sobrecarga psicoemocional.
Este tipo de mel também pode ser usado durante alterações hormonais. Possui propriedades bioestimulantes e tem efeito benéfico tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, a composição tem um bom efeito no funcionamento das gônadas e ajuda a enfrentar os sintomas da menopausa.
Especificações do aplicativo
Para que o mel de algodão demonstre plenamente suas propriedades benéficas, não deve ser adicionado a bebidas quentes. O melhor é comê-lo puro. Como o produto é considerado muito rico em calorias, é importante respeitar rigorosamente a dosagem. Não deve exceder 1-2 colheres pequenas por dia.
Contra-indicações e danos ao produto
O mel de algodão tem propriedades alergênicas pronunciadas. Por isso, precisa ser consumido com moderação. Para adultos, 2 colheres pequenas do produto por dia são suficientes. É melhor não dar essa variedade às crianças.
Se consumir o produto em excesso, existe o risco de náuseas, erupções cutâneas e coceira. Ao mesmo tempo, cada pessoa enfrenta manifestações individuais de alergias. Também é importante considerar que o mel de algodão é considerado muito rico em calorias. Por isso, pessoas com sobrepeso precisam consumi-lo com moderação.
Como identificar uma farsa
O mel de algodão raramente é encontrado nas lojas. Portanto, existe uma grande probabilidade de adquirir um falso. Para evitar isso, você precisa saber distinguir uma falsificação. Para fazer isso, você deve usar um lápis químico comum. Primeiro você precisa fazer uma marca com um lápis e depois monitorar a reação:
- Se o produto for natural, o ponto não se espalhará e a tonalidade permanecerá num branco claro natural.
- Uma mudança na cor natural do mel na área do ponto para azul-violeta indica que é falso. Não é recomendado comprar tal produto.
Como outros tipos de mel, o néctar de algodão deve ser adquirido de apicultores de renome. O melhor é fazer isso em feiras especializadas.
Data de validade e regras de armazenamento
Para que a composição retenha o máximo de propriedades benéficas, é recomendável considerar o seguinte ao armazená-la:
- É importante evitar a exposição do produto à luz solar direta.
- É melhor guardar a substância em local escuro e fresco. Isso ajudará a evitar a cristalização prematura do produto.
- Os parâmetros ideais de umidade são 60%.
- O produto pode ser guardado na geladeira a uma temperatura de +5 graus. Porém, a melhor opção seria uma temperatura de armazenamento de até +20 graus.
- É estritamente proibido guardar mel em recipientes de metal. Isto se deve ao risco de liberação de produtos químicos nocivos.
- O mel pode ser guardado em recipientes de madeira ou plástico por um curto período de tempo. Porém, posteriormente deve ser transferido para um recipiente de vidro.
Se você seguir todas as recomendações, o produto poderá ser armazenado por décadas e não ter medo de perder suas propriedades únicas.
O mel de algodão é um produto saudável que ajuda a enfrentar diversos problemas e satura o corpo com vitaminas. Para que a composição traga apenas benefícios, é importante utilizá-la corretamente, respeitando rigorosamente a dosagem.