Propriedades benéficas e contra-indicações do mel de eucalipto, aplicação

O mel de eucalipto é um produto único e considerado uma das variedades mais inusitadas. Caracteriza-se por um sabor agradável com ligeira adstringência e notas mentoladas. A vantagem da substância é sua composição única, que confere saúde e beleza à pessoa, além de satura-la de energia. Para que o produto seja benéfico, é importante utilizá-lo corretamente, respeitando rigorosamente a dosagem.


Existe mel de eucalipto?

O mel de eucalipto existe, mas é muito raro. Este produto é classificado como variedades raras e exóticas e, portanto, é bastante caro. A exclusividade da substância se deve ao fato do eucalipto não crescer em todas as zonas climáticas.

A maioria das plantas é encontrada na Austrália e na Nova Zelândia. Ao mesmo tempo, árvores de tamanho impressionante crescem nos bosques de eucaliptos. Podem atingir 170 metros de altura e 30 de diâmetro.

Durante muito tempo, o mel de eucalipto foi produzido exclusivamente nesses países. Porém, posteriormente, esses bosques começaram a aparecer em outros lugares. Agora esta planta é encontrada em Sochi, no Cáucaso e na Crimeia. Muito mel de eucalipto é produzido na Abkhazia. É o mel da Abcásia que domina o mercado russo.

Composição do produto

Este produto raro contém muitas substâncias valiosas. O valor nutricional de 100 gramas de mel de eucalipto é de 320 quilocalorias. Ao mesmo tempo, contém muitas vitaminas do grupo B, C, PP, H.

Dos macroelementos do produto predominam o potássio, o cálcio, o sódio, o fósforo e o magnésio. Quanto aos microelementos, o mel contém muito ferro, zinco, manganês, cobre e flúor.

Também componentes valiosos da substância incluem:

  • Óleos essenciais – entre eles predominam o mentol e o cineol. É a presença destes componentes que está associada ao invulgar sabor a menta.
  • Taninos – normalizam as funções dos órgãos hematopoiéticos e protegem o estômago dos efeitos negativos do ácido clorídrico.
  • Flavonóides – ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos e estimulam o fluxo sanguíneo reverso. Com a ajuda dessas substâncias é possível interromper a liberação de histamina. Além disso, possuem propriedades antimicrobianas e imunomoduladoras. A composição é dominada por luteolina, quercetina, miricetina.O mel também contém muita tricetina, ácido elágico e kaempferol.
  • Ácidos orgânicos - irritam as papilas gustativas, melhoram o apetite e ajudam a produzir enzimas digestivas. A substância inclui muitos ácidos cumárico e cinâmico.
  • Diástase – esta substância acelera a absorção de amido e proteínas no organismo.

Características

O mel de eucalipto possui propriedades únicas. Isto se aplica à sua cor, sabor e aroma.

Cor

Imediatamente após o bombeamento, o produto apresenta consistência líquida e transparente. É caracterizado por um aroma herbáceo pronunciado. A composição apresenta uma cor noz de diferentes tonalidades. Isto depende das outras plantas cujo pólen as abelhas coletaram.

Qualidades de sabor

Muitas pessoas acham esse mel pouco saboroso no início. Isso se deve ao sabor ácido incomum e às notas de mentol. Além disso, a composição acaba sendo menos doce. Possui também um pronunciado sabor herbáceo-floral. É impossível encontrar este produto na sua forma pura. A árvore não é uma grande planta de mel. Portanto, as abelhas coletam simultaneamente néctar de ervas e flores.

Aroma

Este néctar caracteriza-se pela presença de mentol na sua composição.

Cristalização

A cristalização do mel ocorre dentro de um mês.

Portanto, é quase impossível adquiri-lo na forma líquida. Quando cristalizada, a composição fica armazenada por muito tempo e não se separa. Isto se deve ao alto teor de óleos essenciais, glicose e frutose.

Recursos benéficos

O mel de eucalipto traz muitos benefícios à saúde. Com o uso regular da substância, os seguintes efeitos podem ser alcançados:

  • Estimular a síntese de muco protetor pelo sistema respiratório. O produto tem propriedades mucolíticas, melhora a expectoração e combate broncoespasmos.
  • Evite resfriados.O produto evita a ocorrência de dor de garganta, tosse e rinite.
  • Elimine faringite, estomatite, gengivite. O produto também previne a ocorrência de doenças periodontais. Para acelerar a recuperação dessas doenças, é necessário dissolver meia colher de chá do produto. Recomenda-se fazer isso 2 vezes ao dia.
  • Elimine espasmos e dores devido à artrite e recidiva da artrose. O produto também é útil para torções de tecido muscular ou ligamentos e reumatismo.
  • Elimine o inchaço, restaure a circulação sanguínea e obtenha um efeito de aquecimento.
  • Influencie suavemente os vasos. O mel os expande e tonifica as paredes. Com sua ajuda é possível melhorar a tonalidade venosa.
  • Elimine distúrbios do sono e recupere do estresse.
  • Ative o sistema nervoso, melhore a memória e a coordenação.
  • Fortalecer o sistema imunológico.
  • Aumentar a síntese de hemoglobina, eliminar a anemia, repor os nutrientes.
  • Normalize o funcionamento das glândulas endócrinas.

Ao aplicar o produto localmente é possível estimular a regeneração da pele. Isso ajuda a usar a composição para tratar danos - arranhões, úlceras, queimaduras.

Especialista:
O efeito bactericida do mel permite que ele seja usado no lugar do peróxido de hidrogênio para tratar pequenas escoriações.

Regras de aplicação

Para se beneficiar do produto é importante utilizá-lo corretamente. Crianças de 6 a 9 anos podem receber no máximo 3 colheres de sopa da substância por dia. Adolescentes e adultos podem comer no máximo 5 colheres de sopa por dia.

Como identificar o produto real

Não é difícil distinguir o mel de eucalipto de outras variedades. É caracterizado por um sabor incomum de mentol e aroma de ervas. No entanto, vendedores inescrupulosos podem tentar vender produtos falsificados.Como o cheiro e o sabor podem ser alterados com a adição de óleos essenciais, você precisa prestar atenção a uma série de recursos:

  • Como o mel é produzido em outros países e demora para ser transportado, pode não ter consistência líquida. Essa textura dura apenas 1 mês após o bombeamento. Esse período é muito curto para que a composição fique nas prateleiras.
  • Se você esfregar um pouco do produto entre os dedos, ele será absorvido pela pele. Nesse caso, a falsificação forma caroços.
  • Um frasco de 1 litro contém 1,5 kg de um produto de qualidade.
  • Se você dissolver uma colherinha de mel natural em um copo d'água, ele permanecerá transparente.
  • A presença de espuma branca no topo indica o início dos processos de fermentação.

Danos e contra-indicações

Todos os produtos apícolas têm propriedades alergênicas pronunciadas e o mel de eucalipto não é exceção. Ao consumi-lo, é preciso levar em consideração o alto teor de mentol e cineol.

Com muita cautela, o produto deve ser incluído na dieta alimentar para diabetes. No entanto, a doença não é uma contra-indicação absoluta. Uma composição à base de eucalipto pode ser prejudicial durante a exacerbação da pancreatite crônica e da insuficiência hepática.

Se precisar perder o excesso de peso, é importante limitar a quantidade do produto na dieta. Ele contém muitas calorias e pode retardar o processo de perda de peso.

Quantidades excessivas da substância na dieta aumentam a carga no pâncreas e podem causar flatulência, cólicas intestinais e outros sintomas desagradáveis, como coceira na pele, inchaço e erupções cutâneas.

Os óleos essenciais de eucalipto incluem o eucaliptol, que é uma toxina orgânica.Portanto, este valioso produto deve ser consumido com muito cuidado, sem ultrapassar a dosagem.

Condições de armazenamento e prazo de validade

O mel é um conservante natural, mas isso não significa que seu prazo de validade seja ilimitado. A exposição prolongada a uma sala iluminada e quente faz com que o produto azeda. É melhor mantê-lo em um local escuro e protegido da luz, a uma temperatura de +5-15 graus. O recipiente para armazenamento do produto deve ser de vidro e hermeticamente fechado.

No entanto, mesmo que as regras de armazenamento sejam seguidas, as vitaminas e enzimas são destruídas com o tempo. Portanto, o produto é considerado mais útil apenas nos primeiros 2 anos após a coleta.

O mel de eucalipto é um produto único, de sabor incomum e que contém muitos componentes valiosos. Para que uma substância tenha o efeito desejado, ela deve ser utilizada corretamente.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim