O mel de Aralia é um produto valioso que ganhou extraordinária popularidade em pouco tempo. No entanto, esta variedade é considerada bastante rara. É obtido da alta aralia, que cresce apenas no Extremo Oriente e nas Ilhas Curilas. Esta planta também é encontrada na China e no Japão. É por isso que o produto é bastante raro e tem um custo elevado.
Recursos benéficos
Como outras variedades, o mel feito de aralia possui propriedades tônicas e restauradoras pronunciadas. É frequentemente usado para tratar infecções virais, amigdalite e tosse.Ao mesmo tempo, este produto também possui propriedades únicas:
- Traz grandes benefícios para a próstata. Além disso, o produto ajuda a melhorar a potência.
- Possui propriedades tônicas mais pronunciadas.
- Usado para anemia e hipotensão. Com a ajuda do produto é possível normalizar a pressão arterial baixa.
Aparência e composição
Mesmo segundo estimativas conservadoras, o mel de Aralia contém mais de 300 compostos orgânicos. Portanto, o produto possui propriedades medicinais únicas. Ele contém os seguintes componentes:
- vitaminas do grupo B, A, E, H, C, PP;
- oligoelementos – cobre, níquel, manganês, potássio;
- óleos essenciais;
- aminoácidos;
- proteínas e proteínas;
- alcalóides;
- minerais;
- carboidratos.
Uma das principais vantagens deste tipo de mel é a sua lenta cristalização. Portanto, permanece líquido por muito tempo e só depois de algum tempo adquire uma consistência viscosa característica.
O mel de Aralia tem tonalidade rosa claro ou amarelo-rosa. Caracteriza-se por um sabor muito suave e agradável, difícil de comparar com outras variedades.
Onde é usado?
Uma vez que este produto apícola contém muitos componentes valiosos, é frequentemente utilizado na medicina popular. Considera-se que a principal propriedade do néctar é potencializar as propriedades benéficas de outros componentes que compõem o medicamento.
Como a substância possui propriedades antivirais pronunciadas, é frequentemente usada para tratar os seguintes distúrbios:
- bronquite;
- amidalite;
- infecções virais respiratórias agudas;
- rinite.
Contra-indicações e possíveis danos
Tal como outros produtos apícolas, se consumido com moderação, o mel de Aralia pode causar consequências negativas.Portanto, ao utilizá-lo, vale considerar o seguinte:
- A composição possui um teor calórico muito elevado. Portanto, é importante que as pessoas com sobrepeso tenham um senso de proporção.
- O mel contém muita frutose e glicose. Portanto, não pode ser consumido em alguns tipos de diabetes. Se você tiver esse diagnóstico, é recomendável consultar o seu médico.
- O mel contém muitas proteínas vegetais. Um sistema imunológico excessivamente sensível pode reagir a eles. Ao primeiro sinal de alergia, recomenda-se interromper o uso do produto.
Também vale a pena considerar que o mel de Aralia pode aumentar a pressão arterial. Portanto, não é recomendado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial.
Regras de armazenamento e data de validade
Existe a opinião de que o mel não pode ser armazenado por mais de 1 ano, após o qual perderá seus benefícios. Na verdade, a vida útil deste produto é muito maior. Depois de algum tempo, a massa líquida pode adquirir uma consistência mais espessa. Este processo é considerado totalmente natural. A cristalização não afeta de forma alguma a qualidade ou o prazo de validade do produto.
Recomenda-se armazenar o néctar em temperaturas de -6 a +20 graus. Se a substância for mantida por muito tempo em um ambiente mais quente, perderá suas propriedades benéficas. Ao mesmo tempo, as baixas temperaturas não prejudicam a qualidade do mel. Adquire apenas uma consistência mais dura, ficando congelado.
É importante observar que a temperatura de armazenamento não pode ser alterada.Se o produto estiver frio, deve permanecer lá. Caso contrário, existe o risco de cristalização irregular da substância.
O mel de Aralia é um produto valioso que contém muitas vitaminas e microelementos úteis. Portanto, é frequentemente usado na medicina popular para tratar muitas patologias. Para evitar efeitos negativos no organismo, é importante usar o mel de maneira correta, levando em consideração as contra-indicações existentes.